DICIONÁRIO ESCOLAR XERENTE – PORTUGUÊS / PORTUGUÊS – XERENTE: UMA BREVE ANÁLISE DA MACRO E DA MICROESTRUTURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Virginia de Araújo Batista Abreu, Marta
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Claudia Castiglioni, Ana, dos Santos Andrade, Karylleila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EntreLetras
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/994
Resumo: Este trabalho volta sua atenção para o Dicionário Escolar Xerente, que é uma ferramenta de consulta utilizada pelos alunos e aprendizes da língua Xerente (Akwẽ) com o objetivo de analisar alguns aspectos macro e microestruturais deste dicionário, observando os critérios utilizados para que o mesmo tenha sido classificado como um dicionário escolar. Devemos considerar, primeiramente, que a confecção de um dicionário para uma língua possibilita uma contribuição para o conhecimento universal linguístico desta. Outra contribuição decorrente da realização desse tipo de trabalho é a oportunidade que a comunidade falante da língua pesquisada tem de fazer uso de um dicionário como instrumento didático-pedagógico, para trabalho de manutenção e revitalização da língua. Este estudo nos possibilitou abordar brevemente temas relacionados à lexicografia bilíngue, já que a análise de um dicionário escolar bilíngue traz em si a necessidade de estudo a este respeito. Sabemos que a elaboração de um dicionário é um modo eficaz de descrever uma língua, dessa forma, a análise da obra nos remeteu a um conhecimento mais aprofundado sobre a língua estudada.
id UFT-4_71b934d7ff6d73fd7bfa7fdf49df4d5e
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/994
network_acronym_str UFT-4
network_name_str EntreLetras
repository_id_str
spelling DICIONÁRIO ESCOLAR XERENTE – PORTUGUÊS / PORTUGUÊS – XERENTE: UMA BREVE ANÁLISE DA MACRO E DA MICROESTRUTURAEste trabalho volta sua atenção para o Dicionário Escolar Xerente, que é uma ferramenta de consulta utilizada pelos alunos e aprendizes da língua Xerente (Akwẽ) com o objetivo de analisar alguns aspectos macro e microestruturais deste dicionário, observando os critérios utilizados para que o mesmo tenha sido classificado como um dicionário escolar. Devemos considerar, primeiramente, que a confecção de um dicionário para uma língua possibilita uma contribuição para o conhecimento universal linguístico desta. Outra contribuição decorrente da realização desse tipo de trabalho é a oportunidade que a comunidade falante da língua pesquisada tem de fazer uso de um dicionário como instrumento didático-pedagógico, para trabalho de manutenção e revitalização da língua. Este estudo nos possibilitou abordar brevemente temas relacionados à lexicografia bilíngue, já que a análise de um dicionário escolar bilíngue traz em si a necessidade de estudo a este respeito. Sabemos que a elaboração de um dicionário é um modo eficaz de descrever uma língua, dessa forma, a análise da obra nos remeteu a um conhecimento mais aprofundado sobre a língua estudada.Universidade Federal do Norte do Tocantins2014-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/994EntreLetras; v. 4 n. 2 (2013): DOSSIÊ - ESTUDOS DO LÉXICO2179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/994/532Virginia de Araújo Batista Abreu, MartaClaudia Castiglioni, Anados Santos Andrade, Karylleilainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-19T20:14:33Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/994Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oai||luiza.to@uft.edu.br|| revista@uft.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2023-12-19T20:14:33EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv DICIONÁRIO ESCOLAR XERENTE – PORTUGUÊS / PORTUGUÊS – XERENTE: UMA BREVE ANÁLISE DA MACRO E DA MICROESTRUTURA
title DICIONÁRIO ESCOLAR XERENTE – PORTUGUÊS / PORTUGUÊS – XERENTE: UMA BREVE ANÁLISE DA MACRO E DA MICROESTRUTURA
spellingShingle DICIONÁRIO ESCOLAR XERENTE – PORTUGUÊS / PORTUGUÊS – XERENTE: UMA BREVE ANÁLISE DA MACRO E DA MICROESTRUTURA
Virginia de Araújo Batista Abreu, Marta
title_short DICIONÁRIO ESCOLAR XERENTE – PORTUGUÊS / PORTUGUÊS – XERENTE: UMA BREVE ANÁLISE DA MACRO E DA MICROESTRUTURA
title_full DICIONÁRIO ESCOLAR XERENTE – PORTUGUÊS / PORTUGUÊS – XERENTE: UMA BREVE ANÁLISE DA MACRO E DA MICROESTRUTURA
title_fullStr DICIONÁRIO ESCOLAR XERENTE – PORTUGUÊS / PORTUGUÊS – XERENTE: UMA BREVE ANÁLISE DA MACRO E DA MICROESTRUTURA
title_full_unstemmed DICIONÁRIO ESCOLAR XERENTE – PORTUGUÊS / PORTUGUÊS – XERENTE: UMA BREVE ANÁLISE DA MACRO E DA MICROESTRUTURA
title_sort DICIONÁRIO ESCOLAR XERENTE – PORTUGUÊS / PORTUGUÊS – XERENTE: UMA BREVE ANÁLISE DA MACRO E DA MICROESTRUTURA
author Virginia de Araújo Batista Abreu, Marta
author_facet Virginia de Araújo Batista Abreu, Marta
Claudia Castiglioni, Ana
dos Santos Andrade, Karylleila
author_role author
author2 Claudia Castiglioni, Ana
dos Santos Andrade, Karylleila
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Virginia de Araújo Batista Abreu, Marta
Claudia Castiglioni, Ana
dos Santos Andrade, Karylleila
description Este trabalho volta sua atenção para o Dicionário Escolar Xerente, que é uma ferramenta de consulta utilizada pelos alunos e aprendizes da língua Xerente (Akwẽ) com o objetivo de analisar alguns aspectos macro e microestruturais deste dicionário, observando os critérios utilizados para que o mesmo tenha sido classificado como um dicionário escolar. Devemos considerar, primeiramente, que a confecção de um dicionário para uma língua possibilita uma contribuição para o conhecimento universal linguístico desta. Outra contribuição decorrente da realização desse tipo de trabalho é a oportunidade que a comunidade falante da língua pesquisada tem de fazer uso de um dicionário como instrumento didático-pedagógico, para trabalho de manutenção e revitalização da língua. Este estudo nos possibilitou abordar brevemente temas relacionados à lexicografia bilíngue, já que a análise de um dicionário escolar bilíngue traz em si a necessidade de estudo a este respeito. Sabemos que a elaboração de um dicionário é um modo eficaz de descrever uma língua, dessa forma, a análise da obra nos remeteu a um conhecimento mais aprofundado sobre a língua estudada.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/994
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/994
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/994/532
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Norte do Tocantins
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Norte do Tocantins
dc.source.none.fl_str_mv EntreLetras; v. 4 n. 2 (2013): DOSSIÊ - ESTUDOS DO LÉXICO
2179-3948
reponame:EntreLetras
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str EntreLetras
collection EntreLetras
repository.name.fl_str_mv EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv ||luiza.to@uft.edu.br|| revista@uft.edu.br
_version_ 1798320163153510400