LEITURA LITERÁRIA: PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4742 |
Resumo: | Considerando a importante função da escola na formação de leitores autônomos e críticos, esta pesquisa tem por objetivo destacar alguns procedimentos didático- pedagógicos que podem ser seguidos pelos docentes a fim de desenvolverem o prazer pela leitura literária em seus alunos, tornando-os leitores competentes. Para tanto, propõe-se a realização de um estudo bibliográfico sobre algumas das propostas metodológicas apresentadas por pesquisadores na área de leitura literária, objetivando sistematizar textualmente algumas das propostas encontradas visando à apropriação plena do texto literário. É fundamental que o aluno saiba, primeiramente, a diferença entre texto literário e texto não- literário. Ao deparar-se com um texto literário, é fundamental que o leitor tenha em mente que está diante de um texto que interpreta aspectos da realidade, de maneira indireta, recriando o real num plano imaginário. Para este tipo de leitura é preciso um leitor crítico, que esteja acostumado com vários outros tipos de leituras. Naturalmente, o aluno que não foi preparado adequadamente para ser um leitor autônomo, dificilmente sentirá prazer de ler obras recomendadas pelos vestibulares.Frente a essa situação, observa-se que muitos professores restringem suas atividades a analisar enredo, espaço, tempo, personagens e narrador, de forma mecânica, valorizando o modelo exigido pelo vestibular. Ao utilizar o texto como pretexto, temos o afastamento entre a relação texto- leitor.Em uma análise mais detalhada, é possível observar que o problema da má formação de leitores no ensino médio provém do despreparo do professor que não possui orientação suficiente para sistematizar os procedimentos didáticos a serem utilizados em sala. Diante desse problema, vemos que algumas práticas motivadoras podem ser utilizadas para atrair e formar leitores críticos, não apenas de obras literárias, mas dos diversos gêneros textuais.Com este estudo, espera-se contribuir para a prática pedagógica de docentes envolvidos na aprendizagem e no desenvolvimento dos alunos, comprometidos na realização de uma leitura crítica dos diversos gêneros literários. |
id |
UNICESU-1_f36263c1d71b074731254ea4b8b81009 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4742 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
LEITURA LITERÁRIA: PROCEDIMENTOS DIDÁTICOSFormação do leitorLeitura literáriaProcedimentos didáticosConsiderando a importante função da escola na formação de leitores autônomos e críticos, esta pesquisa tem por objetivo destacar alguns procedimentos didático- pedagógicos que podem ser seguidos pelos docentes a fim de desenvolverem o prazer pela leitura literária em seus alunos, tornando-os leitores competentes. Para tanto, propõe-se a realização de um estudo bibliográfico sobre algumas das propostas metodológicas apresentadas por pesquisadores na área de leitura literária, objetivando sistematizar textualmente algumas das propostas encontradas visando à apropriação plena do texto literário. É fundamental que o aluno saiba, primeiramente, a diferença entre texto literário e texto não- literário. Ao deparar-se com um texto literário, é fundamental que o leitor tenha em mente que está diante de um texto que interpreta aspectos da realidade, de maneira indireta, recriando o real num plano imaginário. Para este tipo de leitura é preciso um leitor crítico, que esteja acostumado com vários outros tipos de leituras. Naturalmente, o aluno que não foi preparado adequadamente para ser um leitor autônomo, dificilmente sentirá prazer de ler obras recomendadas pelos vestibulares.Frente a essa situação, observa-se que muitos professores restringem suas atividades a analisar enredo, espaço, tempo, personagens e narrador, de forma mecânica, valorizando o modelo exigido pelo vestibular. Ao utilizar o texto como pretexto, temos o afastamento entre a relação texto- leitor.Em uma análise mais detalhada, é possível observar que o problema da má formação de leitores no ensino médio provém do despreparo do professor que não possui orientação suficiente para sistematizar os procedimentos didáticos a serem utilizados em sala. Diante desse problema, vemos que algumas práticas motivadoras podem ser utilizadas para atrair e formar leitores críticos, não apenas de obras literárias, mas dos diversos gêneros textuais.Com este estudo, espera-se contribuir para a prática pedagógica de docentes envolvidos na aprendizagem e no desenvolvimento dos alunos, comprometidos na realização de uma leitura crítica dos diversos gêneros literários.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-01-31T18:04:44Z2020-01-31T18:04:44Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4742porFELIX, Flávia Ribeiro dos SantosCASTILHO, Júnior Cezarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:36:11Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4742Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T20:36:11Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LEITURA LITERÁRIA: PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS |
title |
LEITURA LITERÁRIA: PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS |
spellingShingle |
LEITURA LITERÁRIA: PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS FELIX, Flávia Ribeiro dos Santos Formação do leitor Leitura literária Procedimentos didáticos |
title_short |
LEITURA LITERÁRIA: PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS |
title_full |
LEITURA LITERÁRIA: PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS |
title_fullStr |
LEITURA LITERÁRIA: PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS |
title_full_unstemmed |
LEITURA LITERÁRIA: PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS |
title_sort |
LEITURA LITERÁRIA: PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS |
author |
FELIX, Flávia Ribeiro dos Santos |
author_facet |
FELIX, Flávia Ribeiro dos Santos CASTILHO, Júnior Cezar |
author_role |
author |
author2 |
CASTILHO, Júnior Cezar |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FELIX, Flávia Ribeiro dos Santos CASTILHO, Júnior Cezar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação do leitor Leitura literária Procedimentos didáticos |
topic |
Formação do leitor Leitura literária Procedimentos didáticos |
description |
Considerando a importante função da escola na formação de leitores autônomos e críticos, esta pesquisa tem por objetivo destacar alguns procedimentos didático- pedagógicos que podem ser seguidos pelos docentes a fim de desenvolverem o prazer pela leitura literária em seus alunos, tornando-os leitores competentes. Para tanto, propõe-se a realização de um estudo bibliográfico sobre algumas das propostas metodológicas apresentadas por pesquisadores na área de leitura literária, objetivando sistematizar textualmente algumas das propostas encontradas visando à apropriação plena do texto literário. É fundamental que o aluno saiba, primeiramente, a diferença entre texto literário e texto não- literário. Ao deparar-se com um texto literário, é fundamental que o leitor tenha em mente que está diante de um texto que interpreta aspectos da realidade, de maneira indireta, recriando o real num plano imaginário. Para este tipo de leitura é preciso um leitor crítico, que esteja acostumado com vários outros tipos de leituras. Naturalmente, o aluno que não foi preparado adequadamente para ser um leitor autônomo, dificilmente sentirá prazer de ler obras recomendadas pelos vestibulares.Frente a essa situação, observa-se que muitos professores restringem suas atividades a analisar enredo, espaço, tempo, personagens e narrador, de forma mecânica, valorizando o modelo exigido pelo vestibular. Ao utilizar o texto como pretexto, temos o afastamento entre a relação texto- leitor.Em uma análise mais detalhada, é possível observar que o problema da má formação de leitores no ensino médio provém do despreparo do professor que não possui orientação suficiente para sistematizar os procedimentos didáticos a serem utilizados em sala. Diante desse problema, vemos que algumas práticas motivadoras podem ser utilizadas para atrair e formar leitores críticos, não apenas de obras literárias, mas dos diversos gêneros textuais.Com este estudo, espera-se contribuir para a prática pedagógica de docentes envolvidos na aprendizagem e no desenvolvimento dos alunos, comprometidos na realização de uma leitura crítica dos diversos gêneros literários. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-25 2020-01-31T18:04:44Z 2020-01-31T18:04:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-8084-055-1 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4742 |
identifier_str_mv |
978-85-8084-055-1 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4742 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098715221590016 |