DICIONÁRIO ESCOLAR XERENTE – PORTUGUÊS / PORTUGUÊS – XERENTE: UMA BREVE ANÁLISE DA MACRO E DA MICROESTRUTURA
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EntreLetras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/994 |
Resumo: | Este trabalho volta sua atenção para o Dicionário Escolar Xerente, que é uma ferramenta de consulta utilizada pelos alunos e aprendizes da língua Xerente (Akwẽ) com o objetivo de analisar alguns aspectos macro e microestruturais deste dicionário, observando os critérios utilizados para que o mesmo tenha sido classificado como um dicionário escolar. Devemos considerar, primeiramente, que a confecção de um dicionário para uma língua possibilita uma contribuição para o conhecimento universal linguístico desta. Outra contribuição decorrente da realização desse tipo de trabalho é a oportunidade que a comunidade falante da língua pesquisada tem de fazer uso de um dicionário como instrumento didático-pedagógico, para trabalho de manutenção e revitalização da língua. Este estudo nos possibilitou abordar brevemente temas relacionados à lexicografia bilíngue, já que a análise de um dicionário escolar bilíngue traz em si a necessidade de estudo a este respeito. Sabemos que a elaboração de um dicionário é um modo eficaz de descrever uma língua, dessa forma, a análise da obra nos remeteu a um conhecimento mais aprofundado sobre a língua estudada. |
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DICIONÁRIO ESCOLAR XERENTE – PORTUGUÊS / PORTUGUÊS – XERENTE: UMA BREVE ANÁLISE DA MACRO E DA MICROESTRUTURAEste trabalho volta sua atenção para o Dicionário Escolar Xerente, que é uma ferramenta de consulta utilizada pelos alunos e aprendizes da língua Xerente (Akwẽ) com o objetivo de analisar alguns aspectos macro e microestruturais deste dicionário, observando os critérios utilizados para que o mesmo tenha sido classificado como um dicionário escolar. Devemos considerar, primeiramente, que a confecção de um dicionário para uma língua possibilita uma contribuição para o conhecimento universal linguístico desta. Outra contribuição decorrente da realização desse tipo de trabalho é a oportunidade que a comunidade falante da língua pesquisada tem de fazer uso de um dicionário como instrumento didático-pedagógico, para trabalho de manutenção e revitalização da língua. Este estudo nos possibilitou abordar brevemente temas relacionados à lexicografia bilíngue, já que a análise de um dicionário escolar bilíngue traz em si a necessidade de estudo a este respeito. Sabemos que a elaboração de um dicionário é um modo eficaz de descrever uma língua, dessa forma, a análise da obra nos remeteu a um conhecimento mais aprofundado sobre a língua estudada.Universidade Federal do Norte do Tocantins2014-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/994EntreLetras; v. 4 n. 2 (2013): DOSSIÊ - ESTUDOS DO LÉXICO2179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/994/532Virginia de Araújo Batista Abreu, MartaClaudia Castiglioni, Anados Santos Andrade, Karylleilainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-19T17:14:33Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/994Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2023-12-19T17:14:33EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
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