THE EVALUATIVE INTONATION IN THE CONSTITUTION OF MEANINGS IN TEACHING OF PORTUGUESE LANGUAGE IN MOZAMBIQUE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manuel, Arcedes José
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EntreLetras
Texto Completo: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/16879
Resumo: Based on the assumptions of dialogism, we seek to discuss how evaluative intonation as an axiological concept helps in the process of teaching, learning and reading in Mozambique. As a methodological resource, we started by using the technique called content analysis (CA), based on the dialogic discourse analysis (DDA). Thus, the results of this research show that evaluative intonation as an axiological concept it’s fundamental in the formation of the student's responsive attitude, as well as helping in the formation of the active student-reader. Therefore, as a theoretical basis, the research is anchored in the assumptions of the Bakhtin Circle.
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spelling THE EVALUATIVE INTONATION IN THE CONSTITUTION OF MEANINGS IN TEACHING OF PORTUGUESE LANGUAGE IN MOZAMBIQUEA ENTONAÇÃO VALORATIVA NA CONSTITUIÇÃO DE SENTIDOS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA EM MOÇAMBIQUEEntonação ValorativaLeituraLíngua PortuguesaEvaluative IntonationReadingPortuguese LanguageBased on the assumptions of dialogism, we seek to discuss how evaluative intonation as an axiological concept helps in the process of teaching, learning and reading in Mozambique. As a methodological resource, we started by using the technique called content analysis (CA), based on the dialogic discourse analysis (DDA). Thus, the results of this research show that evaluative intonation as an axiological concept it’s fundamental in the formation of the student's responsive attitude, as well as helping in the formation of the active student-reader. Therefore, as a theoretical basis, the research is anchored in the assumptions of the Bakhtin Circle.Este artigo é resultado do recorte do trabalho de conclusão de curso intitulado “A Entonação Valorativa nos Géneros Discursivos do Livro Didáctico de Portuguesa do Ensino Primário em Moçambique.” Sendo assim, neste artigo procuramos discutir à luz dos pressupostos do dialogismo, como a entonação valorativa, enquanto conceito axiológico auxilia no processo de ensino e aprendizagem da leitura. Como recurso metodológico, partimos pelo uso da técnica denominada análise de conteúdo (AC), baseada na perspectiva da análise dialógica do discurso (ADD). Assim, os resultados desta pesquisa aduzem que a entonação valorativa enquanto conceito axiológico é fundamental na formação da atitude responsiva do aluno, bem como ajuda na formação do aluno-leitor activo. Portanto, a pesquisa demostrou que o conhecimento do professor destes elementos é bastante importante, uma vez que permite que o aluno na condição de aprendente possa reflectir e relacionar os géneros discursivos apresentados com situações reais do seu mundo. Por isso, este artigo sustenta-se em dois princípios essenciais. O primeiro refere-se ao argumento defendido pelo Círculo de Bakhtin, de que a linguagem se constitui na interacção entre os sujeitos, a considerar a posição ocupada por eles, dentro de um determinado tempo e espaço. O segundo, ao próprio processo de didatização dos géneros discursivos, visto que, ao serem disponibilizados nos livros didácticos, pensamos que podem concretizar a linguagem nas enunciações em sala de aula, o que implica constatar que os géneros são firmados nesse instrumento de ensino como a mais pura manifestação da linguagem em sociedade.Universidade Federal do Norte do Tocantins2023-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1687910.20873/uft2179-3948.2023v14n3p196-213EntreLetras; v. 14 n. 3 (2023): DOSSIÊ ROSA PARA ALÉM DAS BORDAS; 196 - 2132179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/16879/21914Copyright (c) 2023 EntreLetrashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessManuel, Arcedes José2023-12-27T19:38:18Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/16879Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2023-12-27T19:38:18EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
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