Sala de leitura na rede municipal de São Paulo: reflexões sobre eventos e práticas de letramento com uma turma de 4º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Firmino, Estevão Marcos Armada [UNIFESP]
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39245
Resumo: O objetivo principal desta pesquisa é investigar os eventos e práticas de letramento que ocorreram durante as aulas de Sala de Leitura, com alunos de uma turma de 4° ano do ensino fundamental I, da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Num primeiro momento, procuramos apresentar o referencial teórico da pesquisa que foi construído com base em um quadro epistemológico transdisciplinar, que buscou efetivar o diálogo entre Estudos sobre Letramento, pesquisas sobre interação em sala de aula e autores do campo sociológico. Posteriormente, contextualizamos a Sala de Leitura e fizemos a análise de parte do trabalho prescrito para esse espaço, por meio do exame do Caderno Orientador ‘Leitura ao pé da Letra’, com fins de se compreender as escolhas didáticas do Professor Orientador de Sala de Leitura. Em seguida, descrevemos, analisamos e interpretamos algumas práticas de letramento ocorridas no contexto situado de pesquisa, a partir de um mapeamento da dinâmica discursiva das aulas com o 4° ano, que evidenciou a ocorrência de eventos de letramento criados pelo Professor Orientador de Leitura e eventos criados pelos alunos. A pesquisa, de cunho qualitativo e interpretativa, empregou a abordagem etnográfica no acompanhamento das aulas transcorridas durante o ano letivo, e dessa forma, foram utilizados um diário de pesquisa, fotografias e gravações em áudio das aulas. A análise desses dados foi feita através de mapas de eventos das aulas e seleção de episódios ocorridos durante as interações nas aulas. Nossos resultados indicam que os eventos de letramento observáveis nesta Sala de Leitura estavam relacionados majoritariamente a práticas de letramento de leitura literária escolarizada, adotadas pelo Professor e práticas de letramento de leituras voluntárias empregadas por alguns alunos e alunas do 4° ano. Esses resultados revelam a necessidade de uma compreensão ampliada das práticas de leitura voluntárias dos alunos que se engajam em leituras de não ficção e a necessidade de discussão referente a hibridização de práticas escolares com as não-escolares na Sala de Leitura.
id UFSP_f5471230ef12c3e133a6957eedab880e
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/39245
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Sala de leitura na rede municipal de São Paulo: reflexões sobre eventos e práticas de letramento com uma turma de 4º anoSala de leituraLeituraEventos de letramentoPráticas de letramentoReading roomReadingEvents of literacyPractices of literacyO objetivo principal desta pesquisa é investigar os eventos e práticas de letramento que ocorreram durante as aulas de Sala de Leitura, com alunos de uma turma de 4° ano do ensino fundamental I, da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Num primeiro momento, procuramos apresentar o referencial teórico da pesquisa que foi construído com base em um quadro epistemológico transdisciplinar, que buscou efetivar o diálogo entre Estudos sobre Letramento, pesquisas sobre interação em sala de aula e autores do campo sociológico. Posteriormente, contextualizamos a Sala de Leitura e fizemos a análise de parte do trabalho prescrito para esse espaço, por meio do exame do Caderno Orientador ‘Leitura ao pé da Letra’, com fins de se compreender as escolhas didáticas do Professor Orientador de Sala de Leitura. Em seguida, descrevemos, analisamos e interpretamos algumas práticas de letramento ocorridas no contexto situado de pesquisa, a partir de um mapeamento da dinâmica discursiva das aulas com o 4° ano, que evidenciou a ocorrência de eventos de letramento criados pelo Professor Orientador de Leitura e eventos criados pelos alunos. A pesquisa, de cunho qualitativo e interpretativa, empregou a abordagem etnográfica no acompanhamento das aulas transcorridas durante o ano letivo, e dessa forma, foram utilizados um diário de pesquisa, fotografias e gravações em áudio das aulas. A análise desses dados foi feita através de mapas de eventos das aulas e seleção de episódios ocorridos durante as interações nas aulas. Nossos resultados indicam que os eventos de letramento observáveis nesta Sala de Leitura estavam relacionados majoritariamente a práticas de letramento de leitura literária escolarizada, adotadas pelo Professor e práticas de letramento de leituras voluntárias empregadas por alguns alunos e alunas do 4° ano. Esses resultados revelam a necessidade de uma compreensão ampliada das práticas de leitura voluntárias dos alunos que se engajam em leituras de não ficção e a necessidade de discussão referente a hibridização de práticas escolares com as não-escolares na Sala de Leitura.The main objective of this research is to investigate the events and literacy practices that occurred during the Reading Room classes with students from a group of 4th year of elementary school, from a public school in the city of São Paulo. At first, we presented the theoretical background of the research that was based on a transdisciplinary epistemological framework that sought to accomplish the dialogue among studies on literacy, researches on interaction in the classroom and authors of the sociological field. Later, we put the Reading Room into context and analyzed of the work prescribed for that space, through the exam of Guiding Book 'Literal Reading', in order to understand the educational choices of the Reading Room’s supervisor. We then described, analyzed and interpreted some literacy practices that occurred in the research context, based on a mapping of the dynamics classes with the 4th grade students, which showed the occurrence of literacy events created by Reading Teacher Supervisor and events created by the students. This qualitative and interpretative research used the ethnographic approach in classes during the school year and thus a research journal, photographs and audio recordings of the classes were used. The analysis of data was performed through maps of events related to classes and selection of episodes occurring during the interaction in class. Our results indicate that literacy events observed in this Reading Room were mainly related to practices of literacy educated literary reading adopted by the teacher and literacy practices of voluntary readings by some 4th grade students. These results reveal the need for a broad understanding of voluntary reading practices of students who engage in non-fiction readings, as well as the need for a discussion on the hybridization of the school with the non-school practices in the Reading Room.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Bunzen Júnior, Clecio dos Santos [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Firmino, Estevão Marcos Armada [UNIFESP]2016-06-21T12:25:37Z2016-06-21T12:25:37Z2015-09info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion208 f.application/pdfFIRMINO, Estevão Marcos Armada. Sala de leitura na rede municipal de São Paulo: reflexões sobre eventos e práticas de letramento com uma turma de 4° ano. 2015. 208 f. Dissertação (Mestrado em Curso) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2015.Publico-39245.pdfhttp://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39245porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-09T09:53:39Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/39245Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-09T09:53:39Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sala de leitura na rede municipal de São Paulo: reflexões sobre eventos e práticas de letramento com uma turma de 4º ano
title Sala de leitura na rede municipal de São Paulo: reflexões sobre eventos e práticas de letramento com uma turma de 4º ano
spellingShingle Sala de leitura na rede municipal de São Paulo: reflexões sobre eventos e práticas de letramento com uma turma de 4º ano
Firmino, Estevão Marcos Armada [UNIFESP]
Sala de leitura
Leitura
Eventos de letramento
Práticas de letramento
Reading room
Reading
Events of literacy
Practices of literacy
title_short Sala de leitura na rede municipal de São Paulo: reflexões sobre eventos e práticas de letramento com uma turma de 4º ano
title_full Sala de leitura na rede municipal de São Paulo: reflexões sobre eventos e práticas de letramento com uma turma de 4º ano
title_fullStr Sala de leitura na rede municipal de São Paulo: reflexões sobre eventos e práticas de letramento com uma turma de 4º ano
title_full_unstemmed Sala de leitura na rede municipal de São Paulo: reflexões sobre eventos e práticas de letramento com uma turma de 4º ano
title_sort Sala de leitura na rede municipal de São Paulo: reflexões sobre eventos e práticas de letramento com uma turma de 4º ano
author Firmino, Estevão Marcos Armada [UNIFESP]
author_facet Firmino, Estevão Marcos Armada [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bunzen Júnior, Clecio dos Santos [UNIFESP]
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Firmino, Estevão Marcos Armada [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Sala de leitura
Leitura
Eventos de letramento
Práticas de letramento
Reading room
Reading
Events of literacy
Practices of literacy
topic Sala de leitura
Leitura
Eventos de letramento
Práticas de letramento
Reading room
Reading
Events of literacy
Practices of literacy
description O objetivo principal desta pesquisa é investigar os eventos e práticas de letramento que ocorreram durante as aulas de Sala de Leitura, com alunos de uma turma de 4° ano do ensino fundamental I, da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Num primeiro momento, procuramos apresentar o referencial teórico da pesquisa que foi construído com base em um quadro epistemológico transdisciplinar, que buscou efetivar o diálogo entre Estudos sobre Letramento, pesquisas sobre interação em sala de aula e autores do campo sociológico. Posteriormente, contextualizamos a Sala de Leitura e fizemos a análise de parte do trabalho prescrito para esse espaço, por meio do exame do Caderno Orientador ‘Leitura ao pé da Letra’, com fins de se compreender as escolhas didáticas do Professor Orientador de Sala de Leitura. Em seguida, descrevemos, analisamos e interpretamos algumas práticas de letramento ocorridas no contexto situado de pesquisa, a partir de um mapeamento da dinâmica discursiva das aulas com o 4° ano, que evidenciou a ocorrência de eventos de letramento criados pelo Professor Orientador de Leitura e eventos criados pelos alunos. A pesquisa, de cunho qualitativo e interpretativa, empregou a abordagem etnográfica no acompanhamento das aulas transcorridas durante o ano letivo, e dessa forma, foram utilizados um diário de pesquisa, fotografias e gravações em áudio das aulas. A análise desses dados foi feita através de mapas de eventos das aulas e seleção de episódios ocorridos durante as interações nas aulas. Nossos resultados indicam que os eventos de letramento observáveis nesta Sala de Leitura estavam relacionados majoritariamente a práticas de letramento de leitura literária escolarizada, adotadas pelo Professor e práticas de letramento de leituras voluntárias empregadas por alguns alunos e alunas do 4° ano. Esses resultados revelam a necessidade de uma compreensão ampliada das práticas de leitura voluntárias dos alunos que se engajam em leituras de não ficção e a necessidade de discussão referente a hibridização de práticas escolares com as não-escolares na Sala de Leitura.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09
2016-06-21T12:25:37Z
2016-06-21T12:25:37Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FIRMINO, Estevão Marcos Armada. Sala de leitura na rede municipal de São Paulo: reflexões sobre eventos e práticas de letramento com uma turma de 4° ano. 2015. 208 f. Dissertação (Mestrado em Curso) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2015.
Publico-39245.pdf
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39245
identifier_str_mv FIRMINO, Estevão Marcos Armada. Sala de leitura na rede municipal de São Paulo: reflexões sobre eventos e práticas de letramento com uma turma de 4° ano. 2015. 208 f. Dissertação (Mestrado em Curso) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2015.
Publico-39245.pdf
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 208 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268340036698112