O estudante universitário: um estudo no Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Patricia Danielle Feitosa Lopes [UNIFESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/22629
Resumo: Esta pesquisa teve, como objetivo geral, analisar as concepcoes, expectativas e vivencias dos estudantes frente as diretrizes pedagogicas presentes no novo curriculo do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Para. No ambito dos especificos: pretendeu-se apreender as expectativas dos estudantes acerca da formacao em enfermagem; apreender suas concepcoes sobre oser aluno como sujeitoo, no Curso de Enfermagem; descrever suas vivencias no contexto da interdisciplinaridade; dimensionar suas perspectivas em relacao a pesquisa associada ao ensino e a extensao, e mapear os pontos fortes e as dificuldades por eles identificadas em relacao as diretrizes pedagogicas do novo curriculo. As interlocucoes teoricas abrangeram o estudante universitario, o aluno como sujeito, a interdisciplinaridade, a articulacao ensino, pesquisa e extensao e a aprendizagem, e o exercicio da docencia com foco nas inovacoes curriculares no ensino superior em enfermagem. Foi realizado um estudo descritivo, transversal, segundo uma abordagem qualitativa, envolvendo 22 estudantes do segundo, sexto e nono semestres do referido curso, por meio de rodas de conversa, no mes de maio de 2012, apos aprovacao do Comite de Etica em Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo. As rodas de conversa foram gravadas em audio e transcritas integralmente. Para analise dos dados, recorreu-se a analise de conteudo do tipo tematica. Em relacao aos olhares dos discentes foram investigadas dimensoes referentes a: concepcoes e expectativas, as facilidades e dificuldades e a insercao do estudante na nova proposta curricular. Foram mapeadas as dimensoes: ser aluno como sujeito, emergindo as categorias Ser sujeito da aprendizagem: concepcoes dos estudantes e O ser sujeito e a nova proposta curricular; quanto ao Estudante de Enfermagem e a Interdisciplinaridade e as Vivencias do Estudante no Contexto do Ensino, Pesquisa e Extensao. Percebeu-se que os estudantes, os docentes e a universidade possuem uma relacao satisfatoria, e apesar dos entraves, os relatos dos alunos perpassam por diversas experiencias positivas. Os professores receberam destaque importante pelos sujeitos da pesquisa, sendo mencionados positivamente diversas vezes, no cumprimento de suas atribuicoes como facilitadores do processo ensino/aprendizagem. As dificuldades sinalizadas em relacao as atividades praticas insuficientes e a fragmentacao das disciplinas configuram importantes desafios para a consolidacao do curriculo integrado. No que se refere a insercao efetiva do estudante na nova proposta curricular, o Curso de Enfermagem ainda vivencia um periodo de transicao, sendo necessario tempo, dedicacao e cooperacao para que os alunos compreendam e defendam a proposta vigente
id UFSP_f8ca6299df2995cd6934cddbefd4b987
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/22629
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Soares, Patricia Danielle Feitosa Lopes [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]2015-12-06T23:46:02Z2015-12-06T23:46:02Z2012SOARES, Patricia Danielle Feitosa Lopes. O estudante universitário: um estudo no Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pará. 2012. 161 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2012.http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/22629Tese-13799.pdfEsta pesquisa teve, como objetivo geral, analisar as concepcoes, expectativas e vivencias dos estudantes frente as diretrizes pedagogicas presentes no novo curriculo do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Para. No ambito dos especificos: pretendeu-se apreender as expectativas dos estudantes acerca da formacao em enfermagem; apreender suas concepcoes sobre oser aluno como sujeitoo, no Curso de Enfermagem; descrever suas vivencias no contexto da interdisciplinaridade; dimensionar suas perspectivas em relacao a pesquisa associada ao ensino e a extensao, e mapear os pontos fortes e as dificuldades por eles identificadas em relacao as diretrizes pedagogicas do novo curriculo. As interlocucoes teoricas abrangeram o estudante universitario, o aluno como sujeito, a interdisciplinaridade, a articulacao ensino, pesquisa e extensao e a aprendizagem, e o exercicio da docencia com foco nas inovacoes curriculares no ensino superior em enfermagem. Foi realizado um estudo descritivo, transversal, segundo uma abordagem qualitativa, envolvendo 22 estudantes do segundo, sexto e nono semestres do referido curso, por meio de rodas de conversa, no mes de maio de 2012, apos aprovacao do Comite de Etica em Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo. As rodas de conversa foram gravadas em audio e transcritas integralmente. Para analise dos dados, recorreu-se a analise de conteudo do tipo tematica. Em relacao aos olhares dos discentes foram investigadas dimensoes referentes a: concepcoes e expectativas, as facilidades e dificuldades e a insercao do estudante na nova proposta curricular. Foram mapeadas as dimensoes: ser aluno como sujeito, emergindo as categorias Ser sujeito da aprendizagem: concepcoes dos estudantes e O ser sujeito e a nova proposta curricular; quanto ao Estudante de Enfermagem e a Interdisciplinaridade e as Vivencias do Estudante no Contexto do Ensino, Pesquisa e Extensao. Percebeu-se que os estudantes, os docentes e a universidade possuem uma relacao satisfatoria, e apesar dos entraves, os relatos dos alunos perpassam por diversas experiencias positivas. Os professores receberam destaque importante pelos sujeitos da pesquisa, sendo mencionados positivamente diversas vezes, no cumprimento de suas atribuicoes como facilitadores do processo ensino/aprendizagem. As dificuldades sinalizadas em relacao as atividades praticas insuficientes e a fragmentacao das disciplinas configuram importantes desafios para a consolidacao do curriculo integrado. No que se refere a insercao efetiva do estudante na nova proposta curricular, o Curso de Enfermagem ainda vivencia um periodo de transicao, sendo necessario tempo, dedicacao e cooperacao para que os alunos compreendam e defendam a proposta vigenteThe aim of this study was to analyze the students´ conceptions, expectations and experiences regarding educational guidelines in the new curriculum of the Nursing Course at the Universidade Federal do Pará. The specific objectives were to understand the students' expectations about the nursing education; to comprehend the students´ views on "being a student as subject" in the Nursing Course; to describe their experiences in the context of interdisciplinarity; to assess their perspectives related to the research associated to teaching and extension, and to map the positive points and difficulties identified by them in relation to the new curriculum guidelines. The theoretical dialogues involved the graduate student, the student as subject, the interdisciplinarity, the link between teaching, research, extension and learning as well the practice of teaching focusing on curricular innovations in higher education in nursing. A descriptive transversal study, using a qualitative approach was conducted with 22 students of the second, sixth and ninth semesters by means of rounds of conversation, in May 2012, after approval by the Researc Ethics Committee of Universidade Federal de São Paulo. The conversations were all recorded and transcribed. For data analysis, we used the analysis of thematic content. In relation to the students' views the following dimensions were considered: conceptions and expectations, positive and negative points and the student insertion into the new curriculum proposal. The following dimensions were mapped: be student as a subject, emerging the categories Be Subject of the learning process: the student´s conceptions and Be the subject and the new curriculum proposal. Regarding the Nursing student and Interdisciplinarity and Experiences in the Context of Teaching, Research and Extension, it was observed that students, academic staff and the university had a satisfying relationship. Despite the difficulties, the students´ reports mentioned several positive experiences. Teachers had and important role according to the individuals of the research, being positively mentioned several times in relation to the fulfillment of their responsibilities and as facilitators of the teaching / learning process. The difficulties mentioned were related to insufficient activities and practices, fragmentation of the disciplines as one of the major challenges for consolidation of the integrated curriculum. In regard to the effective insertion of the new student in the new curriculum proposal, the Nursing Course still experiences a period of transition, requiring time, dedication and cooperation so that students could understand and defend the current proposal.BV UNIFESP: Teses e dissertações160 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)HumanosHumanosEstudantesEnfermagemCurrículoAprendizagemProgramas de Graduação em EnfermagemO estudante universitário: um estudo no Curso de Enfermagem da Universidade Federal do ParáThe college student: a study conducted in the Nursing Course at the Universidade Federal do Parainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Enfermagem (EPE)Ensino em Ciências da Saúde – São PauloORIGINALTese-13799.pdfTese-13799.pdfapplication/pdf2316399${dspace.ui.url}/bitstream/11600/22629/1/Tese-13799.pdf847a3400a1187c2829a5751fcca24a3cMD51open accessTEXTTese-13799.pdf.txtTese-13799.pdf.txtExtracted texttext/plain317879${dspace.ui.url}/bitstream/11600/22629/2/Tese-13799.pdf.txtc2dc7fc0015ca05346e72f5043b5cac5MD52open accessTHUMBNAILTese-13799.pdf.jpgTese-13799.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3571${dspace.ui.url}/bitstream/11600/22629/4/Tese-13799.pdf.jpgfc1416498ed405769d2b19c1a95a58b2MD54open access11600/226292023-05-15 01:22:51.241open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/22629Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T04:22:51Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv O estudante universitário: um estudo no Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pará
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The college student: a study conducted in the Nursing Course at the Universidade Federal do Para
title O estudante universitário: um estudo no Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pará
spellingShingle O estudante universitário: um estudo no Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pará
Soares, Patricia Danielle Feitosa Lopes [UNIFESP]
Humanos
Estudantes
Enfermagem
Currículo
Aprendizagem
Programas de Graduação em Enfermagem
Humanos
title_short O estudante universitário: um estudo no Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pará
title_full O estudante universitário: um estudo no Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pará
title_fullStr O estudante universitário: um estudo no Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pará
title_full_unstemmed O estudante universitário: um estudo no Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pará
title_sort O estudante universitário: um estudo no Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pará
author Soares, Patricia Danielle Feitosa Lopes [UNIFESP]
author_facet Soares, Patricia Danielle Feitosa Lopes [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Patricia Danielle Feitosa Lopes [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]
contributor_str_mv Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Humanos
Estudantes
Enfermagem
Currículo
Aprendizagem
Programas de Graduação em Enfermagem
topic Humanos
Estudantes
Enfermagem
Currículo
Aprendizagem
Programas de Graduação em Enfermagem
Humanos
dc.subject.decs.pt.fl_str_mv Humanos
description Esta pesquisa teve, como objetivo geral, analisar as concepcoes, expectativas e vivencias dos estudantes frente as diretrizes pedagogicas presentes no novo curriculo do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Para. No ambito dos especificos: pretendeu-se apreender as expectativas dos estudantes acerca da formacao em enfermagem; apreender suas concepcoes sobre oser aluno como sujeitoo, no Curso de Enfermagem; descrever suas vivencias no contexto da interdisciplinaridade; dimensionar suas perspectivas em relacao a pesquisa associada ao ensino e a extensao, e mapear os pontos fortes e as dificuldades por eles identificadas em relacao as diretrizes pedagogicas do novo curriculo. As interlocucoes teoricas abrangeram o estudante universitario, o aluno como sujeito, a interdisciplinaridade, a articulacao ensino, pesquisa e extensao e a aprendizagem, e o exercicio da docencia com foco nas inovacoes curriculares no ensino superior em enfermagem. Foi realizado um estudo descritivo, transversal, segundo uma abordagem qualitativa, envolvendo 22 estudantes do segundo, sexto e nono semestres do referido curso, por meio de rodas de conversa, no mes de maio de 2012, apos aprovacao do Comite de Etica em Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo. As rodas de conversa foram gravadas em audio e transcritas integralmente. Para analise dos dados, recorreu-se a analise de conteudo do tipo tematica. Em relacao aos olhares dos discentes foram investigadas dimensoes referentes a: concepcoes e expectativas, as facilidades e dificuldades e a insercao do estudante na nova proposta curricular. Foram mapeadas as dimensoes: ser aluno como sujeito, emergindo as categorias Ser sujeito da aprendizagem: concepcoes dos estudantes e O ser sujeito e a nova proposta curricular; quanto ao Estudante de Enfermagem e a Interdisciplinaridade e as Vivencias do Estudante no Contexto do Ensino, Pesquisa e Extensao. Percebeu-se que os estudantes, os docentes e a universidade possuem uma relacao satisfatoria, e apesar dos entraves, os relatos dos alunos perpassam por diversas experiencias positivas. Os professores receberam destaque importante pelos sujeitos da pesquisa, sendo mencionados positivamente diversas vezes, no cumprimento de suas atribuicoes como facilitadores do processo ensino/aprendizagem. As dificuldades sinalizadas em relacao as atividades praticas insuficientes e a fragmentacao das disciplinas configuram importantes desafios para a consolidacao do curriculo integrado. No que se refere a insercao efetiva do estudante na nova proposta curricular, o Curso de Enfermagem ainda vivencia um periodo de transicao, sendo necessario tempo, dedicacao e cooperacao para que os alunos compreendam e defendam a proposta vigente
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-12-06T23:46:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-12-06T23:46:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOARES, Patricia Danielle Feitosa Lopes. O estudante universitário: um estudo no Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pará. 2012. 161 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/22629
dc.identifier.file.none.fl_str_mv Tese-13799.pdf
identifier_str_mv SOARES, Patricia Danielle Feitosa Lopes. O estudante universitário: um estudo no Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pará. 2012. 161 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2012.
Tese-13799.pdf
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/22629
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 160 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/22629/1/Tese-13799.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/22629/2/Tese-13799.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/22629/4/Tese-13799.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 847a3400a1187c2829a5751fcca24a3c
c2dc7fc0015ca05346e72f5043b5cac5
fc1416498ed405769d2b19c1a95a58b2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764192524009472