Crianças disléxicas e a relação com a função vestibular e equilíbrio corporal: revisão de escopo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Larissa [UNIFESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60125
Resumo: Introdução: Sintomas associados à dislexia de desenvolvimento, como problemas de estabilidade postural, equilíbrio e orientação espacial, e de movimentos oculares, podem ser indicativos de disfunção vestibular. Objetivo: Mapear a literatura sobre a função vestibular e o equilíbrio corporal de crianças com dislexia. Métodos: Este estudo teve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo/Hospital São Paulo (CEP No9186010920). Foi realizada uma revisão de escopo seguindo uma estrutura metodológica estabelecida. Este método visa mapear os principais conceitos e identificar lacunas do conhecimento, e obter a significância e a adequação da prática dos cuidados de saúde. Com base nestas perspectivas, estabeleceu-se a pergunta norteadora: “Crianças com dislexia apresentam problemas relacionados à função vestibular e ao equilíbrio corporal?”. Foram realizadas buscas nas bases de dados: PubMed, EMBASE, LILACS, Web of Science, SCOPUS e ERIC. Foram incluídos estudos com crianças e adolescentes, independente de gênero, nível socioeconomicocultural e etnia, com dislexia. Foram elegíveis ensaios clínicos controlados randomizados, não randomizados, estudos de coorte, séries de casos, estudos de caso, artigos epidemiológicos e fontes que relatam opiniões pessoais e de especialistas. Foram incluídos artigos de todos os países, desde que escritos nos idiomas português, inglês e espanhol. Resultados: Dos 1287 estudos encontrados, 115 foram selecionados para leitura na íntegra. Destes, 33 atenderam os critérios de inclusão. Os artigos revisados foram publicados de 1983 a 2020. Os estudos selecionados sobre a temática são de âmbito nacional e internacional e de abordagens quantitativa, qualitativa ou quali-quantitativa. Os objetos dos estudos foram semelhantes, uma vez que a maioria retrata a presença de problemas relacionados à função vestibular e equilíbrio corporal em crianças disléxicas. Os resultados desta revisão mostram que a maior parte das pesquisas clínicas comprovam que as crianças disléxicas têm pior desempenho em relação às crianças neurotípicas, nas tarefas de movimentos oculares, percepção de verticalidade e equilíbrio corporal, tanto em tarefas estáticas quanto dinâmicas. Conclusão: A complexidade do tema evidencia a necessidade de implantação da avaliação otoneurológica em crianças com distúrbios de aprendizagem como prática clínica, além de maiores pesquisas sobre a influência direta dos movimentos oculares e a aplicabilidade da reabilitação vestibular em crianças disléxicas.
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spelling Crianças disléxicas e a relação com a função vestibular e equilíbrio corporal: revisão de escopoDyslexic children and the relationship with vestibular function and body balance: scope reviewEquilíbrio posturalVestíbulo do labirintoDislexiaCriançaPostural balanceVestibuleLabyrinthDyslexiaChildIntrodução: Sintomas associados à dislexia de desenvolvimento, como problemas de estabilidade postural, equilíbrio e orientação espacial, e de movimentos oculares, podem ser indicativos de disfunção vestibular. Objetivo: Mapear a literatura sobre a função vestibular e o equilíbrio corporal de crianças com dislexia. Métodos: Este estudo teve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo/Hospital São Paulo (CEP No9186010920). Foi realizada uma revisão de escopo seguindo uma estrutura metodológica estabelecida. Este método visa mapear os principais conceitos e identificar lacunas do conhecimento, e obter a significância e a adequação da prática dos cuidados de saúde. Com base nestas perspectivas, estabeleceu-se a pergunta norteadora: “Crianças com dislexia apresentam problemas relacionados à função vestibular e ao equilíbrio corporal?”. Foram realizadas buscas nas bases de dados: PubMed, EMBASE, LILACS, Web of Science, SCOPUS e ERIC. Foram incluídos estudos com crianças e adolescentes, independente de gênero, nível socioeconomicocultural e etnia, com dislexia. Foram elegíveis ensaios clínicos controlados randomizados, não randomizados, estudos de coorte, séries de casos, estudos de caso, artigos epidemiológicos e fontes que relatam opiniões pessoais e de especialistas. Foram incluídos artigos de todos os países, desde que escritos nos idiomas português, inglês e espanhol. Resultados: Dos 1287 estudos encontrados, 115 foram selecionados para leitura na íntegra. Destes, 33 atenderam os critérios de inclusão. Os artigos revisados foram publicados de 1983 a 2020. Os estudos selecionados sobre a temática são de âmbito nacional e internacional e de abordagens quantitativa, qualitativa ou quali-quantitativa. Os objetos dos estudos foram semelhantes, uma vez que a maioria retrata a presença de problemas relacionados à função vestibular e equilíbrio corporal em crianças disléxicas. Os resultados desta revisão mostram que a maior parte das pesquisas clínicas comprovam que as crianças disléxicas têm pior desempenho em relação às crianças neurotípicas, nas tarefas de movimentos oculares, percepção de verticalidade e equilíbrio corporal, tanto em tarefas estáticas quanto dinâmicas. Conclusão: A complexidade do tema evidencia a necessidade de implantação da avaliação otoneurológica em crianças com distúrbios de aprendizagem como prática clínica, além de maiores pesquisas sobre a influência direta dos movimentos oculares e a aplicabilidade da reabilitação vestibular em crianças disléxicas.Introduction: Symptoms associated with developmental dyslexia, such as problems with postural stability, balance and spatial orientation, and eye movements, may be indicative of vestibular dysfunction. Objective: To map the literature on vestibular function and body balance in children with dyslexia. Methods: This study was approved by the Ethics Committee of the Universidade Federal de São Paulo/ Hospital São Paulo (CEP No 9186010920). A scope review was carried out following an established methodological structure. This method aims to map the main concepts and identify gaps in knowledge and obtain the significance and adequacy of health care practice. Based on these perspectives, the guiding question was established: “Do children with dyslexia have problems related to vestibular function and body balance?”. Searches were performed in the databases: PubMed, EMBASE, LILACS, Web of Science, SCOPUS and ERIC. Studies with children and adolescents, regardless of gender, socioeconomic and cultural level, and ethnicity, with dyslexia were included. Randomized, non-randomized controlled clinical trials, cohort studies, case series, case studies, epidemiological articles and sources reporting personal and expert opinions were eligible. Articles from all countries were included, provided they were written in Portuguese, English and Spanish. Results: 1287 studies were found, 115 were selected for full reading. Of these, 33 met the inclusion criteria. The revised articles were published from 1983 to 2020. The selected studies on the theme are of national and international scope and of quantitative, qualitative or quali-quantitative approaches. The objects of the studies were similar, since most portray the presence of problems related to vestibular function and body balance in dyslexic children. The results of this review show that most clinical research shows that dyslexic children perform worse than neurotypical children, in the tasks of eye movements, perception of verticality and body balance, both in static and dynamic tasks. Conclusion: The complexity of the theme highlights the need to implement otoneurological assessment in children with learning disorders as a clinical practice, in addition to further research on the direct influence of eye movements and the applicability of vestibular rehabilitation in dyslexic children.Universidade Federal de São PauloBranco-Barreiro, Fátima Cristina Alves [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/5151016741471311http://lattes.cnpq.br/8370379127948376Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Farias, Larissa [UNIFESP]2021-02-09T13:18:19Z2021-02-09T13:18:19Z2020-12-11info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion45 p.application/pdfFARIAS, L. Crianças disléxicas e a relação com a função vestibular e equilíbrio corporal: revisão de escopo. São Paulo, 2021. 45 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP. São Paulo, 2021.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60125porSão Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-01T18:31:49Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/60125Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-01T18:31:49Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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