DIDÁTICA E ENSINO DE HISTÓRIA: potencialidades pedagógicas dos infográficos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra, Vanderlene das Neves
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Nakashima, Rosária Helena Ruiz, Medeiros , Olivia Macedo Miranda Cormineiro de Medeiros, Silva, Luciano Galdino da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/13291
Resumo: Neste artigo, apresentamos alguns elementos que ressaltam as potencialidades pedagógicas dos infográficos no ensino de Didática, na licenciatura em História, a fim de evidenciar como esses recursos podem contribuir para o ensino dos conteúdos da disciplina. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica sobre ensino de História, Didática, infográficos e o conceito de “práxis”. A investigação possibilitou explorar o software Piktochart para a produção de infográficos de conteúdos da Didática.  Os resultados nos forneceram indicativos de que o uso dos infográficos, na elaboração de materiais didáticos, pode oferecer aos estudantes e seus professores alternativas de produção e de aperfeiçoamento da sistematização de informações.  Portanto, a partir da integração de recursos tecnológicos, aliados a uma pedagogia inovadora, baseada na práxis, é possível contribuir com processos educativos mais significativos, ampliando seu sentido e significado para estudantes e docentes.
id UFT-2_df3e70ca9e5cf4680cbdc4615b02a1e5
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/13291
network_acronym_str UFT-2
network_name_str Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína
repository_id_str
spelling DIDÁTICA E ENSINO DE HISTÓRIA: potencialidades pedagógicas dos infográficosNeste artigo, apresentamos alguns elementos que ressaltam as potencialidades pedagógicas dos infográficos no ensino de Didática, na licenciatura em História, a fim de evidenciar como esses recursos podem contribuir para o ensino dos conteúdos da disciplina. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica sobre ensino de História, Didática, infográficos e o conceito de “práxis”. A investigação possibilitou explorar o software Piktochart para a produção de infográficos de conteúdos da Didática.  Os resultados nos forneceram indicativos de que o uso dos infográficos, na elaboração de materiais didáticos, pode oferecer aos estudantes e seus professores alternativas de produção e de aperfeiçoamento da sistematização de informações.  Portanto, a partir da integração de recursos tecnológicos, aliados a uma pedagogia inovadora, baseada na práxis, é possível contribuir com processos educativos mais significativos, ampliando seu sentido e significado para estudantes e docentes.Portal de Periódicos UFT2022-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/1329110.20873/vol13n02pp156-176Revista Escritas; v. 13 n. 02 (2021): ECONOMIA E CULTURA DOS COMUNS AMAZÔNIDAS; 156-1762238-718810.20873/vol13n02reponame:Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaínainstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/13291/1990110.20873/vol13n02c19901Copyright (c) 2022 Vanderlene das Neves Dutra, Rosária Helena Ruiz Nakashima, Olivia Macedo Miranda Cormineiro de Medeiros Medeiros , Luciano Galdino da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessDutra, Vanderlene das NevesNakashima, Rosária Helena RuizMedeiros , Olivia Macedo Miranda Cormineiro de Medeiros Silva, Luciano Galdino da 2022-03-02T22:04:09Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/13291Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritasPRIhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/oaioliviacormineiro@uft.edu.br||revistaescritas@uft.edu.br2238-71881981-5603opendoar:2022-03-02T22:04:09Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv DIDÁTICA E ENSINO DE HISTÓRIA: potencialidades pedagógicas dos infográficos
title DIDÁTICA E ENSINO DE HISTÓRIA: potencialidades pedagógicas dos infográficos
spellingShingle DIDÁTICA E ENSINO DE HISTÓRIA: potencialidades pedagógicas dos infográficos
Dutra, Vanderlene das Neves
title_short DIDÁTICA E ENSINO DE HISTÓRIA: potencialidades pedagógicas dos infográficos
title_full DIDÁTICA E ENSINO DE HISTÓRIA: potencialidades pedagógicas dos infográficos
title_fullStr DIDÁTICA E ENSINO DE HISTÓRIA: potencialidades pedagógicas dos infográficos
title_full_unstemmed DIDÁTICA E ENSINO DE HISTÓRIA: potencialidades pedagógicas dos infográficos
title_sort DIDÁTICA E ENSINO DE HISTÓRIA: potencialidades pedagógicas dos infográficos
author Dutra, Vanderlene das Neves
author_facet Dutra, Vanderlene das Neves
Nakashima, Rosária Helena Ruiz
Medeiros , Olivia Macedo Miranda Cormineiro de Medeiros
Silva, Luciano Galdino da
author_role author
author2 Nakashima, Rosária Helena Ruiz
Medeiros , Olivia Macedo Miranda Cormineiro de Medeiros
Silva, Luciano Galdino da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dutra, Vanderlene das Neves
Nakashima, Rosária Helena Ruiz
Medeiros , Olivia Macedo Miranda Cormineiro de Medeiros
Silva, Luciano Galdino da
description Neste artigo, apresentamos alguns elementos que ressaltam as potencialidades pedagógicas dos infográficos no ensino de Didática, na licenciatura em História, a fim de evidenciar como esses recursos podem contribuir para o ensino dos conteúdos da disciplina. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica sobre ensino de História, Didática, infográficos e o conceito de “práxis”. A investigação possibilitou explorar o software Piktochart para a produção de infográficos de conteúdos da Didática.  Os resultados nos forneceram indicativos de que o uso dos infográficos, na elaboração de materiais didáticos, pode oferecer aos estudantes e seus professores alternativas de produção e de aperfeiçoamento da sistematização de informações.  Portanto, a partir da integração de recursos tecnológicos, aliados a uma pedagogia inovadora, baseada na práxis, é possível contribuir com processos educativos mais significativos, ampliando seu sentido e significado para estudantes e docentes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/13291
10.20873/vol13n02pp156-176
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/13291
identifier_str_mv 10.20873/vol13n02pp156-176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/13291/19901
10.20873/vol13n02c19901
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos UFT
publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos UFT
dc.source.none.fl_str_mv Revista Escritas; v. 13 n. 02 (2021): ECONOMIA E CULTURA DOS COMUNS AMAZÔNIDAS; 156-176
2238-7188
10.20873/vol13n02
reponame:Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína
collection Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína
repository.name.fl_str_mv Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv oliviacormineiro@uft.edu.br||revistaescritas@uft.edu.br
_version_ 1799944314544979968