Brinquedos, Culturas Infantis E Diversidade De Gênero: Uma Análise Sobre A 'Sexta-Feira: Dia Do Brinquedo' Na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Paloma Oliveira [UNIFESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
dARK ID: ark:/48912/001300000d81c
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7010172
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52670
Resumo: This Research Investigates The Gender Relations In The Small Child From The "Friday: Toy Day", In A Public Institution Of Early Childhood Education In The Countryside Of São Paulo. It Seeks To Understand What Values And Norms About Femininities And Masculinities Have Been Imprinted In Toys, How Gender Meanings Have Been Constructed Among Young Children, And How The Institution Organizes This Educational Practice. Through An Ethnographic Research With Girls And Boys Aged 5 And 6, It Reveals Which Types Of Toys Children Have Taken From Home To The Educational Institution Of Early Childhood, Their Choices, Exchanges, And Negotiations, And How Girls And Boys Create Different Gender Meanings In Their Play. The Research Has A Theoretical Reference At The Studies On Toys From The Sociological Approach Of The Childhood, The Childhood Pedagogy, And Gender Studies. Considering The Brazilian Reality, Marked By The Emergence Of Gender Violence In Different Contexts Of Society, And By The Regression In The Field Of Rights
id UFSP_f2df05a9e92bc351e19683ba8dfbc2ed
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/52670
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Brinquedos, Culturas Infantis E Diversidade De Gênero: Uma Análise Sobre A 'Sexta-Feira: Dia Do Brinquedo' Na Educação InfantilEarly Childhood EducationSociology Of ChildhoodChildren's CulturesGenderToyJokesEducação InfantilSociologia Da InfânciaCulturas InfantisGêneroBrinquedoBrincadeirasThis Research Investigates The Gender Relations In The Small Child From The "Friday: Toy Day", In A Public Institution Of Early Childhood Education In The Countryside Of São Paulo. It Seeks To Understand What Values And Norms About Femininities And Masculinities Have Been Imprinted In Toys, How Gender Meanings Have Been Constructed Among Young Children, And How The Institution Organizes This Educational Practice. Through An Ethnographic Research With Girls And Boys Aged 5 And 6, It Reveals Which Types Of Toys Children Have Taken From Home To The Educational Institution Of Early Childhood, Their Choices, Exchanges, And Negotiations, And How Girls And Boys Create Different Gender Meanings In Their Play. The Research Has A Theoretical Reference At The Studies On Toys From The Sociological Approach Of The Childhood, The Childhood Pedagogy, And Gender Studies. Considering The Brazilian Reality, Marked By The Emergence Of Gender Violence In Different Contexts Of Society, And By The Regression In The Field Of RightsEsta Pesquisa Investiga As Relações De Gênero Na Pequena Infância A Partir Da "Sexta-Feira: Dia Do Brinquedo", Em Uma Instituição De Educação Infantil Da Rede Pública Do Interior De São Paulo. Busca Compreender Quais Os Valores E Normas Sobre Feminilidades E Masculinidades Têm Sido Impressos Nos Brinquedos, Como Os Significados De Gênero Têm Sido Construídos Entre As Crianças Pequenas E Como A Instituição Organiza Esta Prática Educativa. Por Meio De Uma Pesquisa Etnográfica Com Meninas E Meninos De 5 E 6 Anos De Idade, Revela Quais Os Tipos De Brinquedos Que As Crianças Têm Levado De Casa Para A Instituição De Educação Infantil, Suas Escolhas, Trocas E Negociações, E Como Meninas E Meninos Criam Significados Diversos De Gênero Em Suas Brincadeiras. A Pesquisa Tem Como Referencial Teórico Os Estudos Sobre Brinquedos A Partir Da Abordagem Sociológica Da Infância, A Pedagogia Da Infância E Os Estudos De Gênero. Considerando A Realidade Brasileira Marcada Pela Emergência Da Violência De Gênero Em Diferentes ConteDados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2018)Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Finco, Daniela [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Santos, Paloma Oliveira [UNIFESP]2020-03-25T12:10:20Z2020-03-25T12:10:20Z2018-12-05info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion160 p.application/pdfhttps://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=70101722018-0612.pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52670ark:/48912/001300000d81cporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-02T17:43:08Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/52670Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-12-11T20:12:44.923737Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Brinquedos, Culturas Infantis E Diversidade De Gênero: Uma Análise Sobre A 'Sexta-Feira: Dia Do Brinquedo' Na Educação Infantil
title Brinquedos, Culturas Infantis E Diversidade De Gênero: Uma Análise Sobre A 'Sexta-Feira: Dia Do Brinquedo' Na Educação Infantil
spellingShingle Brinquedos, Culturas Infantis E Diversidade De Gênero: Uma Análise Sobre A 'Sexta-Feira: Dia Do Brinquedo' Na Educação Infantil
Santos, Paloma Oliveira [UNIFESP]
Early Childhood Education
Sociology Of Childhood
Children's Cultures
Gender
Toy
Jokes
Educação Infantil
Sociologia Da Infância
Culturas Infantis
Gênero
Brinquedo
Brincadeiras
title_short Brinquedos, Culturas Infantis E Diversidade De Gênero: Uma Análise Sobre A 'Sexta-Feira: Dia Do Brinquedo' Na Educação Infantil
title_full Brinquedos, Culturas Infantis E Diversidade De Gênero: Uma Análise Sobre A 'Sexta-Feira: Dia Do Brinquedo' Na Educação Infantil
title_fullStr Brinquedos, Culturas Infantis E Diversidade De Gênero: Uma Análise Sobre A 'Sexta-Feira: Dia Do Brinquedo' Na Educação Infantil
title_full_unstemmed Brinquedos, Culturas Infantis E Diversidade De Gênero: Uma Análise Sobre A 'Sexta-Feira: Dia Do Brinquedo' Na Educação Infantil
title_sort Brinquedos, Culturas Infantis E Diversidade De Gênero: Uma Análise Sobre A 'Sexta-Feira: Dia Do Brinquedo' Na Educação Infantil
author Santos, Paloma Oliveira [UNIFESP]
author_facet Santos, Paloma Oliveira [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Finco, Daniela [UNIFESP]
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Paloma Oliveira [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Early Childhood Education
Sociology Of Childhood
Children's Cultures
Gender
Toy
Jokes
Educação Infantil
Sociologia Da Infância
Culturas Infantis
Gênero
Brinquedo
Brincadeiras
topic Early Childhood Education
Sociology Of Childhood
Children's Cultures
Gender
Toy
Jokes
Educação Infantil
Sociologia Da Infância
Culturas Infantis
Gênero
Brinquedo
Brincadeiras
description This Research Investigates The Gender Relations In The Small Child From The "Friday: Toy Day", In A Public Institution Of Early Childhood Education In The Countryside Of São Paulo. It Seeks To Understand What Values And Norms About Femininities And Masculinities Have Been Imprinted In Toys, How Gender Meanings Have Been Constructed Among Young Children, And How The Institution Organizes This Educational Practice. Through An Ethnographic Research With Girls And Boys Aged 5 And 6, It Reveals Which Types Of Toys Children Have Taken From Home To The Educational Institution Of Early Childhood, Their Choices, Exchanges, And Negotiations, And How Girls And Boys Create Different Gender Meanings In Their Play. The Research Has A Theoretical Reference At The Studies On Toys From The Sociological Approach Of The Childhood, The Childhood Pedagogy, And Gender Studies. Considering The Brazilian Reality, Marked By The Emergence Of Gender Violence In Different Contexts Of Society, And By The Regression In The Field Of Rights
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-05
2020-03-25T12:10:20Z
2020-03-25T12:10:20Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7010172
2018-0612.pdf
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52670
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/48912/001300000d81c
url https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7010172
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52670
identifier_str_mv 2018-0612.pdf
ark:/48912/001300000d81c
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 160 p.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1818602448496885760