Situações de conflitos éticos relevantes para a discussão com estudantes de Medicina: uma visão docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serodio, Aluisio [UNIFESP]
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Maia, José Antonio [UNIFESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4946
http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022009000100008
Resumo: A formação ética e humanística dos estudantes de Medicina vem sendo bastante valorizada e questionada na atualidade. A discussão dos conflitos éticos que surgem durante o exercício da medicina é uma das estratégias de maior impacto para o desenvolvimento da competência moral dos estudantes. Com o objetivo de conhecer e analisar as situações de conflito consideradas mais relevantes para a discussão com os futuros médicos, pedimos a profissionais que exercem atividades de ensino com estudantes de Medicina na UNIFESP-EPM que mencionassem até três situações importantes para discussão. Participaram da pesquisa 237 sujeitos. As respostas, registradas por itens e categorizadas por temas, foram comparadas aos assuntos abordados em cursos formais de ética das escolas médicas brasileiras e analisadas à luz da literatura especializada. Os temas que emergiram desta pesquisa podem ser explorados por diferentes estratégias de ensino-aprendizagem. Cabe às escolas médicas estimular as diversas disciplinas a abrir espaços formais para as discussões e investir na conscientização e no preparo docente para esta tarefa.
id UFSP_e934cdb83ea41b2924ef94a6adbfb116
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/4946
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Serodio, Aluisio [UNIFESP]Maia, José Antonio [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)2015-06-14T13:39:08Z2015-06-14T13:39:08Z2009-03-01Revista Brasileira de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica, v. 33, n. 1, p. 55-62, 2009.0100-5502http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4946http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022009000100008S0100-55022009000100008.pdfS0100-5502200900010000810.1590/S0100-55022009000100008A formação ética e humanística dos estudantes de Medicina vem sendo bastante valorizada e questionada na atualidade. A discussão dos conflitos éticos que surgem durante o exercício da medicina é uma das estratégias de maior impacto para o desenvolvimento da competência moral dos estudantes. Com o objetivo de conhecer e analisar as situações de conflito consideradas mais relevantes para a discussão com os futuros médicos, pedimos a profissionais que exercem atividades de ensino com estudantes de Medicina na UNIFESP-EPM que mencionassem até três situações importantes para discussão. Participaram da pesquisa 237 sujeitos. As respostas, registradas por itens e categorizadas por temas, foram comparadas aos assuntos abordados em cursos formais de ética das escolas médicas brasileiras e analisadas à luz da literatura especializada. Os temas que emergiram desta pesquisa podem ser explorados por diferentes estratégias de ensino-aprendizagem. Cabe às escolas médicas estimular as diversas disciplinas a abrir espaços formais para as discussões e investir na conscientização e no preparo docente para esta tarefa.The ethical and humanistic training of medical students has been both valued and questioned in recent years. Discussion of the ethical conflicts that arise during future medical practice is one of the strategies with the greatest impact for developing students' moral skills. With the aim of identifying and analyzing the most relevant conflictive situations for discussion with future physicians, we asked faculty members working with medical students at the UNIFESP-EPM School of Medicine to list three important situations for discussion. The sample included 237 participants. The answers were recorded as items and categorized thematically, and were compared to the topics covered in formal ethics courses in Brazilian medical schools, analyzed in relation to the specialized literature. The themes that emerged in this study can be explored through different teaching-learning strategies. It is up to medical schools to encourage the different disciplines and rotations to provide formal spaces for discussions and to promote awareness raising of faculty members for this task.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)UNIFESP, EPMSciELO55-62porAssociação Brasileira de Educação MédicaRevista Brasileira de Educação MédicaEducação MédicaEducação de Graduação em MedicinaDocenteÉticaÉtica MédicaMedical EducationEducation Medical UndergraduateFacultyEthicsEthics MedicalSituações de conflitos éticos relevantes para a discussão com estudantes de Medicina: uma visão docenteEthically conflictive situations for discussion with medical students: a professor's viewinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS0100-55022009000100008.pdfapplication/pdf126825${dspace.ui.url}/bitstream/11600/4946/1/S0100-55022009000100008.pdf0e0add21f557cb0d31b795e046455cfeMD51open accessTEXTS0100-55022009000100008.pdf.txtS0100-55022009000100008.pdf.txtExtracted texttext/plain33625${dspace.ui.url}/bitstream/11600/4946/2/S0100-55022009000100008.pdf.txt67bb90812a8458e77d36140ba502f46dMD52open access11600/49462022-07-08 11:07:23.525open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/4946Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652022-07-08T14:07:23Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Situações de conflitos éticos relevantes para a discussão com estudantes de Medicina: uma visão docente
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Ethically conflictive situations for discussion with medical students: a professor's view
title Situações de conflitos éticos relevantes para a discussão com estudantes de Medicina: uma visão docente
spellingShingle Situações de conflitos éticos relevantes para a discussão com estudantes de Medicina: uma visão docente
Serodio, Aluisio [UNIFESP]
Educação Médica
Educação de Graduação em Medicina
Docente
Ética
Ética Médica
Medical Education
Education Medical Undergraduate
Faculty
Ethics
Ethics Medical
title_short Situações de conflitos éticos relevantes para a discussão com estudantes de Medicina: uma visão docente
title_full Situações de conflitos éticos relevantes para a discussão com estudantes de Medicina: uma visão docente
title_fullStr Situações de conflitos éticos relevantes para a discussão com estudantes de Medicina: uma visão docente
title_full_unstemmed Situações de conflitos éticos relevantes para a discussão com estudantes de Medicina: uma visão docente
title_sort Situações de conflitos éticos relevantes para a discussão com estudantes de Medicina: uma visão docente
author Serodio, Aluisio [UNIFESP]
author_facet Serodio, Aluisio [UNIFESP]
Maia, José Antonio [UNIFESP]
author_role author
author2 Maia, José Antonio [UNIFESP]
author2_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Serodio, Aluisio [UNIFESP]
Maia, José Antonio [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Médica
Educação de Graduação em Medicina
Docente
Ética
Ética Médica
topic Educação Médica
Educação de Graduação em Medicina
Docente
Ética
Ética Médica
Medical Education
Education Medical Undergraduate
Faculty
Ethics
Ethics Medical
dc.subject.eng.fl_str_mv Medical Education
Education Medical Undergraduate
Faculty
Ethics
Ethics Medical
description A formação ética e humanística dos estudantes de Medicina vem sendo bastante valorizada e questionada na atualidade. A discussão dos conflitos éticos que surgem durante o exercício da medicina é uma das estratégias de maior impacto para o desenvolvimento da competência moral dos estudantes. Com o objetivo de conhecer e analisar as situações de conflito consideradas mais relevantes para a discussão com os futuros médicos, pedimos a profissionais que exercem atividades de ensino com estudantes de Medicina na UNIFESP-EPM que mencionassem até três situações importantes para discussão. Participaram da pesquisa 237 sujeitos. As respostas, registradas por itens e categorizadas por temas, foram comparadas aos assuntos abordados em cursos formais de ética das escolas médicas brasileiras e analisadas à luz da literatura especializada. Os temas que emergiram desta pesquisa podem ser explorados por diferentes estratégias de ensino-aprendizagem. Cabe às escolas médicas estimular as diversas disciplinas a abrir espaços formais para as discussões e investir na conscientização e no preparo docente para esta tarefa.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-03-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-14T13:39:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-06-14T13:39:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica, v. 33, n. 1, p. 55-62, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4946
http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022009000100008
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 0100-5502
dc.identifier.file.none.fl_str_mv S0100-55022009000100008.pdf
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv S0100-55022009000100008
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022009000100008
identifier_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica, v. 33, n. 1, p. 55-62, 2009.
0100-5502
S0100-55022009000100008.pdf
S0100-55022009000100008
10.1590/S0100-55022009000100008
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4946
http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022009000100008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 55-62
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/4946/1/S0100-55022009000100008.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/4946/2/S0100-55022009000100008.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0e0add21f557cb0d31b795e046455cfe
67bb90812a8458e77d36140ba502f46d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764160053805056