O ethos discursivo em campanhas publicitárias do Banco do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Elinaldo Soares
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31819
Resumo: Neste trabalho, analisamos, por meio de abordagens da AD Francesa (Dominique Maingueneau), dois textos de campanhas publicitárias do Banco do Brasil (doravante BB), subordinadas ao slogan "Todo Seu". As campanhas veiculavam anúncios publicitários em que as placas amarelo/azul de suas agências eram substituídas por placas com nomes de clientes: Banco do João, Banco da Patrícia, Banco dos Brasileiros etc. Para analisá-los, recorremos aos conceitos de ethos, brasilidade e cenografia, a fim de evidenciar as representações socioculturais constituídas nos textos que compõem o gênero em questão.
id UFC-7_7dda9f2c2d61cfee213323c1bc68dfeb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/31819
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O ethos discursivo em campanhas publicitárias do Banco do BrasilAnálise do DiscursoEthosGênero DiscursivoPublicidadeNeste trabalho, analisamos, por meio de abordagens da AD Francesa (Dominique Maingueneau), dois textos de campanhas publicitárias do Banco do Brasil (doravante BB), subordinadas ao slogan "Todo Seu". As campanhas veiculavam anúncios publicitários em que as placas amarelo/azul de suas agências eram substituídas por placas com nomes de clientes: Banco do João, Banco da Patrícia, Banco dos Brasileiros etc. Para analisá-los, recorremos aos conceitos de ethos, brasilidade e cenografia, a fim de evidenciar as representações socioculturais constituídas nos textos que compõem o gênero em questão.2018-05-10T12:40:45Z2018-05-10T12:40:45Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSILVA, Elinaldo Soares. O ethos discursivo em campanhas publicitárias do Banco do Brasil. IN: Anais da Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, Natal, 04 - 07 de set 2012. Anais... Natal: EDUFRN, 2012.978-85-7273-930-6http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31819Silva, Elinaldo Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-17T14:05:45Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/31819Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:59:57.166570Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ethos discursivo em campanhas publicitárias do Banco do Brasil
title O ethos discursivo em campanhas publicitárias do Banco do Brasil
spellingShingle O ethos discursivo em campanhas publicitárias do Banco do Brasil
Silva, Elinaldo Soares
Análise do Discurso
Ethos
Gênero Discursivo
Publicidade
title_short O ethos discursivo em campanhas publicitárias do Banco do Brasil
title_full O ethos discursivo em campanhas publicitárias do Banco do Brasil
title_fullStr O ethos discursivo em campanhas publicitárias do Banco do Brasil
title_full_unstemmed O ethos discursivo em campanhas publicitárias do Banco do Brasil
title_sort O ethos discursivo em campanhas publicitárias do Banco do Brasil
author Silva, Elinaldo Soares
author_facet Silva, Elinaldo Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Elinaldo Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do Discurso
Ethos
Gênero Discursivo
Publicidade
topic Análise do Discurso
Ethos
Gênero Discursivo
Publicidade
description Neste trabalho, analisamos, por meio de abordagens da AD Francesa (Dominique Maingueneau), dois textos de campanhas publicitárias do Banco do Brasil (doravante BB), subordinadas ao slogan "Todo Seu". As campanhas veiculavam anúncios publicitários em que as placas amarelo/azul de suas agências eram substituídas por placas com nomes de clientes: Banco do João, Banco da Patrícia, Banco dos Brasileiros etc. Para analisá-los, recorremos aos conceitos de ethos, brasilidade e cenografia, a fim de evidenciar as representações socioculturais constituídas nos textos que compõem o gênero em questão.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2018-05-10T12:40:45Z
2018-05-10T12:40:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Elinaldo Soares. O ethos discursivo em campanhas publicitárias do Banco do Brasil. IN: Anais da Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, Natal, 04 - 07 de set 2012. Anais... Natal: EDUFRN, 2012.
978-85-7273-930-6
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31819
identifier_str_mv SILVA, Elinaldo Soares. O ethos discursivo em campanhas publicitárias do Banco do Brasil. IN: Anais da Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, Natal, 04 - 07 de set 2012. Anais... Natal: EDUFRN, 2012.
978-85-7273-930-6
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31819
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029027872505856