A residência pedagógica como instrumento formativo de educadores reflexivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Alaina Conceição Lima de [UNIFESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49158
Resumo: O principal objetivo deste trabalho é mostrar o papel do estágio como oportunidade de formação docente na preparação para lidar com os desafios da educação inclusiva. Para isso são utilizados autores como Evandro Ghedin, Elisangela de Oliveira, Whasgthon de Almeida, Maria Isabel de Almeida, Selma Garrido Pimenta, Carla Silva Pimentel, Nídia Nacib Pontuschka, Kalline Pereira Aroeira, Maria de Lourdes de Albuquerque Fávero, Peter Berger, Brigitte Breger, Dahlberg, Moss, Pence,Grando e Vanessa Moretti. O trabalho começa tratando do papel do estágio na formação docente, busca-se elucidar como o estágio é tratado, qual é o seu lugar na formação de professores. Depois, há um recorte para o programa de estágio oferecido no curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo, denominado “Residência Pedagógica”, explicitando alguns de seus desafios e ganhos de acordo com os manuais e cadernos de residência pedagógica. Por fim, para endossar a afirmativa da importância do estágio na formação de um docente preparado para lidar com a educação inclusiva, há o relato de uma experiência de residência pedagógica que ocorreu em uma escola pública do município de Guarulhos em março/abril de 2018.
id UFSP_fbf88b1b8c4f28e92382877936f773ce
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/49158
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling A residência pedagógica como instrumento formativo de educadores reflexivosThe pedagogical residence as a formative instrumento of reflective educatorsEstágioEducação inclusivaFormação de professoresResidência pedagógicaPedagogiaO principal objetivo deste trabalho é mostrar o papel do estágio como oportunidade de formação docente na preparação para lidar com os desafios da educação inclusiva. Para isso são utilizados autores como Evandro Ghedin, Elisangela de Oliveira, Whasgthon de Almeida, Maria Isabel de Almeida, Selma Garrido Pimenta, Carla Silva Pimentel, Nídia Nacib Pontuschka, Kalline Pereira Aroeira, Maria de Lourdes de Albuquerque Fávero, Peter Berger, Brigitte Breger, Dahlberg, Moss, Pence,Grando e Vanessa Moretti. O trabalho começa tratando do papel do estágio na formação docente, busca-se elucidar como o estágio é tratado, qual é o seu lugar na formação de professores. Depois, há um recorte para o programa de estágio oferecido no curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo, denominado “Residência Pedagógica”, explicitando alguns de seus desafios e ganhos de acordo com os manuais e cadernos de residência pedagógica. Por fim, para endossar a afirmativa da importância do estágio na formação de um docente preparado para lidar com a educação inclusiva, há o relato de uma experiência de residência pedagógica que ocorreu em uma escola pública do município de Guarulhos em março/abril de 2018.Universidade Federal de São PauloFreitas, Marcos Cezar de [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/6855478178963979Castro, Alaina Conceição Lima de [UNIFESP]2019-01-09T19:47:17Z2019-01-09T19:47:17Z2018-12-14info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion118 f.application/pdfhttp://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49158porGuarulhosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-02T05:56:48Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/49158Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-02T05:56:48Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A residência pedagógica como instrumento formativo de educadores reflexivos
The pedagogical residence as a formative instrumento of reflective educators
title A residência pedagógica como instrumento formativo de educadores reflexivos
spellingShingle A residência pedagógica como instrumento formativo de educadores reflexivos
Castro, Alaina Conceição Lima de [UNIFESP]
Estágio
Educação inclusiva
Formação de professores
Residência pedagógica
Pedagogia
title_short A residência pedagógica como instrumento formativo de educadores reflexivos
title_full A residência pedagógica como instrumento formativo de educadores reflexivos
title_fullStr A residência pedagógica como instrumento formativo de educadores reflexivos
title_full_unstemmed A residência pedagógica como instrumento formativo de educadores reflexivos
title_sort A residência pedagógica como instrumento formativo de educadores reflexivos
author Castro, Alaina Conceição Lima de [UNIFESP]
author_facet Castro, Alaina Conceição Lima de [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Marcos Cezar de [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/6855478178963979
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Alaina Conceição Lima de [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio
Educação inclusiva
Formação de professores
Residência pedagógica
Pedagogia
topic Estágio
Educação inclusiva
Formação de professores
Residência pedagógica
Pedagogia
description O principal objetivo deste trabalho é mostrar o papel do estágio como oportunidade de formação docente na preparação para lidar com os desafios da educação inclusiva. Para isso são utilizados autores como Evandro Ghedin, Elisangela de Oliveira, Whasgthon de Almeida, Maria Isabel de Almeida, Selma Garrido Pimenta, Carla Silva Pimentel, Nídia Nacib Pontuschka, Kalline Pereira Aroeira, Maria de Lourdes de Albuquerque Fávero, Peter Berger, Brigitte Breger, Dahlberg, Moss, Pence,Grando e Vanessa Moretti. O trabalho começa tratando do papel do estágio na formação docente, busca-se elucidar como o estágio é tratado, qual é o seu lugar na formação de professores. Depois, há um recorte para o programa de estágio oferecido no curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo, denominado “Residência Pedagógica”, explicitando alguns de seus desafios e ganhos de acordo com os manuais e cadernos de residência pedagógica. Por fim, para endossar a afirmativa da importância do estágio na formação de um docente preparado para lidar com a educação inclusiva, há o relato de uma experiência de residência pedagógica que ocorreu em uma escola pública do município de Guarulhos em março/abril de 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-14
2019-01-09T19:47:17Z
2019-01-09T19:47:17Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49158
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 118 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Guarulhos
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268420291559424