Estado da arte : vínculos entre o pensamento espacial e raciocínio geográfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gianini, Pedro Henrique de Camargo Casagrande
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/239275
Resumo: Investigar a produção científica existente na Geografia e sua relação com os temas “Raciocínio Geográfico” e “Pensamento Espacial” é o objetivo deste trabalho. Conhecer as discussões teóricas e acadêmicas da ciência de referência com geografia escolar pode contribuir para o aperfeiçoamento da pesquisa e das metodologias de ensino na atualidade. Na perspectiva de uma pesquisa inventariante, foi realizada uma investigação de tipo estado da arte com o recorte temporal de 2011 a 2021 e com a seleção da produção no banco de dados do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Na área da Geografia e da Educação, com os termos “Raciocínio Geográfico” e “Pensamento Espacial”, foi identificado um total de 14 obras. Destas, 11 contaram com a palavra chave “Raciocínio Geográfico”, 6 “pensamento espacial'', sendo que em três obras os termos aparecem de forma concomitante. Para a análise qualitativa e organização dos dados foi empregado o Software Atlas.ti e para elaboração dos mapas o Software Qgis. A maior parte dos trabalhos encontrados são teses de doutorado (66,7%) e, sem seguida, as dissertações de mestrado (33,3%), em sua maioria produzidas no Estado de São Paulo, correspondendo a 85,7%, enquanto Minas Gerais possui 14,3%. Região Sudeste prevaleceu como lócus das pesquisas.
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