Situações de conflitos éticos relevantes para a discussão com estudantes de Medicina: uma visão docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serodio,Aluisio Marçal de Barros
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Almeida,José Antônio Maia de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000100008
Resumo: A formação ética e humanística dos estudantes de Medicina vem sendo bastante valorizada e questionada na atualidade. A discussão dos conflitos éticos que surgem durante o exercício da medicina é uma das estratégias de maior impacto para o desenvolvimento da competência moral dos estudantes. Com o objetivo de conhecer e analisar as situações de conflito consideradas mais relevantes para a discussão com os futuros médicos, pedimos a profissionais que exercem atividades de ensino com estudantes de Medicina na Unifesp-EPM que mencionassem até três situações importantes para discussão. Participaram da pesquisa 237 sujeitos. As respostas, registradas por itens e categorizadas por temas, foram comparadas aos assuntos abordados em cursos formais de ética das escolas médicas brasileiras e analisadas à luz da literatura especializada. Os temas que emergiram desta pesquisa podem ser explorados por diferentes estratégias de ensino-aprendizagem. Cabe às escolas médicas estimular as diversas disciplinas a abrir espaços formais para as discussões e investir na conscientização e no preparo docente para esta tarefa.
id ABEM-1_76431135d91e5a092d5355f55cd0b68e
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022009000100008
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Situações de conflitos éticos relevantes para a discussão com estudantes de Medicina: uma visão docenteEducação MédicaEducação de Graduação em MedicinaDocenteÉticaÉtica MédicaA formação ética e humanística dos estudantes de Medicina vem sendo bastante valorizada e questionada na atualidade. A discussão dos conflitos éticos que surgem durante o exercício da medicina é uma das estratégias de maior impacto para o desenvolvimento da competência moral dos estudantes. Com o objetivo de conhecer e analisar as situações de conflito consideradas mais relevantes para a discussão com os futuros médicos, pedimos a profissionais que exercem atividades de ensino com estudantes de Medicina na Unifesp-EPM que mencionassem até três situações importantes para discussão. Participaram da pesquisa 237 sujeitos. As respostas, registradas por itens e categorizadas por temas, foram comparadas aos assuntos abordados em cursos formais de ética das escolas médicas brasileiras e analisadas à luz da literatura especializada. Os temas que emergiram desta pesquisa podem ser explorados por diferentes estratégias de ensino-aprendizagem. Cabe às escolas médicas estimular as diversas disciplinas a abrir espaços formais para as discussões e investir na conscientização e no preparo docente para esta tarefa.Associação Brasileira de Educação Médica2009-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000100008Revista Brasileira de Educação Médica v.33 n.1 2009reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022009000100008info:eu-repo/semantics/openAccessSerodio,Aluisio Marçal de BarrosAlmeida,José Antônio Maia depor2009-06-19T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022009000100008Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2009-06-19T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Situações de conflitos éticos relevantes para a discussão com estudantes de Medicina: uma visão docente
title Situações de conflitos éticos relevantes para a discussão com estudantes de Medicina: uma visão docente
spellingShingle Situações de conflitos éticos relevantes para a discussão com estudantes de Medicina: uma visão docente
Serodio,Aluisio Marçal de Barros
Educação Médica
Educação de Graduação em Medicina
Docente
Ética
Ética Médica
title_short Situações de conflitos éticos relevantes para a discussão com estudantes de Medicina: uma visão docente
title_full Situações de conflitos éticos relevantes para a discussão com estudantes de Medicina: uma visão docente
title_fullStr Situações de conflitos éticos relevantes para a discussão com estudantes de Medicina: uma visão docente
title_full_unstemmed Situações de conflitos éticos relevantes para a discussão com estudantes de Medicina: uma visão docente
title_sort Situações de conflitos éticos relevantes para a discussão com estudantes de Medicina: uma visão docente
author Serodio,Aluisio Marçal de Barros
author_facet Serodio,Aluisio Marçal de Barros
Almeida,José Antônio Maia de
author_role author
author2 Almeida,José Antônio Maia de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Serodio,Aluisio Marçal de Barros
Almeida,José Antônio Maia de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Médica
Educação de Graduação em Medicina
Docente
Ética
Ética Médica
topic Educação Médica
Educação de Graduação em Medicina
Docente
Ética
Ética Médica
description A formação ética e humanística dos estudantes de Medicina vem sendo bastante valorizada e questionada na atualidade. A discussão dos conflitos éticos que surgem durante o exercício da medicina é uma das estratégias de maior impacto para o desenvolvimento da competência moral dos estudantes. Com o objetivo de conhecer e analisar as situações de conflito consideradas mais relevantes para a discussão com os futuros médicos, pedimos a profissionais que exercem atividades de ensino com estudantes de Medicina na Unifesp-EPM que mencionassem até três situações importantes para discussão. Participaram da pesquisa 237 sujeitos. As respostas, registradas por itens e categorizadas por temas, foram comparadas aos assuntos abordados em cursos formais de ética das escolas médicas brasileiras e analisadas à luz da literatura especializada. Os temas que emergiram desta pesquisa podem ser explorados por diferentes estratégias de ensino-aprendizagem. Cabe às escolas médicas estimular as diversas disciplinas a abrir espaços formais para as discussões e investir na conscientização e no preparo docente para esta tarefa.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000100008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000100008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022009000100008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.33 n.1 2009
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303003903393792