APROXIMAÇÕES ENTRE ARQUEOLOGIA, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E DIFERENTES SEGMENTOS DA SOCIEDADE: Construindo Experiências a partir da Universidade Federal do Amapá, campus Marco Zero

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gambim Júnior, Avelino
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Juliane Souza de Lima, Jelly
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/7980
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados do projeto de extensão “Arqueologia e Educação Patrimonial: construindo experiências a partir da Universidade Federal do Amapá, campus Marco Zero”, que foi executado em 2018, considerando o sítio arqueológico AP-MA-05. Para isso, as ações educativas foram norteadas pela metodologia da Educação Patrimonial. As reflexões apresentadas partem das palestras e oficinas voltadas para o ambiente escolar e para o sindicato dos Guias de Turismo do Amapá e seus entendimentos sobre o patrimônio arqueológico. Com base nos resultados, concluímos que as palestras e oficinas permitiram criar aproximações entre passado e presente nestes dois setores da sociedade amapaense.
id UFT-2_ac77e52effdff8844029cfee2b33f08e
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/7980
network_acronym_str UFT-2
network_name_str Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína
repository_id_str
spelling APROXIMAÇÕES ENTRE ARQUEOLOGIA, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E DIFERENTES SEGMENTOS DA SOCIEDADE: Construindo Experiências a partir da Universidade Federal do Amapá, campus Marco Zero Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados do projeto de extensão “Arqueologia e Educação Patrimonial: construindo experiências a partir da Universidade Federal do Amapá, campus Marco Zero”, que foi executado em 2018, considerando o sítio arqueológico AP-MA-05. Para isso, as ações educativas foram norteadas pela metodologia da Educação Patrimonial. As reflexões apresentadas partem das palestras e oficinas voltadas para o ambiente escolar e para o sindicato dos Guias de Turismo do Amapá e seus entendimentos sobre o patrimônio arqueológico. Com base nos resultados, concluímos que as palestras e oficinas permitiram criar aproximações entre passado e presente nestes dois setores da sociedade amapaense.Portal de Periódicos UFT2020-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/798010.20873/vol12n2pp144-164Revista Escritas; v. 12 n. 2 (2020): HISTÓRIA E EDUCAÇÃO: PRÁTICAS E REFLEXÕES EM TEMPOS DE PENSAMENTO ANTICIENTÍFICO; 144-1642238-718810.20873/vol12n2reponame:Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaínainstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/7980/1765710.20873/vol12n2c17657Copyright (c) 2020 Avelino Gambim Júnior, Jelly Juliane Souza de Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessGambim Júnior, AvelinoJuliane Souza de Lima, Jelly2021-10-27T14:02:32Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/7980Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritasPRIhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/oaioliviacormineiro@uft.edu.br||revistaescritas@uft.edu.br2238-71881981-5603opendoar:2021-10-27T14:02:32Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv APROXIMAÇÕES ENTRE ARQUEOLOGIA, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E DIFERENTES SEGMENTOS DA SOCIEDADE: Construindo Experiências a partir da Universidade Federal do Amapá, campus Marco Zero
title APROXIMAÇÕES ENTRE ARQUEOLOGIA, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E DIFERENTES SEGMENTOS DA SOCIEDADE: Construindo Experiências a partir da Universidade Federal do Amapá, campus Marco Zero
spellingShingle APROXIMAÇÕES ENTRE ARQUEOLOGIA, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E DIFERENTES SEGMENTOS DA SOCIEDADE: Construindo Experiências a partir da Universidade Federal do Amapá, campus Marco Zero
Gambim Júnior, Avelino
title_short APROXIMAÇÕES ENTRE ARQUEOLOGIA, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E DIFERENTES SEGMENTOS DA SOCIEDADE: Construindo Experiências a partir da Universidade Federal do Amapá, campus Marco Zero
title_full APROXIMAÇÕES ENTRE ARQUEOLOGIA, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E DIFERENTES SEGMENTOS DA SOCIEDADE: Construindo Experiências a partir da Universidade Federal do Amapá, campus Marco Zero
title_fullStr APROXIMAÇÕES ENTRE ARQUEOLOGIA, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E DIFERENTES SEGMENTOS DA SOCIEDADE: Construindo Experiências a partir da Universidade Federal do Amapá, campus Marco Zero
title_full_unstemmed APROXIMAÇÕES ENTRE ARQUEOLOGIA, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E DIFERENTES SEGMENTOS DA SOCIEDADE: Construindo Experiências a partir da Universidade Federal do Amapá, campus Marco Zero
title_sort APROXIMAÇÕES ENTRE ARQUEOLOGIA, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E DIFERENTES SEGMENTOS DA SOCIEDADE: Construindo Experiências a partir da Universidade Federal do Amapá, campus Marco Zero
author Gambim Júnior, Avelino
author_facet Gambim Júnior, Avelino
Juliane Souza de Lima, Jelly
author_role author
author2 Juliane Souza de Lima, Jelly
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gambim Júnior, Avelino
Juliane Souza de Lima, Jelly
description Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados do projeto de extensão “Arqueologia e Educação Patrimonial: construindo experiências a partir da Universidade Federal do Amapá, campus Marco Zero”, que foi executado em 2018, considerando o sítio arqueológico AP-MA-05. Para isso, as ações educativas foram norteadas pela metodologia da Educação Patrimonial. As reflexões apresentadas partem das palestras e oficinas voltadas para o ambiente escolar e para o sindicato dos Guias de Turismo do Amapá e seus entendimentos sobre o patrimônio arqueológico. Com base nos resultados, concluímos que as palestras e oficinas permitiram criar aproximações entre passado e presente nestes dois setores da sociedade amapaense.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/7980
10.20873/vol12n2pp144-164
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/7980
identifier_str_mv 10.20873/vol12n2pp144-164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/7980/17657
10.20873/vol12n2c17657
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Avelino Gambim Júnior, Jelly Juliane Souza de Lima
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Avelino Gambim Júnior, Jelly Juliane Souza de Lima
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos UFT
publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos UFT
dc.source.none.fl_str_mv Revista Escritas; v. 12 n. 2 (2020): HISTÓRIA E EDUCAÇÃO: PRÁTICAS E REFLEXÕES EM TEMPOS DE PENSAMENTO ANTICIENTÍFICO; 144-164
2238-7188
10.20873/vol12n2
reponame:Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína
collection Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína
repository.name.fl_str_mv Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv oliviacormineiro@uft.edu.br||revistaescritas@uft.edu.br
_version_ 1799944314361479168