A residência pedagógica como instrumento formativo de educadores reflexivos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49158 |
Resumo: | O principal objetivo deste trabalho é mostrar o papel do estágio como oportunidade de formação docente na preparação para lidar com os desafios da educação inclusiva. Para isso são utilizados autores como Evandro Ghedin, Elisangela de Oliveira, Whasgthon de Almeida, Maria Isabel de Almeida, Selma Garrido Pimenta, Carla Silva Pimentel, Nídia Nacib Pontuschka, Kalline Pereira Aroeira, Maria de Lourdes de Albuquerque Fávero, Peter Berger, Brigitte Breger, Dahlberg, Moss, Pence,Grando e Vanessa Moretti. O trabalho começa tratando do papel do estágio na formação docente, busca-se elucidar como o estágio é tratado, qual é o seu lugar na formação de professores. Depois, há um recorte para o programa de estágio oferecido no curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo, denominado “Residência Pedagógica”, explicitando alguns de seus desafios e ganhos de acordo com os manuais e cadernos de residência pedagógica. Por fim, para endossar a afirmativa da importância do estágio na formação de um docente preparado para lidar com a educação inclusiva, há o relato de uma experiência de residência pedagógica que ocorreu em uma escola pública do município de Guarulhos em março/abril de 2018. |
id |
UFSP_fbf88b1b8c4f28e92382877936f773ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/49158 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
A residência pedagógica como instrumento formativo de educadores reflexivosThe pedagogical residence as a formative instrumento of reflective educatorsEstágioEducação inclusivaFormação de professoresResidência pedagógicaPedagogiaO principal objetivo deste trabalho é mostrar o papel do estágio como oportunidade de formação docente na preparação para lidar com os desafios da educação inclusiva. Para isso são utilizados autores como Evandro Ghedin, Elisangela de Oliveira, Whasgthon de Almeida, Maria Isabel de Almeida, Selma Garrido Pimenta, Carla Silva Pimentel, Nídia Nacib Pontuschka, Kalline Pereira Aroeira, Maria de Lourdes de Albuquerque Fávero, Peter Berger, Brigitte Breger, Dahlberg, Moss, Pence,Grando e Vanessa Moretti. O trabalho começa tratando do papel do estágio na formação docente, busca-se elucidar como o estágio é tratado, qual é o seu lugar na formação de professores. Depois, há um recorte para o programa de estágio oferecido no curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo, denominado “Residência Pedagógica”, explicitando alguns de seus desafios e ganhos de acordo com os manuais e cadernos de residência pedagógica. Por fim, para endossar a afirmativa da importância do estágio na formação de um docente preparado para lidar com a educação inclusiva, há o relato de uma experiência de residência pedagógica que ocorreu em uma escola pública do município de Guarulhos em março/abril de 2018.Universidade Federal de São PauloFreitas, Marcos Cezar de [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/6855478178963979Castro, Alaina Conceição Lima de [UNIFESP]2019-01-09T19:47:17Z2019-01-09T19:47:17Z2018-12-14info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion118 f.application/pdfhttp://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49158porGuarulhosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-02T05:56:48Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/49158Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-02T05:56:48Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A residência pedagógica como instrumento formativo de educadores reflexivos The pedagogical residence as a formative instrumento of reflective educators |
title |
A residência pedagógica como instrumento formativo de educadores reflexivos |
spellingShingle |
A residência pedagógica como instrumento formativo de educadores reflexivos Castro, Alaina Conceição Lima de [UNIFESP] Estágio Educação inclusiva Formação de professores Residência pedagógica Pedagogia |
title_short |
A residência pedagógica como instrumento formativo de educadores reflexivos |
title_full |
A residência pedagógica como instrumento formativo de educadores reflexivos |
title_fullStr |
A residência pedagógica como instrumento formativo de educadores reflexivos |
title_full_unstemmed |
A residência pedagógica como instrumento formativo de educadores reflexivos |
title_sort |
A residência pedagógica como instrumento formativo de educadores reflexivos |
author |
Castro, Alaina Conceição Lima de [UNIFESP] |
author_facet |
Castro, Alaina Conceição Lima de [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freitas, Marcos Cezar de [UNIFESP] http://lattes.cnpq.br/6855478178963979 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Alaina Conceição Lima de [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio Educação inclusiva Formação de professores Residência pedagógica Pedagogia |
topic |
Estágio Educação inclusiva Formação de professores Residência pedagógica Pedagogia |
description |
O principal objetivo deste trabalho é mostrar o papel do estágio como oportunidade de formação docente na preparação para lidar com os desafios da educação inclusiva. Para isso são utilizados autores como Evandro Ghedin, Elisangela de Oliveira, Whasgthon de Almeida, Maria Isabel de Almeida, Selma Garrido Pimenta, Carla Silva Pimentel, Nídia Nacib Pontuschka, Kalline Pereira Aroeira, Maria de Lourdes de Albuquerque Fávero, Peter Berger, Brigitte Breger, Dahlberg, Moss, Pence,Grando e Vanessa Moretti. O trabalho começa tratando do papel do estágio na formação docente, busca-se elucidar como o estágio é tratado, qual é o seu lugar na formação de professores. Depois, há um recorte para o programa de estágio oferecido no curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo, denominado “Residência Pedagógica”, explicitando alguns de seus desafios e ganhos de acordo com os manuais e cadernos de residência pedagógica. Por fim, para endossar a afirmativa da importância do estágio na formação de um docente preparado para lidar com a educação inclusiva, há o relato de uma experiência de residência pedagógica que ocorreu em uma escola pública do município de Guarulhos em março/abril de 2018. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-14 2019-01-09T19:47:17Z 2019-01-09T19:47:17Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49158 |
url |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49158 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
118 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Guarulhos |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268420291559424 |