O ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE CONSERVADORISMOS: ALGUNS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos dos Passos, Pâmella
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Sá Guigues Almeida, Luciana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/9197
Resumo: Este artigo é fruto de uma pesquisa de iniciação científica que tem por objetivo tecer reflexões acerca do ensino de História em tempos de conservadorismo e elaborar táticas de superação desse fenômeno em sala de aula. Inicialmente, buscamos situar o leitor no que identificamos como avanço do conservadorismo no Brasil na atual conjuntura, evidenciando seus impactos negativos na educação brasileira. Em seguida, discorremos sobre o curso voltado para licenciandos que se originou da pesquisa. Analisamos principalmente as respostas dos formulários de inscrição e de avaliação do mesmo, buscando afirmar o papel do diálogo e do afeto no ensino de História, em especial a partir das elucubrações de Paulo Freire acerca da importância de uma educação dialógica e libertadora.
id UFT-2_d84ba093b16c942566211b2b637318f8
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/9197
network_acronym_str UFT-2
network_name_str Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína
repository_id_str
spelling O ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE CONSERVADORISMOS: ALGUNS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORESEste artigo é fruto de uma pesquisa de iniciação científica que tem por objetivo tecer reflexões acerca do ensino de História em tempos de conservadorismo e elaborar táticas de superação desse fenômeno em sala de aula. Inicialmente, buscamos situar o leitor no que identificamos como avanço do conservadorismo no Brasil na atual conjuntura, evidenciando seus impactos negativos na educação brasileira. Em seguida, discorremos sobre o curso voltado para licenciandos que se originou da pesquisa. Analisamos principalmente as respostas dos formulários de inscrição e de avaliação do mesmo, buscando afirmar o papel do diálogo e do afeto no ensino de História, em especial a partir das elucubrações de Paulo Freire acerca da importância de uma educação dialógica e libertadora.Portal de Periódicos UFT2020-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/919710.20873/vol12n2pp125-143Revista Escritas; v. 12 n. 2 (2020): HISTÓRIA E EDUCAÇÃO: PRÁTICAS E REFLEXÕES EM TEMPOS DE PENSAMENTO ANTICIENTÍFICO; 125-1432238-718810.20873/vol12n2reponame:Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaínainstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/9197/1765610.20873/vol12n2c17656Copyright (c) 2020 Pâmella Santos dos Passos, Luciana de Sá Guigues Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos dos Passos, Pâmellade Sá Guigues Almeida, Luciana2021-10-27T14:02:48Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/9197Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritasPRIhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/oaioliviacormineiro@uft.edu.br||revistaescritas@uft.edu.br2238-71881981-5603opendoar:2021-10-27T14:02:48Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE CONSERVADORISMOS: ALGUNS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title O ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE CONSERVADORISMOS: ALGUNS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
spellingShingle O ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE CONSERVADORISMOS: ALGUNS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Santos dos Passos, Pâmella
title_short O ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE CONSERVADORISMOS: ALGUNS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title_full O ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE CONSERVADORISMOS: ALGUNS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title_fullStr O ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE CONSERVADORISMOS: ALGUNS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title_full_unstemmed O ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE CONSERVADORISMOS: ALGUNS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title_sort O ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE CONSERVADORISMOS: ALGUNS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
author Santos dos Passos, Pâmella
author_facet Santos dos Passos, Pâmella
de Sá Guigues Almeida, Luciana
author_role author
author2 de Sá Guigues Almeida, Luciana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos dos Passos, Pâmella
de Sá Guigues Almeida, Luciana
description Este artigo é fruto de uma pesquisa de iniciação científica que tem por objetivo tecer reflexões acerca do ensino de História em tempos de conservadorismo e elaborar táticas de superação desse fenômeno em sala de aula. Inicialmente, buscamos situar o leitor no que identificamos como avanço do conservadorismo no Brasil na atual conjuntura, evidenciando seus impactos negativos na educação brasileira. Em seguida, discorremos sobre o curso voltado para licenciandos que se originou da pesquisa. Analisamos principalmente as respostas dos formulários de inscrição e de avaliação do mesmo, buscando afirmar o papel do diálogo e do afeto no ensino de História, em especial a partir das elucubrações de Paulo Freire acerca da importância de uma educação dialógica e libertadora.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/9197
10.20873/vol12n2pp125-143
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/9197
identifier_str_mv 10.20873/vol12n2pp125-143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/9197/17656
10.20873/vol12n2c17656
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Pâmella Santos dos Passos, Luciana de Sá Guigues Almeida
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Pâmella Santos dos Passos, Luciana de Sá Guigues Almeida
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos UFT
publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos UFT
dc.source.none.fl_str_mv Revista Escritas; v. 12 n. 2 (2020): HISTÓRIA E EDUCAÇÃO: PRÁTICAS E REFLEXÕES EM TEMPOS DE PENSAMENTO ANTICIENTÍFICO; 125-143
2238-7188
10.20873/vol12n2
reponame:Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína
collection Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína
repository.name.fl_str_mv Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv oliviacormineiro@uft.edu.br||revistaescritas@uft.edu.br
_version_ 1799944314386644992