O SUJEITO LEITOR, ESSE ENIGMA: INVESTIGANDO A RECEPÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO NA ESCOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Raquel Cristina de Souza e
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EntreLetras
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/7426
Resumo: Based on the theoretical contribution of Michel Picard (1986) and Vincent Jouve (1992), we intend to analyze the reading journals of three seventh grade classes of a public Middle School, on which the students registered their reception of the works Oedipus, the damned (retelling by Marie-Thérèse Davidson) and The hound of the Baskervilles (by Conan Doyle). Our goal is to find clues about the development of the literary reader in school, having as premise the role of subjectivity in the semantic elaboration process that occurs during reading, which requires permanent (meta) cognitive and affective action. From the implied reader, inscribed in the work and assimilated by the expert reader, we come to the implicated reader, whose personal contribution affects the text while being affected by it.
id UFT-4_62efcc29ed9e0315a7347084a8c809b0
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/7426
network_acronym_str UFT-4
network_name_str EntreLetras
repository_id_str
spelling O SUJEITO LEITOR, ESSE ENIGMA: INVESTIGANDO A RECEPÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO NA ESCOLAdiário de leituraensino fundamentalleitura subjetivarecepçãoBased on the theoretical contribution of Michel Picard (1986) and Vincent Jouve (1992), we intend to analyze the reading journals of three seventh grade classes of a public Middle School, on which the students registered their reception of the works Oedipus, the damned (retelling by Marie-Thérèse Davidson) and The hound of the Baskervilles (by Conan Doyle). Our goal is to find clues about the development of the literary reader in school, having as premise the role of subjectivity in the semantic elaboration process that occurs during reading, which requires permanent (meta) cognitive and affective action. From the implied reader, inscribed in the work and assimilated by the expert reader, we come to the implicated reader, whose personal contribution affects the text while being affected by it.A partir da contribuição teórica de Michel Picard (1986) e Vincent Jouve (1992), pretendemos analisar os diários de leitura de três turmas de sétimo ano de uma escola federal de educação básica, nos quais os estudantes registraram sua recepção das obras Édipo, o maldito (reconto de Marie-Thérèse Davidson) e O cão dos Baskervilles (de Conan Doyle). Nosso objetivo é encontrar pistas sobre a formação do leitor literário na escola, tendo como premissa o papel da subjetividade no processo de elaboração semântica que ocorre durante a leitura, o qual exige permanente ação (meta) cognitiva e afetiva. Do leitor implícito, inscrito na obra e assimilado pelo leitor especialista, chegamos ao leitor implicado, cuja contribuição pessoal afeta o texto, ao mesmo tempo em que é afetado por ele.    Universidade Federal do Tocantins2019-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/742610.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p494EntreLetras; v. 10 n. 2 (2019): LITERATURA E ENSINO: CAMINHOS RECENTES ENTRE CRÍTICA, TEORIA, LITERATURA E LEITORES; 494 - 5192179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/7426/15999Copyright (c) 2019 EntreLetrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Raquel Cristina de Souza e2021-11-24T17:03:47Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/7426Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oai||luiza.to@uft.edu.br|| revista@uft.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2021-11-24T17:03:47EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv O SUJEITO LEITOR, ESSE ENIGMA: INVESTIGANDO A RECEPÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO NA ESCOLA
title O SUJEITO LEITOR, ESSE ENIGMA: INVESTIGANDO A RECEPÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO NA ESCOLA
spellingShingle O SUJEITO LEITOR, ESSE ENIGMA: INVESTIGANDO A RECEPÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO NA ESCOLA
Souza, Raquel Cristina de Souza e
diário de leitura
ensino fundamental
leitura subjetiva
recepção
title_short O SUJEITO LEITOR, ESSE ENIGMA: INVESTIGANDO A RECEPÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO NA ESCOLA
title_full O SUJEITO LEITOR, ESSE ENIGMA: INVESTIGANDO A RECEPÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO NA ESCOLA
title_fullStr O SUJEITO LEITOR, ESSE ENIGMA: INVESTIGANDO A RECEPÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO NA ESCOLA
title_full_unstemmed O SUJEITO LEITOR, ESSE ENIGMA: INVESTIGANDO A RECEPÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO NA ESCOLA
title_sort O SUJEITO LEITOR, ESSE ENIGMA: INVESTIGANDO A RECEPÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO NA ESCOLA
author Souza, Raquel Cristina de Souza e
author_facet Souza, Raquel Cristina de Souza e
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Raquel Cristina de Souza e
dc.subject.por.fl_str_mv diário de leitura
ensino fundamental
leitura subjetiva
recepção
topic diário de leitura
ensino fundamental
leitura subjetiva
recepção
description Based on the theoretical contribution of Michel Picard (1986) and Vincent Jouve (1992), we intend to analyze the reading journals of three seventh grade classes of a public Middle School, on which the students registered their reception of the works Oedipus, the damned (retelling by Marie-Thérèse Davidson) and The hound of the Baskervilles (by Conan Doyle). Our goal is to find clues about the development of the literary reader in school, having as premise the role of subjectivity in the semantic elaboration process that occurs during reading, which requires permanent (meta) cognitive and affective action. From the implied reader, inscribed in the work and assimilated by the expert reader, we come to the implicated reader, whose personal contribution affects the text while being affected by it.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/7426
10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p494
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/7426
identifier_str_mv 10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p494
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/7426/15999
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 EntreLetras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 EntreLetras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
dc.source.none.fl_str_mv EntreLetras; v. 10 n. 2 (2019): LITERATURA E ENSINO: CAMINHOS RECENTES ENTRE CRÍTICA, TEORIA, LITERATURA E LEITORES; 494 - 519
2179-3948
reponame:EntreLetras
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str EntreLetras
collection EntreLetras
repository.name.fl_str_mv EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv ||luiza.to@uft.edu.br|| revista@uft.edu.br
_version_ 1798320165261148160