LEITURA COMPARTILHADA: UMA IMPORTANTE ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA PROMOVER A EDUCAÇÃO LITERÁRIA NO CONTEXTO DA SALA DE AULA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Freitas Santos, Érick Airton
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Barboza de Araújo Batista, Valdirene
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EntreLetras
Texto Completo: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/10011
Resumo: Muitas pesquisas sobre o ensino da literatura vêm sendo desenvolvidas no Brasil e, não raro, expõem percalços enfrentados pelos educadores para consolidar essa prática em ambiente escolar. Ainda que, atualmente, os professores tenham à disposição uma biografia teórico-metodológica que preconiza o ensino da literatura de modo relevante, ainda há muitas fragilidades nesse processo. Nesses termos, conscientes dos diversos fatores ligados à formação de leitores literários, objetivamos discutir alguns entraves que dificultam a educação literária e, ao mesmo tempo, socializar uma experiência positiva com a leitura compartilhada, uma promissora estratégia metodológica para o ensino da literatura em contexto escolar.
id UFT-4_941b5f844166afd0a3c7edaca6198438
oai_identifier_str oai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/10011
network_acronym_str UFT-4
network_name_str EntreLetras
repository_id_str
spelling LEITURA COMPARTILHADA: UMA IMPORTANTE ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA PROMOVER A EDUCAÇÃO LITERÁRIA NO CONTEXTO DA SALA DE AULA educação literária; escola; leitura compartilhada; Bisa Bia, Bisa BelMuitas pesquisas sobre o ensino da literatura vêm sendo desenvolvidas no Brasil e, não raro, expõem percalços enfrentados pelos educadores para consolidar essa prática em ambiente escolar. Ainda que, atualmente, os professores tenham à disposição uma biografia teórico-metodológica que preconiza o ensino da literatura de modo relevante, ainda há muitas fragilidades nesse processo. Nesses termos, conscientes dos diversos fatores ligados à formação de leitores literários, objetivamos discutir alguns entraves que dificultam a educação literária e, ao mesmo tempo, socializar uma experiência positiva com a leitura compartilhada, uma promissora estratégia metodológica para o ensino da literatura em contexto escolar.Universidade Federal do Norte do Tocantins2021-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1001110.20873/uft2179-3948.2020v11n3p148-169EntreLetras; v. 11 n. 3 (2020): A DIDÁTICA LITERÁRIA NO S´ÉCULO XXI; 148-1692179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/10011/18411Copyright (c) 2021 EntreLetrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Freitas Santos, Érick Airton Barboza de Araújo Batista, Valdirene2023-12-19T19:40:09Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/10011Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2023-12-19T19:40:09EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv LEITURA COMPARTILHADA: UMA IMPORTANTE ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA PROMOVER A EDUCAÇÃO LITERÁRIA NO CONTEXTO DA SALA DE AULA
title LEITURA COMPARTILHADA: UMA IMPORTANTE ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA PROMOVER A EDUCAÇÃO LITERÁRIA NO CONTEXTO DA SALA DE AULA
spellingShingle LEITURA COMPARTILHADA: UMA IMPORTANTE ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA PROMOVER A EDUCAÇÃO LITERÁRIA NO CONTEXTO DA SALA DE AULA
de Freitas Santos, Érick Airton
educação literária; escola; leitura compartilhada; Bisa Bia, Bisa Bel
title_short LEITURA COMPARTILHADA: UMA IMPORTANTE ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA PROMOVER A EDUCAÇÃO LITERÁRIA NO CONTEXTO DA SALA DE AULA
title_full LEITURA COMPARTILHADA: UMA IMPORTANTE ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA PROMOVER A EDUCAÇÃO LITERÁRIA NO CONTEXTO DA SALA DE AULA
title_fullStr LEITURA COMPARTILHADA: UMA IMPORTANTE ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA PROMOVER A EDUCAÇÃO LITERÁRIA NO CONTEXTO DA SALA DE AULA
title_full_unstemmed LEITURA COMPARTILHADA: UMA IMPORTANTE ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA PROMOVER A EDUCAÇÃO LITERÁRIA NO CONTEXTO DA SALA DE AULA
title_sort LEITURA COMPARTILHADA: UMA IMPORTANTE ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA PROMOVER A EDUCAÇÃO LITERÁRIA NO CONTEXTO DA SALA DE AULA
author de Freitas Santos, Érick Airton
author_facet de Freitas Santos, Érick Airton
Barboza de Araújo Batista, Valdirene
author_role author
author2 Barboza de Araújo Batista, Valdirene
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Freitas Santos, Érick Airton
Barboza de Araújo Batista, Valdirene
dc.subject.por.fl_str_mv educação literária; escola; leitura compartilhada; Bisa Bia, Bisa Bel
topic educação literária; escola; leitura compartilhada; Bisa Bia, Bisa Bel
description Muitas pesquisas sobre o ensino da literatura vêm sendo desenvolvidas no Brasil e, não raro, expõem percalços enfrentados pelos educadores para consolidar essa prática em ambiente escolar. Ainda que, atualmente, os professores tenham à disposição uma biografia teórico-metodológica que preconiza o ensino da literatura de modo relevante, ainda há muitas fragilidades nesse processo. Nesses termos, conscientes dos diversos fatores ligados à formação de leitores literários, objetivamos discutir alguns entraves que dificultam a educação literária e, ao mesmo tempo, socializar uma experiência positiva com a leitura compartilhada, uma promissora estratégia metodológica para o ensino da literatura em contexto escolar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/10011
10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p148-169
url https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/10011
identifier_str_mv 10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p148-169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/10011/18411
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 EntreLetras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 EntreLetras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Norte do Tocantins
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Norte do Tocantins
dc.source.none.fl_str_mv EntreLetras; v. 11 n. 3 (2020): A DIDÁTICA LITERÁRIA NO S´ÉCULO XXI; 148-169
2179-3948
reponame:EntreLetras
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str EntreLetras
collection EntreLetras
repository.name.fl_str_mv EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv entreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br
_version_ 1808458994901057536