EXPERIÊNCIAS DE LEITURAS COM A POESIA DE AUGUSTO DOS ANJOS NO ENSINO MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE LEITORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucena do Nascimento, Verônica
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pinheiro Alves, José Hélder
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EntreLetras
Texto Completo: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/7535
Resumo: Abstract: In this work we present some reflections about the literary literature and its implications in the readers formation through the analysis of the reception data of the poetry of Augusto dos Anjos in high school. The study is part of our master's research and exposes thematic, language, and effects of Augustian lyric on reading experiences of student readers. For this, we take the discussions of Petit (2013), Aguiar and Bordini (1988), Rezende (2013), Pinheiro (2018), Colomer (2007) and Jauss (1994) among other authors, to discuss issues related to literary reading and the reception of the poetry of Augusto dos Anjos.   Keywords: literary reading; reader training; Augustus of the Angels; reception.
id UFT-4_600e3d4db690573649afae5295acadc5
oai_identifier_str oai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/7535
network_acronym_str UFT-4
network_name_str EntreLetras
repository_id_str
spelling EXPERIÊNCIAS DE LEITURAS COM A POESIA DE AUGUSTO DOS ANJOS NO ENSINO MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE LEITORESleitura literáriaformação de leitoresAugusto dos AnjosrecepçãoAbstract: In this work we present some reflections about the literary literature and its implications in the readers formation through the analysis of the reception data of the poetry of Augusto dos Anjos in high school. The study is part of our master's research and exposes thematic, language, and effects of Augustian lyric on reading experiences of student readers. For this, we take the discussions of Petit (2013), Aguiar and Bordini (1988), Rezende (2013), Pinheiro (2018), Colomer (2007) and Jauss (1994) among other authors, to discuss issues related to literary reading and the reception of the poetry of Augusto dos Anjos.   Keywords: literary reading; reader training; Augustus of the Angels; reception.Resumo: Neste trabalho apresentamos algumas reflexões sobre a literatura literária e suas implicações na formação de leitores através da análise de dados de recepção da poesia de Augusto dos Anjos no ensino médio. O estudo é parte da nossa pesquisa de mestrado e expõe aspectos temáticos, de linguagem e efeitos da lírica augustiana nas experiências de leituras dos alunos leitores. Para tanto, tomamos as discussões de Petit (2013), Aguiar e Bordini (1988), Rezende (2013), Pinheiro (2018), Colomer (2007) e Jauss (1994) dentre outros autores, para discutir questões relativas à leitura literária e a recepção da poesia de Augusto dos Anjos.       Palavras-chave: leitura literária; formação de leitores; Augusto dos Anjos; recepção.  Universidade Federal do Norte do Tocantins2020-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/753510.20873/uft.2179-3948.2020v11n1p499EntreLetras; v. 11 n. 1 (2020): LITERATURA E HISTÓRIA; 499 - 5162179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/7535/16766Copyright (c) 2020 EntreLetrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessLucena do Nascimento, Verônica Pinheiro Alves, José Hélder2021-11-24T13:59:18Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/7535Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2021-11-24T13:59:18EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv EXPERIÊNCIAS DE LEITURAS COM A POESIA DE AUGUSTO DOS ANJOS NO ENSINO MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE LEITORES
title EXPERIÊNCIAS DE LEITURAS COM A POESIA DE AUGUSTO DOS ANJOS NO ENSINO MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE LEITORES
spellingShingle EXPERIÊNCIAS DE LEITURAS COM A POESIA DE AUGUSTO DOS ANJOS NO ENSINO MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE LEITORES
Lucena do Nascimento, Verônica
leitura literária
formação de leitores
Augusto dos Anjos
recepção
title_short EXPERIÊNCIAS DE LEITURAS COM A POESIA DE AUGUSTO DOS ANJOS NO ENSINO MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE LEITORES
title_full EXPERIÊNCIAS DE LEITURAS COM A POESIA DE AUGUSTO DOS ANJOS NO ENSINO MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE LEITORES
title_fullStr EXPERIÊNCIAS DE LEITURAS COM A POESIA DE AUGUSTO DOS ANJOS NO ENSINO MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE LEITORES
title_full_unstemmed EXPERIÊNCIAS DE LEITURAS COM A POESIA DE AUGUSTO DOS ANJOS NO ENSINO MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE LEITORES
title_sort EXPERIÊNCIAS DE LEITURAS COM A POESIA DE AUGUSTO DOS ANJOS NO ENSINO MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE LEITORES
author Lucena do Nascimento, Verônica
author_facet Lucena do Nascimento, Verônica
Pinheiro Alves, José Hélder
author_role author
author2 Pinheiro Alves, José Hélder
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucena do Nascimento, Verônica
Pinheiro Alves, José Hélder
dc.subject.por.fl_str_mv leitura literária
formação de leitores
Augusto dos Anjos
recepção
topic leitura literária
formação de leitores
Augusto dos Anjos
recepção
description Abstract: In this work we present some reflections about the literary literature and its implications in the readers formation through the analysis of the reception data of the poetry of Augusto dos Anjos in high school. The study is part of our master's research and exposes thematic, language, and effects of Augustian lyric on reading experiences of student readers. For this, we take the discussions of Petit (2013), Aguiar and Bordini (1988), Rezende (2013), Pinheiro (2018), Colomer (2007) and Jauss (1994) among other authors, to discuss issues related to literary reading and the reception of the poetry of Augusto dos Anjos.   Keywords: literary reading; reader training; Augustus of the Angels; reception.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/7535
10.20873/uft.2179-3948.2020v11n1p499
url https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/7535
identifier_str_mv 10.20873/uft.2179-3948.2020v11n1p499
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/7535/16766
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 EntreLetras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 EntreLetras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Norte do Tocantins
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Norte do Tocantins
dc.source.none.fl_str_mv EntreLetras; v. 11 n. 1 (2020): LITERATURA E HISTÓRIA; 499 - 516
2179-3948
reponame:EntreLetras
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str EntreLetras
collection EntreLetras
repository.name.fl_str_mv EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv entreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br
_version_ 1808458994519375872