O desenvolvimento da rede de transportes e a segregação da população na cidade: o caso do Corredor Leste Aricanduva
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/63238 |
Resumo: | O presente trabalho busca analisar a relação entre o provimento da infraestrutura de transporte coletivo com processos de segregação que estão em curso na cidade. O planejamento urbano ganha destaque na análise como a representação do Estado que organiza o espaço urbano pela ótica de interesses sociais e de setores produtivos. No caso de São Paulo, busca-se adensar áreas providas de transporte coletivo de massa, a fim de estimular o uso pela população. Com isso, estabelece-se zoneamento em áreas específicas, dotadas de transporte coletivo e também desenvolve-se novos projetos de transporte coletivo pela cidade, atraindo, por consequência, investimentos em áreas que, até então, estavam mais distantes da atenção do Estado. Como estudo de caso, toma-se o projeto do Corredor Leste Aricanduva, localizado na zona leste de São Paulo. Percebe-se o aumento do preço das áreas próximas ao projeto, ainda que de maneira desigual, mais intensamente em áreas mais centrais e de forma menos intensa no distrito mais a periferia. |
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O desenvolvimento da rede de transportes e a segregação da população na cidade: o caso do Corredor Leste AricanduvaEl desarrollo de la rede de transportes y la segregación de la populación en la ciudad: el caso del Corredor Leste AricanduvaMobilidade UrbanaTransporte públicoDireito a cidadeSegregação SocioespacialO presente trabalho busca analisar a relação entre o provimento da infraestrutura de transporte coletivo com processos de segregação que estão em curso na cidade. O planejamento urbano ganha destaque na análise como a representação do Estado que organiza o espaço urbano pela ótica de interesses sociais e de setores produtivos. No caso de São Paulo, busca-se adensar áreas providas de transporte coletivo de massa, a fim de estimular o uso pela população. Com isso, estabelece-se zoneamento em áreas específicas, dotadas de transporte coletivo e também desenvolve-se novos projetos de transporte coletivo pela cidade, atraindo, por consequência, investimentos em áreas que, até então, estavam mais distantes da atenção do Estado. Como estudo de caso, toma-se o projeto do Corredor Leste Aricanduva, localizado na zona leste de São Paulo. Percebe-se o aumento do preço das áreas próximas ao projeto, ainda que de maneira desigual, mais intensamente em áreas mais centrais e de forma menos intensa no distrito mais a periferia.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloSilva, Ricardo Barbosa da [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/4112942529984787http://lattes.cnpq.br/1740243169615182Vera, Mateus Alvim [UNIFESP]2022-03-02T17:55:05Z2022-03-02T17:55:05Z2021-12-16info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion30 fapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11600/63238porSão Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-09-13T12:57:39Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/63238Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-09-13T12:57:39Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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