Relato de experiência: brinquedoteca universitária como espaço de socialização e aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/71759 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo compartilhar minha experiência pessoal como monitora voluntária na Brinquedoteca Universitária da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, campus Guarulhos, e realizar uma análise crítica e reflexiva sobre a importância desses ambientes na formação acadêmica de futuras professoras, o papel desse espaço na promoção do brincar e da ludicidade e as experiências e mediações vivenciadas através das crianças dentro da Brinquedoteca. Por meio de observações participantes e análise bibliográfica, pretende-se contribuir para o avanço do conhecimento sobre a importância dos laboratórios brinquedistas e seu impacto na formação acadêmica e no desenvolvimento pessoal dos estudantes. Para a realização deste trabalho, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, baseada na análise de livros, artigos e sites, além de consultas a grandes autores que discutem este tema. Este trabalho está estruturado em três seções. Na introdução apresento uma sinóptica abordagem sobre a formação das brinquedotecas pelo mundo e no Brasil, a contextualização do tema, justificando a relevância da pesquisa, delineando os objetivos e descrevendo a metodologia adotada. A primeira seção aborda o delineamento do quadro teórico, a revisão bibliográfica sobre a Brinquedoteca Universitária, a importância do brincar para o desenvolvimento infantil e adultos, além de discutir a respeito da brinquedoteca como espaço de socialização e aprendizagem. A segunda seção apresenta a descrição de minhas experimentações na Brinquedoteca Universitária da UNIFESP, com ênfase para a presença das crianças utilizando o espaço, visando uma reflexão sobre as escolhas e interesses delas e uma pequena reflexão sobre a questão de gênero presente nas brincadeiras infantil, mencionando a importância da mediação das brinquedistas em auxiliar no rompimento de barreiras. Por fim, a terceira seção, apresenta as ações por mim desempenhadas como monitora para a organização, manutenção e funcionamento, além das reflexões sobre o que se aprende dentro de uma Brinquedoteca Universitária. |
id |
UFSP_f7b04ed0c4880a3de1646d293c1f9c88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/71759 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Relato de experiência: brinquedoteca universitária como espaço de socialização e aprendizagemBrinquedoteca UniversitáriaBrincarExperiênciasUNIFESPEste trabalho tem como objetivo compartilhar minha experiência pessoal como monitora voluntária na Brinquedoteca Universitária da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, campus Guarulhos, e realizar uma análise crítica e reflexiva sobre a importância desses ambientes na formação acadêmica de futuras professoras, o papel desse espaço na promoção do brincar e da ludicidade e as experiências e mediações vivenciadas através das crianças dentro da Brinquedoteca. Por meio de observações participantes e análise bibliográfica, pretende-se contribuir para o avanço do conhecimento sobre a importância dos laboratórios brinquedistas e seu impacto na formação acadêmica e no desenvolvimento pessoal dos estudantes. Para a realização deste trabalho, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, baseada na análise de livros, artigos e sites, além de consultas a grandes autores que discutem este tema. Este trabalho está estruturado em três seções. Na introdução apresento uma sinóptica abordagem sobre a formação das brinquedotecas pelo mundo e no Brasil, a contextualização do tema, justificando a relevância da pesquisa, delineando os objetivos e descrevendo a metodologia adotada. A primeira seção aborda o delineamento do quadro teórico, a revisão bibliográfica sobre a Brinquedoteca Universitária, a importância do brincar para o desenvolvimento infantil e adultos, além de discutir a respeito da brinquedoteca como espaço de socialização e aprendizagem. A segunda seção apresenta a descrição de minhas experimentações na Brinquedoteca Universitária da UNIFESP, com ênfase para a presença das crianças utilizando o espaço, visando uma reflexão sobre as escolhas e interesses delas e uma pequena reflexão sobre a questão de gênero presente nas brincadeiras infantil, mencionando a importância da mediação das brinquedistas em auxiliar no rompimento de barreiras. Por fim, a terceira seção, apresenta as ações por mim desempenhadas como monitora para a organização, manutenção e funcionamento, além das reflexões sobre o que se aprende dentro de uma Brinquedoteca Universitária.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloPanizzolo, ClaudiaDias, Ana Raquel CostaFelipe, Adilson Edneihttp://lattes.cnpq.br/8902645603057041http://lattes.cnpq.br/1630820741469889http://lattes.cnpq.br/7842950333039932https://lattes.cnpq.br/7191129929411749Souza, Fernanda De Jesus Baltieri[UNIFESP]2024-09-10T17:34:30Z2024-09-10T17:34:30Z2024-08-30info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion39 f.application/pdfapplication/pdfapplication/pdfSouza, Fernanda de Jesus Baltieri. Relato de experiência: Brinquedoteca Universitária como espaço de socialização e aprendizagem. Guarulhos: repositório UNIFESP, 2024.P2024.https://hdl.handle.net/11600/71759porUniversidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCHinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-09-11T16:38:36Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/71759Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-09-11T16:38:36Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relato de experiência: brinquedoteca universitária como espaço de socialização e aprendizagem |
title |
Relato de experiência: brinquedoteca universitária como espaço de socialização e aprendizagem |
spellingShingle |
Relato de experiência: brinquedoteca universitária como espaço de socialização e aprendizagem Souza, Fernanda De Jesus Baltieri[UNIFESP] Brinquedoteca Universitária Brincar Experiências UNIFESP |
title_short |
Relato de experiência: brinquedoteca universitária como espaço de socialização e aprendizagem |
title_full |
Relato de experiência: brinquedoteca universitária como espaço de socialização e aprendizagem |
title_fullStr |
Relato de experiência: brinquedoteca universitária como espaço de socialização e aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Relato de experiência: brinquedoteca universitária como espaço de socialização e aprendizagem |
title_sort |
Relato de experiência: brinquedoteca universitária como espaço de socialização e aprendizagem |
author |
Souza, Fernanda De Jesus Baltieri[UNIFESP] |
author_facet |
Souza, Fernanda De Jesus Baltieri[UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Panizzolo, Claudia Dias, Ana Raquel Costa Felipe, Adilson Ednei http://lattes.cnpq.br/8902645603057041 http://lattes.cnpq.br/1630820741469889 http://lattes.cnpq.br/7842950333039932 https://lattes.cnpq.br/7191129929411749 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Fernanda De Jesus Baltieri[UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brinquedoteca Universitária Brincar Experiências UNIFESP |
topic |
Brinquedoteca Universitária Brincar Experiências UNIFESP |
description |
Este trabalho tem como objetivo compartilhar minha experiência pessoal como monitora voluntária na Brinquedoteca Universitária da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, campus Guarulhos, e realizar uma análise crítica e reflexiva sobre a importância desses ambientes na formação acadêmica de futuras professoras, o papel desse espaço na promoção do brincar e da ludicidade e as experiências e mediações vivenciadas através das crianças dentro da Brinquedoteca. Por meio de observações participantes e análise bibliográfica, pretende-se contribuir para o avanço do conhecimento sobre a importância dos laboratórios brinquedistas e seu impacto na formação acadêmica e no desenvolvimento pessoal dos estudantes. Para a realização deste trabalho, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, baseada na análise de livros, artigos e sites, além de consultas a grandes autores que discutem este tema. Este trabalho está estruturado em três seções. Na introdução apresento uma sinóptica abordagem sobre a formação das brinquedotecas pelo mundo e no Brasil, a contextualização do tema, justificando a relevância da pesquisa, delineando os objetivos e descrevendo a metodologia adotada. A primeira seção aborda o delineamento do quadro teórico, a revisão bibliográfica sobre a Brinquedoteca Universitária, a importância do brincar para o desenvolvimento infantil e adultos, além de discutir a respeito da brinquedoteca como espaço de socialização e aprendizagem. A segunda seção apresenta a descrição de minhas experimentações na Brinquedoteca Universitária da UNIFESP, com ênfase para a presença das crianças utilizando o espaço, visando uma reflexão sobre as escolhas e interesses delas e uma pequena reflexão sobre a questão de gênero presente nas brincadeiras infantil, mencionando a importância da mediação das brinquedistas em auxiliar no rompimento de barreiras. Por fim, a terceira seção, apresenta as ações por mim desempenhadas como monitora para a organização, manutenção e funcionamento, além das reflexões sobre o que se aprende dentro de uma Brinquedoteca Universitária. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-09-10T17:34:30Z 2024-09-10T17:34:30Z 2024-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Souza, Fernanda de Jesus Baltieri. Relato de experiência: Brinquedoteca Universitária como espaço de socialização e aprendizagem. Guarulhos: repositório UNIFESP, 2024.P2024. https://hdl.handle.net/11600/71759 |
identifier_str_mv |
Souza, Fernanda de Jesus Baltieri. Relato de experiência: Brinquedoteca Universitária como espaço de socialização e aprendizagem. Guarulhos: repositório UNIFESP, 2024.P2024. |
url |
https://hdl.handle.net/11600/71759 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
39 f. application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268341957689344 |