O desenvolvimento da rede de transportes e a segregação da população na cidade: o caso do Corredor Leste Aricanduva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vera, Mateus Alvim [UNIFESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/63238
Resumo: O presente trabalho busca analisar a relação entre o provimento da infraestrutura de transporte coletivo com processos de segregação que estão em curso na cidade. O planejamento urbano ganha destaque na análise como a representação do Estado que organiza o espaço urbano pela ótica de interesses sociais e de setores produtivos. No caso de São Paulo, busca-se adensar áreas providas de transporte coletivo de massa, a fim de estimular o uso pela população. Com isso, estabelece-se zoneamento em áreas específicas, dotadas de transporte coletivo e também desenvolve-se novos projetos de transporte coletivo pela cidade, atraindo, por consequência, investimentos em áreas que, até então, estavam mais distantes da atenção do Estado. Como estudo de caso, toma-se o projeto do Corredor Leste Aricanduva, localizado na zona leste de São Paulo. Percebe-se o aumento do preço das áreas próximas ao projeto, ainda que de maneira desigual, mais intensamente em áreas mais centrais e de forma menos intensa no distrito mais a periferia.
id UFSP_ec986a86ce34f27802b954e85d9a8e8c
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/63238
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling O desenvolvimento da rede de transportes e a segregação da população na cidade: o caso do Corredor Leste AricanduvaEl desarrollo de la rede de transportes y la segregación de la populación en la ciudad: el caso del Corredor Leste AricanduvaMobilidade UrbanaTransporte públicoDireito a cidadeSegregação SocioespacialO presente trabalho busca analisar a relação entre o provimento da infraestrutura de transporte coletivo com processos de segregação que estão em curso na cidade. O planejamento urbano ganha destaque na análise como a representação do Estado que organiza o espaço urbano pela ótica de interesses sociais e de setores produtivos. No caso de São Paulo, busca-se adensar áreas providas de transporte coletivo de massa, a fim de estimular o uso pela população. Com isso, estabelece-se zoneamento em áreas específicas, dotadas de transporte coletivo e também desenvolve-se novos projetos de transporte coletivo pela cidade, atraindo, por consequência, investimentos em áreas que, até então, estavam mais distantes da atenção do Estado. Como estudo de caso, toma-se o projeto do Corredor Leste Aricanduva, localizado na zona leste de São Paulo. Percebe-se o aumento do preço das áreas próximas ao projeto, ainda que de maneira desigual, mais intensamente em áreas mais centrais e de forma menos intensa no distrito mais a periferia.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloSilva, Ricardo Barbosa da [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/4112942529984787http://lattes.cnpq.br/1740243169615182Vera, Mateus Alvim [UNIFESP]2022-03-02T17:55:05Z2022-03-02T17:55:05Z2021-12-16info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion30 fapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11600/63238porSão Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-09-13T12:57:39Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/63238Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-09-13T12:57:39Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento da rede de transportes e a segregação da população na cidade: o caso do Corredor Leste Aricanduva
El desarrollo de la rede de transportes y la segregación de la populación en la ciudad: el caso del Corredor Leste Aricanduva
title O desenvolvimento da rede de transportes e a segregação da população na cidade: o caso do Corredor Leste Aricanduva
spellingShingle O desenvolvimento da rede de transportes e a segregação da população na cidade: o caso do Corredor Leste Aricanduva
Vera, Mateus Alvim [UNIFESP]
Mobilidade Urbana
Transporte público
Direito a cidade
Segregação Socioespacial
title_short O desenvolvimento da rede de transportes e a segregação da população na cidade: o caso do Corredor Leste Aricanduva
title_full O desenvolvimento da rede de transportes e a segregação da população na cidade: o caso do Corredor Leste Aricanduva
title_fullStr O desenvolvimento da rede de transportes e a segregação da população na cidade: o caso do Corredor Leste Aricanduva
title_full_unstemmed O desenvolvimento da rede de transportes e a segregação da população na cidade: o caso do Corredor Leste Aricanduva
title_sort O desenvolvimento da rede de transportes e a segregação da população na cidade: o caso do Corredor Leste Aricanduva
author Vera, Mateus Alvim [UNIFESP]
author_facet Vera, Mateus Alvim [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ricardo Barbosa da [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/4112942529984787
http://lattes.cnpq.br/1740243169615182
dc.contributor.author.fl_str_mv Vera, Mateus Alvim [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Mobilidade Urbana
Transporte público
Direito a cidade
Segregação Socioespacial
topic Mobilidade Urbana
Transporte público
Direito a cidade
Segregação Socioespacial
description O presente trabalho busca analisar a relação entre o provimento da infraestrutura de transporte coletivo com processos de segregação que estão em curso na cidade. O planejamento urbano ganha destaque na análise como a representação do Estado que organiza o espaço urbano pela ótica de interesses sociais e de setores produtivos. No caso de São Paulo, busca-se adensar áreas providas de transporte coletivo de massa, a fim de estimular o uso pela população. Com isso, estabelece-se zoneamento em áreas específicas, dotadas de transporte coletivo e também desenvolve-se novos projetos de transporte coletivo pela cidade, atraindo, por consequência, investimentos em áreas que, até então, estavam mais distantes da atenção do Estado. Como estudo de caso, toma-se o projeto do Corredor Leste Aricanduva, localizado na zona leste de São Paulo. Percebe-se o aumento do preço das áreas próximas ao projeto, ainda que de maneira desigual, mais intensamente em áreas mais centrais e de forma menos intensa no distrito mais a periferia.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-16
2022-03-02T17:55:05Z
2022-03-02T17:55:05Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/11600/63238
url https://hdl.handle.net/11600/63238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 30 f
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268362650288128