ETHOS E HUMOR: EM ANÁLISE AS CRÔNICAS DE RUBEM BRAGA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/62917 |
Resumo: | Este relatório tem como objetivo registrar o desenvolvimento da pesquisa em nível de Iniciação Científica intitulada “Ethos e humor: em análise as crônicas de Rubem Braga”, que teve início em setembro de 2020 e foi concluída em agosto de 2021.O objetivo da pesquisa foi mostrar o funcionamento de uma das provas retóricas, o ethos (ou os ethé) que autor constrói de si e da figura da mulher a partir de suas crônicas e verificar as técnicas de produção de humor mais recorrentes utilizadas pelo autor. Para isso, a análise foi fundamentada em pressupostos teóricos da Retórica, especialmente a partir de Aristóteles (2015), da Nova Retórica, caso de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005), Eggs (2005), Ferreira (2010) e Fiorin (2015), e de e de autores que tratam da constituição do humor (POSSENTI, 2018; TAVAGLIA , 1992), no caso, especificamente de ironia, a saber, Paiva (1946), Fiorin (2015). Como corpus de análise, selecionamos as crônicas “Um mundo de papel” (1958), “Uma conversa de bar” (1958), “A Deus e ao Diabo também” (1959), “Visita de uma senhora do bairro” (1959), “Remédio para mal de amor” (1967), “Águas de Leste e Papai Noel (1988), “Um braço de mulher” (1998), “Desculpem tocar no assunto” (1969) e “A mulher esperando o homem” (1969), sendo que o exame dos dados contempla apenas fragmentos que permitem a depreensão das informações buscadas. |
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