QUANDO AS PALAVRAS SALTAM À VIDA, GERAM SENTIDOS E CRIAM CONSCIÊNCIA, FORMA-SE UM LEITOR: LER ALÉM DOS SIGNOS – EXPERIENCIAR A ARTE CONSTITUÍDA DE PALAVRAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EntreLetras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/7861 |
Resumo: | Neste texto buscamos refletir sobre a formação do leitor no espaço escola e de como a leitura pode ser meio de descolonização em sociedade estratificadas. Conscientes de que o processo de humanização ocorre pelo acesso e pelo desenvolvimento da linguagem, compartilhamos considerações sobre a importância da leitura ao longo da formação integral. Apontamos para a necessidade da escola como instituição social de promover nessa trajetória a formação do leitor literário capaz de compreender que a linguagem é material maleável, manipulável à formação de discurso. O texto literário, neste sentido, é o mais precioso médio de confrontar o aluno com esse uso da linguagem. Esse processo de formação do leitor literário em busca da humanização do sujeito deve começar já nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Nossas proposições estão fundamentadas nos pressupostos de Lajolo (1993), Candido (2004), Soares (2004), Colomer (2007), Petit (2008) Martins (2012), entre outros. Para que esse processo seja eficiente a escola não só deve atentar aos textos lidos, mas também à forma como a leitura está sendo mediada e incentivada pelos professores e realizada pelos alunos. |
id |
UFT-4_1147b8de291c7262a1f8e889866ed876 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/7861 |
network_acronym_str |
UFT-4 |
network_name_str |
EntreLetras |
repository_id_str |
|
spelling |
QUANDO AS PALAVRAS SALTAM À VIDA, GERAM SENTIDOS E CRIAM CONSCIÊNCIA, FORMA-SE UM LEITOR: LER ALÉM DOS SIGNOS – EXPERIENCIAR A ARTE CONSTITUÍDA DE PALAVRASformação do leitor literário; processo de leitura; ensino de literaturaNeste texto buscamos refletir sobre a formação do leitor no espaço escola e de como a leitura pode ser meio de descolonização em sociedade estratificadas. Conscientes de que o processo de humanização ocorre pelo acesso e pelo desenvolvimento da linguagem, compartilhamos considerações sobre a importância da leitura ao longo da formação integral. Apontamos para a necessidade da escola como instituição social de promover nessa trajetória a formação do leitor literário capaz de compreender que a linguagem é material maleável, manipulável à formação de discurso. O texto literário, neste sentido, é o mais precioso médio de confrontar o aluno com esse uso da linguagem. Esse processo de formação do leitor literário em busca da humanização do sujeito deve começar já nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Nossas proposições estão fundamentadas nos pressupostos de Lajolo (1993), Candido (2004), Soares (2004), Colomer (2007), Petit (2008) Martins (2012), entre outros. Para que esse processo seja eficiente a escola não só deve atentar aos textos lidos, mas também à forma como a leitura está sendo mediada e incentivada pelos professores e realizada pelos alunos.Universidade Federal do Norte do Tocantins2019-11-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/786110.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p54EntreLetras; v. 10 n. 2 (2019): LITERATURA E ENSINO: CAMINHOS RECENTES ENTRE CRÍTICA, TEORIA, LITERATURA E LEITORES; 54 - 692179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/7861/15951Copyright (c) 2019 EntreLetrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessFleck, Gilmei Francisco2021-11-24T14:03:47Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/7861Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2021-11-24T14:03:47EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
QUANDO AS PALAVRAS SALTAM À VIDA, GERAM SENTIDOS E CRIAM CONSCIÊNCIA, FORMA-SE UM LEITOR: LER ALÉM DOS SIGNOS – EXPERIENCIAR A ARTE CONSTITUÍDA DE PALAVRAS |
title |
QUANDO AS PALAVRAS SALTAM À VIDA, GERAM SENTIDOS E CRIAM CONSCIÊNCIA, FORMA-SE UM LEITOR: LER ALÉM DOS SIGNOS – EXPERIENCIAR A ARTE CONSTITUÍDA DE PALAVRAS |
spellingShingle |
QUANDO AS PALAVRAS SALTAM À VIDA, GERAM SENTIDOS E CRIAM CONSCIÊNCIA, FORMA-SE UM LEITOR: LER ALÉM DOS SIGNOS – EXPERIENCIAR A ARTE CONSTITUÍDA DE PALAVRAS Fleck, Gilmei Francisco formação do leitor literário; processo de leitura; ensino de literatura |
title_short |
QUANDO AS PALAVRAS SALTAM À VIDA, GERAM SENTIDOS E CRIAM CONSCIÊNCIA, FORMA-SE UM LEITOR: LER ALÉM DOS SIGNOS – EXPERIENCIAR A ARTE CONSTITUÍDA DE PALAVRAS |
title_full |
QUANDO AS PALAVRAS SALTAM À VIDA, GERAM SENTIDOS E CRIAM CONSCIÊNCIA, FORMA-SE UM LEITOR: LER ALÉM DOS SIGNOS – EXPERIENCIAR A ARTE CONSTITUÍDA DE PALAVRAS |
title_fullStr |
QUANDO AS PALAVRAS SALTAM À VIDA, GERAM SENTIDOS E CRIAM CONSCIÊNCIA, FORMA-SE UM LEITOR: LER ALÉM DOS SIGNOS – EXPERIENCIAR A ARTE CONSTITUÍDA DE PALAVRAS |
title_full_unstemmed |
QUANDO AS PALAVRAS SALTAM À VIDA, GERAM SENTIDOS E CRIAM CONSCIÊNCIA, FORMA-SE UM LEITOR: LER ALÉM DOS SIGNOS – EXPERIENCIAR A ARTE CONSTITUÍDA DE PALAVRAS |
title_sort |
QUANDO AS PALAVRAS SALTAM À VIDA, GERAM SENTIDOS E CRIAM CONSCIÊNCIA, FORMA-SE UM LEITOR: LER ALÉM DOS SIGNOS – EXPERIENCIAR A ARTE CONSTITUÍDA DE PALAVRAS |
author |
Fleck, Gilmei Francisco |
author_facet |
Fleck, Gilmei Francisco |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fleck, Gilmei Francisco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação do leitor literário; processo de leitura; ensino de literatura |
topic |
formação do leitor literário; processo de leitura; ensino de literatura |
description |
Neste texto buscamos refletir sobre a formação do leitor no espaço escola e de como a leitura pode ser meio de descolonização em sociedade estratificadas. Conscientes de que o processo de humanização ocorre pelo acesso e pelo desenvolvimento da linguagem, compartilhamos considerações sobre a importância da leitura ao longo da formação integral. Apontamos para a necessidade da escola como instituição social de promover nessa trajetória a formação do leitor literário capaz de compreender que a linguagem é material maleável, manipulável à formação de discurso. O texto literário, neste sentido, é o mais precioso médio de confrontar o aluno com esse uso da linguagem. Esse processo de formação do leitor literário em busca da humanização do sujeito deve começar já nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Nossas proposições estão fundamentadas nos pressupostos de Lajolo (1993), Candido (2004), Soares (2004), Colomer (2007), Petit (2008) Martins (2012), entre outros. Para que esse processo seja eficiente a escola não só deve atentar aos textos lidos, mas também à forma como a leitura está sendo mediada e incentivada pelos professores e realizada pelos alunos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/7861 10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p54 |
url |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/7861 |
identifier_str_mv |
10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p54 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/7861/15951 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 EntreLetras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 EntreLetras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
dc.source.none.fl_str_mv |
EntreLetras; v. 10 n. 2 (2019): LITERATURA E ENSINO: CAMINHOS RECENTES ENTRE CRÍTICA, TEORIA, LITERATURA E LEITORES; 54 - 69 2179-3948 reponame:EntreLetras instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
EntreLetras |
collection |
EntreLetras |
repository.name.fl_str_mv |
EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
entreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br |
_version_ |
1808458994548736000 |