ANÁLISE DO ETHOS DISCURSIVO CEARENSE PROJETADO A PARTIR DA CAMPANHA “O QUE ELAS TÊM A DIZER"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beserra de Macêdo Viana, Rakel
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Sousa Nascimento, Iara, Lima Ripardo, Naara, Olímpio Magalhães, Ludovica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EntreLetras
Texto Completo: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/8769
Resumo: Analisamos a imagem discursiva (ethos) sobre o feminino cearense projetada em uma campanha chamada O que elas têm a dizer, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Para tal, utilizamos a noção de ethos da Análise do Discurso Crítica (ADC), postulada por Fairclough (2001), e as noções de feminilidade e feminilitude de Ferreira (2002). Os dados foram analisados localizando o discurso direto e a investigação da construção dos ethes através dos mecanismos de intertextualidade e ocorrências verbais. Verificou-se que, por mais que exista um ethos de fragilidade, percebeu-se um ethos de empoderamento e pertença de coletivo em seus discursos.
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