Contribuições de Paulo Freire e Jörn Rüsen para o Ensino de História
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5362 |
Resumo: | Trabalho realizado sob orientação da professora Juliana Franzi e coorientação do professor Tiago Costa Sanches, como requisito para a obtenção do diploma de Licenciado em História pela Universidade Federal da Integração Latino Americana |
id |
UNIL_6b82428633cd9d820fc8ce0854e96cd8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/5362 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Contribuições de Paulo Freire e Jörn Rüsen para o Ensino de HistóriaEnsino de HistóriaPaulo Freire (1921-1997) - educador, pedagogo e filósofo brasileiroJorn Rüsen (1938-) - historiador e filósofo alemãoTrabalho realizado sob orientação da professora Juliana Franzi e coorientação do professor Tiago Costa Sanches, como requisito para a obtenção do diploma de Licenciado em História pela Universidade Federal da Integração Latino AmericanaA atual conjuntura política do Brasil, marcada por uma constante manipulação de informações e distorção do ensino de História, explicita a necessária busca de ferramentas de conscientização por meio de uma pedagogia latino-americana e da Didática da História. Neste contexto, o presente trabalho assume como suporte teórico as obras de Paulo Freire e os conceitos de Didática da História e consciência histórica do filósofo e historiador Jörn Rüsen. O objetivo que orientou a realização da investigação foi o de identificar e analisar as contribuições de ambos os autores para o ensino de História. Com base em uma pesquisa bibliográfica, o resultado do trabalho revela que, a despeito de serem teorias cuja gênese encontra-se em campos de conhecimentos distintos, elas possuem certos pontos de aproximação e apresentam grande potencialidade no sentido de aportar para o ensino de História.La situación política actual en Brasil, marcada por una manipulación constante de la información y la distorsión de la enseñanza de la historia, hace explícita la búsqueda necesaria de herramientas de sensibilización a través de una pedagogía y didáctica de la historia latinoamericana. En este contexto, el presente trabajo asume como soporte teórico los trabajos de Paulo Freire y los conceptos de Didáctica de la Historia y conciencia histórica del filósofo e historiador Jorn Rüsen. El objetivo que guió la investigación fue identificar y analizar las contribuciones de ambos autores a la enseñanza de la historia. Basado en una investigación bibliográfica, el resultado del trabajo revela que, a pesar de ser teorías cuya génesis se encuentra en diferentes campos del conocimiento, tienen ciertos puntos de enfoque y tienen una gran potencialidad para contribuir a la enseñanza de la historiaFranzi, JulianaSanches, Tiago CostaStumpf, Pedro Felipe de Souza2019-12-10info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfSTUMPF, Pedro Felipe de Souza. Contribuições de Paulo Freire e Jörn Rüsen para o Ensino de História. 2019. 25 p. Artigo de conclusão de curso (História - licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2019https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5362porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:46:00Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/5362Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:46Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições de Paulo Freire e Jörn Rüsen para o Ensino de História |
title |
Contribuições de Paulo Freire e Jörn Rüsen para o Ensino de História |
spellingShingle |
Contribuições de Paulo Freire e Jörn Rüsen para o Ensino de História Stumpf, Pedro Felipe de Souza Ensino de História Paulo Freire (1921-1997) - educador, pedagogo e filósofo brasileiro Jorn Rüsen (1938-) - historiador e filósofo alemão |
title_short |
Contribuições de Paulo Freire e Jörn Rüsen para o Ensino de História |
title_full |
Contribuições de Paulo Freire e Jörn Rüsen para o Ensino de História |
title_fullStr |
Contribuições de Paulo Freire e Jörn Rüsen para o Ensino de História |
title_full_unstemmed |
Contribuições de Paulo Freire e Jörn Rüsen para o Ensino de História |
title_sort |
Contribuições de Paulo Freire e Jörn Rüsen para o Ensino de História |
author |
Stumpf, Pedro Felipe de Souza |
author_facet |
Stumpf, Pedro Felipe de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Franzi, Juliana Sanches, Tiago Costa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stumpf, Pedro Felipe de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História Paulo Freire (1921-1997) - educador, pedagogo e filósofo brasileiro Jorn Rüsen (1938-) - historiador e filósofo alemão |
topic |
Ensino de História Paulo Freire (1921-1997) - educador, pedagogo e filósofo brasileiro Jorn Rüsen (1938-) - historiador e filósofo alemão |
description |
Trabalho realizado sob orientação da professora Juliana Franzi e coorientação do professor Tiago Costa Sanches, como requisito para a obtenção do diploma de Licenciado em História pela Universidade Federal da Integração Latino Americana |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
STUMPF, Pedro Felipe de Souza. Contribuições de Paulo Freire e Jörn Rüsen para o Ensino de História. 2019. 25 p. Artigo de conclusão de curso (História - licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2019 https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5362 |
identifier_str_mv |
STUMPF, Pedro Felipe de Souza. Contribuições de Paulo Freire e Jörn Rüsen para o Ensino de História. 2019. 25 p. Artigo de conclusão de curso (História - licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2019 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5362 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285257587458048 |