DIDÁTICA E ENSINO DE HISTÓRIA: potencialidades pedagógicas dos infográficos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína |
Texto Completo: | https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/13291 |
Resumo: | Neste artigo, apresentamos alguns elementos que ressaltam as potencialidades pedagógicas dos infográficos no ensino de Didática, na licenciatura em História, a fim de evidenciar como esses recursos podem contribuir para o ensino dos conteúdos da disciplina. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica sobre ensino de História, Didática, infográficos e o conceito de “práxis”. A investigação possibilitou explorar o software Piktochart para a produção de infográficos de conteúdos da Didática. Os resultados nos forneceram indicativos de que o uso dos infográficos, na elaboração de materiais didáticos, pode oferecer aos estudantes e seus professores alternativas de produção e de aperfeiçoamento da sistematização de informações. Portanto, a partir da integração de recursos tecnológicos, aliados a uma pedagogia inovadora, baseada na práxis, é possível contribuir com processos educativos mais significativos, ampliando seu sentido e significado para estudantes e docentes. |
id |
UFT-2_df3e70ca9e5cf4680cbdc4615b02a1e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/13291 |
network_acronym_str |
UFT-2 |
network_name_str |
Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína |
repository_id_str |
|
spelling |
DIDÁTICA E ENSINO DE HISTÓRIA: potencialidades pedagógicas dos infográficosNeste artigo, apresentamos alguns elementos que ressaltam as potencialidades pedagógicas dos infográficos no ensino de Didática, na licenciatura em História, a fim de evidenciar como esses recursos podem contribuir para o ensino dos conteúdos da disciplina. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica sobre ensino de História, Didática, infográficos e o conceito de “práxis”. A investigação possibilitou explorar o software Piktochart para a produção de infográficos de conteúdos da Didática. Os resultados nos forneceram indicativos de que o uso dos infográficos, na elaboração de materiais didáticos, pode oferecer aos estudantes e seus professores alternativas de produção e de aperfeiçoamento da sistematização de informações. Portanto, a partir da integração de recursos tecnológicos, aliados a uma pedagogia inovadora, baseada na práxis, é possível contribuir com processos educativos mais significativos, ampliando seu sentido e significado para estudantes e docentes.Portal de Periódicos UFT2022-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/1329110.20873/vol13n02pp156-176Revista Escritas; v. 13 n. 02 (2021): ECONOMIA E CULTURA DOS COMUNS AMAZÔNIDAS; 156-1762238-718810.20873/vol13n02reponame:Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaínainstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/13291/1990110.20873/vol13n02c19901Copyright (c) 2022 Vanderlene das Neves Dutra, Rosária Helena Ruiz Nakashima, Olivia Macedo Miranda Cormineiro de Medeiros Medeiros , Luciano Galdino da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessDutra, Vanderlene das NevesNakashima, Rosária Helena RuizMedeiros , Olivia Macedo Miranda Cormineiro de Medeiros Silva, Luciano Galdino da 2022-03-02T22:04:09Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/13291Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritasPRIhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/oaioliviacormineiro@uft.edu.br||revistaescritas@uft.edu.br2238-71881981-5603opendoar:2022-03-02T22:04:09Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DIDÁTICA E ENSINO DE HISTÓRIA: potencialidades pedagógicas dos infográficos |
title |
DIDÁTICA E ENSINO DE HISTÓRIA: potencialidades pedagógicas dos infográficos |
spellingShingle |
DIDÁTICA E ENSINO DE HISTÓRIA: potencialidades pedagógicas dos infográficos Dutra, Vanderlene das Neves |
title_short |
DIDÁTICA E ENSINO DE HISTÓRIA: potencialidades pedagógicas dos infográficos |
title_full |
DIDÁTICA E ENSINO DE HISTÓRIA: potencialidades pedagógicas dos infográficos |
title_fullStr |
DIDÁTICA E ENSINO DE HISTÓRIA: potencialidades pedagógicas dos infográficos |
title_full_unstemmed |
DIDÁTICA E ENSINO DE HISTÓRIA: potencialidades pedagógicas dos infográficos |
title_sort |
DIDÁTICA E ENSINO DE HISTÓRIA: potencialidades pedagógicas dos infográficos |
author |
Dutra, Vanderlene das Neves |
author_facet |
Dutra, Vanderlene das Neves Nakashima, Rosária Helena Ruiz Medeiros , Olivia Macedo Miranda Cormineiro de Medeiros Silva, Luciano Galdino da |
author_role |
author |
author2 |
Nakashima, Rosária Helena Ruiz Medeiros , Olivia Macedo Miranda Cormineiro de Medeiros Silva, Luciano Galdino da |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dutra, Vanderlene das Neves Nakashima, Rosária Helena Ruiz Medeiros , Olivia Macedo Miranda Cormineiro de Medeiros Silva, Luciano Galdino da |
description |
Neste artigo, apresentamos alguns elementos que ressaltam as potencialidades pedagógicas dos infográficos no ensino de Didática, na licenciatura em História, a fim de evidenciar como esses recursos podem contribuir para o ensino dos conteúdos da disciplina. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica sobre ensino de História, Didática, infográficos e o conceito de “práxis”. A investigação possibilitou explorar o software Piktochart para a produção de infográficos de conteúdos da Didática. Os resultados nos forneceram indicativos de que o uso dos infográficos, na elaboração de materiais didáticos, pode oferecer aos estudantes e seus professores alternativas de produção e de aperfeiçoamento da sistematização de informações. Portanto, a partir da integração de recursos tecnológicos, aliados a uma pedagogia inovadora, baseada na práxis, é possível contribuir com processos educativos mais significativos, ampliando seu sentido e significado para estudantes e docentes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/13291 10.20873/vol13n02pp156-176 |
url |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/13291 |
identifier_str_mv |
10.20873/vol13n02pp156-176 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/13291/19901 10.20873/vol13n02c19901 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos UFT |
publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos UFT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Escritas; v. 13 n. 02 (2021): ECONOMIA E CULTURA DOS COMUNS AMAZÔNIDAS; 156-176 2238-7188 10.20873/vol13n02 reponame:Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína |
collection |
Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína |
repository.name.fl_str_mv |
Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
oliviacormineiro@uft.edu.br||revistaescritas@uft.edu.br |
_version_ |
1799944314544979968 |