ENSINO E APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PESPECTIVA DE JORN RÜSEN: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PESPECTIVA DE JORN RÜSEN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Marcelo Marcos de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Vas, Braz Batista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/4524
Resumo: PALAVRAS CHAVES: DIDÁTICA DA HISTÓRIA; APRENDIZADO HISTÓRICO; CONSCIÊNCIA HISTÓRICA.
id UFT-2_0f1b8e0bb30c652df9fb16c5722f5a82
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/4524
network_acronym_str UFT-2
network_name_str Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína
repository_id_str
spelling ENSINO E APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PESPECTIVA DE JORN RÜSEN: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PESPECTIVA DE JORN RÜSENPALAVRAS CHAVES: DIDÁTICA DA HISTÓRIA; APRENDIZADO HISTÓRICO; CONSCIÊNCIA HISTÓRICA.Este artigo aborda o ensino e aprendizagem em História, especialmente na perspectiva da didática da História do filósofo alemão Jörn Rüsen. Este autor contribuiu ao alçar a didática da História e sua importância na aprendizagem dos alunos como tema de destaque no debate epistemológico da História, pois identifica como a aprendizagem da História pode ser ensinada e de como os alunos podem aprender e compreender a História a partir da relação do passado, presente e do lugar em que o mesmo ocupa socialmente, atribuindo significados aos conteúdos históricos apresentados pelos professores de história. Rüsen destaca a importância da didática da história como o principal elemento da concretização do aprendizado histórico, propondo que o aprendizado histórico se realize a partir de significados que o aluno possa ter sobre aspectos de sua vida social e cultural.Portal de Periódicos UFT2018-02-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/452410.20873/vol9n2pp131-144Revista Escritas; v. 9 n. 2 (2017): Ensino de História: "A História na Sala de Aula"; 131-1442238-718810.20873/vol9n2reponame:Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaínainstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/4524/1263110.20873/vol9n2c12631Copyright (c) 2018 Braz Batista Vasinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Marcelo Marcos deVas, Braz Batista2021-10-27T15:07:06Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/4524Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritasPRIhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/oaioliviacormineiro@uft.edu.br||revistaescritas@uft.edu.br2238-71881981-5603opendoar:2021-10-27T15:07:06Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO E APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PESPECTIVA DE JORN RÜSEN: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PESPECTIVA DE JORN RÜSEN
title ENSINO E APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PESPECTIVA DE JORN RÜSEN: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PESPECTIVA DE JORN RÜSEN
spellingShingle ENSINO E APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PESPECTIVA DE JORN RÜSEN: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PESPECTIVA DE JORN RÜSEN
Araújo, Marcelo Marcos de
title_short ENSINO E APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PESPECTIVA DE JORN RÜSEN: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PESPECTIVA DE JORN RÜSEN
title_full ENSINO E APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PESPECTIVA DE JORN RÜSEN: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PESPECTIVA DE JORN RÜSEN
title_fullStr ENSINO E APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PESPECTIVA DE JORN RÜSEN: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PESPECTIVA DE JORN RÜSEN
title_full_unstemmed ENSINO E APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PESPECTIVA DE JORN RÜSEN: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PESPECTIVA DE JORN RÜSEN
title_sort ENSINO E APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PESPECTIVA DE JORN RÜSEN: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PESPECTIVA DE JORN RÜSEN
author Araújo, Marcelo Marcos de
author_facet Araújo, Marcelo Marcos de
Vas, Braz Batista
author_role author
author2 Vas, Braz Batista
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Marcelo Marcos de
Vas, Braz Batista
description PALAVRAS CHAVES: DIDÁTICA DA HISTÓRIA; APRENDIZADO HISTÓRICO; CONSCIÊNCIA HISTÓRICA.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/4524
10.20873/vol9n2pp131-144
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/4524
identifier_str_mv 10.20873/vol9n2pp131-144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/4524/12631
10.20873/vol9n2c12631
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Braz Batista Vas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Braz Batista Vas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos UFT
publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos UFT
dc.source.none.fl_str_mv Revista Escritas; v. 9 n. 2 (2017): Ensino de História: "A História na Sala de Aula"; 131-144
2238-7188
10.20873/vol9n2
reponame:Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína
collection Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína
repository.name.fl_str_mv Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv oliviacormineiro@uft.edu.br||revistaescritas@uft.edu.br
_version_ 1799944314284933120