Os Impactos Das Condições De Trabalho Sobre A Construção Das Territorialidades Do Professor Na Escola Pública Estadual De São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende, Marcos Pedro [UNIFESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5071502
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/50243
Resumo: Neste trabalho buscamos relacionar condições de trabalho, tempo e espaço para compreendermos como e em quais espaços da escola pública estadual de São Paulo os professores constroem territorialidades. Realizamos o estudo em uma unidade escolar recentemente construída localizada no município de Itaquaquecetuba, região metropolitana de São Paulo, caracterizada pela alta vulnerabilidade social e por possuir disponibilidade de espaços diversos. A partir da fala dos professores, apoiados em GOODSON (1992), elencamos as condições de trabalho que mais impactam no tempo do labor diário docente para em seguida compreendermos em quais espaços da escola os professores constroem territorialidades. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, apoiado em BOGDAN e BIKLEN (1994) e em GATTI (2006), com coleta de dados, a partir de entrevistas semiestruturadas com os docentes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. Lançamos mão das proposições de HARVEY (2014) e de HARGREAVES (2014) para discutirmos sobre os impactos do tempo sobre o trabalho docente, assim como as proposições de SAQUET (2009, 2011 e 2015) no que se refere aos elementos constitutivos do conceito de territorialidade. Utilizamos como procedimento metodológico bibliográfico, apoiados em GIL (2002), e documental, apoiados em SILVA; ALMEIDA e GUINDANI (2009). Ao relacionarmos condições de trabalho, tempo e espaço docente apontamos para uma realidade que acaba por convergir para o confinamento dos docentes, quase que exclusivamente, às salas de aula reduzindo a territorialidade do professor e por consequência restringindo, e negando, o acesso aos demais espaços públicos do prédio escolar pelos docentes e pelos alunos dentro da própria escola na qual trabalham e estudam.
id UFSP_e85e2fb827bf7693873aa5daa34574a1
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/50243
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Rezende, Marcos Pedro [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Silva, Jorge Luiz Barcellos Da [UNIFESP]2019-06-19T14:57:38Z2019-06-19T14:57:38Z2017-08-02https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5071502http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/502432017-0395.pdf5 - Marcos Pedro Rezende.pdfNeste trabalho buscamos relacionar condições de trabalho, tempo e espaço para compreendermos como e em quais espaços da escola pública estadual de São Paulo os professores constroem territorialidades. Realizamos o estudo em uma unidade escolar recentemente construída localizada no município de Itaquaquecetuba, região metropolitana de São Paulo, caracterizada pela alta vulnerabilidade social e por possuir disponibilidade de espaços diversos. A partir da fala dos professores, apoiados em GOODSON (1992), elencamos as condições de trabalho que mais impactam no tempo do labor diário docente para em seguida compreendermos em quais espaços da escola os professores constroem territorialidades. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, apoiado em BOGDAN e BIKLEN (1994) e em GATTI (2006), com coleta de dados, a partir de entrevistas semiestruturadas com os docentes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. Lançamos mão das proposições de HARVEY (2014) e de HARGREAVES (2014) para discutirmos sobre os impactos do tempo sobre o trabalho docente, assim como as proposições de SAQUET (2009, 2011 e 2015) no que se refere aos elementos constitutivos do conceito de territorialidade. Utilizamos como procedimento metodológico bibliográfico, apoiados em GIL (2002), e documental, apoiados em SILVA; ALMEIDA e GUINDANI (2009). Ao relacionarmos condições de trabalho, tempo e espaço docente apontamos para uma realidade que acaba por convergir para o confinamento dos docentes, quase que exclusivamente, às salas de aula reduzindo a territorialidade do professor e por consequência restringindo, e negando, o acesso aos demais espaços públicos do prédio escolar pelos docentes e pelos alunos dentro da própria escola na qual trabalham e estudam.In this work we seek to relate conditions of work, time and space to understand how and in what spaces of the state public school of São Paulo teachers construct territorialities. We carried out the study in a newly constructed school unit located in the municipality of Itaquaquecetuba, in the metropolitan region of São Paulo, characterized by high social vulnerability and the availability of diverse spaces. Based on the teachers' speech, supported by GOODSON (1992), we list the working conditions that most impact the time of the daily work of the teacher, and then understand in which school spaces teachers construct territorialities. It is a qualitative research supported by BOGDAN and BIKLEN (1994) and GATTI (2006), with data collection, based on semi-structured interviews with the teachers of the final years of elementary and secondary education. We have used HARVEY (2014) and HARGREAVES (2014) proposals to discuss the impacts of time on teaching work, as well as SAQUET's proposals (2009, 2011 and 2015) regarding the constitutive elements of the concept of territoriality. We used as methodological bibliographical procedure, supported in GIL (2002), and documentary, supported in SILVA; ALMEIDA and GUINDANI (2009). When we relate working conditions, time and teaching space we point to a reality that ends up converging to the confinement of teachers, almost exclusively, to classrooms reducing the territoriality of the teacher and consequently restricting, and denying, access to other spaces students in the school in which they work and study.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2017)148p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Trabalho DocenteTempo E Espaço EscolarTerritorialidade DocenteTeaching WorkTime And School SpaceTeaching TerritorialityOs Impactos Das Condições De Trabalho Sobre A Construção Das Territorialidades Do Professor Na Escola Pública Estadual De São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasEducaçãoEducaçãoPolíticas Educacionais E Formação De EducadoresORIGINAL05 - Marcos Pedro Rezende.pdf05 - Marcos Pedro Rezende.pdfapplication/pdf2234678${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50243/1/05%20-%20Marcos%20Pedro%20Rezende.pdfea200843b6e2f995ecaa8ca66382888dMD51open accessTEXT05 - Marcos Pedro Rezende.pdf.txt05 - Marcos Pedro Rezende.pdf.txtExtracted texttext/plain233896${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50243/5/05%20-%20Marcos%20Pedro%20Rezende.pdf.txta0243119455e7a9862898cf51560bbffMD55open accessTHUMBNAIL05 - Marcos Pedro Rezende.pdf.jpg05 - Marcos Pedro Rezende.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3470${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50243/7/05%20-%20Marcos%20Pedro%20Rezende.pdf.jpgbdb5bc7d1196af6247b26b74c2c79d99MD57open access11600/502432023-05-15 10:42:40.056open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/50243Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T13:42:40Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Os Impactos Das Condições De Trabalho Sobre A Construção Das Territorialidades Do Professor Na Escola Pública Estadual De São Paulo
title Os Impactos Das Condições De Trabalho Sobre A Construção Das Territorialidades Do Professor Na Escola Pública Estadual De São Paulo
spellingShingle Os Impactos Das Condições De Trabalho Sobre A Construção Das Territorialidades Do Professor Na Escola Pública Estadual De São Paulo
Rezende, Marcos Pedro [UNIFESP]
Trabalho Docente
Tempo E Espaço Escolar
Territorialidade Docente
Teaching Work
Time And School Space
Teaching Territoriality
title_short Os Impactos Das Condições De Trabalho Sobre A Construção Das Territorialidades Do Professor Na Escola Pública Estadual De São Paulo
title_full Os Impactos Das Condições De Trabalho Sobre A Construção Das Territorialidades Do Professor Na Escola Pública Estadual De São Paulo
title_fullStr Os Impactos Das Condições De Trabalho Sobre A Construção Das Territorialidades Do Professor Na Escola Pública Estadual De São Paulo
title_full_unstemmed Os Impactos Das Condições De Trabalho Sobre A Construção Das Territorialidades Do Professor Na Escola Pública Estadual De São Paulo
title_sort Os Impactos Das Condições De Trabalho Sobre A Construção Das Territorialidades Do Professor Na Escola Pública Estadual De São Paulo
author Rezende, Marcos Pedro [UNIFESP]
author_facet Rezende, Marcos Pedro [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende, Marcos Pedro [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Jorge Luiz Barcellos Da [UNIFESP]
contributor_str_mv Silva, Jorge Luiz Barcellos Da [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho Docente
Tempo E Espaço Escolar
Territorialidade Docente
topic Trabalho Docente
Tempo E Espaço Escolar
Territorialidade Docente
Teaching Work
Time And School Space
Teaching Territoriality
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching Work
Time And School Space
Teaching Territoriality
description Neste trabalho buscamos relacionar condições de trabalho, tempo e espaço para compreendermos como e em quais espaços da escola pública estadual de São Paulo os professores constroem territorialidades. Realizamos o estudo em uma unidade escolar recentemente construída localizada no município de Itaquaquecetuba, região metropolitana de São Paulo, caracterizada pela alta vulnerabilidade social e por possuir disponibilidade de espaços diversos. A partir da fala dos professores, apoiados em GOODSON (1992), elencamos as condições de trabalho que mais impactam no tempo do labor diário docente para em seguida compreendermos em quais espaços da escola os professores constroem territorialidades. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, apoiado em BOGDAN e BIKLEN (1994) e em GATTI (2006), com coleta de dados, a partir de entrevistas semiestruturadas com os docentes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. Lançamos mão das proposições de HARVEY (2014) e de HARGREAVES (2014) para discutirmos sobre os impactos do tempo sobre o trabalho docente, assim como as proposições de SAQUET (2009, 2011 e 2015) no que se refere aos elementos constitutivos do conceito de territorialidade. Utilizamos como procedimento metodológico bibliográfico, apoiados em GIL (2002), e documental, apoiados em SILVA; ALMEIDA e GUINDANI (2009). Ao relacionarmos condições de trabalho, tempo e espaço docente apontamos para uma realidade que acaba por convergir para o confinamento dos docentes, quase que exclusivamente, às salas de aula reduzindo a territorialidade do professor e por consequência restringindo, e negando, o acesso aos demais espaços públicos do prédio escolar pelos docentes e pelos alunos dentro da própria escola na qual trabalham e estudam.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-08-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-19T14:57:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-06-19T14:57:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt.fl_str_mv https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5071502
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/50243
dc.identifier.file.none.fl_str_mv 2017-0395.pdf
5 - Marcos Pedro Rezende.pdf
url https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5071502
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/50243
identifier_str_mv 2017-0395.pdf
5 - Marcos Pedro Rezende.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 148p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50243/1/05%20-%20Marcos%20Pedro%20Rezende.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50243/5/05%20-%20Marcos%20Pedro%20Rezende.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50243/7/05%20-%20Marcos%20Pedro%20Rezende.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ea200843b6e2f995ecaa8ca66382888d
a0243119455e7a9862898cf51560bbff
bdb5bc7d1196af6247b26b74c2c79d99
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764266938302464