Virginia Woolf, da ficção à teoria: uma análise de Mrs. Dalloway e da crítica cultural woolfiana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Renata Cristina
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61339
Resumo: O presente texto tem como objetivo investigar de que modo o romance Mrs. Dalloway, de Virginia Woolf, reflete não apenas as transformações formais às quais o romance, enquanto gênero literário, esteve sujeito no início do século XX, mas também de que modo a obra – tanto no que tange ao conteúdo quanto à sua construção formal – reflete o próprio pensamento teórico e crítico da autora, buscando estabelecer pontos de diálogo entre ficção e teoria; entre a literatura e a filosofia de Woolf, tendo como pano de fundo da análise aqui realizada aquele que é até hoje considerado um dos mais desastrosos momentos da história: a Primeira Guerra Mundial. Para compreender de que forma tal acontecimento influenciou as obras produzidas a partir da primeira metade do século XX, abordaremos aqui o pensamento de Virginia Woolf colocando-o em diálogo com o pensamento de autores oriundos da Teoria Crítica, como Walter Benjamin e Theodor Adorno, e também de Erich Auerbach, além de propor uma análise do romance a partir da perspectiva apresentada por filósofos como Paul Ricoeur e James Wood. Além disso, busca-se aqui compreender de que maneira um personagem específico é capaz de refletir as transformações sofridas pelo gênero, especialmente aquelas que dizem respeito às técnicas narrativas empregadas para a construção de um discurso interno, subjetivo e em crise. O personagem em questão é Septimus, que lutou na Primeira Guerra e sentiu as consequências do conflito armado de modo mais intenso do que qualquer outro personagem no romance. Assim como os escritores modernistas, que sentiram a força de tais conflitos atingirem suas produções de maneira mais intensa do que aqueles escritores que chegaram a produzir durante as Guerras Napoleônicas.
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spelling Virginia Woolf, da ficção à teoria: uma análise de Mrs. Dalloway e da crítica cultural woolfianaVirginia Woolf, from fiction to theory: an analysis of Mrs. Dalloway and woolfian cultural criticismWoolf, Virginia, 1882-1941. Mrs. Dalloway - Crítica e interpretaçãoGuerra Mundial, 1914-1918 na literaturaFicção - História e crítica - Séc. XXVirginia WoolfGuerraO presente texto tem como objetivo investigar de que modo o romance Mrs. Dalloway, de Virginia Woolf, reflete não apenas as transformações formais às quais o romance, enquanto gênero literário, esteve sujeito no início do século XX, mas também de que modo a obra – tanto no que tange ao conteúdo quanto à sua construção formal – reflete o próprio pensamento teórico e crítico da autora, buscando estabelecer pontos de diálogo entre ficção e teoria; entre a literatura e a filosofia de Woolf, tendo como pano de fundo da análise aqui realizada aquele que é até hoje considerado um dos mais desastrosos momentos da história: a Primeira Guerra Mundial. Para compreender de que forma tal acontecimento influenciou as obras produzidas a partir da primeira metade do século XX, abordaremos aqui o pensamento de Virginia Woolf colocando-o em diálogo com o pensamento de autores oriundos da Teoria Crítica, como Walter Benjamin e Theodor Adorno, e também de Erich Auerbach, além de propor uma análise do romance a partir da perspectiva apresentada por filósofos como Paul Ricoeur e James Wood. Além disso, busca-se aqui compreender de que maneira um personagem específico é capaz de refletir as transformações sofridas pelo gênero, especialmente aquelas que dizem respeito às técnicas narrativas empregadas para a construção de um discurso interno, subjetivo e em crise. O personagem em questão é Septimus, que lutou na Primeira Guerra e sentiu as consequências do conflito armado de modo mais intenso do que qualquer outro personagem no romance. Assim como os escritores modernistas, que sentiram a força de tais conflitos atingirem suas produções de maneira mais intensa do que aqueles escritores que chegaram a produzir durante as Guerras Napoleônicas.The current work has as its objective to inquire in which way the novel Mrs. Dalloway, by Virginia Woolf, reflects not only the formal transformations to which the novel, as a literary genre, was subject in the early twentieth century, but also how the work – both in terms of content and its formal construction – reflects the author’s own theoretical and critical thought, seeking to establish points of dialogue between fiction and theory; between Woolf’s literature and her philosophy, against the backdrop of the analysis here conducted one of the most disastrous moments in history: the First World War. In order to understand how this event influenced the works produced from the first half of the twentieth century on, we will approach Virginia Woolf’s thought here by putting it in dialogue with the thought of authors from critical theory, such as Walter Benjamin and Theodor Adorno, and also Erich Auerbach, besides we will propose an analysis of the novel from the perspective presented by philosophers such as Paul Rickover and James Wood. Moreover, we seek to understand how a specific character is able to reflect the transformation undergone by the genre, especially those concerning the narrative techniques employed for the construction of an internal discourse, subjective and in crisis. The character in question is Septimus, who fought in World War I and felt the consequences of the armed conflict more intensely than any other character in the novel. Just like the modernists writers, who felt the force of such conflicts hit their production more intensely than those writers who got to produce during the Napoleonic Wars.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Federal de São PauloGatti, Luciano Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/0532140383104989http://lattes.cnpq.br/8949621030288723Pereira, Renata Cristina2021-07-29T22:16:27Z2021-07-29T22:16:27Z2021-05-21info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion98 f.application/pdfPereira, Renata Cristina. Virginia Woolf – da ficção à teoria: uma análise de Mrs. Dalloway e da crítica cultural woolfiana. 2021, 98 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2021.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61339porWebconferênciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-11T17:24:16Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/61339Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-11T17:24:16Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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