INTERFERÊNCIA FONOLÓGICA DO PB DURANTE A APRENDIZAGEM DE LI:: EPÊNTESE EM SÍLABA FINAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EntreLetras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/3498 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como foco averiguar a interferência do Português Brasileiro durante a aprendizagem de Língua Inglesa com foco na ocorrência de epêntese na produção de 06 estudantes através da leitura de um texto. Todos os estudantes estavam cursando Letras na Universidade Federal do Tocantins: três estavam cursando o 2º período (Grupo 1 ) e os outros três estavam cursando o 8º período (Grupo 2). Ressaltamos que a análise foi realizada com base na Fonologia de Uso (BYBEE 2001) e Teoria de Exemplares (PIERREHUMBERT, 2001). Também usamos o programa “praat” para verificar se houve ou não a ocorrência de epêntese nos dados coletados. Depois de concluir a análise do corpus, nós chegamos as seguintes conclusões: palavras terminadas em consoantes africadas são desfavoráveis à ocorrência de epêntese, por outro lado, consoantes nasais são um contexto precedente favorável a este fenômeno. Em relação ao contexto seguinte, as consoantes nasais não são benéficas para a adição de uma vogal epentética, no entanto, as fricativas são um contexto seguinte propício a essa inserção. Concluímos também que este tipo de interferência muda a estrutura silábica das palavras. Contudo, ressaltamos que a ocorrência de epêntese foi mais alta nos dados do 2º período do que nos dados do 8º período. Palavras-chaves: fonologia; epêntese; sílaba; português brasileiro; língua inglesa. Abstract: This research had the goal of examining the interference of Brazilian Portuguese during the learning of English Language focusing on the occurrence of epenthesis in the speech of 06 students through a text reading. All students were taking Letras course at Universidade Federal do Tocantins: three of them were taking the 2nd period (Group 1) and the others three were taking the 8th period. We outline that the analysis was made based on the Phonology of Use (BYBEE, 2001) and the Theory of Examplars (PIERREHUMBERT, 2001). We also used a program named “praat” in order to check if there was or not the occurrence of epenthesis on data collected. After we concluded the analysis of corpus, we drew conclusion that: words ending in affricates consonants are unfavorable to occurrence of epenthesis, on the oher hand, nasals consonants are a favorable preceding context to this phenomenom. In relation to following context, nasals consonants are not beneficial to the addition of a epenthetic vowel, nevertheless, fricatives consonants are a propitious following context to this insertion. We also concluded that this kind of interference changes the syllabic structure of words. However, we point out that the ocurrence of epenthesis was higher in 2nd period data than 8th period data. Keywords: phonology; epenthesis; syllabe; Brazilian portuguese; English language. |
id |
UFT-4_8f5191bf897b4b1f9ff5fb2997fd08f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/3498 |
network_acronym_str |
UFT-4 |
network_name_str |
EntreLetras |
repository_id_str |
|
spelling |
INTERFERÊNCIA FONOLÓGICA DO PB DURANTE A APRENDIZAGEM DE LI:: EPÊNTESE EM SÍLABA FINALEsta pesquisa teve como foco averiguar a interferência do Português Brasileiro durante a aprendizagem de Língua Inglesa com foco na ocorrência de epêntese na produção de 06 estudantes através da leitura de um texto. Todos os estudantes estavam cursando Letras na Universidade Federal do Tocantins: três estavam cursando o 2º período (Grupo 1 ) e os outros três estavam cursando o 8º período (Grupo 2). Ressaltamos que a análise foi realizada com base na Fonologia de Uso (BYBEE 2001) e Teoria de Exemplares (PIERREHUMBERT, 2001). Também usamos o programa “praat” para verificar se houve ou não a ocorrência de epêntese nos dados coletados. Depois de concluir a análise do corpus, nós chegamos as seguintes conclusões: palavras terminadas em consoantes africadas são desfavoráveis à ocorrência de epêntese, por outro lado, consoantes nasais são um contexto precedente favorável a este fenômeno. Em relação ao contexto seguinte, as consoantes nasais não são benéficas para a adição de uma vogal epentética, no entanto, as fricativas são um contexto seguinte propício a essa inserção. Concluímos também que este tipo de interferência muda a estrutura silábica das palavras. Contudo, ressaltamos que a ocorrência de epêntese foi mais alta nos dados do 2º período do que nos dados do 8º período. Palavras-chaves: fonologia; epêntese; sílaba; português brasileiro; língua inglesa. Abstract: This research had the goal of examining the interference of Brazilian Portuguese during the learning of English Language focusing on the occurrence of epenthesis in the speech of 06 students through a text reading. All students were taking Letras course at Universidade Federal do Tocantins: three of them were taking the 2nd period (Group 1) and the others three were taking the 8th period. We outline that the analysis was made based on the Phonology of Use (BYBEE, 2001) and the Theory of Examplars (PIERREHUMBERT, 2001). We also used a program named “praat” in order to check if there was or not the occurrence of epenthesis on data collected. After we concluded the analysis of corpus, we drew conclusion that: words ending in affricates consonants are unfavorable to occurrence of epenthesis, on the oher hand, nasals consonants are a favorable preceding context to this phenomenom. In relation to following context, nasals consonants are not beneficial to the addition of a epenthetic vowel, nevertheless, fricatives consonants are a propitious following context to this insertion. We also concluded that this kind of interference changes the syllabic structure of words. However, we point out that the ocurrence of epenthesis was higher in 2nd period data than 8th period data. Keywords: phonology; epenthesis; syllabe; Brazilian portuguese; English language. Universidade Federal do Norte do Tocantins2017-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/3498EntreLetras; v. 8 n. 2 (2017): A formação do Professor de Línguas na Contemporaneidade: Cenários, Desafios e Perspectivas; 301 - 3252179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/3498/11956Copyright (c) 2017 EntreLetrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmaral Gomes, Milena FirminaAssis, Alessandra Mara de2023-12-19T16:58:42Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/3498Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2023-12-19T16:58:42EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTERFERÊNCIA FONOLÓGICA DO PB DURANTE A APRENDIZAGEM DE LI:: EPÊNTESE EM SÍLABA FINAL |
title |
INTERFERÊNCIA FONOLÓGICA DO PB DURANTE A APRENDIZAGEM DE LI:: EPÊNTESE EM SÍLABA FINAL |
spellingShingle |
INTERFERÊNCIA FONOLÓGICA DO PB DURANTE A APRENDIZAGEM DE LI:: EPÊNTESE EM SÍLABA FINAL Amaral Gomes, Milena Firmina |
title_short |
INTERFERÊNCIA FONOLÓGICA DO PB DURANTE A APRENDIZAGEM DE LI:: EPÊNTESE EM SÍLABA FINAL |
title_full |
INTERFERÊNCIA FONOLÓGICA DO PB DURANTE A APRENDIZAGEM DE LI:: EPÊNTESE EM SÍLABA FINAL |
title_fullStr |
INTERFERÊNCIA FONOLÓGICA DO PB DURANTE A APRENDIZAGEM DE LI:: EPÊNTESE EM SÍLABA FINAL |
title_full_unstemmed |
INTERFERÊNCIA FONOLÓGICA DO PB DURANTE A APRENDIZAGEM DE LI:: EPÊNTESE EM SÍLABA FINAL |
title_sort |
INTERFERÊNCIA FONOLÓGICA DO PB DURANTE A APRENDIZAGEM DE LI:: EPÊNTESE EM SÍLABA FINAL |
author |
Amaral Gomes, Milena Firmina |
author_facet |
Amaral Gomes, Milena Firmina Assis, Alessandra Mara de |
author_role |
author |
author2 |
Assis, Alessandra Mara de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaral Gomes, Milena Firmina Assis, Alessandra Mara de |
description |
Esta pesquisa teve como foco averiguar a interferência do Português Brasileiro durante a aprendizagem de Língua Inglesa com foco na ocorrência de epêntese na produção de 06 estudantes através da leitura de um texto. Todos os estudantes estavam cursando Letras na Universidade Federal do Tocantins: três estavam cursando o 2º período (Grupo 1 ) e os outros três estavam cursando o 8º período (Grupo 2). Ressaltamos que a análise foi realizada com base na Fonologia de Uso (BYBEE 2001) e Teoria de Exemplares (PIERREHUMBERT, 2001). Também usamos o programa “praat” para verificar se houve ou não a ocorrência de epêntese nos dados coletados. Depois de concluir a análise do corpus, nós chegamos as seguintes conclusões: palavras terminadas em consoantes africadas são desfavoráveis à ocorrência de epêntese, por outro lado, consoantes nasais são um contexto precedente favorável a este fenômeno. Em relação ao contexto seguinte, as consoantes nasais não são benéficas para a adição de uma vogal epentética, no entanto, as fricativas são um contexto seguinte propício a essa inserção. Concluímos também que este tipo de interferência muda a estrutura silábica das palavras. Contudo, ressaltamos que a ocorrência de epêntese foi mais alta nos dados do 2º período do que nos dados do 8º período. Palavras-chaves: fonologia; epêntese; sílaba; português brasileiro; língua inglesa. Abstract: This research had the goal of examining the interference of Brazilian Portuguese during the learning of English Language focusing on the occurrence of epenthesis in the speech of 06 students through a text reading. All students were taking Letras course at Universidade Federal do Tocantins: three of them were taking the 2nd period (Group 1) and the others three were taking the 8th period. We outline that the analysis was made based on the Phonology of Use (BYBEE, 2001) and the Theory of Examplars (PIERREHUMBERT, 2001). We also used a program named “praat” in order to check if there was or not the occurrence of epenthesis on data collected. After we concluded the analysis of corpus, we drew conclusion that: words ending in affricates consonants are unfavorable to occurrence of epenthesis, on the oher hand, nasals consonants are a favorable preceding context to this phenomenom. In relation to following context, nasals consonants are not beneficial to the addition of a epenthetic vowel, nevertheless, fricatives consonants are a propitious following context to this insertion. We also concluded that this kind of interference changes the syllabic structure of words. However, we point out that the ocurrence of epenthesis was higher in 2nd period data than 8th period data. Keywords: phonology; epenthesis; syllabe; Brazilian portuguese; English language. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/3498 |
url |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/3498 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/3498/11956 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 EntreLetras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 EntreLetras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
dc.source.none.fl_str_mv |
EntreLetras; v. 8 n. 2 (2017): A formação do Professor de Línguas na Contemporaneidade: Cenários, Desafios e Perspectivas; 301 - 325 2179-3948 reponame:EntreLetras instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
EntreLetras |
collection |
EntreLetras |
repository.name.fl_str_mv |
EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
entreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br |
_version_ |
1808458993602920448 |