[pt] SALAS DE LEITURA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEDA MARIA DA FONSECA
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5123&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5123&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5123
Resumo: [pt] Este estudo enfoca o programa Salas de Leitura da rede municipal do Rio de Janeiro. Seu principal objetivo é analisar as atividades realizadas nesses espaços, particularmente, as práticas instituídas com o texto literário. Para contextualizar historicamente as Salas de Leitura, analisei os documentos oficiais que regulamentam o programa desde a sua implantação. Desta forma, verifiquei que as Salas de Leitura deixaram de ser espaços privilegiados de práticas leitoras de textos literários, como eram em sua origem, para se tornarem espaços multimidiáticos. Além da análise documental, observei duas Salas de Leitura e realizei entrevistas com professores e alunos dessas escolas. Analisando o campo, pude perceber que coexistem diferentes concepções e expectativas em relação ao programa. Situo esta pesquisa numa perspectiva sócio-histórica, em que as idéias de Mikhail Bakhtin são importantes referenciais.
id PUC_RIO-1_c34984fe44f2dd5997df5e9e49249132
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:5123
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] SALAS DE LEITURA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS[en] THE READING CLASSES EXPERIENCE: CONCEPTIONS AND PRACTICES[pt] LEITURA[pt] LETRAMENTO LITERARIO[pt] DISCURSOS SOBRE LEITURA[pt] SALAS DE LEITURA[en] READING[en] LITERARY LITERACY[en] DISCOURSE ABOUT READING[en] READING CLASSES[pt] Este estudo enfoca o programa Salas de Leitura da rede municipal do Rio de Janeiro. Seu principal objetivo é analisar as atividades realizadas nesses espaços, particularmente, as práticas instituídas com o texto literário. Para contextualizar historicamente as Salas de Leitura, analisei os documentos oficiais que regulamentam o programa desde a sua implantação. Desta forma, verifiquei que as Salas de Leitura deixaram de ser espaços privilegiados de práticas leitoras de textos literários, como eram em sua origem, para se tornarem espaços multimidiáticos. Além da análise documental, observei duas Salas de Leitura e realizei entrevistas com professores e alunos dessas escolas. Analisando o campo, pude perceber que coexistem diferentes concepções e expectativas em relação ao programa. Situo esta pesquisa numa perspectiva sócio-histórica, em que as idéias de Mikhail Bakhtin são importantes referenciais.[en] This study focus The Reading Class experience of the public schools in Rio de Janeiro city. Its main objective is to analyze the activities that take held in those schools, chiefly, the practices instituted with the literary text. In order to sign the historical context of the reading classes I have analyzed the official documents that regularize the program since its implementation. So I have verified that the reading classes would not be anymore privileged spaces for the reading practices of literary texts, as they were in the origin, to be nowadays multimedia spaces. Besides the documental analyses, I have observed two reading classes and I have made a lot of interviews with teachers and students of those schools. With the field research, I could verify that there are different conceptions and expectations concern the program. I understand this kind of search under a socio-historical perspective, where Mikhail Bakhtin's ideas are important statements.MAXWELLSONIA KRAMERLEDA MARIA DA FONSECA2004-07-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5123&idi=1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5123&idi=2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5123porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-31T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:5123Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-05-31T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] SALAS DE LEITURA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS
[en] THE READING CLASSES EXPERIENCE: CONCEPTIONS AND PRACTICES
title [pt] SALAS DE LEITURA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS
spellingShingle [pt] SALAS DE LEITURA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS
LEDA MARIA DA FONSECA
[pt] LEITURA
[pt] LETRAMENTO LITERARIO
[pt] DISCURSOS SOBRE LEITURA
[pt] SALAS DE LEITURA
[en] READING
[en] LITERARY LITERACY
[en] DISCOURSE ABOUT READING
[en] READING CLASSES
title_short [pt] SALAS DE LEITURA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS
title_full [pt] SALAS DE LEITURA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS
title_fullStr [pt] SALAS DE LEITURA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS
title_full_unstemmed [pt] SALAS DE LEITURA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS
title_sort [pt] SALAS DE LEITURA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS
author LEDA MARIA DA FONSECA
author_facet LEDA MARIA DA FONSECA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SONIA KRAMER
dc.contributor.author.fl_str_mv LEDA MARIA DA FONSECA
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] LEITURA
[pt] LETRAMENTO LITERARIO
[pt] DISCURSOS SOBRE LEITURA
[pt] SALAS DE LEITURA
[en] READING
[en] LITERARY LITERACY
[en] DISCOURSE ABOUT READING
[en] READING CLASSES
topic [pt] LEITURA
[pt] LETRAMENTO LITERARIO
[pt] DISCURSOS SOBRE LEITURA
[pt] SALAS DE LEITURA
[en] READING
[en] LITERARY LITERACY
[en] DISCOURSE ABOUT READING
[en] READING CLASSES
description [pt] Este estudo enfoca o programa Salas de Leitura da rede municipal do Rio de Janeiro. Seu principal objetivo é analisar as atividades realizadas nesses espaços, particularmente, as práticas instituídas com o texto literário. Para contextualizar historicamente as Salas de Leitura, analisei os documentos oficiais que regulamentam o programa desde a sua implantação. Desta forma, verifiquei que as Salas de Leitura deixaram de ser espaços privilegiados de práticas leitoras de textos literários, como eram em sua origem, para se tornarem espaços multimidiáticos. Além da análise documental, observei duas Salas de Leitura e realizei entrevistas com professores e alunos dessas escolas. Analisando o campo, pude perceber que coexistem diferentes concepções e expectativas em relação ao programa. Situo esta pesquisa numa perspectiva sócio-histórica, em que as idéias de Mikhail Bakhtin são importantes referenciais.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-07-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5123&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5123&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5123
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5123&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5123&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1821790097505255424