ANÁLISE DO PRECONCEITO LINGUÍSTICO COMO VIOLÊNCIA SIMBÓLICA: O ENSINO DE GRAMÁTICA NORMATIVA E O SILENCIAMENTO DO SUJEITO NO CONTEXTO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Camila Rodrigues da
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Bastiani, Carla, Oliveira, Luiz Roberto Peel Furtado de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EntreLetras
Texto Completo: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1322
Resumo: Este artigo objetiva tecer algumas considerações sobre o preconceito em relação às variedades linguísticas menos prestigiadas no contexto do ensino de Língua Portuguesa, assinalando que esse preconceito pode ser entendido como violência simbólica a partir do momento em que se tenta inculcar nos discentes um determinado modelo de língua como único correto, desconsiderando todas as demais variedades. Busca-se, além disso, analisar como as instituições de ensino funcionam como espaços de reprodução das desigualdades sociais pela imposição arbitrária e dissimulada do capital cultural pertencente à classe dominante. Esta pesquisa se caracteriza como revisão de literatura e busca, de modo incipiente, apontar a educação linguística, consubstanciada no respeito a todas as variedades, sem qualquer tipo de discriminação, como um possível caminho a ser trilhado na relação entre o ensino de Língua Portuguesa e a variação linguística.    
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