REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE GRAMÁTICA:: ORAÇÃO SEM SUJEITO E SUJEITO INDETERMINADO SOB A ÓTICA DE MÁRIO PERINI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Tânia Maria de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Oziel Pereira, Oliveira, Luiz Roberto Peel Furtado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EntreLetras
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/1109
Resumo: Resumo: Este trabalho analisa a proposta de Perini (2010) quanto ao estudo/ensino das subcategorias gramaticais oração sem sujeito e sujeito indeterminado. Nosso principal objetivo é verificar a possibilidade de implantação dessa proposta nas aulas de língua portuguesa da educação básica. São igualmente nossos objetivos: i) observar as semelhanças e diferenças entre os conceitos apresentados pela gramática normativa e a proposta funcionalista de Perini; ii) possibilitar aos docentes e discentes o conhecimento de outra perspectiva para o estudo dos recursos gramaticais, diferente daquela contida nos manuais tradicionais. Para isso, comparar-se-ão os conceitos das subcategorias apresentadas em três gramáticas: Gramática do texto: texto da gramática, de (CAMPEDELLI e SOUSA, 1999); Nova gramática do português contemporâneo (CUNHA e CINTRA, 2007) e Gramática do português brasileiro (PERINI, 2010). Palavras-chave: gramática normativa; gramática do português brasileiro; ensino.   Abstract: This paper analyzes the proposition of Perini (2010) as the study / teaching of grammatical subcategories sentences without subject and undeterminated subject. Our main goal is to verify the possibility of implementing this proposal in portuguese language classes in basic education. Thet are also our goals: i ) to observe the similarities and differences between the concepts presented by the normative grammar and functionalist proposal Perini ; ii ) allow the teachers and students the knowledge of another perspective to the study of grammatical features , different from that contained in the manuals traditional ; for this, it will be compared to the sub - concepts presented in three grammars: Gramática do texto: texto da gramática, de (CAMPEDELLI e SOUSA, 1999); Nova gramática do português contemporâneo (CUNHA e CINTRA, 2007) e Gramática do português brasileiro (PERINI, 2010). Keywords: normative grammar; grammar of brazilian portuguese; education.
id UFT-4_8a6d065e1987c47c928851db7136911c
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/1109
network_acronym_str UFT-4
network_name_str EntreLetras
repository_id_str
spelling REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE GRAMÁTICA:: ORAÇÃO SEM SUJEITO E SUJEITO INDETERMINADO SOB A ÓTICA DE MÁRIO PERINIResumo: Este trabalho analisa a proposta de Perini (2010) quanto ao estudo/ensino das subcategorias gramaticais oração sem sujeito e sujeito indeterminado. Nosso principal objetivo é verificar a possibilidade de implantação dessa proposta nas aulas de língua portuguesa da educação básica. São igualmente nossos objetivos: i) observar as semelhanças e diferenças entre os conceitos apresentados pela gramática normativa e a proposta funcionalista de Perini; ii) possibilitar aos docentes e discentes o conhecimento de outra perspectiva para o estudo dos recursos gramaticais, diferente daquela contida nos manuais tradicionais. Para isso, comparar-se-ão os conceitos das subcategorias apresentadas em três gramáticas: Gramática do texto: texto da gramática, de (CAMPEDELLI e SOUSA, 1999); Nova gramática do português contemporâneo (CUNHA e CINTRA, 2007) e Gramática do português brasileiro (PERINI, 2010). Palavras-chave: gramática normativa; gramática do português brasileiro; ensino.   Abstract: This paper analyzes the proposition of Perini (2010) as the study / teaching of grammatical subcategories sentences without subject and undeterminated subject. Our main goal is to verify the possibility of implementing this proposal in portuguese language classes in basic education. Thet are also our goals: i ) to observe the similarities and differences between the concepts presented by the normative grammar and functionalist proposal Perini ; ii ) allow the teachers and students the knowledge of another perspective to the study of grammatical features , different from that contained in the manuals traditional ; for this, it will be compared to the sub - concepts presented in three grammars: Gramática do texto: texto da gramática, de (CAMPEDELLI e SOUSA, 1999); Nova gramática do português contemporâneo (CUNHA e CINTRA, 2007) e Gramática do português brasileiro (PERINI, 2010). Keywords: normative grammar; grammar of brazilian portuguese; education.Universidade Federal do Tocantins2017-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/1109EntreLetras; v. 7 n. 2 (2016): Dossiê Semiótica e Ensino; 178 - 1932179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/1109/9487Copyright (c) 2017 EntreLetrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Tânia Maria de OliveiraSilva, Oziel PereiraOliveira, Luiz Roberto Peel Furtado2017-02-10T23:38:36Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/1109Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oai||luiza.to@uft.edu.br|| revista@uft.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2017-02-10T23:38:36EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE GRAMÁTICA:: ORAÇÃO SEM SUJEITO E SUJEITO INDETERMINADO SOB A ÓTICA DE MÁRIO PERINI
title REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE GRAMÁTICA:: ORAÇÃO SEM SUJEITO E SUJEITO INDETERMINADO SOB A ÓTICA DE MÁRIO PERINI
spellingShingle REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE GRAMÁTICA:: ORAÇÃO SEM SUJEITO E SUJEITO INDETERMINADO SOB A ÓTICA DE MÁRIO PERINI
Rosa, Tânia Maria de Oliveira
title_short REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE GRAMÁTICA:: ORAÇÃO SEM SUJEITO E SUJEITO INDETERMINADO SOB A ÓTICA DE MÁRIO PERINI
title_full REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE GRAMÁTICA:: ORAÇÃO SEM SUJEITO E SUJEITO INDETERMINADO SOB A ÓTICA DE MÁRIO PERINI
title_fullStr REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE GRAMÁTICA:: ORAÇÃO SEM SUJEITO E SUJEITO INDETERMINADO SOB A ÓTICA DE MÁRIO PERINI
title_full_unstemmed REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE GRAMÁTICA:: ORAÇÃO SEM SUJEITO E SUJEITO INDETERMINADO SOB A ÓTICA DE MÁRIO PERINI
title_sort REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE GRAMÁTICA:: ORAÇÃO SEM SUJEITO E SUJEITO INDETERMINADO SOB A ÓTICA DE MÁRIO PERINI
author Rosa, Tânia Maria de Oliveira
author_facet Rosa, Tânia Maria de Oliveira
Silva, Oziel Pereira
Oliveira, Luiz Roberto Peel Furtado
author_role author
author2 Silva, Oziel Pereira
Oliveira, Luiz Roberto Peel Furtado
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Tânia Maria de Oliveira
Silva, Oziel Pereira
Oliveira, Luiz Roberto Peel Furtado
description Resumo: Este trabalho analisa a proposta de Perini (2010) quanto ao estudo/ensino das subcategorias gramaticais oração sem sujeito e sujeito indeterminado. Nosso principal objetivo é verificar a possibilidade de implantação dessa proposta nas aulas de língua portuguesa da educação básica. São igualmente nossos objetivos: i) observar as semelhanças e diferenças entre os conceitos apresentados pela gramática normativa e a proposta funcionalista de Perini; ii) possibilitar aos docentes e discentes o conhecimento de outra perspectiva para o estudo dos recursos gramaticais, diferente daquela contida nos manuais tradicionais. Para isso, comparar-se-ão os conceitos das subcategorias apresentadas em três gramáticas: Gramática do texto: texto da gramática, de (CAMPEDELLI e SOUSA, 1999); Nova gramática do português contemporâneo (CUNHA e CINTRA, 2007) e Gramática do português brasileiro (PERINI, 2010). Palavras-chave: gramática normativa; gramática do português brasileiro; ensino.   Abstract: This paper analyzes the proposition of Perini (2010) as the study / teaching of grammatical subcategories sentences without subject and undeterminated subject. Our main goal is to verify the possibility of implementing this proposal in portuguese language classes in basic education. Thet are also our goals: i ) to observe the similarities and differences between the concepts presented by the normative grammar and functionalist proposal Perini ; ii ) allow the teachers and students the knowledge of another perspective to the study of grammatical features , different from that contained in the manuals traditional ; for this, it will be compared to the sub - concepts presented in three grammars: Gramática do texto: texto da gramática, de (CAMPEDELLI e SOUSA, 1999); Nova gramática do português contemporâneo (CUNHA e CINTRA, 2007) e Gramática do português brasileiro (PERINI, 2010). Keywords: normative grammar; grammar of brazilian portuguese; education.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/1109
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/1109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/1109/9487
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 EntreLetras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 EntreLetras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
dc.source.none.fl_str_mv EntreLetras; v. 7 n. 2 (2016): Dossiê Semiótica e Ensino; 178 - 193
2179-3948
reponame:EntreLetras
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str EntreLetras
collection EntreLetras
repository.name.fl_str_mv EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv ||luiza.to@uft.edu.br|| revista@uft.edu.br
_version_ 1798320164315332608