UMA ABORDAGEM DO POEMA EM MATERIAL DIDÁTICO: O LEITOR EM FOCO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EntreLetras |
DOI: | 10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p251 |
Texto Completo: | https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/7529 |
Resumo: | We present as a study proposal for this work the analysis of the didactic material of the course of Letters, modality EaD, of the Instituto Federal da Paraíba - IFPB,with respect to the teaching of the genre poem for Elementary School II. Methodologically, we used the qualitative-interpretative bibliographical research to carry out the examination of said material used as a basic reference in the initial teacher training of said Institute. As a theoretical basis of this study, we use, among others, Rouxel (2012, 2013a, 2013b), Aguiar and Bordini (1993) and Cosson (2014a, 2014b). |
id |
UFT-4_ea50a5fc0983be9da24b25ff5c011fc3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/7529 |
network_acronym_str |
UFT-4 |
network_name_str |
EntreLetras |
spelling |
UMA ABORDAGEM DO POEMA EM MATERIAL DIDÁTICO: O LEITOR EM FOCOmaterial didáticoformação inicialleitura literáriaWe present as a study proposal for this work the analysis of the didactic material of the course of Letters, modality EaD, of the Instituto Federal da Paraíba - IFPB,with respect to the teaching of the genre poem for Elementary School II. Methodologically, we used the qualitative-interpretative bibliographical research to carry out the examination of said material used as a basic reference in the initial teacher training of said Institute. As a theoretical basis of this study, we use, among others, Rouxel (2012, 2013a, 2013b), Aguiar and Bordini (1993) and Cosson (2014a, 2014b).Apresentamos como proposta de estudo para este trabalho a análise do material didático do curso de Letras, modalidade EaD, do Instituto Federal da Paraíba - IFPB, no que diz respeito ao ensino do gênero poema para o Ensino Fundamental II. Metodologicamente, empregamos a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo-interpretativo para a realização do exame do material aludido utilizado como referência básica na formação docente inicial do referido Instituto. Como base teórica deste estudo, utilizamos, entre outros, Rouxel (2012, 2013a, 2013b), Aguiar e Bordini (1993) e Cosson (2014a, 2014b).Universidade Federal do Norte do Tocantins2019-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/752910.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p251EntreLetras; v. 10 n. 2 (2019): LITERATURA E ENSINO: CAMINHOS RECENTES ENTRE CRÍTICA, TEORIA, LITERATURA E LEITORES; 251 - 2672179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/7529/15962Copyright (c) 2019 EntreLetrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Cristina RothierMarques Formiga, Girlene2021-11-24T14:03:47Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/7529Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2021-11-24T14:03:47EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA ABORDAGEM DO POEMA EM MATERIAL DIDÁTICO: O LEITOR EM FOCO |
title |
UMA ABORDAGEM DO POEMA EM MATERIAL DIDÁTICO: O LEITOR EM FOCO |
spellingShingle |
UMA ABORDAGEM DO POEMA EM MATERIAL DIDÁTICO: O LEITOR EM FOCO UMA ABORDAGEM DO POEMA EM MATERIAL DIDÁTICO: O LEITOR EM FOCO Duarte, Cristina Rothier material didático formação inicial leitura literária Duarte, Cristina Rothier material didático formação inicial leitura literária |
title_short |
UMA ABORDAGEM DO POEMA EM MATERIAL DIDÁTICO: O LEITOR EM FOCO |
title_full |
UMA ABORDAGEM DO POEMA EM MATERIAL DIDÁTICO: O LEITOR EM FOCO |
title_fullStr |
UMA ABORDAGEM DO POEMA EM MATERIAL DIDÁTICO: O LEITOR EM FOCO UMA ABORDAGEM DO POEMA EM MATERIAL DIDÁTICO: O LEITOR EM FOCO |
title_full_unstemmed |
UMA ABORDAGEM DO POEMA EM MATERIAL DIDÁTICO: O LEITOR EM FOCO UMA ABORDAGEM DO POEMA EM MATERIAL DIDÁTICO: O LEITOR EM FOCO |
title_sort |
UMA ABORDAGEM DO POEMA EM MATERIAL DIDÁTICO: O LEITOR EM FOCO |
author |
Duarte, Cristina Rothier |
author_facet |
Duarte, Cristina Rothier Duarte, Cristina Rothier Marques Formiga, Girlene Marques Formiga, Girlene |
author_role |
author |
author2 |
Marques Formiga, Girlene |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Cristina Rothier Marques Formiga, Girlene |
dc.subject.por.fl_str_mv |
material didático formação inicial leitura literária |
topic |
material didático formação inicial leitura literária |
description |
We present as a study proposal for this work the analysis of the didactic material of the course of Letters, modality EaD, of the Instituto Federal da Paraíba - IFPB,with respect to the teaching of the genre poem for Elementary School II. Methodologically, we used the qualitative-interpretative bibliographical research to carry out the examination of said material used as a basic reference in the initial teacher training of said Institute. As a theoretical basis of this study, we use, among others, Rouxel (2012, 2013a, 2013b), Aguiar and Bordini (1993) and Cosson (2014a, 2014b). |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/7529 10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p251 |
url |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/7529 |
identifier_str_mv |
10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p251 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/7529/15962 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 EntreLetras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 EntreLetras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
dc.source.none.fl_str_mv |
EntreLetras; v. 10 n. 2 (2019): LITERATURA E ENSINO: CAMINHOS RECENTES ENTRE CRÍTICA, TEORIA, LITERATURA E LEITORES; 251 - 267 2179-3948 reponame:EntreLetras instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
EntreLetras |
collection |
EntreLetras |
repository.name.fl_str_mv |
EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
entreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br |
_version_ |
1822229186693038080 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p251 |