LEITURA LITERÁRIA: PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FELIX, Flávia Ribeiro dos Santos
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: CASTILHO, Júnior Cezar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4742
Resumo: Considerando a importante função da escola na formação de leitores autônomos e críticos, esta pesquisa tem por objetivo destacar alguns procedimentos didático- pedagógicos que podem ser seguidos pelos docentes a fim de desenvolverem o prazer pela leitura literária em seus alunos, tornando-os leitores competentes. Para tanto, propõe-se a realização de um estudo bibliográfico sobre algumas das propostas metodológicas apresentadas por pesquisadores na área de leitura literária, objetivando sistematizar textualmente algumas das propostas encontradas visando à apropriação plena do texto literário. É fundamental que o aluno saiba, primeiramente, a diferença entre texto literário e texto não- literário. Ao deparar-se com um texto literário, é fundamental que o leitor tenha em mente que está diante de um texto que interpreta aspectos da realidade, de maneira indireta, recriando o real num plano imaginário. Para este tipo de leitura é preciso um leitor crítico, que esteja acostumado com vários outros tipos de leituras. Naturalmente, o aluno que não foi preparado adequadamente para ser um leitor autônomo, dificilmente sentirá prazer de ler obras recomendadas pelos vestibulares.Frente a essa situação, observa-se que muitos professores restringem suas atividades a analisar enredo, espaço, tempo, personagens e narrador, de forma mecânica, valorizando o modelo exigido pelo vestibular. Ao utilizar o texto como pretexto, temos o afastamento entre a relação texto- leitor.Em uma análise mais detalhada, é possível observar que o problema da má formação de leitores no ensino médio provém do despreparo do professor que não possui orientação suficiente para sistematizar os procedimentos didáticos a serem utilizados em sala. Diante desse problema, vemos que algumas práticas motivadoras podem ser utilizadas para atrair e formar leitores críticos, não apenas de obras literárias, mas dos diversos gêneros textuais.Com este estudo, espera-se contribuir para a prática pedagógica de docentes envolvidos na aprendizagem e no desenvolvimento dos alunos, comprometidos na realização de uma leitura crítica dos diversos gêneros literários.
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