Intervenção educacional de enfermagem para redução da hiperfosfatemia em pacientes em hemodiálise
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Data de Publicação: | 2017 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/56263 http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0015 |
Resumo: | Objetivo: avaliar a efetividade de uma intervenção educacional de enfermagem para redução da hiperfosfatemia em pacientes renais crônicos em hemodiálise. Método: estudo quase experimental realizado com 63 pacientes hiperfosfatêmicos em hemodiálise. A intervenção se constituiu em orientar e disponibilizar um manual impresso e ilustrado aos pacientes, contendo informações sobre o controle da doença. Foi solicitado o preenchimento de um checklist diário, com finalidade recordatória dos aspectos abordados no manual. Os exames laboratoriais e a intensidade do prurido foram analisados no início do estudo, aos 30 e 60 dias após a intervenção educacional. Resultados: a média de idade dos participantes foi 58±13,1 anos e tempo de tratamento de 51,1±44,7 meses. Houve redução dos valores séricos do fósforo de 7,06±1,43 para 5,80±1,53 (p<0,001) e da intensidade do prurido após a intervenção. Conclusão: a Intervenção Educacional de Enfermagem foi efetiva para redução do fosfato e diminuição do prurido nos pacientes hiperfosfatêmicos. |
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Fernandes Stumm, Eniva MiladiKirchner, Rosane MariaGuido, Laura de AzevedoRieth Benetti, Eliane RaquelBelasco, Angélica Gonçalves Silva [UNIFESP]Sesso, Ricardo de Castro Cintra [UNIFESP]Barbosa, Dulce Aparecida [UNIFESP]2020-07-31T12:46:31Z2020-07-31T12:46:31Z2017Revista Brasileira De Enfermagem. Brasilia Df, v. 70, n. 1, p. 26-33, 2017.0034-7167https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/56263http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0015S0034-71672017000100031-en.pdfS0034-71672017000100031-pt.pdfS0034-7167201700010003110.1590/0034-7167-2016-0015WOS:000404282300004Objetivo: avaliar a efetividade de uma intervenção educacional de enfermagem para redução da hiperfosfatemia em pacientes renais crônicos em hemodiálise. Método: estudo quase experimental realizado com 63 pacientes hiperfosfatêmicos em hemodiálise. A intervenção se constituiu em orientar e disponibilizar um manual impresso e ilustrado aos pacientes, contendo informações sobre o controle da doença. Foi solicitado o preenchimento de um checklist diário, com finalidade recordatória dos aspectos abordados no manual. Os exames laboratoriais e a intensidade do prurido foram analisados no início do estudo, aos 30 e 60 dias após a intervenção educacional. Resultados: a média de idade dos participantes foi 58±13,1 anos e tempo de tratamento de 51,1±44,7 meses. Houve redução dos valores séricos do fósforo de 7,06±1,43 para 5,80±1,53 (p<0,001) e da intensidade do prurido após a intervenção. Conclusão: a Intervenção Educacional de Enfermagem foi efetiva para redução do fosfato e diminuição do prurido nos pacientes hiperfosfatêmicos.Objective: to evaluate the effectiveness of an educational nursing intervention to reduce hyperphosphataemia in chronic renal patients on hemodialysis. Method: quasi-experimental study with 63 hyperphosphatemic patients on hemodialysis. The intervention consisted of developing and providing a printed and illustrated manual to patients containing information on disease control. The participant was asked to complete a daily checklist with the aim to reinforce aspects provided in the manual. Laboratory tests and itching intensity were analyzed at the beginning of the study, and at 30 and 60 days after the educational intervention. Results: the mean age of participants was 58 +/- 13.1 years, with a treatment time of 51.1 +/- 44.7 months. A reduction in serum phosphorus values of 7.06 +/- 1.43 to 5.80 +/- 1.53 (p <0.001) and the intensity of itching after the intervention was observed. Conclusion: the educational nursing intervention was effective in reducing phosphate and decreasing itching in hyperphosphatemic patients.Univ Reg Noroeste Estado Rio Grande do Sul, Dept Hlth Sci, Nursing Course, Ijui, RS, BrazilUniv Fed Santa Maria, North Higher Educ Ctr, Palmeira Das Missoes, RS, BrazilUniv Fed Santa Maria, Hlth Sci Ctr, Dept Nursing, Santa Maria, RS, BrazilUniv Fed Santa Maria, Univ Hosp Santa Maria, Santa Maria, RS, BrazilUniv Fed Sao Paulo, Paulista Sch Nursing, Dept Nursing, Sao Paulo, BrazilUniv Fed Sao Paulo, Paulista Sch Nursing, Dept Med, Sao Paulo, BrazilUniversidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Enfermagem, Departamento de Enfermagem. São Paulo-SP, BrasilUniversidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina, Departamento de Medicina. São Paulo-SP, BrasilWeb of Science26-33engporAssoc Brasileira EnfermagemRevista Brasileira De EnfermagemDiálise RenalHiperfosfatemiaEnfermagemHemodiáliseInsuficiência Renal CrônicaRenal DialysisHyperphosphataemiaNursingHemodialysisRenal InsufficiencyChronicIntervenção educacional de enfermagem para redução da hiperfosfatemia em pacientes em hemodiáliseEducational nursing intervention to reduce the hyperphosphatemia in patients on hemodialysisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBrasilia Df701info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS0034-71672017000100031-en.pdfapplication/pdf621232${dspace.ui.url}/bitstream/11600/56263/1/S0034-71672017000100031-en.pdfe9a637e71bfc9fb48767e4ac6b511794MD51open accessS0034-71672017000100031-pt.pdfapplication/pdf624428${dspace.ui.url}/bitstream/11600/56263/2/S0034-71672017000100031-pt.pdff3eabec359aa26372452ca0025a02939MD52open accessTEXTS0034-71672017000100031-en.pdf.txtS0034-71672017000100031-en.pdf.txtExtracted texttext/plain41887${dspace.ui.url}/bitstream/11600/56263/39/S0034-71672017000100031-en.pdf.txt86c830d966c122fea2d0cfe9f9e7e3e2MD539open accessS0034-71672017000100031-pt.pdf.txtS0034-71672017000100031-pt.pdf.txtExtracted texttext/plain44593${dspace.ui.url}/bitstream/11600/56263/42/S0034-71672017000100031-pt.pdf.txtc93cf7e6f5f330e8afc3d0ba9985c2c8MD542open accessTHUMBNAILS0034-71672017000100031-en.pdf.jpgS0034-71672017000100031-en.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6710${dspace.ui.url}/bitstream/11600/56263/41/S0034-71672017000100031-en.pdf.jpg9b4e336644efc08b8dc24ca3ef90d81eMD541open accessS0034-71672017000100031-pt.pdf.jpgS0034-71672017000100031-pt.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6654${dspace.ui.url}/bitstream/11600/56263/44/S0034-71672017000100031-pt.pdf.jpg9ce3476cf376a8e849587a372dc56725MD544open access11600/562632023-06-05 20:25:58.815open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/56263Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-05T23:25:58Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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Objetivo: avaliar a efetividade de uma intervenção educacional de enfermagem para redução da hiperfosfatemia em pacientes renais crônicos em hemodiálise. Método: estudo quase experimental realizado com 63 pacientes hiperfosfatêmicos em hemodiálise. A intervenção se constituiu em orientar e disponibilizar um manual impresso e ilustrado aos pacientes, contendo informações sobre o controle da doença. Foi solicitado o preenchimento de um checklist diário, com finalidade recordatória dos aspectos abordados no manual. Os exames laboratoriais e a intensidade do prurido foram analisados no início do estudo, aos 30 e 60 dias após a intervenção educacional. Resultados: a média de idade dos participantes foi 58±13,1 anos e tempo de tratamento de 51,1±44,7 meses. Houve redução dos valores séricos do fósforo de 7,06±1,43 para 5,80±1,53 (p<0,001) e da intensidade do prurido após a intervenção. Conclusão: a Intervenção Educacional de Enfermagem foi efetiva para redução do fosfato e diminuição do prurido nos pacientes hiperfosfatêmicos. |
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