Relato de experiência: brinquedoteca universitária como espaço de socialização e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Fernanda De Jesus Baltieri[UNIFESP]
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/71759
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compartilhar minha experiência pessoal como monitora voluntária na Brinquedoteca Universitária da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, campus Guarulhos, e realizar uma análise crítica e reflexiva sobre a importância desses ambientes na formação acadêmica de futuras professoras, o papel desse espaço na promoção do brincar e da ludicidade e as experiências e mediações vivenciadas através das crianças dentro da Brinquedoteca. Por meio de observações participantes e análise bibliográfica, pretende-se contribuir para o avanço do conhecimento sobre a importância dos laboratórios brinquedistas e seu impacto na formação acadêmica e no desenvolvimento pessoal dos estudantes. Para a realização deste trabalho, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, baseada na análise de livros, artigos e sites, além de consultas a grandes autores que discutem este tema. Este trabalho está estruturado em três seções. Na introdução apresento uma sinóptica abordagem sobre a formação das brinquedotecas pelo mundo e no Brasil, a contextualização do tema, justificando a relevância da pesquisa, delineando os objetivos e descrevendo a metodologia adotada. A primeira seção aborda o delineamento do quadro teórico, a revisão bibliográfica sobre a Brinquedoteca Universitária, a importância do brincar para o desenvolvimento infantil e adultos, além de discutir a respeito da brinquedoteca como espaço de socialização e aprendizagem. A segunda seção apresenta a descrição de minhas experimentações na Brinquedoteca Universitária da UNIFESP, com ênfase para a presença das crianças utilizando o espaço, visando uma reflexão sobre as escolhas e interesses delas e uma pequena reflexão sobre a questão de gênero presente nas brincadeiras infantil, mencionando a importância da mediação das brinquedistas em auxiliar no rompimento de barreiras. Por fim, a terceira seção, apresenta as ações por mim desempenhadas como monitora para a organização, manutenção e funcionamento, além das reflexões sobre o que se aprende dentro de uma Brinquedoteca Universitária.
id UFSP_f7b04ed0c4880a3de1646d293c1f9c88
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/71759
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Relato de experiência: brinquedoteca universitária como espaço de socialização e aprendizagemBrinquedoteca UniversitáriaBrincarExperiênciasUNIFESPEste trabalho tem como objetivo compartilhar minha experiência pessoal como monitora voluntária na Brinquedoteca Universitária da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, campus Guarulhos, e realizar uma análise crítica e reflexiva sobre a importância desses ambientes na formação acadêmica de futuras professoras, o papel desse espaço na promoção do brincar e da ludicidade e as experiências e mediações vivenciadas através das crianças dentro da Brinquedoteca. Por meio de observações participantes e análise bibliográfica, pretende-se contribuir para o avanço do conhecimento sobre a importância dos laboratórios brinquedistas e seu impacto na formação acadêmica e no desenvolvimento pessoal dos estudantes. Para a realização deste trabalho, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, baseada na análise de livros, artigos e sites, além de consultas a grandes autores que discutem este tema. Este trabalho está estruturado em três seções. Na introdução apresento uma sinóptica abordagem sobre a formação das brinquedotecas pelo mundo e no Brasil, a contextualização do tema, justificando a relevância da pesquisa, delineando os objetivos e descrevendo a metodologia adotada. A primeira seção aborda o delineamento do quadro teórico, a revisão bibliográfica sobre a Brinquedoteca Universitária, a importância do brincar para o desenvolvimento infantil e adultos, além de discutir a respeito da brinquedoteca como espaço de socialização e aprendizagem. A segunda seção apresenta a descrição de minhas experimentações na Brinquedoteca Universitária da UNIFESP, com ênfase para a presença das crianças utilizando o espaço, visando uma reflexão sobre as escolhas e interesses delas e uma pequena reflexão sobre a questão de gênero presente nas brincadeiras infantil, mencionando a importância da mediação das brinquedistas em auxiliar no rompimento de barreiras. Por fim, a terceira seção, apresenta as ações por mim desempenhadas como monitora para a organização, manutenção e funcionamento, além das reflexões sobre o que se aprende dentro de uma Brinquedoteca Universitária.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloPanizzolo, ClaudiaDias, Ana Raquel CostaFelipe, Adilson Edneihttp://lattes.cnpq.br/8902645603057041http://lattes.cnpq.br/1630820741469889http://lattes.cnpq.br/7842950333039932https://lattes.cnpq.br/7191129929411749Souza, Fernanda De Jesus Baltieri[UNIFESP]2024-09-10T17:34:30Z2024-09-10T17:34:30Z2024-08-30info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion39 f.application/pdfapplication/pdfapplication/pdfSouza, Fernanda de Jesus Baltieri. Relato de experiência: Brinquedoteca Universitária como espaço de socialização e aprendizagem. Guarulhos: repositório UNIFESP, 2024.P2024.https://hdl.handle.net/11600/71759porUniversidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCHinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-09-11T16:38:36Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/71759Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-09-11T16:38:36Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Relato de experiência: brinquedoteca universitária como espaço de socialização e aprendizagem
title Relato de experiência: brinquedoteca universitária como espaço de socialização e aprendizagem
spellingShingle Relato de experiência: brinquedoteca universitária como espaço de socialização e aprendizagem
Souza, Fernanda De Jesus Baltieri[UNIFESP]
Brinquedoteca Universitária
Brincar
Experiências
UNIFESP
title_short Relato de experiência: brinquedoteca universitária como espaço de socialização e aprendizagem
title_full Relato de experiência: brinquedoteca universitária como espaço de socialização e aprendizagem
title_fullStr Relato de experiência: brinquedoteca universitária como espaço de socialização e aprendizagem
title_full_unstemmed Relato de experiência: brinquedoteca universitária como espaço de socialização e aprendizagem
title_sort Relato de experiência: brinquedoteca universitária como espaço de socialização e aprendizagem
author Souza, Fernanda De Jesus Baltieri[UNIFESP]
author_facet Souza, Fernanda De Jesus Baltieri[UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Panizzolo, Claudia
Dias, Ana Raquel Costa
Felipe, Adilson Ednei
http://lattes.cnpq.br/8902645603057041
http://lattes.cnpq.br/1630820741469889
http://lattes.cnpq.br/7842950333039932
https://lattes.cnpq.br/7191129929411749
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Fernanda De Jesus Baltieri[UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Brinquedoteca Universitária
Brincar
Experiências
UNIFESP
topic Brinquedoteca Universitária
Brincar
Experiências
UNIFESP
description Este trabalho tem como objetivo compartilhar minha experiência pessoal como monitora voluntária na Brinquedoteca Universitária da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, campus Guarulhos, e realizar uma análise crítica e reflexiva sobre a importância desses ambientes na formação acadêmica de futuras professoras, o papel desse espaço na promoção do brincar e da ludicidade e as experiências e mediações vivenciadas através das crianças dentro da Brinquedoteca. Por meio de observações participantes e análise bibliográfica, pretende-se contribuir para o avanço do conhecimento sobre a importância dos laboratórios brinquedistas e seu impacto na formação acadêmica e no desenvolvimento pessoal dos estudantes. Para a realização deste trabalho, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, baseada na análise de livros, artigos e sites, além de consultas a grandes autores que discutem este tema. Este trabalho está estruturado em três seções. Na introdução apresento uma sinóptica abordagem sobre a formação das brinquedotecas pelo mundo e no Brasil, a contextualização do tema, justificando a relevância da pesquisa, delineando os objetivos e descrevendo a metodologia adotada. A primeira seção aborda o delineamento do quadro teórico, a revisão bibliográfica sobre a Brinquedoteca Universitária, a importância do brincar para o desenvolvimento infantil e adultos, além de discutir a respeito da brinquedoteca como espaço de socialização e aprendizagem. A segunda seção apresenta a descrição de minhas experimentações na Brinquedoteca Universitária da UNIFESP, com ênfase para a presença das crianças utilizando o espaço, visando uma reflexão sobre as escolhas e interesses delas e uma pequena reflexão sobre a questão de gênero presente nas brincadeiras infantil, mencionando a importância da mediação das brinquedistas em auxiliar no rompimento de barreiras. Por fim, a terceira seção, apresenta as ações por mim desempenhadas como monitora para a organização, manutenção e funcionamento, além das reflexões sobre o que se aprende dentro de uma Brinquedoteca Universitária.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-09-10T17:34:30Z
2024-09-10T17:34:30Z
2024-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Souza, Fernanda de Jesus Baltieri. Relato de experiência: Brinquedoteca Universitária como espaço de socialização e aprendizagem. Guarulhos: repositório UNIFESP, 2024.P2024.
https://hdl.handle.net/11600/71759
identifier_str_mv Souza, Fernanda de Jesus Baltieri. Relato de experiência: Brinquedoteca Universitária como espaço de socialização e aprendizagem. Guarulhos: repositório UNIFESP, 2024.P2024.
url https://hdl.handle.net/11600/71759
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 39 f.
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268341957689344