Percepções de alunas de graduação em enfermagem sobre parcerias sorodiscordantes para o HIV/AIDS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Hugo [UNIFESP]
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Horta, Ana Lúcia Moraes [UNIFESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692005000400010
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/2613
Resumo: This qualitative research aimed to identify undergraduate nursing students' perceptions on mixed-HIV-status couples. Social Representation Theory was used to get to know how the students feel, think and act towards HIV/aids serodiscordance. Six fourth-year nursing students were interviewed. Participants were between 20 and 26 years old. The Projective Thematic Drawing and a structure interview were used for data collection. Data were analyzed by means of Thematic Content Analysis. The obtained data revealed the students' perceptions on serodiscordant couples. This study triggered future reflections/discussions on health education for mixed-HIV-status couples and nursing care.
id UFSP_fa927c54c853a9ac77a86d148d8f629a
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/2613
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Percepções de alunas de graduação em enfermagem sobre parcerias sorodiscordantes para o HIV/AIDSNursing students' perceptions on HIV serodiscordant partnershipsPercepciones de alumnos de enfermería sobre parejas serodiscordantes para el VIH/SIDAHIVacquired immunodeficiency syndromehealth educationnursingHIVsíndrome da imunodeficiência adquiridaeducação em saúdeenfermagemThis qualitative research aimed to identify undergraduate nursing students' perceptions on mixed-HIV-status couples. Social Representation Theory was used to get to know how the students feel, think and act towards HIV/aids serodiscordance. Six fourth-year nursing students were interviewed. Participants were between 20 and 26 years old. The Projective Thematic Drawing and a structure interview were used for data collection. Data were analyzed by means of Thematic Content Analysis. The obtained data revealed the students' perceptions on serodiscordant couples. This study triggered future reflections/discussions on health education for mixed-HIV-status couples and nursing care.La finalidad de esta investigación cualitativa fue identificar como alumnos de pregrado en enfermería perciben parejas serodiscordantes. Se usó la Teoría de las Representaciones Sociales para el desarrollo de este estudio, buscando el sentir, pensar y actuar de los alumnos ante la serodiscordancia para el VIH/sida. Se entrevistó a seis alumnos del cuarto año con edad entre 20 y 26 años. La técnica proyectiva de dibujos temáticos y la entrevista estructurada fueron utilizadas para recopilar los datos, que fueron analizados mediante el análisis de contenido temático. Los datos obtenidos mostraron las representaciones de los alumnos sobre las parejas serodiscordantes. Este estudio disparó mayores discusiones/discusiones futuras sobre procesos de educación en salud para parejas serodiscordantes y la actuación de los enfermeros ante el tema.Trata-se de pesquisa qualitativa que teve por objetivo identificar as percepções de alunas de graduação em enfermagem sobre parcerias sorodiscordantes para o HIV/aids. Utilizou-se para o desenvolvimento deste estudo a Teoria das Representações Sociais, buscando o sentir, o pensar e o agir das alunas de enfermagem frente à sorodiscordância para o HIV/aids. Participaram seis entrevistadas com idades entre 20 e 26 anos, regularmente matriculadas no quarto ano do curso de graduação em enfermagem da UNIFESP. Os dados foram coletados pela Técnica de Desenho Projetivo com Tema e uma entrevista com roteiro estruturado. Foi realizada a análise com o uso da Análise de Conteúdo tipo Temática. Os dados obtidos levaram às representações que as alunas de enfermagem possuem sobre parcerias discordantes para o HIV/aids. Contudo este estudo mostrou-se como disparador para maiores reflexões/discussões futuras sobre processos de educação em saúde a casais que vivenciam a sorodiscordância e a atuação de enfermagem frente a temática.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)UNIFESP, EPE, São Paulo, BrazilSciELOEscola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São PauloUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Fernandes, Hugo [UNIFESP]Horta, Ana Lúcia Moraes [UNIFESP]2015-06-14T13:31:40Z2015-06-14T13:31:40Z2005-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion522-529application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692005000400010Revista Latino-Americana de Enfermagem. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo, v. 13, n. 4, p. 522-529, 2005.10.1590/S0104-11692005000400010S0104-11692005000400010.pdf0104-1169S0104-11692005000400010http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/2613porRevista Latino-Americana de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-29T21:40:08Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/2613Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-29T21:40:08Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções de alunas de graduação em enfermagem sobre parcerias sorodiscordantes para o HIV/AIDS
Nursing students' perceptions on HIV serodiscordant partnerships
Percepciones de alumnos de enfermería sobre parejas serodiscordantes para el VIH/SIDA
title Percepções de alunas de graduação em enfermagem sobre parcerias sorodiscordantes para o HIV/AIDS
spellingShingle Percepções de alunas de graduação em enfermagem sobre parcerias sorodiscordantes para o HIV/AIDS
Fernandes, Hugo [UNIFESP]
HIV
acquired immunodeficiency syndrome
health education
nursing
HIV
síndrome da imunodeficiência adquirida
educação em saúde
enfermagem
title_short Percepções de alunas de graduação em enfermagem sobre parcerias sorodiscordantes para o HIV/AIDS
title_full Percepções de alunas de graduação em enfermagem sobre parcerias sorodiscordantes para o HIV/AIDS
title_fullStr Percepções de alunas de graduação em enfermagem sobre parcerias sorodiscordantes para o HIV/AIDS
title_full_unstemmed Percepções de alunas de graduação em enfermagem sobre parcerias sorodiscordantes para o HIV/AIDS
title_sort Percepções de alunas de graduação em enfermagem sobre parcerias sorodiscordantes para o HIV/AIDS
author Fernandes, Hugo [UNIFESP]
author_facet Fernandes, Hugo [UNIFESP]
Horta, Ana Lúcia Moraes [UNIFESP]
author_role author
author2 Horta, Ana Lúcia Moraes [UNIFESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Hugo [UNIFESP]
Horta, Ana Lúcia Moraes [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv HIV
acquired immunodeficiency syndrome
health education
nursing
HIV
síndrome da imunodeficiência adquirida
educação em saúde
enfermagem
topic HIV
acquired immunodeficiency syndrome
health education
nursing
HIV
síndrome da imunodeficiência adquirida
educação em saúde
enfermagem
description This qualitative research aimed to identify undergraduate nursing students' perceptions on mixed-HIV-status couples. Social Representation Theory was used to get to know how the students feel, think and act towards HIV/aids serodiscordance. Six fourth-year nursing students were interviewed. Participants were between 20 and 26 years old. The Projective Thematic Drawing and a structure interview were used for data collection. Data were analyzed by means of Thematic Content Analysis. The obtained data revealed the students' perceptions on serodiscordant couples. This study triggered future reflections/discussions on health education for mixed-HIV-status couples and nursing care.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-08-01
2015-06-14T13:31:40Z
2015-06-14T13:31:40Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692005000400010
Revista Latino-Americana de Enfermagem. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo, v. 13, n. 4, p. 522-529, 2005.
10.1590/S0104-11692005000400010
S0104-11692005000400010.pdf
0104-1169
S0104-11692005000400010
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/2613
url http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692005000400010
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/2613
identifier_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo, v. 13, n. 4, p. 522-529, 2005.
10.1590/S0104-11692005000400010
S0104-11692005000400010.pdf
0104-1169
S0104-11692005000400010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 522-529
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268327553400832