[pt] SALAS DE LEITURA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5123&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5123&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5123 |
Resumo: | [pt] Este estudo enfoca o programa Salas de Leitura da rede municipal do Rio de Janeiro. Seu principal objetivo é analisar as atividades realizadas nesses espaços, particularmente, as práticas instituídas com o texto literário. Para contextualizar historicamente as Salas de Leitura, analisei os documentos oficiais que regulamentam o programa desde a sua implantação. Desta forma, verifiquei que as Salas de Leitura deixaram de ser espaços privilegiados de práticas leitoras de textos literários, como eram em sua origem, para se tornarem espaços multimidiáticos. Além da análise documental, observei duas Salas de Leitura e realizei entrevistas com professores e alunos dessas escolas. Analisando o campo, pude perceber que coexistem diferentes concepções e expectativas em relação ao programa. Situo esta pesquisa numa perspectiva sócio-histórica, em que as idéias de Mikhail Bakhtin são importantes referenciais. |
id |
PUC_RIO-1_c34984fe44f2dd5997df5e9e49249132 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:5123 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[pt] SALAS DE LEITURA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS[en] THE READING CLASSES EXPERIENCE: CONCEPTIONS AND PRACTICES[pt] LEITURA[pt] LETRAMENTO LITERARIO[pt] DISCURSOS SOBRE LEITURA[pt] SALAS DE LEITURA[en] READING[en] LITERARY LITERACY[en] DISCOURSE ABOUT READING[en] READING CLASSES[pt] Este estudo enfoca o programa Salas de Leitura da rede municipal do Rio de Janeiro. Seu principal objetivo é analisar as atividades realizadas nesses espaços, particularmente, as práticas instituídas com o texto literário. Para contextualizar historicamente as Salas de Leitura, analisei os documentos oficiais que regulamentam o programa desde a sua implantação. Desta forma, verifiquei que as Salas de Leitura deixaram de ser espaços privilegiados de práticas leitoras de textos literários, como eram em sua origem, para se tornarem espaços multimidiáticos. Além da análise documental, observei duas Salas de Leitura e realizei entrevistas com professores e alunos dessas escolas. Analisando o campo, pude perceber que coexistem diferentes concepções e expectativas em relação ao programa. Situo esta pesquisa numa perspectiva sócio-histórica, em que as idéias de Mikhail Bakhtin são importantes referenciais.[en] This study focus The Reading Class experience of the public schools in Rio de Janeiro city. Its main objective is to analyze the activities that take held in those schools, chiefly, the practices instituted with the literary text. In order to sign the historical context of the reading classes I have analyzed the official documents that regularize the program since its implementation. So I have verified that the reading classes would not be anymore privileged spaces for the reading practices of literary texts, as they were in the origin, to be nowadays multimedia spaces. Besides the documental analyses, I have observed two reading classes and I have made a lot of interviews with teachers and students of those schools. With the field research, I could verify that there are different conceptions and expectations concern the program. I understand this kind of search under a socio-historical perspective, where Mikhail Bakhtin's ideas are important statements.MAXWELLSONIA KRAMERLEDA MARIA DA FONSECA2004-07-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5123&idi=1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5123&idi=2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5123porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-31T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:5123Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-05-31T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[pt] SALAS DE LEITURA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS [en] THE READING CLASSES EXPERIENCE: CONCEPTIONS AND PRACTICES |
title |
[pt] SALAS DE LEITURA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS |
spellingShingle |
[pt] SALAS DE LEITURA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS LEDA MARIA DA FONSECA [pt] LEITURA [pt] LETRAMENTO LITERARIO [pt] DISCURSOS SOBRE LEITURA [pt] SALAS DE LEITURA [en] READING [en] LITERARY LITERACY [en] DISCOURSE ABOUT READING [en] READING CLASSES |
title_short |
[pt] SALAS DE LEITURA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS |
title_full |
[pt] SALAS DE LEITURA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS |
title_fullStr |
[pt] SALAS DE LEITURA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS |
title_full_unstemmed |
[pt] SALAS DE LEITURA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS |
title_sort |
[pt] SALAS DE LEITURA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS |
author |
LEDA MARIA DA FONSECA |
author_facet |
LEDA MARIA DA FONSECA |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SONIA KRAMER |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LEDA MARIA DA FONSECA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] LEITURA [pt] LETRAMENTO LITERARIO [pt] DISCURSOS SOBRE LEITURA [pt] SALAS DE LEITURA [en] READING [en] LITERARY LITERACY [en] DISCOURSE ABOUT READING [en] READING CLASSES |
topic |
[pt] LEITURA [pt] LETRAMENTO LITERARIO [pt] DISCURSOS SOBRE LEITURA [pt] SALAS DE LEITURA [en] READING [en] LITERARY LITERACY [en] DISCOURSE ABOUT READING [en] READING CLASSES |
description |
[pt] Este estudo enfoca o programa Salas de Leitura da rede municipal do Rio de Janeiro. Seu principal objetivo é analisar as atividades realizadas nesses espaços, particularmente, as práticas instituídas com o texto literário. Para contextualizar historicamente as Salas de Leitura, analisei os documentos oficiais que regulamentam o programa desde a sua implantação. Desta forma, verifiquei que as Salas de Leitura deixaram de ser espaços privilegiados de práticas leitoras de textos literários, como eram em sua origem, para se tornarem espaços multimidiáticos. Além da análise documental, observei duas Salas de Leitura e realizei entrevistas com professores e alunos dessas escolas. Analisando o campo, pude perceber que coexistem diferentes concepções e expectativas em relação ao programa. Situo esta pesquisa numa perspectiva sócio-histórica, em que as idéias de Mikhail Bakhtin são importantes referenciais. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-07-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5123&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5123&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5123 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5123&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5123&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5123 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1821790097505255424 |