A PLANIFICAÇÃO DAS UNIDADES DIDÁTICAS COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: um estudo no ensino básico em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Osório, Paulo José Tente da Rocha Santos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Raposo, Maria dos Anjos Milheiro Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EntreLetras
Texto Completo: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/2756
Resumo: Resumo: O presente artigo pretende fundamentar teoricamente a Unidade Didática por um lado, com o intento de definir e focar os seus elementos mais importantes e, por outro, proporcionar sólidas bases a partir das quais podemos elaborar a planificação de unidades didáticas, enquanto estratégia de ensino da língua materna, no 1º Ciclo do Ensino Básico. Apresentaremos um hipotético modelo estrutural de desenvolvimento da literacia, como sugestão para a prática pedagógica que poderá ser inferida.Palavras-chave: unidade didática; leitura; escrita. Abstract: This paper attempts to justify theoretically, on the one hand, the Teaching Unit, with the intent of defining and focusing its most important elements and, on the other hand, providing solid basis from which we can draw up the planning of teaching units, as a teaching mother tongue strategy, in the first cycle. We will present a hypothetical model of the structural development of literacy, as well as suggestions for pedagogical practice that can be induced. Keywords: didactic unit; reading; writing
id UFT-4_2a1e22fde1f2d2adc710c286ca6e9ccb
oai_identifier_str oai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/2756
network_acronym_str UFT-4
network_name_str EntreLetras
repository_id_str
spelling A PLANIFICAÇÃO DAS UNIDADES DIDÁTICAS COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: um estudo no ensino básico em Portugalunidade didáticaleituraescritaResumo: O presente artigo pretende fundamentar teoricamente a Unidade Didática por um lado, com o intento de definir e focar os seus elementos mais importantes e, por outro, proporcionar sólidas bases a partir das quais podemos elaborar a planificação de unidades didáticas, enquanto estratégia de ensino da língua materna, no 1º Ciclo do Ensino Básico. Apresentaremos um hipotético modelo estrutural de desenvolvimento da literacia, como sugestão para a prática pedagógica que poderá ser inferida.Palavras-chave: unidade didática; leitura; escrita. Abstract: This paper attempts to justify theoretically, on the one hand, the Teaching Unit, with the intent of defining and focusing its most important elements and, on the other hand, providing solid basis from which we can draw up the planning of teaching units, as a teaching mother tongue strategy, in the first cycle. We will present a hypothetical model of the structural development of literacy, as well as suggestions for pedagogical practice that can be induced. Keywords: didactic unit; reading; writingUniversidade Federal do Norte do Tocantins2016-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/2756EntreLetras; v. 7 n. 1 (2016): Temática Livre; 5 - 252179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/2756/pdfCopyright (c) 2016 EntreLetrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessOsório, Paulo José Tente da Rocha SantosRaposo, Maria dos Anjos Milheiro Gomes2017-02-10T00:37:40Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/2756Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2017-02-10T00:37:40EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv A PLANIFICAÇÃO DAS UNIDADES DIDÁTICAS COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: um estudo no ensino básico em Portugal
title A PLANIFICAÇÃO DAS UNIDADES DIDÁTICAS COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: um estudo no ensino básico em Portugal
spellingShingle A PLANIFICAÇÃO DAS UNIDADES DIDÁTICAS COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: um estudo no ensino básico em Portugal
Osório, Paulo José Tente da Rocha Santos
unidade didática
leitura
escrita
title_short A PLANIFICAÇÃO DAS UNIDADES DIDÁTICAS COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: um estudo no ensino básico em Portugal
title_full A PLANIFICAÇÃO DAS UNIDADES DIDÁTICAS COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: um estudo no ensino básico em Portugal
title_fullStr A PLANIFICAÇÃO DAS UNIDADES DIDÁTICAS COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: um estudo no ensino básico em Portugal
title_full_unstemmed A PLANIFICAÇÃO DAS UNIDADES DIDÁTICAS COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: um estudo no ensino básico em Portugal
title_sort A PLANIFICAÇÃO DAS UNIDADES DIDÁTICAS COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: um estudo no ensino básico em Portugal
author Osório, Paulo José Tente da Rocha Santos
author_facet Osório, Paulo José Tente da Rocha Santos
Raposo, Maria dos Anjos Milheiro Gomes
author_role author
author2 Raposo, Maria dos Anjos Milheiro Gomes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Osório, Paulo José Tente da Rocha Santos
Raposo, Maria dos Anjos Milheiro Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv unidade didática
leitura
escrita
topic unidade didática
leitura
escrita
description Resumo: O presente artigo pretende fundamentar teoricamente a Unidade Didática por um lado, com o intento de definir e focar os seus elementos mais importantes e, por outro, proporcionar sólidas bases a partir das quais podemos elaborar a planificação de unidades didáticas, enquanto estratégia de ensino da língua materna, no 1º Ciclo do Ensino Básico. Apresentaremos um hipotético modelo estrutural de desenvolvimento da literacia, como sugestão para a prática pedagógica que poderá ser inferida.Palavras-chave: unidade didática; leitura; escrita. Abstract: This paper attempts to justify theoretically, on the one hand, the Teaching Unit, with the intent of defining and focusing its most important elements and, on the other hand, providing solid basis from which we can draw up the planning of teaching units, as a teaching mother tongue strategy, in the first cycle. We will present a hypothetical model of the structural development of literacy, as well as suggestions for pedagogical practice that can be induced. Keywords: didactic unit; reading; writing
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/2756
url https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/2756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/2756/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 EntreLetras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 EntreLetras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Norte do Tocantins
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Norte do Tocantins
dc.source.none.fl_str_mv EntreLetras; v. 7 n. 1 (2016): Temática Livre; 5 - 25
2179-3948
reponame:EntreLetras
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str EntreLetras
collection EntreLetras
repository.name.fl_str_mv EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv entreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br
_version_ 1808458993533714432