A PLANIFICAÇÃO DAS UNIDADES DIDÁTICAS COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: um estudo no ensino básico em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EntreLetras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/2756 |
Resumo: | Resumo: O presente artigo pretende fundamentar teoricamente a Unidade Didática por um lado, com o intento de definir e focar os seus elementos mais importantes e, por outro, proporcionar sólidas bases a partir das quais podemos elaborar a planificação de unidades didáticas, enquanto estratégia de ensino da língua materna, no 1º Ciclo do Ensino Básico. Apresentaremos um hipotético modelo estrutural de desenvolvimento da literacia, como sugestão para a prática pedagógica que poderá ser inferida.Palavras-chave: unidade didática; leitura; escrita. Abstract: This paper attempts to justify theoretically, on the one hand, the Teaching Unit, with the intent of defining and focusing its most important elements and, on the other hand, providing solid basis from which we can draw up the planning of teaching units, as a teaching mother tongue strategy, in the first cycle. We will present a hypothetical model of the structural development of literacy, as well as suggestions for pedagogical practice that can be induced. Keywords: didactic unit; reading; writing |
id |
UFT-4_2a1e22fde1f2d2adc710c286ca6e9ccb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/2756 |
network_acronym_str |
UFT-4 |
network_name_str |
EntreLetras |
repository_id_str |
|
spelling |
A PLANIFICAÇÃO DAS UNIDADES DIDÁTICAS COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: um estudo no ensino básico em Portugalunidade didáticaleituraescritaResumo: O presente artigo pretende fundamentar teoricamente a Unidade Didática por um lado, com o intento de definir e focar os seus elementos mais importantes e, por outro, proporcionar sólidas bases a partir das quais podemos elaborar a planificação de unidades didáticas, enquanto estratégia de ensino da língua materna, no 1º Ciclo do Ensino Básico. Apresentaremos um hipotético modelo estrutural de desenvolvimento da literacia, como sugestão para a prática pedagógica que poderá ser inferida.Palavras-chave: unidade didática; leitura; escrita. Abstract: This paper attempts to justify theoretically, on the one hand, the Teaching Unit, with the intent of defining and focusing its most important elements and, on the other hand, providing solid basis from which we can draw up the planning of teaching units, as a teaching mother tongue strategy, in the first cycle. We will present a hypothetical model of the structural development of literacy, as well as suggestions for pedagogical practice that can be induced. Keywords: didactic unit; reading; writingUniversidade Federal do Norte do Tocantins2016-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/2756EntreLetras; v. 7 n. 1 (2016): Temática Livre; 5 - 252179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/2756/pdfCopyright (c) 2016 EntreLetrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessOsório, Paulo José Tente da Rocha SantosRaposo, Maria dos Anjos Milheiro Gomes2017-02-10T00:37:40Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/2756Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2017-02-10T00:37:40EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PLANIFICAÇÃO DAS UNIDADES DIDÁTICAS COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: um estudo no ensino básico em Portugal |
title |
A PLANIFICAÇÃO DAS UNIDADES DIDÁTICAS COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: um estudo no ensino básico em Portugal |
spellingShingle |
A PLANIFICAÇÃO DAS UNIDADES DIDÁTICAS COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: um estudo no ensino básico em Portugal Osório, Paulo José Tente da Rocha Santos unidade didática leitura escrita |
title_short |
A PLANIFICAÇÃO DAS UNIDADES DIDÁTICAS COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: um estudo no ensino básico em Portugal |
title_full |
A PLANIFICAÇÃO DAS UNIDADES DIDÁTICAS COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: um estudo no ensino básico em Portugal |
title_fullStr |
A PLANIFICAÇÃO DAS UNIDADES DIDÁTICAS COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: um estudo no ensino básico em Portugal |
title_full_unstemmed |
A PLANIFICAÇÃO DAS UNIDADES DIDÁTICAS COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: um estudo no ensino básico em Portugal |
title_sort |
A PLANIFICAÇÃO DAS UNIDADES DIDÁTICAS COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: um estudo no ensino básico em Portugal |
author |
Osório, Paulo José Tente da Rocha Santos |
author_facet |
Osório, Paulo José Tente da Rocha Santos Raposo, Maria dos Anjos Milheiro Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Raposo, Maria dos Anjos Milheiro Gomes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Osório, Paulo José Tente da Rocha Santos Raposo, Maria dos Anjos Milheiro Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
unidade didática leitura escrita |
topic |
unidade didática leitura escrita |
description |
Resumo: O presente artigo pretende fundamentar teoricamente a Unidade Didática por um lado, com o intento de definir e focar os seus elementos mais importantes e, por outro, proporcionar sólidas bases a partir das quais podemos elaborar a planificação de unidades didáticas, enquanto estratégia de ensino da língua materna, no 1º Ciclo do Ensino Básico. Apresentaremos um hipotético modelo estrutural de desenvolvimento da literacia, como sugestão para a prática pedagógica que poderá ser inferida.Palavras-chave: unidade didática; leitura; escrita. Abstract: This paper attempts to justify theoretically, on the one hand, the Teaching Unit, with the intent of defining and focusing its most important elements and, on the other hand, providing solid basis from which we can draw up the planning of teaching units, as a teaching mother tongue strategy, in the first cycle. We will present a hypothetical model of the structural development of literacy, as well as suggestions for pedagogical practice that can be induced. Keywords: didactic unit; reading; writing |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/2756 |
url |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/2756 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/2756/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 EntreLetras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 EntreLetras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
dc.source.none.fl_str_mv |
EntreLetras; v. 7 n. 1 (2016): Temática Livre; 5 - 25 2179-3948 reponame:EntreLetras instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
EntreLetras |
collection |
EntreLetras |
repository.name.fl_str_mv |
EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
entreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br |
_version_ |
1808458993533714432 |