Literatura em sala de aula: reflexões sobre o ensino de Literatura na Educação Básica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Gabriel Gomes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50586
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2023.
id UNB_5762e8db2797b4db16c2d6f8350b7662
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/50586
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Literatura em sala de aula: reflexões sobre o ensino de Literatura na Educação Básica.Literatura - estudo e ensinoLeitor - formaçãoLeituraDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2023.Diante dos reveses ligados ao ensino e à educação no Brasil, o presente trabalho busca refletir e dialogar sobre aspectos teóricos e metodológicos referentes ao ensino de literatura. Portanto, esta pesquisa trata de verificar, analisar e discutir a situação do ensino de literatura na Educação Básica. Partindo da concepção de que a literatura é fundamental no processo de formação integral do indivíduo e considerando seu papel humanizador na escola, a investigação passa pela discussão sobre a formação do perfil de leitores literários nas escolas brasileiras e sobre como esses leitores, alunos e professores, entram em contato com a diversidade literária na Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, quando se pensa em questões ligadas ao ensino, à leitura literária na escola e sobre o que dizem os documentos oficiais orientadores do ensino; e, ao mesmo tempo, uma pesquisa de campo, realizada no intuito de aferir a concordância entre o que dizem as instruções normativas, os especialistas da área do ensino de literatura e o que de fato ocorre na sala de aula.In the face of setbacks related to teaching and education in Brazil, the present work seeks to reflect upon and discuss theoretical and methodological aspects concerning literature teaching. Therefore, this research aims to verify, analyze, and discuss the situation of literature teaching in early childhood, primary, and secondary education. Starting from the belief that literature is fundamental in the holistic development process of individuals and considering its humanizing role in schools, the investigation will delve into the discussion regarding the development of the profile of literary readers in Brazilian schools and how these readers, students, and teachers, engage with literary diversity during early childhood, primary, and secondary education. This is a bibliographic research, when considering issues related to teaching, literary reading in schools, and what official educational guidelines say; at the same time, it is a field research, carried out in order to assess the alignment between what normative instructions and literature teaching experts say, and what actually takes place in the classroom.Instituto de Letras (IL)Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)Programa de Pós-Graduação em LiteraturaPereira, Danglei de CastroVieira, Gabriel Gomes2024-10-14T20:24:51Z2024-10-14T20:24:51Z2024-10-142023-05-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVIEIRA, Gabriel Gomes. Literatura em sala de aula: reflexões sobre o ensino de Literatura na Educação Básica. 2023. 75 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio.unb.br/handle/10482/50586porA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-10-14T20:24:51Zoai:repositorio.unb.br:10482/50586Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-10-14T20:24:51Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura em sala de aula: reflexões sobre o ensino de Literatura na Educação Básica.
title Literatura em sala de aula: reflexões sobre o ensino de Literatura na Educação Básica.
spellingShingle Literatura em sala de aula: reflexões sobre o ensino de Literatura na Educação Básica.
Vieira, Gabriel Gomes
Literatura - estudo e ensino
Leitor - formação
Leitura
title_short Literatura em sala de aula: reflexões sobre o ensino de Literatura na Educação Básica.
title_full Literatura em sala de aula: reflexões sobre o ensino de Literatura na Educação Básica.
title_fullStr Literatura em sala de aula: reflexões sobre o ensino de Literatura na Educação Básica.
title_full_unstemmed Literatura em sala de aula: reflexões sobre o ensino de Literatura na Educação Básica.
title_sort Literatura em sala de aula: reflexões sobre o ensino de Literatura na Educação Básica.
author Vieira, Gabriel Gomes
author_facet Vieira, Gabriel Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Danglei de Castro
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Gabriel Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura - estudo e ensino
Leitor - formação
Leitura
topic Literatura - estudo e ensino
Leitor - formação
Leitura
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-31
2024-10-14T20:24:51Z
2024-10-14T20:24:51Z
2024-10-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VIEIRA, Gabriel Gomes. Literatura em sala de aula: reflexões sobre o ensino de Literatura na Educação Básica. 2023. 75 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/50586
identifier_str_mv VIEIRA, Gabriel Gomes. Literatura em sala de aula: reflexões sobre o ensino de Literatura na Educação Básica. 2023. 75 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/50586
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508199857881088