Intervenção educacional de enfermagem para redução da hiperfosfatemia em pacientes em hemodiálise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes Stumm, Eniva Miladi
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Kirchner, Rosane Maria, Guido, Laura de Azevedo, Rieth Benetti, Eliane Raquel, Belasco, Angélica Gonçalves Silva [UNIFESP], Sesso, Ricardo de Castro Cintra [UNIFESP], Barbosa, Dulce Aparecida [UNIFESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/56263
http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0015
Resumo: Objetivo: avaliar a efetividade de uma intervenção educacional de enfermagem para redução da hiperfosfatemia em pacientes renais crônicos em hemodiálise. Método: estudo quase experimental realizado com 63 pacientes hiperfosfatêmicos em hemodiálise. A intervenção se constituiu em orientar e disponibilizar um manual impresso e ilustrado aos pacientes, contendo informações sobre o controle da doença. Foi solicitado o preenchimento de um checklist diário, com finalidade recordatória dos aspectos abordados no manual. Os exames laboratoriais e a intensidade do prurido foram analisados no início do estudo, aos 30 e 60 dias após a intervenção educacional. Resultados: a média de idade dos participantes foi 58±13,1 anos e tempo de tratamento de 51,1±44,7 meses. Houve redução dos valores séricos do fósforo de 7,06±1,43 para 5,80±1,53 (p<0,001) e da intensidade do prurido após a intervenção. Conclusão: a Intervenção Educacional de Enfermagem foi efetiva para redução do fosfato e diminuição do prurido nos pacientes hiperfosfatêmicos.
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Foi solicitado o preenchimento de um checklist diário, com finalidade recordatória dos aspectos abordados no manual. Os exames laboratoriais e a intensidade do prurido foram analisados no início do estudo, aos 30 e 60 dias após a intervenção educacional. Resultados: a média de idade dos participantes foi 58±13,1 anos e tempo de tratamento de 51,1±44,7 meses. Houve redução dos valores séricos do fósforo de 7,06±1,43 para 5,80±1,53 (p<0,001) e da intensidade do prurido após a intervenção. Conclusão: a Intervenção Educacional de Enfermagem foi efetiva para redução do fosfato e diminuição do prurido nos pacientes hiperfosfatêmicos.Objective: to evaluate the effectiveness of an educational nursing intervention to reduce hyperphosphataemia in chronic renal patients on hemodialysis. Method: quasi-experimental study with 63 hyperphosphatemic patients on hemodialysis. The intervention consisted of developing and providing a printed and illustrated manual to patients containing information on disease control. The participant was asked to complete a daily checklist with the aim to reinforce aspects provided in the manual. Laboratory tests and itching intensity were analyzed at the beginning of the study, and at 30 and 60 days after the educational intervention. Results: the mean age of participants was 58 +/- 13.1 years, with a treatment time of 51.1 +/- 44.7 months. A reduction in serum phosphorus values of 7.06 +/- 1.43 to 5.80 +/- 1.53 (p <0.001) and the intensity of itching after the intervention was observed. Conclusion: the educational nursing intervention was effective in reducing phosphate and decreasing itching in hyperphosphatemic patients.Univ Reg Noroeste Estado Rio Grande do Sul, Dept Hlth Sci, Nursing Course, Ijui, RS, BrazilUniv Fed Santa Maria, North Higher Educ Ctr, Palmeira Das Missoes, RS, BrazilUniv Fed Santa Maria, Hlth Sci Ctr, Dept Nursing, Santa Maria, RS, BrazilUniv Fed Santa Maria, Univ Hosp Santa Maria, Santa Maria, RS, BrazilUniv Fed Sao Paulo, Paulista Sch Nursing, Dept Nursing, Sao Paulo, BrazilUniv Fed Sao Paulo, Paulista Sch Nursing, Dept Med, Sao Paulo, BrazilUniversidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Enfermagem, Departamento de Enfermagem. São Paulo-SP, BrasilUniversidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina, Departamento de Medicina. 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