ANÁLISE DO PRECONCEITO LINGUÍSTICO COMO VIOLÊNCIA SIMBÓLICA: O ENSINO DE GRAMÁTICA NORMATIVA E O SILENCIAMENTO DO SUJEITO NO CONTEXTO ESCOLAR
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | EntreLetras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1322 |
Resumo: | Este artigo objetiva tecer algumas considerações sobre o preconceito em relação às variedades linguísticas menos prestigiadas no contexto do ensino de Língua Portuguesa, assinalando que esse preconceito pode ser entendido como violência simbólica a partir do momento em que se tenta inculcar nos discentes um determinado modelo de língua como único correto, desconsiderando todas as demais variedades. Busca-se, além disso, analisar como as instituições de ensino funcionam como espaços de reprodução das desigualdades sociais pela imposição arbitrária e dissimulada do capital cultural pertencente à classe dominante. Esta pesquisa se caracteriza como revisão de literatura e busca, de modo incipiente, apontar a educação linguística, consubstanciada no respeito a todas as variedades, sem qualquer tipo de discriminação, como um possível caminho a ser trilhado na relação entre o ensino de Língua Portuguesa e a variação linguística. |
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ANÁLISE DO PRECONCEITO LINGUÍSTICO COMO VIOLÊNCIA SIMBÓLICA: O ENSINO DE GRAMÁTICA NORMATIVA E O SILENCIAMENTO DO SUJEITO NO CONTEXTO ESCOLARPreconceito linguísticoEnsino de Língua PortuguesaViolência simbólicaEste artigo objetiva tecer algumas considerações sobre o preconceito em relação às variedades linguísticas menos prestigiadas no contexto do ensino de Língua Portuguesa, assinalando que esse preconceito pode ser entendido como violência simbólica a partir do momento em que se tenta inculcar nos discentes um determinado modelo de língua como único correto, desconsiderando todas as demais variedades. Busca-se, além disso, analisar como as instituições de ensino funcionam como espaços de reprodução das desigualdades sociais pela imposição arbitrária e dissimulada do capital cultural pertencente à classe dominante. Esta pesquisa se caracteriza como revisão de literatura e busca, de modo incipiente, apontar a educação linguística, consubstanciada no respeito a todas as variedades, sem qualquer tipo de discriminação, como um possível caminho a ser trilhado na relação entre o ensino de Língua Portuguesa e a variação linguística. Universidade Federal do Norte do Tocantins2015-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1322EntreLetras; v. 5 n. 2 (2014): DOSSIÊ CONTRIBUIÇÕES SOBRE A GRAMÁTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MATERNA; 112-1232179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1322/8135Silva, Camila Rodrigues daBastiani, CarlaOliveira, Luiz Roberto Peel Furtado deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-25T23:32:19Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/1322Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2021-04-25T23:32:19EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
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