Os Impactos Das Condições De Trabalho Sobre A Construção Das Territorialidades Do Professor Na Escola Pública Estadual De São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5071502 http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/50243 |
Resumo: | Neste trabalho buscamos relacionar condições de trabalho, tempo e espaço para compreendermos como e em quais espaços da escola pública estadual de São Paulo os professores constroem territorialidades. Realizamos o estudo em uma unidade escolar recentemente construída localizada no município de Itaquaquecetuba, região metropolitana de São Paulo, caracterizada pela alta vulnerabilidade social e por possuir disponibilidade de espaços diversos. A partir da fala dos professores, apoiados em GOODSON (1992), elencamos as condições de trabalho que mais impactam no tempo do labor diário docente para em seguida compreendermos em quais espaços da escola os professores constroem territorialidades. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, apoiado em BOGDAN e BIKLEN (1994) e em GATTI (2006), com coleta de dados, a partir de entrevistas semiestruturadas com os docentes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. Lançamos mão das proposições de HARVEY (2014) e de HARGREAVES (2014) para discutirmos sobre os impactos do tempo sobre o trabalho docente, assim como as proposições de SAQUET (2009, 2011 e 2015) no que se refere aos elementos constitutivos do conceito de territorialidade. Utilizamos como procedimento metodológico bibliográfico, apoiados em GIL (2002), e documental, apoiados em SILVA; ALMEIDA e GUINDANI (2009). Ao relacionarmos condições de trabalho, tempo e espaço docente apontamos para uma realidade que acaba por convergir para o confinamento dos docentes, quase que exclusivamente, às salas de aula reduzindo a territorialidade do professor e por consequência restringindo, e negando, o acesso aos demais espaços públicos do prédio escolar pelos docentes e pelos alunos dentro da própria escola na qual trabalham e estudam. |
id |
UFSP_e85e2fb827bf7693873aa5daa34574a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/50243 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Rezende, Marcos Pedro [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Silva, Jorge Luiz Barcellos Da [UNIFESP]2019-06-19T14:57:38Z2019-06-19T14:57:38Z2017-08-02https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5071502http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/502432017-0395.pdf5 - Marcos Pedro Rezende.pdfNeste trabalho buscamos relacionar condições de trabalho, tempo e espaço para compreendermos como e em quais espaços da escola pública estadual de São Paulo os professores constroem territorialidades. Realizamos o estudo em uma unidade escolar recentemente construída localizada no município de Itaquaquecetuba, região metropolitana de São Paulo, caracterizada pela alta vulnerabilidade social e por possuir disponibilidade de espaços diversos. A partir da fala dos professores, apoiados em GOODSON (1992), elencamos as condições de trabalho que mais impactam no tempo do labor diário docente para em seguida compreendermos em quais espaços da escola os professores constroem territorialidades. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, apoiado em BOGDAN e BIKLEN (1994) e em GATTI (2006), com coleta de dados, a partir de entrevistas semiestruturadas com os docentes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. Lançamos mão das proposições de HARVEY (2014) e de HARGREAVES (2014) para discutirmos sobre os impactos do tempo sobre o trabalho docente, assim como as proposições de SAQUET (2009, 2011 e 2015) no que se refere aos elementos constitutivos do conceito de territorialidade. Utilizamos como procedimento metodológico bibliográfico, apoiados em GIL (2002), e documental, apoiados em SILVA; ALMEIDA e GUINDANI (2009). Ao relacionarmos condições de trabalho, tempo e espaço docente apontamos para uma realidade que acaba por convergir para o confinamento dos docentes, quase que exclusivamente, às salas de aula reduzindo a territorialidade do professor e por consequência restringindo, e negando, o acesso aos demais espaços públicos do prédio escolar pelos docentes e pelos alunos dentro da própria escola na qual trabalham e estudam.In this work we seek to relate conditions of work, time and space to understand how and in what spaces of the state public school of São Paulo teachers construct territorialities. We carried out the study in a newly constructed school unit located in the municipality of Itaquaquecetuba, in the metropolitan region of São Paulo, characterized by high social vulnerability and the availability of diverse spaces. Based on the teachers' speech, supported by GOODSON (1992), we list the working conditions that most impact the time of the daily work of the teacher, and then understand in which school spaces teachers construct territorialities. It is a qualitative research supported by BOGDAN and BIKLEN (1994) and GATTI (2006), with data collection, based on semi-structured interviews with the teachers of the final years of elementary and secondary education. We have used HARVEY (2014) and HARGREAVES (2014) proposals to discuss the impacts of time on teaching work, as well as SAQUET's proposals (2009, 2011 and 2015) regarding the constitutive elements of the concept of territoriality. We used as methodological bibliographical procedure, supported in GIL (2002), and documentary, supported in SILVA; ALMEIDA and GUINDANI (2009). When we relate working conditions, time and teaching space we point to a reality that ends up converging to the confinement of teachers, almost exclusively, to classrooms reducing the territoriality of the teacher and consequently restricting, and denying, access to other spaces students in the school in which they work and study.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2017)148p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Trabalho DocenteTempo E Espaço EscolarTerritorialidade DocenteTeaching WorkTime And School SpaceTeaching TerritorialityOs Impactos Das Condições De Trabalho Sobre A Construção Das Territorialidades Do Professor Na Escola Pública Estadual De São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasEducaçãoEducaçãoPolíticas Educacionais E Formação De EducadoresORIGINAL05 - Marcos Pedro Rezende.pdf05 - Marcos Pedro Rezende.pdfapplication/pdf2234678${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50243/1/05%20-%20Marcos%20Pedro%20Rezende.pdfea200843b6e2f995ecaa8ca66382888dMD51open accessTEXT05 - Marcos Pedro Rezende.pdf.txt05 - Marcos Pedro Rezende.pdf.txtExtracted texttext/plain233896${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50243/5/05%20-%20Marcos%20Pedro%20Rezende.pdf.txta0243119455e7a9862898cf51560bbffMD55open accessTHUMBNAIL05 - Marcos Pedro Rezende.pdf.jpg05 - Marcos Pedro Rezende.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3470${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50243/7/05%20-%20Marcos%20Pedro%20Rezende.pdf.jpgbdb5bc7d1196af6247b26b74c2c79d99MD57open access11600/502432023-05-15 10:42:40.056open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/50243Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T13:42:40Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Os Impactos Das Condições De Trabalho Sobre A Construção Das Territorialidades Do Professor Na Escola Pública Estadual De São Paulo |
title |
Os Impactos Das Condições De Trabalho Sobre A Construção Das Territorialidades Do Professor Na Escola Pública Estadual De São Paulo |
spellingShingle |
Os Impactos Das Condições De Trabalho Sobre A Construção Das Territorialidades Do Professor Na Escola Pública Estadual De São Paulo Rezende, Marcos Pedro [UNIFESP] Trabalho Docente Tempo E Espaço Escolar Territorialidade Docente Teaching Work Time And School Space Teaching Territoriality |
title_short |
Os Impactos Das Condições De Trabalho Sobre A Construção Das Territorialidades Do Professor Na Escola Pública Estadual De São Paulo |
title_full |
Os Impactos Das Condições De Trabalho Sobre A Construção Das Territorialidades Do Professor Na Escola Pública Estadual De São Paulo |
title_fullStr |
Os Impactos Das Condições De Trabalho Sobre A Construção Das Territorialidades Do Professor Na Escola Pública Estadual De São Paulo |
title_full_unstemmed |
Os Impactos Das Condições De Trabalho Sobre A Construção Das Territorialidades Do Professor Na Escola Pública Estadual De São Paulo |
title_sort |
Os Impactos Das Condições De Trabalho Sobre A Construção Das Territorialidades Do Professor Na Escola Pública Estadual De São Paulo |
author |
Rezende, Marcos Pedro [UNIFESP] |
author_facet |
Rezende, Marcos Pedro [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rezende, Marcos Pedro [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Jorge Luiz Barcellos Da [UNIFESP] |
contributor_str_mv |
Silva, Jorge Luiz Barcellos Da [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho Docente Tempo E Espaço Escolar Territorialidade Docente |
topic |
Trabalho Docente Tempo E Espaço Escolar Territorialidade Docente Teaching Work Time And School Space Teaching Territoriality |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching Work Time And School Space Teaching Territoriality |
description |
Neste trabalho buscamos relacionar condições de trabalho, tempo e espaço para compreendermos como e em quais espaços da escola pública estadual de São Paulo os professores constroem territorialidades. Realizamos o estudo em uma unidade escolar recentemente construída localizada no município de Itaquaquecetuba, região metropolitana de São Paulo, caracterizada pela alta vulnerabilidade social e por possuir disponibilidade de espaços diversos. A partir da fala dos professores, apoiados em GOODSON (1992), elencamos as condições de trabalho que mais impactam no tempo do labor diário docente para em seguida compreendermos em quais espaços da escola os professores constroem territorialidades. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, apoiado em BOGDAN e BIKLEN (1994) e em GATTI (2006), com coleta de dados, a partir de entrevistas semiestruturadas com os docentes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. Lançamos mão das proposições de HARVEY (2014) e de HARGREAVES (2014) para discutirmos sobre os impactos do tempo sobre o trabalho docente, assim como as proposições de SAQUET (2009, 2011 e 2015) no que se refere aos elementos constitutivos do conceito de territorialidade. Utilizamos como procedimento metodológico bibliográfico, apoiados em GIL (2002), e documental, apoiados em SILVA; ALMEIDA e GUINDANI (2009). Ao relacionarmos condições de trabalho, tempo e espaço docente apontamos para uma realidade que acaba por convergir para o confinamento dos docentes, quase que exclusivamente, às salas de aula reduzindo a territorialidade do professor e por consequência restringindo, e negando, o acesso aos demais espaços públicos do prédio escolar pelos docentes e pelos alunos dentro da própria escola na qual trabalham e estudam. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-08-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-06-19T14:57:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-06-19T14:57:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt.fl_str_mv |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5071502 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/50243 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
2017-0395.pdf 5 - Marcos Pedro Rezende.pdf |
url |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5071502 http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/50243 |
identifier_str_mv |
2017-0395.pdf 5 - Marcos Pedro Rezende.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
148p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50243/1/05%20-%20Marcos%20Pedro%20Rezende.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50243/5/05%20-%20Marcos%20Pedro%20Rezende.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50243/7/05%20-%20Marcos%20Pedro%20Rezende.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ea200843b6e2f995ecaa8ca66382888d a0243119455e7a9862898cf51560bbff bdb5bc7d1196af6247b26b74c2c79d99 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764266938302464 |