PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA NORMATIVIDADE GRAMATICAL: O USO DA VÍRGULA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Eliane Miranda
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Oliveira, Luiz Roberto Peel Furtado de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EntreLetras
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/2746
Resumo: This research aims to conduct comparative analysis about the use of the comma in the bias of normative grammars in order to ascertain the views of the authors on the teaching of grammar normativity here in holding to the point teaching under the umbrella of traditional grammars. For this research , we used the method of descriptive literature, since it is being developed from existing theories. To sustain the research was raised a very consolidated theoretical framework whose discussion element , grammatical normativity , as Ali ( 1966) Almeida (1986 ), Lima (2005 ), Cunha (2009 ), authors who discuss the use of point from the perspective of normativity. among others that will subsidize the ideas discussed.
id UFT-4_d4835a50ba22f863f809515da15c7040
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/2746
network_acronym_str UFT-4
network_name_str EntreLetras
repository_id_str
spelling PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA NORMATIVIDADE GRAMATICAL: O USO DA VÍRGULANormatividadeLíngua MaternaGramáticaThis research aims to conduct comparative analysis about the use of the comma in the bias of normative grammars in order to ascertain the views of the authors on the teaching of grammar normativity here in holding to the point teaching under the umbrella of traditional grammars. For this research , we used the method of descriptive literature, since it is being developed from existing theories. To sustain the research was raised a very consolidated theoretical framework whose discussion element , grammatical normativity , as Ali ( 1966) Almeida (1986 ), Lima (2005 ), Cunha (2009 ), authors who discuss the use of point from the perspective of normativity. among others that will subsidize the ideas discussed.A presente pesquisa busca realizar análise comparativa acerca do emprego da vírgula sob o viés das gramáticas normativas no intuito de averiguar as concepções dos autores sobre o ensino da normatividade gramatical, aqui nos detendo ao ensino da vírgula, sob a égide das gramáticas tradicionais. Para realização desta pesquisa, foi usado o método bibliográfico de caráter descritivo, uma vez que a mesma está sendo desenvolvida a partir de teorias já existentes. Para dar sustentação à pesquisa foi levantado um referencial teórico bastante consolidados que tem como elemento de discussão, a normatividade gramatical, como: Ali (1966) Almeida (1986), Lima (2005), Cunha (2009), autores que discutem o uso da vírgula sob a ótica da normatividade. entre outros que subsidiarão às ideias abordadas.Universidade Federal do Tocantins2016-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/2746EntreLetras; v. 6 n. 2 (2015): O que pode a literatura?; 179-1982179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/2746/8949Copyright (c) 2016 EntreLetrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Eliane MirandaOliveira, Luiz Roberto Peel Furtado deMachado, Eliane MirandaOliveira, Luiz Roberto Peel Furtado de2021-04-25T20:19:31Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/2746Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oai||luiza.to@uft.edu.br|| revista@uft.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2021-04-25T20:19:31EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA NORMATIVIDADE GRAMATICAL: O USO DA VÍRGULA
title PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA NORMATIVIDADE GRAMATICAL: O USO DA VÍRGULA
spellingShingle PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA NORMATIVIDADE GRAMATICAL: O USO DA VÍRGULA
Machado, Eliane Miranda
Normatividade
Língua Materna
Gramática
title_short PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA NORMATIVIDADE GRAMATICAL: O USO DA VÍRGULA
title_full PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA NORMATIVIDADE GRAMATICAL: O USO DA VÍRGULA
title_fullStr PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA NORMATIVIDADE GRAMATICAL: O USO DA VÍRGULA
title_full_unstemmed PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA NORMATIVIDADE GRAMATICAL: O USO DA VÍRGULA
title_sort PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA NORMATIVIDADE GRAMATICAL: O USO DA VÍRGULA
author Machado, Eliane Miranda
author_facet Machado, Eliane Miranda
Oliveira, Luiz Roberto Peel Furtado de
author_role author
author2 Oliveira, Luiz Roberto Peel Furtado de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Eliane Miranda
Oliveira, Luiz Roberto Peel Furtado de
Machado, Eliane Miranda
Oliveira, Luiz Roberto Peel Furtado de
dc.subject.por.fl_str_mv Normatividade
Língua Materna
Gramática
topic Normatividade
Língua Materna
Gramática
description This research aims to conduct comparative analysis about the use of the comma in the bias of normative grammars in order to ascertain the views of the authors on the teaching of grammar normativity here in holding to the point teaching under the umbrella of traditional grammars. For this research , we used the method of descriptive literature, since it is being developed from existing theories. To sustain the research was raised a very consolidated theoretical framework whose discussion element , grammatical normativity , as Ali ( 1966) Almeida (1986 ), Lima (2005 ), Cunha (2009 ), authors who discuss the use of point from the perspective of normativity. among others that will subsidize the ideas discussed.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/2746
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/2746
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/2746/8949
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 EntreLetras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 EntreLetras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
dc.source.none.fl_str_mv EntreLetras; v. 6 n. 2 (2015): O que pode a literatura?; 179-198
2179-3948
reponame:EntreLetras
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str EntreLetras
collection EntreLetras
repository.name.fl_str_mv EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv ||luiza.to@uft.edu.br|| revista@uft.edu.br
_version_ 1798320164430675968