O ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE CONSERVADORISMOS: ALGUNS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína |
Texto Completo: | https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/9197 |
Resumo: | Este artigo é fruto de uma pesquisa de iniciação científica que tem por objetivo tecer reflexões acerca do ensino de História em tempos de conservadorismo e elaborar táticas de superação desse fenômeno em sala de aula. Inicialmente, buscamos situar o leitor no que identificamos como avanço do conservadorismo no Brasil na atual conjuntura, evidenciando seus impactos negativos na educação brasileira. Em seguida, discorremos sobre o curso voltado para licenciandos que se originou da pesquisa. Analisamos principalmente as respostas dos formulários de inscrição e de avaliação do mesmo, buscando afirmar o papel do diálogo e do afeto no ensino de História, em especial a partir das elucubrações de Paulo Freire acerca da importância de uma educação dialógica e libertadora. |
id |
UFT-2_d84ba093b16c942566211b2b637318f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/9197 |
network_acronym_str |
UFT-2 |
network_name_str |
Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE CONSERVADORISMOS: ALGUNS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORESEste artigo é fruto de uma pesquisa de iniciação científica que tem por objetivo tecer reflexões acerca do ensino de História em tempos de conservadorismo e elaborar táticas de superação desse fenômeno em sala de aula. Inicialmente, buscamos situar o leitor no que identificamos como avanço do conservadorismo no Brasil na atual conjuntura, evidenciando seus impactos negativos na educação brasileira. Em seguida, discorremos sobre o curso voltado para licenciandos que se originou da pesquisa. Analisamos principalmente as respostas dos formulários de inscrição e de avaliação do mesmo, buscando afirmar o papel do diálogo e do afeto no ensino de História, em especial a partir das elucubrações de Paulo Freire acerca da importância de uma educação dialógica e libertadora.Portal de Periódicos UFT2020-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/919710.20873/vol12n2pp125-143Revista Escritas; v. 12 n. 2 (2020): HISTÓRIA E EDUCAÇÃO: PRÁTICAS E REFLEXÕES EM TEMPOS DE PENSAMENTO ANTICIENTÍFICO; 125-1432238-718810.20873/vol12n2reponame:Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaínainstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/9197/1765610.20873/vol12n2c17656Copyright (c) 2020 Pâmella Santos dos Passos, Luciana de Sá Guigues Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos dos Passos, Pâmellade Sá Guigues Almeida, Luciana2021-10-27T14:02:48Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/9197Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritasPRIhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/oaioliviacormineiro@uft.edu.br||revistaescritas@uft.edu.br2238-71881981-5603opendoar:2021-10-27T14:02:48Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE CONSERVADORISMOS: ALGUNS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title |
O ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE CONSERVADORISMOS: ALGUNS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
spellingShingle |
O ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE CONSERVADORISMOS: ALGUNS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Santos dos Passos, Pâmella |
title_short |
O ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE CONSERVADORISMOS: ALGUNS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_full |
O ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE CONSERVADORISMOS: ALGUNS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_fullStr |
O ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE CONSERVADORISMOS: ALGUNS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_full_unstemmed |
O ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE CONSERVADORISMOS: ALGUNS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_sort |
O ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE CONSERVADORISMOS: ALGUNS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
author |
Santos dos Passos, Pâmella |
author_facet |
Santos dos Passos, Pâmella de Sá Guigues Almeida, Luciana |
author_role |
author |
author2 |
de Sá Guigues Almeida, Luciana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos dos Passos, Pâmella de Sá Guigues Almeida, Luciana |
description |
Este artigo é fruto de uma pesquisa de iniciação científica que tem por objetivo tecer reflexões acerca do ensino de História em tempos de conservadorismo e elaborar táticas de superação desse fenômeno em sala de aula. Inicialmente, buscamos situar o leitor no que identificamos como avanço do conservadorismo no Brasil na atual conjuntura, evidenciando seus impactos negativos na educação brasileira. Em seguida, discorremos sobre o curso voltado para licenciandos que se originou da pesquisa. Analisamos principalmente as respostas dos formulários de inscrição e de avaliação do mesmo, buscando afirmar o papel do diálogo e do afeto no ensino de História, em especial a partir das elucubrações de Paulo Freire acerca da importância de uma educação dialógica e libertadora. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/9197 10.20873/vol12n2pp125-143 |
url |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/9197 |
identifier_str_mv |
10.20873/vol12n2pp125-143 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/9197/17656 10.20873/vol12n2c17656 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Pâmella Santos dos Passos, Luciana de Sá Guigues Almeida info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Pâmella Santos dos Passos, Luciana de Sá Guigues Almeida |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos UFT |
publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos UFT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Escritas; v. 12 n. 2 (2020): HISTÓRIA E EDUCAÇÃO: PRÁTICAS E REFLEXÕES EM TEMPOS DE PENSAMENTO ANTICIENTÍFICO; 125-143 2238-7188 10.20873/vol12n2 reponame:Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína |
collection |
Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína |
repository.name.fl_str_mv |
Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
oliviacormineiro@uft.edu.br||revistaescritas@uft.edu.br |
_version_ |
1799944314386644992 |