Situações de conflitos éticos relevantes para a discussão com estudantes de Medicina: uma visão docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4946 http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022009000100008 |
Resumo: | A formação ética e humanística dos estudantes de Medicina vem sendo bastante valorizada e questionada na atualidade. A discussão dos conflitos éticos que surgem durante o exercício da medicina é uma das estratégias de maior impacto para o desenvolvimento da competência moral dos estudantes. Com o objetivo de conhecer e analisar as situações de conflito consideradas mais relevantes para a discussão com os futuros médicos, pedimos a profissionais que exercem atividades de ensino com estudantes de Medicina na UNIFESP-EPM que mencionassem até três situações importantes para discussão. Participaram da pesquisa 237 sujeitos. As respostas, registradas por itens e categorizadas por temas, foram comparadas aos assuntos abordados em cursos formais de ética das escolas médicas brasileiras e analisadas à luz da literatura especializada. Os temas que emergiram desta pesquisa podem ser explorados por diferentes estratégias de ensino-aprendizagem. Cabe às escolas médicas estimular as diversas disciplinas a abrir espaços formais para as discussões e investir na conscientização e no preparo docente para esta tarefa. |
id |
UFSP_e934cdb83ea41b2924ef94a6adbfb116 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/4946 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Serodio, Aluisio [UNIFESP]Maia, José Antonio [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)2015-06-14T13:39:08Z2015-06-14T13:39:08Z2009-03-01Revista Brasileira de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica, v. 33, n. 1, p. 55-62, 2009.0100-5502http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4946http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022009000100008S0100-55022009000100008.pdfS0100-5502200900010000810.1590/S0100-55022009000100008A formação ética e humanística dos estudantes de Medicina vem sendo bastante valorizada e questionada na atualidade. A discussão dos conflitos éticos que surgem durante o exercício da medicina é uma das estratégias de maior impacto para o desenvolvimento da competência moral dos estudantes. Com o objetivo de conhecer e analisar as situações de conflito consideradas mais relevantes para a discussão com os futuros médicos, pedimos a profissionais que exercem atividades de ensino com estudantes de Medicina na UNIFESP-EPM que mencionassem até três situações importantes para discussão. Participaram da pesquisa 237 sujeitos. As respostas, registradas por itens e categorizadas por temas, foram comparadas aos assuntos abordados em cursos formais de ética das escolas médicas brasileiras e analisadas à luz da literatura especializada. Os temas que emergiram desta pesquisa podem ser explorados por diferentes estratégias de ensino-aprendizagem. Cabe às escolas médicas estimular as diversas disciplinas a abrir espaços formais para as discussões e investir na conscientização e no preparo docente para esta tarefa.The ethical and humanistic training of medical students has been both valued and questioned in recent years. Discussion of the ethical conflicts that arise during future medical practice is one of the strategies with the greatest impact for developing students' moral skills. With the aim of identifying and analyzing the most relevant conflictive situations for discussion with future physicians, we asked faculty members working with medical students at the UNIFESP-EPM School of Medicine to list three important situations for discussion. The sample included 237 participants. The answers were recorded as items and categorized thematically, and were compared to the topics covered in formal ethics courses in Brazilian medical schools, analyzed in relation to the specialized literature. The themes that emerged in this study can be explored through different teaching-learning strategies. It is up to medical schools to encourage the different disciplines and rotations to provide formal spaces for discussions and to promote awareness raising of faculty members for this task.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)UNIFESP, EPMSciELO55-62porAssociação Brasileira de Educação MédicaRevista Brasileira de Educação MédicaEducação MédicaEducação de Graduação em MedicinaDocenteÉticaÉtica MédicaMedical EducationEducation Medical UndergraduateFacultyEthicsEthics MedicalSituações de conflitos éticos relevantes para a discussão com estudantes de Medicina: uma visão docenteEthically conflictive situations for discussion with medical students: a professor's viewinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS0100-55022009000100008.pdfapplication/pdf126825${dspace.ui.url}/bitstream/11600/4946/1/S0100-55022009000100008.pdf0e0add21f557cb0d31b795e046455cfeMD51open accessTEXTS0100-55022009000100008.pdf.txtS0100-55022009000100008.pdf.txtExtracted texttext/plain33625${dspace.ui.url}/bitstream/11600/4946/2/S0100-55022009000100008.pdf.txt67bb90812a8458e77d36140ba502f46dMD52open access11600/49462022-07-08 11:07:23.525open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/4946Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652022-07-08T14:07:23Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Situações de conflitos éticos relevantes para a discussão com estudantes de Medicina: uma visão docente |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Ethically conflictive situations for discussion with medical students: a professor's view |
title |
Situações de conflitos éticos relevantes para a discussão com estudantes de Medicina: uma visão docente |
spellingShingle |
Situações de conflitos éticos relevantes para a discussão com estudantes de Medicina: uma visão docente Serodio, Aluisio [UNIFESP] Educação Médica Educação de Graduação em Medicina Docente Ética Ética Médica Medical Education Education Medical Undergraduate Faculty Ethics Ethics Medical |
title_short |
Situações de conflitos éticos relevantes para a discussão com estudantes de Medicina: uma visão docente |
title_full |
Situações de conflitos éticos relevantes para a discussão com estudantes de Medicina: uma visão docente |
title_fullStr |
Situações de conflitos éticos relevantes para a discussão com estudantes de Medicina: uma visão docente |
title_full_unstemmed |
Situações de conflitos éticos relevantes para a discussão com estudantes de Medicina: uma visão docente |
title_sort |
Situações de conflitos éticos relevantes para a discussão com estudantes de Medicina: uma visão docente |
author |
Serodio, Aluisio [UNIFESP] |
author_facet |
Serodio, Aluisio [UNIFESP] Maia, José Antonio [UNIFESP] |
author_role |
author |
author2 |
Maia, José Antonio [UNIFESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Serodio, Aluisio [UNIFESP] Maia, José Antonio [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Médica Educação de Graduação em Medicina Docente Ética Ética Médica |
topic |
Educação Médica Educação de Graduação em Medicina Docente Ética Ética Médica Medical Education Education Medical Undergraduate Faculty Ethics Ethics Medical |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Medical Education Education Medical Undergraduate Faculty Ethics Ethics Medical |
description |
A formação ética e humanística dos estudantes de Medicina vem sendo bastante valorizada e questionada na atualidade. A discussão dos conflitos éticos que surgem durante o exercício da medicina é uma das estratégias de maior impacto para o desenvolvimento da competência moral dos estudantes. Com o objetivo de conhecer e analisar as situações de conflito consideradas mais relevantes para a discussão com os futuros médicos, pedimos a profissionais que exercem atividades de ensino com estudantes de Medicina na UNIFESP-EPM que mencionassem até três situações importantes para discussão. Participaram da pesquisa 237 sujeitos. As respostas, registradas por itens e categorizadas por temas, foram comparadas aos assuntos abordados em cursos formais de ética das escolas médicas brasileiras e analisadas à luz da literatura especializada. Os temas que emergiram desta pesquisa podem ser explorados por diferentes estratégias de ensino-aprendizagem. Cabe às escolas médicas estimular as diversas disciplinas a abrir espaços formais para as discussões e investir na conscientização e no preparo docente para esta tarefa. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-03-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-06-14T13:39:08Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-06-14T13:39:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica, v. 33, n. 1, p. 55-62, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4946 http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022009000100008 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
0100-5502 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
S0100-55022009000100008.pdf |
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv |
S0100-55022009000100008 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/S0100-55022009000100008 |
identifier_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica, v. 33, n. 1, p. 55-62, 2009. 0100-5502 S0100-55022009000100008.pdf S0100-55022009000100008 10.1590/S0100-55022009000100008 |
url |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4946 http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022009000100008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
55-62 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/4946/1/S0100-55022009000100008.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/4946/2/S0100-55022009000100008.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0e0add21f557cb0d31b795e046455cfe 67bb90812a8458e77d36140ba502f46d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764160053805056 |