RECEPÇÃO LITERÁRIA DE CONTOS SERGIPANOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Carlos Magno
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Vanderlan Ferreira, Júlio Flávio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EntreLetras
Texto Completo: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/9789
Resumo: Este artigo traz reflexões sobre o modelo de recepção cultural de contos de Antônio Carlos Viana, a partir da aplicação de um projeto de intervenção em uma escola pública estadual de Sergipe. Essa abordagem prioriza valores culturais da região por meio da recepção subjetiva do texto literário e suas conexões com as memórias dos participantes. Metodologicamente, articularemos a proposta de “leitura subjetiva”, de Annie Rouxel, que reconhece a liberação de emoções do leitor como uma etapa do processo de interpretação do texto literário e desenvolvimento do prazer pela leitura; e ampliaremos a abordagem do “modelo cultural de leitura”, defendida por Carlos Gomes, ao destacar as particularidades identitárias locais do leitor no processo de interpretação. Como resultado, apresentamos uma proposta de oficina literária de contos que tematizam a pobreza de narradores atônitos diante da vida degradação de sua família.
id UFT-4_b71b4c18e386de742d08ac3259c5fe9b
oai_identifier_str oai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/9789
network_acronym_str UFT-4
network_name_str EntreLetras
repository_id_str
spelling RECEPÇÃO LITERÁRIA DE CONTOS SERGIPANOSLeitura cultural; formação do leitor; recepção do texto literário.Este artigo traz reflexões sobre o modelo de recepção cultural de contos de Antônio Carlos Viana, a partir da aplicação de um projeto de intervenção em uma escola pública estadual de Sergipe. Essa abordagem prioriza valores culturais da região por meio da recepção subjetiva do texto literário e suas conexões com as memórias dos participantes. Metodologicamente, articularemos a proposta de “leitura subjetiva”, de Annie Rouxel, que reconhece a liberação de emoções do leitor como uma etapa do processo de interpretação do texto literário e desenvolvimento do prazer pela leitura; e ampliaremos a abordagem do “modelo cultural de leitura”, defendida por Carlos Gomes, ao destacar as particularidades identitárias locais do leitor no processo de interpretação. Como resultado, apresentamos uma proposta de oficina literária de contos que tematizam a pobreza de narradores atônitos diante da vida degradação de sua família.Universidade Federal do Norte do Tocantins2021-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/978910.20873/uft2179-3948.2020v11n3p192-204EntreLetras; v. 11 n. 3 (2020): A DIDÁTICA LITERÁRIA NO S´ÉCULO XXI; 192-2042179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/9789/18413Copyright (c) 2021 EntreLetrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Carlos MagnoVanderlan Ferreira, Júlio Flávio 2023-12-19T19:40:09Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/9789Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2023-12-19T19:40:09EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv RECEPÇÃO LITERÁRIA DE CONTOS SERGIPANOS
title RECEPÇÃO LITERÁRIA DE CONTOS SERGIPANOS
spellingShingle RECEPÇÃO LITERÁRIA DE CONTOS SERGIPANOS
Gomes, Carlos Magno
Leitura cultural; formação do leitor; recepção do texto literário.
title_short RECEPÇÃO LITERÁRIA DE CONTOS SERGIPANOS
title_full RECEPÇÃO LITERÁRIA DE CONTOS SERGIPANOS
title_fullStr RECEPÇÃO LITERÁRIA DE CONTOS SERGIPANOS
title_full_unstemmed RECEPÇÃO LITERÁRIA DE CONTOS SERGIPANOS
title_sort RECEPÇÃO LITERÁRIA DE CONTOS SERGIPANOS
author Gomes, Carlos Magno
author_facet Gomes, Carlos Magno
Vanderlan Ferreira, Júlio Flávio
author_role author
author2 Vanderlan Ferreira, Júlio Flávio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Carlos Magno
Vanderlan Ferreira, Júlio Flávio
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura cultural; formação do leitor; recepção do texto literário.
topic Leitura cultural; formação do leitor; recepção do texto literário.
description Este artigo traz reflexões sobre o modelo de recepção cultural de contos de Antônio Carlos Viana, a partir da aplicação de um projeto de intervenção em uma escola pública estadual de Sergipe. Essa abordagem prioriza valores culturais da região por meio da recepção subjetiva do texto literário e suas conexões com as memórias dos participantes. Metodologicamente, articularemos a proposta de “leitura subjetiva”, de Annie Rouxel, que reconhece a liberação de emoções do leitor como uma etapa do processo de interpretação do texto literário e desenvolvimento do prazer pela leitura; e ampliaremos a abordagem do “modelo cultural de leitura”, defendida por Carlos Gomes, ao destacar as particularidades identitárias locais do leitor no processo de interpretação. Como resultado, apresentamos uma proposta de oficina literária de contos que tematizam a pobreza de narradores atônitos diante da vida degradação de sua família.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/9789
10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p192-204
url https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/9789
identifier_str_mv 10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p192-204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/9789/18413
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 EntreLetras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 EntreLetras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Norte do Tocantins
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Norte do Tocantins
dc.source.none.fl_str_mv EntreLetras; v. 11 n. 3 (2020): A DIDÁTICA LITERÁRIA NO S´ÉCULO XXI; 192-204
2179-3948
reponame:EntreLetras
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str EntreLetras
collection EntreLetras
repository.name.fl_str_mv EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv entreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br
_version_ 1808458994624233472