DICIONÁRIO ESCOLAR XERENTE – PORTUGUÊS / PORTUGUÊS – XERENTE: UMA BREVE ANÁLISE DA MACRO E DA MICROESTRUTURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Virginia de Araújo Batista Abreu, Marta
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Claudia Castiglioni, Ana, dos Santos Andrade, Karylleila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EntreLetras
Texto Completo: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/994
Resumo: Este trabalho volta sua atenção para o Dicionário Escolar Xerente, que é uma ferramenta de consulta utilizada pelos alunos e aprendizes da língua Xerente (Akwẽ) com o objetivo de analisar alguns aspectos macro e microestruturais deste dicionário, observando os critérios utilizados para que o mesmo tenha sido classificado como um dicionário escolar. Devemos considerar, primeiramente, que a confecção de um dicionário para uma língua possibilita uma contribuição para o conhecimento universal linguístico desta. Outra contribuição decorrente da realização desse tipo de trabalho é a oportunidade que a comunidade falante da língua pesquisada tem de fazer uso de um dicionário como instrumento didático-pedagógico, para trabalho de manutenção e revitalização da língua. Este estudo nos possibilitou abordar brevemente temas relacionados à lexicografia bilíngue, já que a análise de um dicionário escolar bilíngue traz em si a necessidade de estudo a este respeito. Sabemos que a elaboração de um dicionário é um modo eficaz de descrever uma língua, dessa forma, a análise da obra nos remeteu a um conhecimento mais aprofundado sobre a língua estudada.
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