LEITURA CUMULATIVA COMO LETRAMENTO LITERÁRIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EntreLetras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/10172 |
Resumo: | Embora o letramento literário comece antes da escola e continue depois da escola em um processo contínuo e permanente, é na escola que ele se torna, por meio da formação do leitor literário, um objetivo de ensino explícito e sistemático. Para tanto, concorrem várias estratégias didáticas. Uma delas é a Leitura Cumulativa que se destaca por sua versatilidade, uma vez que pode contemplar tanto o aluno individualmente em leitura extensiva, quanto uma turma em leitura intensiva. Nesse estudo, apresentamos a fundamentação teórica e metodológica dessa prática de letramento literário na escola e um exemplo de sua aplicação a partir da experiência de professores em curso de formação em serviço. |
id |
UFT-4_224b90edbee69f08b696172aa513c107 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/10172 |
network_acronym_str |
UFT-4 |
network_name_str |
EntreLetras |
repository_id_str |
|
spelling |
LEITURA CUMULATIVA COMO LETRAMENTO LITERÁRIOEnsino de literatura;Leitor literário;Prática de leitura literária;Letramento literárioEmbora o letramento literário comece antes da escola e continue depois da escola em um processo contínuo e permanente, é na escola que ele se torna, por meio da formação do leitor literário, um objetivo de ensino explícito e sistemático. Para tanto, concorrem várias estratégias didáticas. Uma delas é a Leitura Cumulativa que se destaca por sua versatilidade, uma vez que pode contemplar tanto o aluno individualmente em leitura extensiva, quanto uma turma em leitura intensiva. Nesse estudo, apresentamos a fundamentação teórica e metodológica dessa prática de letramento literário na escola e um exemplo de sua aplicação a partir da experiência de professores em curso de formação em serviço.Universidade Federal do Norte do Tocantins2021-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1017210.20873/uft2179-3948.2020v11n3p205-216EntreLetras; v. 11 n. 3 (2020): A DIDÁTICA LITERÁRIA NO S´ÉCULO XXI; 205-2162179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/10172/18414Copyright (c) 2021 EntreLetrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessMota, Rildo José Cosson2023-12-19T19:40:09Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/10172Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2023-12-19T19:40:09EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LEITURA CUMULATIVA COMO LETRAMENTO LITERÁRIO |
title |
LEITURA CUMULATIVA COMO LETRAMENTO LITERÁRIO |
spellingShingle |
LEITURA CUMULATIVA COMO LETRAMENTO LITERÁRIO Mota, Rildo José Cosson Ensino de literatura; Leitor literário; Prática de leitura literária; Letramento literário |
title_short |
LEITURA CUMULATIVA COMO LETRAMENTO LITERÁRIO |
title_full |
LEITURA CUMULATIVA COMO LETRAMENTO LITERÁRIO |
title_fullStr |
LEITURA CUMULATIVA COMO LETRAMENTO LITERÁRIO |
title_full_unstemmed |
LEITURA CUMULATIVA COMO LETRAMENTO LITERÁRIO |
title_sort |
LEITURA CUMULATIVA COMO LETRAMENTO LITERÁRIO |
author |
Mota, Rildo José Cosson |
author_facet |
Mota, Rildo José Cosson |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mota, Rildo José Cosson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de literatura; Leitor literário; Prática de leitura literária; Letramento literário |
topic |
Ensino de literatura; Leitor literário; Prática de leitura literária; Letramento literário |
description |
Embora o letramento literário comece antes da escola e continue depois da escola em um processo contínuo e permanente, é na escola que ele se torna, por meio da formação do leitor literário, um objetivo de ensino explícito e sistemático. Para tanto, concorrem várias estratégias didáticas. Uma delas é a Leitura Cumulativa que se destaca por sua versatilidade, uma vez que pode contemplar tanto o aluno individualmente em leitura extensiva, quanto uma turma em leitura intensiva. Nesse estudo, apresentamos a fundamentação teórica e metodológica dessa prática de letramento literário na escola e um exemplo de sua aplicação a partir da experiência de professores em curso de formação em serviço. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/10172 10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p205-216 |
url |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/10172 |
identifier_str_mv |
10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p205-216 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/10172/18414 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 EntreLetras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 EntreLetras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
dc.source.none.fl_str_mv |
EntreLetras; v. 11 n. 3 (2020): A DIDÁTICA LITERÁRIA NO S´ÉCULO XXI; 205-216 2179-3948 reponame:EntreLetras instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
EntreLetras |
collection |
EntreLetras |
repository.name.fl_str_mv |
EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
entreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br |
_version_ |
1808458994909446144 |