Expectativa de escolarização de crianças cegas após a aquisição do Braille

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcanti, Karina Da Silva [UNIFESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10252760
https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64846
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo investigar as expectativas de escolarização dos que convivem com crianças cegas e pesquisar a significação e ressignificação do braille, cuja presença é considerada condição indispensável para o convívio com o universo da leitura e da escrita. Com suporte nas teorias de Vygotski e de Goffman, discutiu-se e investigou-se a importância de se olhar para as possibilidades da pessoa com deficiência visual e conhecer os preconceitos que ainda permeiam a vida dessas pessoas. Para alcançar a finalidade, a pesquisa teve como recurso de coleta de informações: entrevistas, rodas de conversa, observações e registros em texto e áudio. A análise do material coletado proporcionou identificar as expectativas dos que convivem com crianças cegas. Foi possível reconhecer as expectativas que, muitas vezes, ocupam o lugar da própria criança, que passa a ter uma identidade virtual. Foi possível também resgatar experiências de escolarização/trajetórias escolares (suas facilidades e dificuldades); a interseccionalidade entre deficiência, gênero, raça e classe social e, ao final, produzir um inventário de consensos e dissensos entre professores, familiares, comunidade escolar e atores institucionais a respeito da escolarização de crianças cegas que já aprenderam o braille. Este foi analisado com base nas representações de eficiência e aplicação que são direcionadas aos que aprendem o braille.
id UFSP_f08cefbc6c24b03c9991ed605026fcad
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/64846
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Cavalcanti, Karina Da Silva [UNIFESP]Universidade Federal de São PauloFreitas, Marcos Cezar De [UNIFESP]2022-07-25T12:28:21Z2022-07-25T12:28:21Z2020-11-09https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10252760https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64846KARINA DA SILVA CAVALCANTI.pdfA presente pesquisa teve como objetivo investigar as expectativas de escolarização dos que convivem com crianças cegas e pesquisar a significação e ressignificação do braille, cuja presença é considerada condição indispensável para o convívio com o universo da leitura e da escrita. Com suporte nas teorias de Vygotski e de Goffman, discutiu-se e investigou-se a importância de se olhar para as possibilidades da pessoa com deficiência visual e conhecer os preconceitos que ainda permeiam a vida dessas pessoas. Para alcançar a finalidade, a pesquisa teve como recurso de coleta de informações: entrevistas, rodas de conversa, observações e registros em texto e áudio. A análise do material coletado proporcionou identificar as expectativas dos que convivem com crianças cegas. Foi possível reconhecer as expectativas que, muitas vezes, ocupam o lugar da própria criança, que passa a ter uma identidade virtual. Foi possível também resgatar experiências de escolarização/trajetórias escolares (suas facilidades e dificuldades); a interseccionalidade entre deficiência, gênero, raça e classe social e, ao final, produzir um inventário de consensos e dissensos entre professores, familiares, comunidade escolar e atores institucionais a respeito da escolarização de crianças cegas que já aprenderam o braille. Este foi analisado com base nas representações de eficiência e aplicação que são direcionadas aos que aprendem o braille.This research aimed to investigate the schooling expectations of those who live with blind children and research the meaning and resignification of Braille, whose presence is considered an indispensable condition for living with the universe of reading and writing. Supported by the theories of Vygotski and Goffman, the importance of looking at the possibilities of the visually impaired person and knowing the prejudices that still permeate the lives of these people was discussed and investigated. To achieve the purpose, the research had as a resource to collect information: interviews, conversation circles, observations and records in text and audio. The analysis of the collected material allowed to identify the expectations of those who live with blind children. It was possible to recognize the expectations often take the place of the child himself, who now has a virtual identity. It was also possible to rescue experiences of schooling / school trajectories (their facilities and difficulties); the intersectionality between disabilities, gender, race and social class and, in the end, produce an inventory of consensus and dissent among teachers, family members, the school community and institutional actors regarding the schooling of blind children who have already learned braille. This was analyzed based on representations of efficiency and application that are directed to those who learn braille.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2020)166 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)BrailleDeficiência VisualEducaçãoExpectativasInterseccionalidadeBrailleBlindnessEducationExpectationsIntersectionalityExpectativa de escolarização de crianças cegas após a aquisição do Brailleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasEducaçãoEducaçãoEducação: Desigualdade, Diferença E InclusãoORIGINALKARINA DA SILVA CAVALCANTI.pdfKARINA DA SILVA CAVALCANTI.pdfapplication/pdf1567658${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64846/1/KARINA%20DA%20SILVA%20CAVALCANTI.pdfe914ef1fab82d424f977d63f974791bfMD51open accessTEXTKARINA DA SILVA CAVALCANTI.pdf.txtKARINA DA SILVA CAVALCANTI.pdf.txtExtracted texttext/plain398709${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64846/8/KARINA%20DA%20SILVA%20CAVALCANTI.pdf.txtf13fba7687e1ca28832586eb0218e685MD58open accessTHUMBNAILKARINA DA SILVA CAVALCANTI.pdf.jpgKARINA DA SILVA CAVALCANTI.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3647${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64846/10/KARINA%20DA%20SILVA%20CAVALCANTI.pdf.jpga1810ffba9f8f262072f11ffb6714bd7MD510open access11600/648462023-05-15 10:32:06.784open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/64846Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T13:32:06Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Expectativa de escolarização de crianças cegas após a aquisição do Braille
title Expectativa de escolarização de crianças cegas após a aquisição do Braille
spellingShingle Expectativa de escolarização de crianças cegas após a aquisição do Braille
Cavalcanti, Karina Da Silva [UNIFESP]
Braille
Deficiência Visual
Educação
Expectativas
Interseccionalidade
Braille
Blindness
Education
Expectations
Intersectionality
title_short Expectativa de escolarização de crianças cegas após a aquisição do Braille
title_full Expectativa de escolarização de crianças cegas após a aquisição do Braille
title_fullStr Expectativa de escolarização de crianças cegas após a aquisição do Braille
title_full_unstemmed Expectativa de escolarização de crianças cegas após a aquisição do Braille
title_sort Expectativa de escolarização de crianças cegas após a aquisição do Braille
author Cavalcanti, Karina Da Silva [UNIFESP]
author_facet Cavalcanti, Karina Da Silva [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcanti, Karina Da Silva [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Freitas, Marcos Cezar De [UNIFESP]
contributor_str_mv Freitas, Marcos Cezar De [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Braille
Deficiência Visual
Educação
Expectativas
Interseccionalidade
topic Braille
Deficiência Visual
Educação
Expectativas
Interseccionalidade
Braille
Blindness
Education
Expectations
Intersectionality
dc.subject.eng.fl_str_mv Braille
Blindness
Education
Expectations
Intersectionality
description A presente pesquisa teve como objetivo investigar as expectativas de escolarização dos que convivem com crianças cegas e pesquisar a significação e ressignificação do braille, cuja presença é considerada condição indispensável para o convívio com o universo da leitura e da escrita. Com suporte nas teorias de Vygotski e de Goffman, discutiu-se e investigou-se a importância de se olhar para as possibilidades da pessoa com deficiência visual e conhecer os preconceitos que ainda permeiam a vida dessas pessoas. Para alcançar a finalidade, a pesquisa teve como recurso de coleta de informações: entrevistas, rodas de conversa, observações e registros em texto e áudio. A análise do material coletado proporcionou identificar as expectativas dos que convivem com crianças cegas. Foi possível reconhecer as expectativas que, muitas vezes, ocupam o lugar da própria criança, que passa a ter uma identidade virtual. Foi possível também resgatar experiências de escolarização/trajetórias escolares (suas facilidades e dificuldades); a interseccionalidade entre deficiência, gênero, raça e classe social e, ao final, produzir um inventário de consensos e dissensos entre professores, familiares, comunidade escolar e atores institucionais a respeito da escolarização de crianças cegas que já aprenderam o braille. Este foi analisado com base nas representações de eficiência e aplicação que são direcionadas aos que aprendem o braille.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-11-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-25T12:28:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-25T12:28:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt.fl_str_mv https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10252760
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64846
dc.identifier.file.none.fl_str_mv KARINA DA SILVA CAVALCANTI.pdf
url https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10252760
https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64846
identifier_str_mv KARINA DA SILVA CAVALCANTI.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 166 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64846/1/KARINA%20DA%20SILVA%20CAVALCANTI.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64846/8/KARINA%20DA%20SILVA%20CAVALCANTI.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64846/10/KARINA%20DA%20SILVA%20CAVALCANTI.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e914ef1fab82d424f977d63f974791bf
f13fba7687e1ca28832586eb0218e685
a1810ffba9f8f262072f11ffb6714bd7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764125785292800