Categorias Do Raciocínio Geográfico E Níveis De Conhecimento: O Uso De Indicadores De Alfabetização Geográfica (Iag) No Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7000558 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52609 |
Resumo: | A Presente Pesquisa Discute O Papel Da Alfabetização Geográfica No Desenvolvimento Do Raciocínio Geográfico, Por Meio Da Compreensão Dos Níveis De Alfabetização Geográfica Dos Estudantes Do Segundo Ano Do Ensino Médio Em Uma Escola Municipal De Santana De Parnaíba (Sp). Para Orientar A Observação, Foram Construídos, Os Indicadores De Alfabetização Geográfica (Iag), Compostos Pelas Categorias Do Raciocínio Geográfico E Pelos Níveis De Conhecimento Geográfico. Esses Indicadores Foram Formulados Com Base Em Estudos Brasileiros Sobre Ensino De Geografia: Castellar (2005, 2010a, 2010b E 2011); Callai (1999, 2005a, 2005b, 2010, 2011 E 2015); Cavalcanti (2005, 2010a, 2010b, 2011, 2012a E 2012b); Moraes (2010, 2012 E 2013) E Souza (2016), E Também Em Estudos Internacionais Que Desenvolveram Metodologias Para Verificação Dos Níveis De Alfabetização Geográfica: National Geographic (2002); Bascom (2011) E Dikmenli (2014 E 2015). Os Níveis De Alfabetização Geográfica Dos Estudantes Foram Observados Por Meio Dos Seus Argu |
id |
UFSP_f944fd08fe5337dec378b9eda386016b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/52609 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Rodrigues, Pamella Bianca [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Moraes, Jerusa Vilhena De [UNIFESP]2020-03-25T12:10:15Z2020-03-25T12:10:15Z2018-08-20https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7000558https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/526092018-0550.pdfA Presente Pesquisa Discute O Papel Da Alfabetização Geográfica No Desenvolvimento Do Raciocínio Geográfico, Por Meio Da Compreensão Dos Níveis De Alfabetização Geográfica Dos Estudantes Do Segundo Ano Do Ensino Médio Em Uma Escola Municipal De Santana De Parnaíba (Sp). Para Orientar A Observação, Foram Construídos, Os Indicadores De Alfabetização Geográfica (Iag), Compostos Pelas Categorias Do Raciocínio Geográfico E Pelos Níveis De Conhecimento Geográfico. Esses Indicadores Foram Formulados Com Base Em Estudos Brasileiros Sobre Ensino De Geografia: Castellar (2005, 2010a, 2010b E 2011); Callai (1999, 2005a, 2005b, 2010, 2011 E 2015); Cavalcanti (2005, 2010a, 2010b, 2011, 2012a E 2012b); Moraes (2010, 2012 E 2013) E Souza (2016), E Também Em Estudos Internacionais Que Desenvolveram Metodologias Para Verificação Dos Níveis De Alfabetização Geográfica: National Geographic (2002); Bascom (2011) E Dikmenli (2014 E 2015). Os Níveis De Alfabetização Geográfica Dos Estudantes Foram Observados Por Meio Dos Seus ArguThe Present Research Discus The Role Of Geographical Literacy In The Development Of Geographic Reasoning. By Means Of The Comprehension Of The Geographic Literacy Levels Of The Students Of The Second Grade Of A Municipal High School In Santana De Parnaiba, State Of São Paulo. To Guide Our Observation, We Constructed Geographic Literacy Indicators (Gli), Which Are Composed By The Categories Of Geographic Reasoning And The Levels Of Geographic Knowledge. The Formulated Of The Indicators Was Based On Brazilian Studies On Geography Teaching: Castellar (2005, 2010a, 2010b And 2011); Callai (1999, 2005a, 2005b, 2010, 2011 And 2015); Cavalcanti (2005, 2010a, 2010b, 2011, 2012a And 2012b), Moraes (2010, 2012 And 2013) And Souza (2016), And Also On International Studies That Developed Methodologies To Verify The Levels Of Geographic Literacy: National Geographic (2002); Bascom (2011) And Dikmenli (2014 And 2015). The Students' Geographical Literacy Levels Were Observed Through Their Written Arguments In A Learning SitDados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2018)210 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Alfabetização GeográficaRaciocínio GeográficoIndicadoresEnsino De GeografiaNíveis De ConhecimentoGeographical LiteracyGeographic ReasoningIndicatorsGeography TeachingLevels Of KnowledgeCategorias Do Raciocínio Geográfico E Níveis De Conhecimento: O Uso De Indicadores De Alfabetização Geográfica (Iag) No Ensino Médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasEducaçãoCiências HumanasSujeitos, Saberes E Processos EducativosORIGINAL2018-0550.pdfapplication/pdf2968729${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52609/1/2018-0550.pdf2cac8e654a38b3a25f578360fbf80f66MD51open accessTEXT2018-0550.pdf.txt2018-0550.pdf.txtExtracted texttext/plain402266${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52609/5/2018-0550.pdf.txt694d8d34365eea232fe3c6401f9727a7MD55open accessTHUMBNAIL2018-0550.pdf.jpg2018-0550.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3478${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52609/7/2018-0550.pdf.jpg70748ed4665c048184935df7bae295c0MD57open access11600/526092023-05-15 10:42:10.541open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/52609Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T13:42:10Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Categorias Do Raciocínio Geográfico E Níveis De Conhecimento: O Uso De Indicadores De Alfabetização Geográfica (Iag) No Ensino Médio |
title |
Categorias Do Raciocínio Geográfico E Níveis De Conhecimento: O Uso De Indicadores De Alfabetização Geográfica (Iag) No Ensino Médio |
spellingShingle |
Categorias Do Raciocínio Geográfico E Níveis De Conhecimento: O Uso De Indicadores De Alfabetização Geográfica (Iag) No Ensino Médio Rodrigues, Pamella Bianca [UNIFESP] Alfabetização Geográfica Raciocínio Geográfico Indicadores Ensino De Geografia Níveis De Conhecimento Geographical Literacy Geographic Reasoning Indicators Geography Teaching Levels Of Knowledge |
title_short |
Categorias Do Raciocínio Geográfico E Níveis De Conhecimento: O Uso De Indicadores De Alfabetização Geográfica (Iag) No Ensino Médio |
title_full |
Categorias Do Raciocínio Geográfico E Níveis De Conhecimento: O Uso De Indicadores De Alfabetização Geográfica (Iag) No Ensino Médio |
title_fullStr |
Categorias Do Raciocínio Geográfico E Níveis De Conhecimento: O Uso De Indicadores De Alfabetização Geográfica (Iag) No Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Categorias Do Raciocínio Geográfico E Níveis De Conhecimento: O Uso De Indicadores De Alfabetização Geográfica (Iag) No Ensino Médio |
title_sort |
Categorias Do Raciocínio Geográfico E Níveis De Conhecimento: O Uso De Indicadores De Alfabetização Geográfica (Iag) No Ensino Médio |
author |
Rodrigues, Pamella Bianca [UNIFESP] |
author_facet |
Rodrigues, Pamella Bianca [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Pamella Bianca [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moraes, Jerusa Vilhena De [UNIFESP] |
contributor_str_mv |
Moraes, Jerusa Vilhena De [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Geográfica Raciocínio Geográfico Indicadores Ensino De Geografia Níveis De Conhecimento |
topic |
Alfabetização Geográfica Raciocínio Geográfico Indicadores Ensino De Geografia Níveis De Conhecimento Geographical Literacy Geographic Reasoning Indicators Geography Teaching Levels Of Knowledge |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Geographical Literacy Geographic Reasoning Indicators Geography Teaching Levels Of Knowledge |
description |
A Presente Pesquisa Discute O Papel Da Alfabetização Geográfica No Desenvolvimento Do Raciocínio Geográfico, Por Meio Da Compreensão Dos Níveis De Alfabetização Geográfica Dos Estudantes Do Segundo Ano Do Ensino Médio Em Uma Escola Municipal De Santana De Parnaíba (Sp). Para Orientar A Observação, Foram Construídos, Os Indicadores De Alfabetização Geográfica (Iag), Compostos Pelas Categorias Do Raciocínio Geográfico E Pelos Níveis De Conhecimento Geográfico. Esses Indicadores Foram Formulados Com Base Em Estudos Brasileiros Sobre Ensino De Geografia: Castellar (2005, 2010a, 2010b E 2011); Callai (1999, 2005a, 2005b, 2010, 2011 E 2015); Cavalcanti (2005, 2010a, 2010b, 2011, 2012a E 2012b); Moraes (2010, 2012 E 2013) E Souza (2016), E Também Em Estudos Internacionais Que Desenvolveram Metodologias Para Verificação Dos Níveis De Alfabetização Geográfica: National Geographic (2002); Bascom (2011) E Dikmenli (2014 E 2015). Os Níveis De Alfabetização Geográfica Dos Estudantes Foram Observados Por Meio Dos Seus Argu |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-08-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-25T12:10:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-03-25T12:10:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt.fl_str_mv |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7000558 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52609 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
2018-0550.pdf |
url |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7000558 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52609 |
identifier_str_mv |
2018-0550.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
210 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52609/1/2018-0550.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52609/5/2018-0550.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52609/7/2018-0550.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2cac8e654a38b3a25f578360fbf80f66 694d8d34365eea232fe3c6401f9727a7 70748ed4665c048184935df7bae295c0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764260689838080 |