LEITURA COMPARTILHADA: UMA IMPORTANTE ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA PROMOVER A EDUCAÇÃO LITERÁRIA NO CONTEXTO DA SALA DE AULA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EntreLetras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/10011 |
Resumo: | Muitas pesquisas sobre o ensino da literatura vêm sendo desenvolvidas no Brasil e, não raro, expõem percalços enfrentados pelos educadores para consolidar essa prática em ambiente escolar. Ainda que, atualmente, os professores tenham à disposição uma biografia teórico-metodológica que preconiza o ensino da literatura de modo relevante, ainda há muitas fragilidades nesse processo. Nesses termos, conscientes dos diversos fatores ligados à formação de leitores literários, objetivamos discutir alguns entraves que dificultam a educação literária e, ao mesmo tempo, socializar uma experiência positiva com a leitura compartilhada, uma promissora estratégia metodológica para o ensino da literatura em contexto escolar. |
id |
UFT-4_941b5f844166afd0a3c7edaca6198438 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/10011 |
network_acronym_str |
UFT-4 |
network_name_str |
EntreLetras |
repository_id_str |
|
spelling |
LEITURA COMPARTILHADA: UMA IMPORTANTE ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA PROMOVER A EDUCAÇÃO LITERÁRIA NO CONTEXTO DA SALA DE AULA educação literária; escola; leitura compartilhada; Bisa Bia, Bisa BelMuitas pesquisas sobre o ensino da literatura vêm sendo desenvolvidas no Brasil e, não raro, expõem percalços enfrentados pelos educadores para consolidar essa prática em ambiente escolar. Ainda que, atualmente, os professores tenham à disposição uma biografia teórico-metodológica que preconiza o ensino da literatura de modo relevante, ainda há muitas fragilidades nesse processo. Nesses termos, conscientes dos diversos fatores ligados à formação de leitores literários, objetivamos discutir alguns entraves que dificultam a educação literária e, ao mesmo tempo, socializar uma experiência positiva com a leitura compartilhada, uma promissora estratégia metodológica para o ensino da literatura em contexto escolar.Universidade Federal do Norte do Tocantins2021-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1001110.20873/uft2179-3948.2020v11n3p148-169EntreLetras; v. 11 n. 3 (2020): A DIDÁTICA LITERÁRIA NO S´ÉCULO XXI; 148-1692179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/10011/18411Copyright (c) 2021 EntreLetrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Freitas Santos, Érick Airton Barboza de Araújo Batista, Valdirene2023-12-19T19:40:09Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/10011Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2023-12-19T19:40:09EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LEITURA COMPARTILHADA: UMA IMPORTANTE ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA PROMOVER A EDUCAÇÃO LITERÁRIA NO CONTEXTO DA SALA DE AULA |
title |
LEITURA COMPARTILHADA: UMA IMPORTANTE ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA PROMOVER A EDUCAÇÃO LITERÁRIA NO CONTEXTO DA SALA DE AULA |
spellingShingle |
LEITURA COMPARTILHADA: UMA IMPORTANTE ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA PROMOVER A EDUCAÇÃO LITERÁRIA NO CONTEXTO DA SALA DE AULA de Freitas Santos, Érick Airton educação literária; escola; leitura compartilhada; Bisa Bia, Bisa Bel |
title_short |
LEITURA COMPARTILHADA: UMA IMPORTANTE ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA PROMOVER A EDUCAÇÃO LITERÁRIA NO CONTEXTO DA SALA DE AULA |
title_full |
LEITURA COMPARTILHADA: UMA IMPORTANTE ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA PROMOVER A EDUCAÇÃO LITERÁRIA NO CONTEXTO DA SALA DE AULA |
title_fullStr |
LEITURA COMPARTILHADA: UMA IMPORTANTE ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA PROMOVER A EDUCAÇÃO LITERÁRIA NO CONTEXTO DA SALA DE AULA |
title_full_unstemmed |
LEITURA COMPARTILHADA: UMA IMPORTANTE ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA PROMOVER A EDUCAÇÃO LITERÁRIA NO CONTEXTO DA SALA DE AULA |
title_sort |
LEITURA COMPARTILHADA: UMA IMPORTANTE ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA PROMOVER A EDUCAÇÃO LITERÁRIA NO CONTEXTO DA SALA DE AULA |
author |
de Freitas Santos, Érick Airton |
author_facet |
de Freitas Santos, Érick Airton Barboza de Araújo Batista, Valdirene |
author_role |
author |
author2 |
Barboza de Araújo Batista, Valdirene |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Freitas Santos, Érick Airton Barboza de Araújo Batista, Valdirene |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação literária; escola; leitura compartilhada; Bisa Bia, Bisa Bel |
topic |
educação literária; escola; leitura compartilhada; Bisa Bia, Bisa Bel |
description |
Muitas pesquisas sobre o ensino da literatura vêm sendo desenvolvidas no Brasil e, não raro, expõem percalços enfrentados pelos educadores para consolidar essa prática em ambiente escolar. Ainda que, atualmente, os professores tenham à disposição uma biografia teórico-metodológica que preconiza o ensino da literatura de modo relevante, ainda há muitas fragilidades nesse processo. Nesses termos, conscientes dos diversos fatores ligados à formação de leitores literários, objetivamos discutir alguns entraves que dificultam a educação literária e, ao mesmo tempo, socializar uma experiência positiva com a leitura compartilhada, uma promissora estratégia metodológica para o ensino da literatura em contexto escolar. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/10011 10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p148-169 |
url |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/10011 |
identifier_str_mv |
10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p148-169 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/10011/18411 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 EntreLetras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 EntreLetras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
dc.source.none.fl_str_mv |
EntreLetras; v. 11 n. 3 (2020): A DIDÁTICA LITERÁRIA NO S´ÉCULO XXI; 148-169 2179-3948 reponame:EntreLetras instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
EntreLetras |
collection |
EntreLetras |
repository.name.fl_str_mv |
EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
entreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br |
_version_ |
1808458994901057536 |