APROXIMAÇÕES ENTRE ARQUEOLOGIA, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E DIFERENTES SEGMENTOS DA SOCIEDADE: Construindo Experiências a partir da Universidade Federal do Amapá, campus Marco Zero
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína |
Texto Completo: | https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/7980 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados do projeto de extensão “Arqueologia e Educação Patrimonial: construindo experiências a partir da Universidade Federal do Amapá, campus Marco Zero”, que foi executado em 2018, considerando o sítio arqueológico AP-MA-05. Para isso, as ações educativas foram norteadas pela metodologia da Educação Patrimonial. As reflexões apresentadas partem das palestras e oficinas voltadas para o ambiente escolar e para o sindicato dos Guias de Turismo do Amapá e seus entendimentos sobre o patrimônio arqueológico. Com base nos resultados, concluímos que as palestras e oficinas permitiram criar aproximações entre passado e presente nestes dois setores da sociedade amapaense. |
id |
UFT-2_ac77e52effdff8844029cfee2b33f08e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/7980 |
network_acronym_str |
UFT-2 |
network_name_str |
Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína |
repository_id_str |
|
spelling |
APROXIMAÇÕES ENTRE ARQUEOLOGIA, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E DIFERENTES SEGMENTOS DA SOCIEDADE: Construindo Experiências a partir da Universidade Federal do Amapá, campus Marco Zero Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados do projeto de extensão “Arqueologia e Educação Patrimonial: construindo experiências a partir da Universidade Federal do Amapá, campus Marco Zero”, que foi executado em 2018, considerando o sítio arqueológico AP-MA-05. Para isso, as ações educativas foram norteadas pela metodologia da Educação Patrimonial. As reflexões apresentadas partem das palestras e oficinas voltadas para o ambiente escolar e para o sindicato dos Guias de Turismo do Amapá e seus entendimentos sobre o patrimônio arqueológico. Com base nos resultados, concluímos que as palestras e oficinas permitiram criar aproximações entre passado e presente nestes dois setores da sociedade amapaense.Portal de Periódicos UFT2020-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/798010.20873/vol12n2pp144-164Revista Escritas; v. 12 n. 2 (2020): HISTÓRIA E EDUCAÇÃO: PRÁTICAS E REFLEXÕES EM TEMPOS DE PENSAMENTO ANTICIENTÍFICO; 144-1642238-718810.20873/vol12n2reponame:Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaínainstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/7980/1765710.20873/vol12n2c17657Copyright (c) 2020 Avelino Gambim Júnior, Jelly Juliane Souza de Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessGambim Júnior, AvelinoJuliane Souza de Lima, Jelly2021-10-27T14:02:32Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/7980Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritasPRIhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/oaioliviacormineiro@uft.edu.br||revistaescritas@uft.edu.br2238-71881981-5603opendoar:2021-10-27T14:02:32Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APROXIMAÇÕES ENTRE ARQUEOLOGIA, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E DIFERENTES SEGMENTOS DA SOCIEDADE: Construindo Experiências a partir da Universidade Federal do Amapá, campus Marco Zero |
title |
APROXIMAÇÕES ENTRE ARQUEOLOGIA, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E DIFERENTES SEGMENTOS DA SOCIEDADE: Construindo Experiências a partir da Universidade Federal do Amapá, campus Marco Zero |
spellingShingle |
APROXIMAÇÕES ENTRE ARQUEOLOGIA, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E DIFERENTES SEGMENTOS DA SOCIEDADE: Construindo Experiências a partir da Universidade Federal do Amapá, campus Marco Zero Gambim Júnior, Avelino |
title_short |
APROXIMAÇÕES ENTRE ARQUEOLOGIA, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E DIFERENTES SEGMENTOS DA SOCIEDADE: Construindo Experiências a partir da Universidade Federal do Amapá, campus Marco Zero |
title_full |
APROXIMAÇÕES ENTRE ARQUEOLOGIA, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E DIFERENTES SEGMENTOS DA SOCIEDADE: Construindo Experiências a partir da Universidade Federal do Amapá, campus Marco Zero |
title_fullStr |
APROXIMAÇÕES ENTRE ARQUEOLOGIA, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E DIFERENTES SEGMENTOS DA SOCIEDADE: Construindo Experiências a partir da Universidade Federal do Amapá, campus Marco Zero |
title_full_unstemmed |
APROXIMAÇÕES ENTRE ARQUEOLOGIA, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E DIFERENTES SEGMENTOS DA SOCIEDADE: Construindo Experiências a partir da Universidade Federal do Amapá, campus Marco Zero |
title_sort |
APROXIMAÇÕES ENTRE ARQUEOLOGIA, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E DIFERENTES SEGMENTOS DA SOCIEDADE: Construindo Experiências a partir da Universidade Federal do Amapá, campus Marco Zero |
author |
Gambim Júnior, Avelino |
author_facet |
Gambim Júnior, Avelino Juliane Souza de Lima, Jelly |
author_role |
author |
author2 |
Juliane Souza de Lima, Jelly |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gambim Júnior, Avelino Juliane Souza de Lima, Jelly |
description |
Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados do projeto de extensão “Arqueologia e Educação Patrimonial: construindo experiências a partir da Universidade Federal do Amapá, campus Marco Zero”, que foi executado em 2018, considerando o sítio arqueológico AP-MA-05. Para isso, as ações educativas foram norteadas pela metodologia da Educação Patrimonial. As reflexões apresentadas partem das palestras e oficinas voltadas para o ambiente escolar e para o sindicato dos Guias de Turismo do Amapá e seus entendimentos sobre o patrimônio arqueológico. Com base nos resultados, concluímos que as palestras e oficinas permitiram criar aproximações entre passado e presente nestes dois setores da sociedade amapaense. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/7980 10.20873/vol12n2pp144-164 |
url |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/7980 |
identifier_str_mv |
10.20873/vol12n2pp144-164 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/7980/17657 10.20873/vol12n2c17657 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Avelino Gambim Júnior, Jelly Juliane Souza de Lima info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Avelino Gambim Júnior, Jelly Juliane Souza de Lima |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos UFT |
publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos UFT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Escritas; v. 12 n. 2 (2020): HISTÓRIA E EDUCAÇÃO: PRÁTICAS E REFLEXÕES EM TEMPOS DE PENSAMENTO ANTICIENTÍFICO; 144-164 2238-7188 10.20873/vol12n2 reponame:Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína |
collection |
Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína |
repository.name.fl_str_mv |
Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
oliviacormineiro@uft.edu.br||revistaescritas@uft.edu.br |
_version_ |
1799944314361479168 |