A construção de um método para o desenvolvimento de um videogame para treino de controle inibitório para adolescentes com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rivero, Thiago Strahler [UNIFESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3724617
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/47071
Resumo: Introdução: Jogos de videogame vêm sendo desenvolvidos e aplicados para uma série de finalidades que vão além do entretenimento. Os chamados jogos sérios estão sendo desenvolvidos para o treinamento de comportamentos e habilidades cognitivas em pacientes com ou sem transtornos do desenvolvimento. Além dos benefícios motivacionais e do engajamento dos participantes ao tratamento, o videogame traz o potencial de coletar uma enormidade da dados comportamentais, de uma forma rápida e organizada, tanto para a pesquisa, quanto para a tomada de decisão clínica. Diversos estudos vêm trazendo à luz resultados positivos do uso de videogame como ferramenta coadjuvante no treino de habilidades como atenção, memória operacional, percepção em pacientes com Transtorno do Déficit de Atenção e hiperatividade (TDAH). Método: O presente estudo objetiva descrever o processo de criação de um jogo de videogame para treino de controle inibitório, que tem apresente adequada funcionalidade e um nível motivacional elevado. O estudo envolveu a criação de um protótipo inicial do jogo, utilizando-se da teoria de desenvolvimento de jogos e da teoria cognitiva do funcionamento do controle inibitório. Posteriormente, cinco estudos foram realizados para refinamento das mêcanicas, dinâmicas e estéticas do jogo, tanto em populações de jogadores especialistas em avaliação de jogos e game designers, quanto em adolescentes com e sem TDAH. Empregou-se um método quantitativo e qualitativo para a avaliação da usabilidade e dos elementos motivacionais, para assim garantir a adequação teórico-prática do treinamento. Resultados: Os resultados indicaram que o método empregado foi adequado para a construção do jogo com suficiente variabilidade comportamental, motivacional e que permitisse a coleta de informações referentes ao desempenho no treino de controle inibitório. A avaliação de adolescentes com desenvolvimento típico permitiu compreender a importância do engajamento motivacional para os treinos de controle inibitório. Pacientes com TDAH apresentaram uma mudança de desempenho intrajogo, aprendendo a controlar o seu comportamento e diminuir a velocidade das respostas durante a partida do jogo. Discussão: O método desenvolvido para a construção do jogo envolveu diversas etapas para o desenvolvimento e o refinamento. O protótipo teórico que foi desenvolvido passou por 5 etapas de avaliação, incluindo a população alvo, adolescentes, e o transtorno alvo, TDAH. Em cada etapa, os dados foram coletados de forma automatizada, o que permitiu a mudança e a adequação do jogo ao modelo teórico inicialmente desenvolvido. Sugere-se que para a construção de jogos na área da neuropsicologia, um método adequado precisa ser seguido, para que tanto o constructo teórico seja introduzido adequadamente no jogo, quanto os elementos motivacionais e de diversão sejam alcançados.
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Os chamados jogos sérios estão sendo desenvolvidos para o treinamento de comportamentos e habilidades cognitivas em pacientes com ou sem transtornos do desenvolvimento. Além dos benefícios motivacionais e do engajamento dos participantes ao tratamento, o videogame traz o potencial de coletar uma enormidade da dados comportamentais, de uma forma rápida e organizada, tanto para a pesquisa, quanto para a tomada de decisão clínica. Diversos estudos vêm trazendo à luz resultados positivos do uso de videogame como ferramenta coadjuvante no treino de habilidades como atenção, memória operacional, percepção em pacientes com Transtorno do Déficit de Atenção e hiperatividade (TDAH). Método: O presente estudo objetiva descrever o processo de criação de um jogo de videogame para treino de controle inibitório, que tem apresente adequada funcionalidade e um nível motivacional elevado. O estudo envolveu a criação de um protótipo inicial do jogo, utilizando-se da teoria de desenvolvimento de jogos e da teoria cognitiva do funcionamento do controle inibitório. Posteriormente, cinco estudos foram realizados para refinamento das mêcanicas, dinâmicas e estéticas do jogo, tanto em populações de jogadores especialistas em avaliação de jogos e game designers, quanto em adolescentes com e sem TDAH. Empregou-se um método quantitativo e qualitativo para a avaliação da usabilidade e dos elementos motivacionais, para assim garantir a adequação teórico-prática do treinamento. Resultados: Os resultados indicaram que o método empregado foi adequado para a construção do jogo com suficiente variabilidade comportamental, motivacional e que permitisse a coleta de informações referentes ao desempenho no treino de controle inibitório. A avaliação de adolescentes com desenvolvimento típico permitiu compreender a importância do engajamento motivacional para os treinos de controle inibitório. Pacientes com TDAH apresentaram uma mudança de desempenho intrajogo, aprendendo a controlar o seu comportamento e diminuir a velocidade das respostas durante a partida do jogo. Discussão: O método desenvolvido para a construção do jogo envolveu diversas etapas para o desenvolvimento e o refinamento. O protótipo teórico que foi desenvolvido passou por 5 etapas de avaliação, incluindo a população alvo, adolescentes, e o transtorno alvo, TDAH. Em cada etapa, os dados foram coletados de forma automatizada, o que permitiu a mudança e a adequação do jogo ao modelo teórico inicialmente desenvolvido. Sugere-se que para a construção de jogos na área da neuropsicologia, um método adequado precisa ser seguido, para que tanto o constructo teórico seja introduzido adequadamente no jogo, quanto os elementos motivacionais e de diversão sejam alcançados.Introduction: videogames have been developed and applied for a variety of purposes beyond entertainment. The so-called serious games are being developed for the training of a number of behaviors and cognitive skills in patients with or without developmental disorders. Besides the motivational benefits and the engagement of participants to treatments, video games also brings the potential to collect a multitude of behavioral data in a fast and organized way, both for research and for clinical decision making. Several studies have brought to light the positive impacts of videogame use as an auxiliary tool for the treatment/training of cognitive skills such as attention, working memory, perception and executive functions in patients with Attention deficit hyperactivity disorder (ADHD). . Method: This study aimed to describe the process of creating a videogame for inhibitory control training, with an adequate usability and a high motivational level. The study involved the creation of an initial game prototype which employed both game development theory and cognitive theory about the functioning of inhibitory control. Later, five studies were carried out to refine the mechanics, dynamics and aesthetics of the game, both among experts game testers and game designers, as well as adolescents with and without ADHD. It was used a qualitative and quantitative method for evaluating usability and motivational elements. Results: The results indicated that the method was suitable for the construction of the game, carrying enough behavioral variability, usability and motivational elements. Futhermore the data collection system recorded correctly the participants performance during the inhibitory control training. The employment of adolescents with typical development allowed us to understand the importance of motivational engagement for inhibitory control training. ADHD patients learned how to control their behavior and how decrease the speed of responses during the game. Discussion: The methodology developed for the construction of the game involved several steps in the development and refinement of the game. The theoretical prototype that was developed went through five stages of development/evaluation, including the target population, adolescents, and patients with ADHD. At each stage, automaized data collected were performed, which allowed the change and the adequacy of the game to the theoretical model initially envisioned. It is suggested that to build games for the field of neuropsychology, an appropriate methodology must be followed, so that both the theoretical construct is inserted properly in the game, and the motivational and fun levels are achieved.Associação do Fundo de Incentivo a Pesquisa (AFIP)Fundação de Amparo a Pesquisa de São Paulo (FAPESP)FAPESP: 2012/02045-9Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2013 a 2016)126 f.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Controle inibitórioTreinamento cognitivoJogo digitalMotivaçãoDesenvolvimentoMetodologiaInhibitory controlCognitive trainingVideogameMotivationDevelopmentMethodologyA construção de um método para o desenvolvimento de um videogame para treino de controle inibitório para adolescentes com Transtorno do Déficit de Atenção e HiperatividadeThe construction of a method for the development of a video game for inhibitory control training in adolescents with attention deficit hyperactivity disorderinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Medicina (EPM)PsicobiologiaCiências da saúdeMedicinaORIGINALThiago Strahler Rivero - PDF A.pdfThiago Strahler Rivero - PDF A.pdfTese de doutoradoapplication/pdf1250642${dspace.ui.url}/bitstream/11600/47071/2/Thiago%20Strahler%20Rivero%20-%20PDF%20A.pdf0229292ed3ecf1e4f7f23509ac57c0d7MD52open access11600/470712023-08-29 17:19:41.075open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/47071Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-08-29T20:19:41Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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