O EIXO DA LEITURA NAS OCEM: A AULA DE LITERATURA COMO ACONTECIMENTO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EntreLetras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1489 |
Resumo: | A leitura literária é uma das competências mais importantes a serem desenvolvidas no estudante durante a educação básica. O desafio do professor nesse contexto é amplo, pois a formação do leitor, como se sabe, não é um processo simples, principalmente em razão do fato de ser uma atividade interativa e heterogênea que envolve habilidades e competências complexas dos sujeitos: interpretação, discernimento, conhecimento de mundo etc. Desse modo, este artigo tem o objetivo de discutir a relação das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (BRASIL, 2006) com o ensino de literatura na educação básica a partir da noção de aula como acontecimento (GERALDI, 2004). Por meio da metodologia da pesquisa bibliográfica (GIL, 2010) pôde-se constatar que a visão do documento oficial supracitado acerca do ensino de literatura coaduna com a noção de aula como acontecimento, ou seja, que as práticas de ensino de leitura literária devem favorecer o novo, a alteridade e, principalmente, a participação dos alunos. |
id |
UFT-4_62198c0912161e4d8fd76e52ed555c31 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/1489 |
network_acronym_str |
UFT-4 |
network_name_str |
EntreLetras |
repository_id_str |
|
spelling |
O EIXO DA LEITURA NAS OCEM: A AULA DE LITERATURA COMO ACONTECIMENTOLeituraformação de leitorespráticas de ensino A leitura literária é uma das competências mais importantes a serem desenvolvidas no estudante durante a educação básica. O desafio do professor nesse contexto é amplo, pois a formação do leitor, como se sabe, não é um processo simples, principalmente em razão do fato de ser uma atividade interativa e heterogênea que envolve habilidades e competências complexas dos sujeitos: interpretação, discernimento, conhecimento de mundo etc. Desse modo, este artigo tem o objetivo de discutir a relação das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (BRASIL, 2006) com o ensino de literatura na educação básica a partir da noção de aula como acontecimento (GERALDI, 2004). Por meio da metodologia da pesquisa bibliográfica (GIL, 2010) pôde-se constatar que a visão do documento oficial supracitado acerca do ensino de literatura coaduna com a noção de aula como acontecimento, ou seja, que as práticas de ensino de leitura literária devem favorecer o novo, a alteridade e, principalmente, a participação dos alunos. Universidade Federal do Norte do Tocantins2016-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1489EntreLetras; v. 6 n. 1 (2015): Dossiê Ensino de Literatura nas Orientações Curriculares do Ensino Médio; 64-742179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1489/8654Nestor, Paulo Henrique do Espirito Santoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-25T22:55:02Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/1489Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2021-04-25T22:55:02EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O EIXO DA LEITURA NAS OCEM: A AULA DE LITERATURA COMO ACONTECIMENTO |
title |
O EIXO DA LEITURA NAS OCEM: A AULA DE LITERATURA COMO ACONTECIMENTO |
spellingShingle |
O EIXO DA LEITURA NAS OCEM: A AULA DE LITERATURA COMO ACONTECIMENTO Nestor, Paulo Henrique do Espirito Santo Leitura formação de leitores práticas de ensino |
title_short |
O EIXO DA LEITURA NAS OCEM: A AULA DE LITERATURA COMO ACONTECIMENTO |
title_full |
O EIXO DA LEITURA NAS OCEM: A AULA DE LITERATURA COMO ACONTECIMENTO |
title_fullStr |
O EIXO DA LEITURA NAS OCEM: A AULA DE LITERATURA COMO ACONTECIMENTO |
title_full_unstemmed |
O EIXO DA LEITURA NAS OCEM: A AULA DE LITERATURA COMO ACONTECIMENTO |
title_sort |
O EIXO DA LEITURA NAS OCEM: A AULA DE LITERATURA COMO ACONTECIMENTO |
author |
Nestor, Paulo Henrique do Espirito Santo |
author_facet |
Nestor, Paulo Henrique do Espirito Santo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nestor, Paulo Henrique do Espirito Santo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura formação de leitores práticas de ensino |
topic |
Leitura formação de leitores práticas de ensino |
description |
A leitura literária é uma das competências mais importantes a serem desenvolvidas no estudante durante a educação básica. O desafio do professor nesse contexto é amplo, pois a formação do leitor, como se sabe, não é um processo simples, principalmente em razão do fato de ser uma atividade interativa e heterogênea que envolve habilidades e competências complexas dos sujeitos: interpretação, discernimento, conhecimento de mundo etc. Desse modo, este artigo tem o objetivo de discutir a relação das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (BRASIL, 2006) com o ensino de literatura na educação básica a partir da noção de aula como acontecimento (GERALDI, 2004). Por meio da metodologia da pesquisa bibliográfica (GIL, 2010) pôde-se constatar que a visão do documento oficial supracitado acerca do ensino de literatura coaduna com a noção de aula como acontecimento, ou seja, que as práticas de ensino de leitura literária devem favorecer o novo, a alteridade e, principalmente, a participação dos alunos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1489 |
url |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1489 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1489/8654 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
dc.source.none.fl_str_mv |
EntreLetras; v. 6 n. 1 (2015): Dossiê Ensino de Literatura nas Orientações Curriculares do Ensino Médio; 64-74 2179-3948 reponame:EntreLetras instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
EntreLetras |
collection |
EntreLetras |
repository.name.fl_str_mv |
EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
entreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br |
_version_ |
1808458993141547008 |