REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE GRAMÁTICA:: ORAÇÃO SEM SUJEITO E SUJEITO INDETERMINADO SOB A ÓTICA DE MÁRIO PERINI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EntreLetras |
Texto Completo: | https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/1109 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho analisa a proposta de Perini (2010) quanto ao estudo/ensino das subcategorias gramaticais oração sem sujeito e sujeito indeterminado. Nosso principal objetivo é verificar a possibilidade de implantação dessa proposta nas aulas de língua portuguesa da educação básica. São igualmente nossos objetivos: i) observar as semelhanças e diferenças entre os conceitos apresentados pela gramática normativa e a proposta funcionalista de Perini; ii) possibilitar aos docentes e discentes o conhecimento de outra perspectiva para o estudo dos recursos gramaticais, diferente daquela contida nos manuais tradicionais. Para isso, comparar-se-ão os conceitos das subcategorias apresentadas em três gramáticas: Gramática do texto: texto da gramática, de (CAMPEDELLI e SOUSA, 1999); Nova gramática do português contemporâneo (CUNHA e CINTRA, 2007) e Gramática do português brasileiro (PERINI, 2010). Palavras-chave: gramática normativa; gramática do português brasileiro; ensino. Abstract: This paper analyzes the proposition of Perini (2010) as the study / teaching of grammatical subcategories sentences without subject and undeterminated subject. Our main goal is to verify the possibility of implementing this proposal in portuguese language classes in basic education. Thet are also our goals: i ) to observe the similarities and differences between the concepts presented by the normative grammar and functionalist proposal Perini ; ii ) allow the teachers and students the knowledge of another perspective to the study of grammatical features , different from that contained in the manuals traditional ; for this, it will be compared to the sub - concepts presented in three grammars: Gramática do texto: texto da gramática, de (CAMPEDELLI e SOUSA, 1999); Nova gramática do português contemporâneo (CUNHA e CINTRA, 2007) e Gramática do português brasileiro (PERINI, 2010). Keywords: normative grammar; grammar of brazilian portuguese; education. |
id |
UFT-4_8a6d065e1987c47c928851db7136911c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/1109 |
network_acronym_str |
UFT-4 |
network_name_str |
EntreLetras |
repository_id_str |
|
spelling |
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE GRAMÁTICA:: ORAÇÃO SEM SUJEITO E SUJEITO INDETERMINADO SOB A ÓTICA DE MÁRIO PERINIResumo: Este trabalho analisa a proposta de Perini (2010) quanto ao estudo/ensino das subcategorias gramaticais oração sem sujeito e sujeito indeterminado. Nosso principal objetivo é verificar a possibilidade de implantação dessa proposta nas aulas de língua portuguesa da educação básica. São igualmente nossos objetivos: i) observar as semelhanças e diferenças entre os conceitos apresentados pela gramática normativa e a proposta funcionalista de Perini; ii) possibilitar aos docentes e discentes o conhecimento de outra perspectiva para o estudo dos recursos gramaticais, diferente daquela contida nos manuais tradicionais. Para isso, comparar-se-ão os conceitos das subcategorias apresentadas em três gramáticas: Gramática do texto: texto da gramática, de (CAMPEDELLI e SOUSA, 1999); Nova gramática do português contemporâneo (CUNHA e CINTRA, 2007) e Gramática do português brasileiro (PERINI, 2010). Palavras-chave: gramática normativa; gramática do português brasileiro; ensino. Abstract: This paper analyzes the proposition of Perini (2010) as the study / teaching of grammatical subcategories sentences without subject and undeterminated subject. Our main goal is to verify the possibility of implementing this proposal in portuguese language classes in basic education. Thet are also our goals: i ) to observe the similarities and differences between the concepts presented by the normative grammar and functionalist proposal Perini ; ii ) allow the teachers and students the knowledge of another perspective to the study of grammatical features , different from that contained in the manuals traditional ; for this, it will be compared to the sub - concepts presented in three grammars: Gramática do texto: texto da gramática, de (CAMPEDELLI e SOUSA, 1999); Nova gramática do português contemporâneo (CUNHA e CINTRA, 2007) e Gramática do português brasileiro (PERINI, 2010). Keywords: normative grammar; grammar of brazilian portuguese; education.Universidade Federal do Tocantins2017-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/1109EntreLetras; v. 7 n. 2 (2016): Dossiê Semiótica e Ensino; 178 - 1932179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/1109/9487Copyright (c) 2017 EntreLetrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Tânia Maria de OliveiraSilva, Oziel PereiraOliveira, Luiz Roberto Peel Furtado2017-02-10T23:38:36Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/1109Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oai||luiza.to@uft.edu.br|| revista@uft.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2017-02-10T23:38:36EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE GRAMÁTICA:: ORAÇÃO SEM SUJEITO E SUJEITO INDETERMINADO SOB A ÓTICA DE MÁRIO PERINI |
title |
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE GRAMÁTICA:: ORAÇÃO SEM SUJEITO E SUJEITO INDETERMINADO SOB A ÓTICA DE MÁRIO PERINI |
spellingShingle |
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE GRAMÁTICA:: ORAÇÃO SEM SUJEITO E SUJEITO INDETERMINADO SOB A ÓTICA DE MÁRIO PERINI Rosa, Tânia Maria de Oliveira |
title_short |
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE GRAMÁTICA:: ORAÇÃO SEM SUJEITO E SUJEITO INDETERMINADO SOB A ÓTICA DE MÁRIO PERINI |
title_full |
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE GRAMÁTICA:: ORAÇÃO SEM SUJEITO E SUJEITO INDETERMINADO SOB A ÓTICA DE MÁRIO PERINI |
title_fullStr |
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE GRAMÁTICA:: ORAÇÃO SEM SUJEITO E SUJEITO INDETERMINADO SOB A ÓTICA DE MÁRIO PERINI |
title_full_unstemmed |
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE GRAMÁTICA:: ORAÇÃO SEM SUJEITO E SUJEITO INDETERMINADO SOB A ÓTICA DE MÁRIO PERINI |
title_sort |
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE GRAMÁTICA:: ORAÇÃO SEM SUJEITO E SUJEITO INDETERMINADO SOB A ÓTICA DE MÁRIO PERINI |
author |
Rosa, Tânia Maria de Oliveira |
author_facet |
Rosa, Tânia Maria de Oliveira Silva, Oziel Pereira Oliveira, Luiz Roberto Peel Furtado |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Oziel Pereira Oliveira, Luiz Roberto Peel Furtado |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Tânia Maria de Oliveira Silva, Oziel Pereira Oliveira, Luiz Roberto Peel Furtado |
description |
Resumo: Este trabalho analisa a proposta de Perini (2010) quanto ao estudo/ensino das subcategorias gramaticais oração sem sujeito e sujeito indeterminado. Nosso principal objetivo é verificar a possibilidade de implantação dessa proposta nas aulas de língua portuguesa da educação básica. São igualmente nossos objetivos: i) observar as semelhanças e diferenças entre os conceitos apresentados pela gramática normativa e a proposta funcionalista de Perini; ii) possibilitar aos docentes e discentes o conhecimento de outra perspectiva para o estudo dos recursos gramaticais, diferente daquela contida nos manuais tradicionais. Para isso, comparar-se-ão os conceitos das subcategorias apresentadas em três gramáticas: Gramática do texto: texto da gramática, de (CAMPEDELLI e SOUSA, 1999); Nova gramática do português contemporâneo (CUNHA e CINTRA, 2007) e Gramática do português brasileiro (PERINI, 2010). Palavras-chave: gramática normativa; gramática do português brasileiro; ensino. Abstract: This paper analyzes the proposition of Perini (2010) as the study / teaching of grammatical subcategories sentences without subject and undeterminated subject. Our main goal is to verify the possibility of implementing this proposal in portuguese language classes in basic education. Thet are also our goals: i ) to observe the similarities and differences between the concepts presented by the normative grammar and functionalist proposal Perini ; ii ) allow the teachers and students the knowledge of another perspective to the study of grammatical features , different from that contained in the manuals traditional ; for this, it will be compared to the sub - concepts presented in three grammars: Gramática do texto: texto da gramática, de (CAMPEDELLI e SOUSA, 1999); Nova gramática do português contemporâneo (CUNHA e CINTRA, 2007) e Gramática do português brasileiro (PERINI, 2010). Keywords: normative grammar; grammar of brazilian portuguese; education. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/1109 |
url |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/1109 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/1109/9487 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 EntreLetras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 EntreLetras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins |
dc.source.none.fl_str_mv |
EntreLetras; v. 7 n. 2 (2016): Dossiê Semiótica e Ensino; 178 - 193 2179-3948 reponame:EntreLetras instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
EntreLetras |
collection |
EntreLetras |
repository.name.fl_str_mv |
EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||luiza.to@uft.edu.br|| revista@uft.edu.br |
_version_ |
1798320164315332608 |