ENSINO E APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PESPECTIVA DE JORN RÜSEN: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PESPECTIVA DE JORN RÜSEN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína |
Texto Completo: | https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/4524 |
Resumo: | PALAVRAS CHAVES: DIDÁTICA DA HISTÓRIA; APRENDIZADO HISTÓRICO; CONSCIÊNCIA HISTÓRICA. |
id |
UFT-2_0f1b8e0bb30c652df9fb16c5722f5a82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/4524 |
network_acronym_str |
UFT-2 |
network_name_str |
Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO E APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PESPECTIVA DE JORN RÜSEN: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PESPECTIVA DE JORN RÜSENPALAVRAS CHAVES: DIDÁTICA DA HISTÓRIA; APRENDIZADO HISTÓRICO; CONSCIÊNCIA HISTÓRICA.Este artigo aborda o ensino e aprendizagem em História, especialmente na perspectiva da didática da História do filósofo alemão Jörn Rüsen. Este autor contribuiu ao alçar a didática da História e sua importância na aprendizagem dos alunos como tema de destaque no debate epistemológico da História, pois identifica como a aprendizagem da História pode ser ensinada e de como os alunos podem aprender e compreender a História a partir da relação do passado, presente e do lugar em que o mesmo ocupa socialmente, atribuindo significados aos conteúdos históricos apresentados pelos professores de história. Rüsen destaca a importância da didática da história como o principal elemento da concretização do aprendizado histórico, propondo que o aprendizado histórico se realize a partir de significados que o aluno possa ter sobre aspectos de sua vida social e cultural.Portal de Periódicos UFT2018-02-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/452410.20873/vol9n2pp131-144Revista Escritas; v. 9 n. 2 (2017): Ensino de História: "A História na Sala de Aula"; 131-1442238-718810.20873/vol9n2reponame:Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaínainstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/4524/1263110.20873/vol9n2c12631Copyright (c) 2018 Braz Batista Vasinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Marcelo Marcos deVas, Braz Batista2021-10-27T15:07:06Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/4524Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritasPRIhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/oaioliviacormineiro@uft.edu.br||revistaescritas@uft.edu.br2238-71881981-5603opendoar:2021-10-27T15:07:06Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO E APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PESPECTIVA DE JORN RÜSEN: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PESPECTIVA DE JORN RÜSEN |
title |
ENSINO E APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PESPECTIVA DE JORN RÜSEN: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PESPECTIVA DE JORN RÜSEN |
spellingShingle |
ENSINO E APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PESPECTIVA DE JORN RÜSEN: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PESPECTIVA DE JORN RÜSEN Araújo, Marcelo Marcos de |
title_short |
ENSINO E APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PESPECTIVA DE JORN RÜSEN: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PESPECTIVA DE JORN RÜSEN |
title_full |
ENSINO E APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PESPECTIVA DE JORN RÜSEN: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PESPECTIVA DE JORN RÜSEN |
title_fullStr |
ENSINO E APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PESPECTIVA DE JORN RÜSEN: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PESPECTIVA DE JORN RÜSEN |
title_full_unstemmed |
ENSINO E APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PESPECTIVA DE JORN RÜSEN: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PESPECTIVA DE JORN RÜSEN |
title_sort |
ENSINO E APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PESPECTIVA DE JORN RÜSEN: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PESPECTIVA DE JORN RÜSEN |
author |
Araújo, Marcelo Marcos de |
author_facet |
Araújo, Marcelo Marcos de Vas, Braz Batista |
author_role |
author |
author2 |
Vas, Braz Batista |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Marcelo Marcos de Vas, Braz Batista |
description |
PALAVRAS CHAVES: DIDÁTICA DA HISTÓRIA; APRENDIZADO HISTÓRICO; CONSCIÊNCIA HISTÓRICA. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/4524 10.20873/vol9n2pp131-144 |
url |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/4524 |
identifier_str_mv |
10.20873/vol9n2pp131-144 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/4524/12631 10.20873/vol9n2c12631 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Braz Batista Vas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Braz Batista Vas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos UFT |
publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos UFT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Escritas; v. 9 n. 2 (2017): Ensino de História: "A História na Sala de Aula"; 131-144 2238-7188 10.20873/vol9n2 reponame:Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína |
collection |
Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína |
repository.name.fl_str_mv |
Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
oliviacormineiro@uft.edu.br||revistaescritas@uft.edu.br |
_version_ |
1799944314284933120 |