Práticas educativas em espaços de educação não formal : um relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
dARK ID: | ark:/48912/0013000008z87 |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49135 |
Resumo: | O presente trabalho tem como principal objetivo contribuir com a discussão sobre o ensino das Artes no Brasil por meio de um relato de experiência e da análise de questionários de alunos da Universidade Federal de São Paulo matriculados na Unidade Curricular Eletiva “Museus de Arte na cidade”. A referida disciplina tinha como objetivo despertar e sensibilizar os participantes para o olhar artístico através das experiências das visitas a alguns Museus localizados na cidade de São Paulo. As análises realizadas têm como foco a compreensão da importância de se aliar as práticas de ensino de artes em espaços formais a espaços de educação não formais e o quanto isso contribui para a formação do aluno. Os resultados obtidos demonstram que, de alguma maneira, os encontros da disciplina em questão foram importantes para a formação dos alunos enquanto futuros profissionais da área da educação ou de qualquer outra área. Os principais referenciais teóricos utilizados para os fins desta pesquisa foram: Fontes (2012); Gonçalves (2004); Bemvenuti (2004) e Gama (2012). |
id |
UFSP_ecf7e095e5ce11e96fb76cd2ad511b88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/49135 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Práticas educativas em espaços de educação não formal : um relato de experiênciaEducational practices in non-formal education spaces : an experience reportArtesEducação não formalMuseus e educaçãoArte e formaçãoO presente trabalho tem como principal objetivo contribuir com a discussão sobre o ensino das Artes no Brasil por meio de um relato de experiência e da análise de questionários de alunos da Universidade Federal de São Paulo matriculados na Unidade Curricular Eletiva “Museus de Arte na cidade”. A referida disciplina tinha como objetivo despertar e sensibilizar os participantes para o olhar artístico através das experiências das visitas a alguns Museus localizados na cidade de São Paulo. As análises realizadas têm como foco a compreensão da importância de se aliar as práticas de ensino de artes em espaços formais a espaços de educação não formais e o quanto isso contribui para a formação do aluno. Os resultados obtidos demonstram que, de alguma maneira, os encontros da disciplina em questão foram importantes para a formação dos alunos enquanto futuros profissionais da área da educação ou de qualquer outra área. Os principais referenciais teóricos utilizados para os fins desta pesquisa foram: Fontes (2012); Gonçalves (2004); Bemvenuti (2004) e Gama (2012).Universidade Federal de São PauloAraújo, Betânia Libanio Dantas de [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/3104010388590983Camargo, Carlos Eduardo de [UNIFESP]2018-10-23T20:06:31Z2018-10-23T20:06:31Z2018-06-20info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion44 f.application/pdfhttp://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49135ark:/48912/0013000008z87porGuarulhosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-09T23:34:02Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/49135Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-12-11T20:06:12.170125Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas educativas em espaços de educação não formal : um relato de experiência Educational practices in non-formal education spaces : an experience report |
title |
Práticas educativas em espaços de educação não formal : um relato de experiência |
spellingShingle |
Práticas educativas em espaços de educação não formal : um relato de experiência Camargo, Carlos Eduardo de [UNIFESP] Artes Educação não formal Museus e educação Arte e formação |
title_short |
Práticas educativas em espaços de educação não formal : um relato de experiência |
title_full |
Práticas educativas em espaços de educação não formal : um relato de experiência |
title_fullStr |
Práticas educativas em espaços de educação não formal : um relato de experiência |
title_full_unstemmed |
Práticas educativas em espaços de educação não formal : um relato de experiência |
title_sort |
Práticas educativas em espaços de educação não formal : um relato de experiência |
author |
Camargo, Carlos Eduardo de [UNIFESP] |
author_facet |
Camargo, Carlos Eduardo de [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Araújo, Betânia Libanio Dantas de [UNIFESP] http://lattes.cnpq.br/3104010388590983 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camargo, Carlos Eduardo de [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes Educação não formal Museus e educação Arte e formação |
topic |
Artes Educação não formal Museus e educação Arte e formação |
description |
O presente trabalho tem como principal objetivo contribuir com a discussão sobre o ensino das Artes no Brasil por meio de um relato de experiência e da análise de questionários de alunos da Universidade Federal de São Paulo matriculados na Unidade Curricular Eletiva “Museus de Arte na cidade”. A referida disciplina tinha como objetivo despertar e sensibilizar os participantes para o olhar artístico através das experiências das visitas a alguns Museus localizados na cidade de São Paulo. As análises realizadas têm como foco a compreensão da importância de se aliar as práticas de ensino de artes em espaços formais a espaços de educação não formais e o quanto isso contribui para a formação do aluno. Os resultados obtidos demonstram que, de alguma maneira, os encontros da disciplina em questão foram importantes para a formação dos alunos enquanto futuros profissionais da área da educação ou de qualquer outra área. Os principais referenciais teóricos utilizados para os fins desta pesquisa foram: Fontes (2012); Gonçalves (2004); Bemvenuti (2004) e Gama (2012). |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-23T20:06:31Z 2018-10-23T20:06:31Z 2018-06-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49135 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/48912/0013000008z87 |
url |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49135 |
identifier_str_mv |
ark:/48912/0013000008z87 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
44 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Guarulhos |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1818602428888514560 |