Práticas educativas em espaços de educação não formal : um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Carlos Eduardo de [UNIFESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
dARK ID: ark:/48912/0013000008z87
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49135
Resumo: O presente trabalho tem como principal objetivo contribuir com a discussão sobre o ensino das Artes no Brasil por meio de um relato de experiência e da análise de questionários de alunos da Universidade Federal de São Paulo matriculados na Unidade Curricular Eletiva “Museus de Arte na cidade”. A referida disciplina tinha como objetivo despertar e sensibilizar os participantes para o olhar artístico através das experiências das visitas a alguns Museus localizados na cidade de São Paulo. As análises realizadas têm como foco a compreensão da importância de se aliar as práticas de ensino de artes em espaços formais a espaços de educação não formais e o quanto isso contribui para a formação do aluno. Os resultados obtidos demonstram que, de alguma maneira, os encontros da disciplina em questão foram importantes para a formação dos alunos enquanto futuros profissionais da área da educação ou de qualquer outra área. Os principais referenciais teóricos utilizados para os fins desta pesquisa foram: Fontes (2012); Gonçalves (2004); Bemvenuti (2004) e Gama (2012).
id UFSP_ecf7e095e5ce11e96fb76cd2ad511b88
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/49135
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Práticas educativas em espaços de educação não formal : um relato de experiênciaEducational practices in non-formal education spaces : an experience reportArtesEducação não formalMuseus e educaçãoArte e formaçãoO presente trabalho tem como principal objetivo contribuir com a discussão sobre o ensino das Artes no Brasil por meio de um relato de experiência e da análise de questionários de alunos da Universidade Federal de São Paulo matriculados na Unidade Curricular Eletiva “Museus de Arte na cidade”. A referida disciplina tinha como objetivo despertar e sensibilizar os participantes para o olhar artístico através das experiências das visitas a alguns Museus localizados na cidade de São Paulo. As análises realizadas têm como foco a compreensão da importância de se aliar as práticas de ensino de artes em espaços formais a espaços de educação não formais e o quanto isso contribui para a formação do aluno. Os resultados obtidos demonstram que, de alguma maneira, os encontros da disciplina em questão foram importantes para a formação dos alunos enquanto futuros profissionais da área da educação ou de qualquer outra área. Os principais referenciais teóricos utilizados para os fins desta pesquisa foram: Fontes (2012); Gonçalves (2004); Bemvenuti (2004) e Gama (2012).Universidade Federal de São PauloAraújo, Betânia Libanio Dantas de [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/3104010388590983Camargo, Carlos Eduardo de [UNIFESP]2018-10-23T20:06:31Z2018-10-23T20:06:31Z2018-06-20info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion44 f.application/pdfhttp://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49135ark:/48912/0013000008z87porGuarulhosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-09T23:34:02Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/49135Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-12-11T20:06:12.170125Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas educativas em espaços de educação não formal : um relato de experiência
Educational practices in non-formal education spaces : an experience report
title Práticas educativas em espaços de educação não formal : um relato de experiência
spellingShingle Práticas educativas em espaços de educação não formal : um relato de experiência
Camargo, Carlos Eduardo de [UNIFESP]
Artes
Educação não formal
Museus e educação
Arte e formação
title_short Práticas educativas em espaços de educação não formal : um relato de experiência
title_full Práticas educativas em espaços de educação não formal : um relato de experiência
title_fullStr Práticas educativas em espaços de educação não formal : um relato de experiência
title_full_unstemmed Práticas educativas em espaços de educação não formal : um relato de experiência
title_sort Práticas educativas em espaços de educação não formal : um relato de experiência
author Camargo, Carlos Eduardo de [UNIFESP]
author_facet Camargo, Carlos Eduardo de [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Betânia Libanio Dantas de [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/3104010388590983
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Carlos Eduardo de [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Artes
Educação não formal
Museus e educação
Arte e formação
topic Artes
Educação não formal
Museus e educação
Arte e formação
description O presente trabalho tem como principal objetivo contribuir com a discussão sobre o ensino das Artes no Brasil por meio de um relato de experiência e da análise de questionários de alunos da Universidade Federal de São Paulo matriculados na Unidade Curricular Eletiva “Museus de Arte na cidade”. A referida disciplina tinha como objetivo despertar e sensibilizar os participantes para o olhar artístico através das experiências das visitas a alguns Museus localizados na cidade de São Paulo. As análises realizadas têm como foco a compreensão da importância de se aliar as práticas de ensino de artes em espaços formais a espaços de educação não formais e o quanto isso contribui para a formação do aluno. Os resultados obtidos demonstram que, de alguma maneira, os encontros da disciplina em questão foram importantes para a formação dos alunos enquanto futuros profissionais da área da educação ou de qualquer outra área. Os principais referenciais teóricos utilizados para os fins desta pesquisa foram: Fontes (2012); Gonçalves (2004); Bemvenuti (2004) e Gama (2012).
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-23T20:06:31Z
2018-10-23T20:06:31Z
2018-06-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49135
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/48912/0013000008z87
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49135
identifier_str_mv ark:/48912/0013000008z87
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 44 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Guarulhos
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1818602428888514560