Exploração estética da concepção de timidez

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kodama, Mai [UNIFESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66138
Resumo: O presente trabalho é uma pesquisa sobre a timidez a partir de uma perspectiva estética, o Ma, a fim de desvendar entendimentos mais sensíveis sobre o assunto. Na escola, a timidez é normalmente tratada de forma extremamente negativa, relacionada a patologização e adestramento dos sujeitos que se entendem como tímidos. Por isso, a visão de educação sensível, que preza por um saber mais pleno e íntegro, representa uma importante alternativa a esta categorização. Assim, é no ramo da estética, de estudo da beleza, do sublime, da arte e sensibilidade geral do ser humano, que tal exploração se desenrola. Considerando o processo criativo pessoal reflito sobre a importância de compreender as emoções na formação humana tendo como princípio o respeito à singularidade e à diversidade. A abordagem do trabalho parte dos fundamentos da Arte-educação, em especial da Estética Oriental do “entre”, a ênfase não é na Psicologia, mas considera-se as contribuições de Henry Wallon e sua teoria do desenvolvimento humano.
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