Communication barriers in emergency remote education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Shevchenko, Oleksandra
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Tkachenko, Vadym, Tkachenko, Kateryna, Nenko, Yuliia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação do Campo
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/14210
Resumo: Barreiras de comunicação no ensino remoto emergencial Apesar da abundância de métodos pedagógicos, materiais e filosofias, e de uma variedade de programas de formação de professores, muitos educadores ainda carecem de habilidades e autoeficácia necessárias para navegar efetivamente nas novas combinações educacionais de ensino a distância, semipresencial e presencial. Uma revisão da literatura sinaliza a natureza perturbada da comunicação professor-aluno. Este artigo aborda uma revisão de literatura focada nas descobertas de 206 artigos publicados em periódicos de acesso aberto sobre a interação educacional professor-aluno durante a pandemia. O objetivo principal da pesquisa atual é fornecer uma indicação inicial do tamanho potencial e da natureza das barreiras de comunicação existentes no aprendizado remoto de emergência. Além disso, os autores tentam tirar conclusões gerais sobre os méritos das proposições ou métodos existentes destinados a superar as barreiras existentes. As reclamações relatadas nas pesquisas incluem barreiras técnicas, psicológicas, pessoais, emocionais, problemas de saúde, falta de feedback, baixo engajamento dos alunos. Este último leva à busca de boas práticas que solucionem as barreiras de interação professor-aluno delineadas, ou reduzir o alcance dessas barreiras. Os achados deste estudo podem oferecer uma contribuição teórica para a compreensão dos diferentes tipos de barreiras nas interações professor-aluno no ensino a distância emergencial. Palavras-chave: Covid-19, ensino remoto de emergência, aprendizagem pandêmica, interação educacional, interação professor-aluno.   Communication barriers in emergency remote education ABSTRACT. Despite the abundance of methods, materials, pedagogical philosophies, and a variety of teacher training programs, many educators still do not have the skills and self-efficacy to effectively navigate the new combinations of distance, blended, and in-classroom learning. The review of literature signals the disrupted nature of teacher-student communication caused by the coronavirus pandemic. This is a literature review focused on the findings of 206 published open-access journal articles on teacher-student educational interaction during the COVID-19 pandemic. The primary goal of the current research is to provide an initial indication of the potential size and nature of the extant communication barriers in emergency remote learning. Furthermore, authors attempt to draw overall conclusions about the merits of existing propositions or methods aimed at overcoming the existing barriers. The complaints reported in the surveys include technical, psychological, personal, emotional, and health issues, lack of feedback, and poor student engagement. The latter prompts us to search for good practices that solve the aforementioned teacher-student interaction barriers or reduce the scope of these barriers. The outcomes of this study can help theorize about the many forms of barriers that exist in teacher-student interactions in emergency remote learning. Keywords: Covid-19, emergency remote teaching, pandemic learning, educational interaction, teacher-student interaction.   Barreras de comunicación en la educación a distancia de emergencia  RESUMEN. A pesar de la abundancia de métodos, materiales y filosofías pedagógicas, una variedad de programas de formación de profesores, muchos educadores aún no tienen las habilidades requeridas para navegar efectivamente en los nuevos espacios educativos. Sin embargo, una revisión de la literatura señala la naturaleza interrumpida de la comunicación entre docentes y alumnus, causada por la pandemia del coronavirus (COVID-19). Esta es una revisión de la literatura centrada en los hallazgos de 206 artículos publicados en revistas de acceso abierto sobre la interacción educativa entre maestros y estudiantes durante la pandemia de COVID-19. El objetivo principal de la investigación actual es proporcionar una indicación inicial del tamaño potencial y la naturaleza de las barreras de comunicación existentes en el aprendizaje remoto de emergencia. Además, los autores intentan sacar conclusiones generales sobre los méritos de las proposiciones o métodos existentes destinados a superar las barreras existentes.  Las quejas reportadas en las encuestas incluyen técnicas, psicológico, personal, emocional, problemas de salud, falta de retroalimentación, poca participación de los estudiantes. Este último incita a buscar buenas prácticas que resuelvan las barreras de interacción profesor-alumno señaladas o reduzcan el alcance de estas barreras. Los hallazgos de este estudio pueden ofrecer una contribución teórica para comprender los diferentes tipos de barreras en las interacciones docente-alumno en el aprendizaje remoto de emergencia. Palabras clave: Covid-19, enseñanza remota de emergencia, aprendizaje pandémico, interacción educativa, interacción maestro-alumno.
id UFT-5_3f85a3e7717f31a5f57a0abb1cc9b72b
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/14210
network_acronym_str UFT-5
network_name_str Revista Brasileira de Educação do Campo
repository_id_str
spelling Communication barriers in emergency remote educationCommunication barriers in emergency remote educationCommunication barriers in emergency remote educationCommunication barriers in emergency remote educationCommunication barriers in emergency remote educationaprendizaje pandémicointeracción educativebarreras de comunicaciónBarreiras de comunicação no ensino remoto emergencial Apesar da abundância de métodos pedagógicos, materiais e filosofias, e de uma variedade de programas de formação de professores, muitos educadores ainda carecem de habilidades e autoeficácia necessárias para navegar efetivamente nas novas combinações educacionais de ensino a distância, semipresencial e presencial. Uma revisão da literatura sinaliza a natureza perturbada da comunicação professor-aluno. Este artigo aborda uma revisão de literatura focada nas descobertas de 206 artigos publicados em periódicos de acesso aberto sobre a interação educacional professor-aluno durante a pandemia. O objetivo principal da pesquisa atual é fornecer uma indicação inicial do tamanho potencial e da natureza das barreiras de comunicação existentes no aprendizado remoto de emergência. Além disso, os autores tentam tirar conclusões gerais sobre os méritos das proposições ou métodos existentes destinados a superar as barreiras existentes. As reclamações relatadas nas pesquisas incluem barreiras técnicas, psicológicas, pessoais, emocionais, problemas de saúde, falta de feedback, baixo engajamento dos alunos. Este último leva à busca de boas práticas que solucionem as barreiras de interação professor-aluno delineadas, ou reduzir o alcance dessas barreiras. Os achados deste estudo podem oferecer uma contribuição teórica para a compreensão dos diferentes tipos de barreiras nas interações professor-aluno no ensino a distância emergencial. Palavras-chave: Covid-19, ensino remoto de emergência, aprendizagem pandêmica, interação educacional, interação professor-aluno.   Communication barriers in emergency remote education ABSTRACT. Despite the abundance of methods, materials, pedagogical philosophies, and a variety of teacher training programs, many educators still do not have the skills and self-efficacy to effectively navigate the new combinations of distance, blended, and in-classroom learning. The review of literature signals the disrupted nature of teacher-student communication caused by the coronavirus pandemic. This is a literature review focused on the findings of 206 published open-access journal articles on teacher-student educational interaction during the COVID-19 pandemic. The primary goal of the current research is to provide an initial indication of the potential size and nature of the extant communication barriers in emergency remote learning. Furthermore, authors attempt to draw overall conclusions about the merits of existing propositions or methods aimed at overcoming the existing barriers. The complaints reported in the surveys include technical, psychological, personal, emotional, and health issues, lack of feedback, and poor student engagement. The latter prompts us to search for good practices that solve the aforementioned teacher-student interaction barriers or reduce the scope of these barriers. The outcomes of this study can help theorize about the many forms of barriers that exist in teacher-student interactions in emergency remote learning. Keywords: Covid-19, emergency remote teaching, pandemic learning, educational interaction, teacher-student interaction.   Barreras de comunicación en la educación a distancia de emergencia  RESUMEN. A pesar de la abundancia de métodos, materiales y filosofías pedagógicas, una variedad de programas de formación de profesores, muchos educadores aún no tienen las habilidades requeridas para navegar efectivamente en los nuevos espacios educativos. Sin embargo, una revisión de la literatura señala la naturaleza interrumpida de la comunicación entre docentes y alumnus, causada por la pandemia del coronavirus (COVID-19). Esta es una revisión de la literatura centrada en los hallazgos de 206 artículos publicados en revistas de acceso abierto sobre la interacción educativa entre maestros y estudiantes durante la pandemia de COVID-19. El objetivo principal de la investigación actual es proporcionar una indicación inicial del tamaño potencial y la naturaleza de las barreras de comunicación existentes en el aprendizaje remoto de emergencia. Además, los autores intentan sacar conclusiones generales sobre los méritos de las proposiciones o métodos existentes destinados a superar las barreras existentes.  Las quejas reportadas en las encuestas incluyen técnicas, psicológico, personal, emocional, problemas de salud, falta de retroalimentación, poca participación de los estudiantes. Este último incita a buscar buenas prácticas que resuelvan las barreras de interacción profesor-alumno señaladas o reduzcan el alcance de estas barreras. Los hallazgos de este estudio pueden ofrecer una contribución teórica para comprender los diferentes tipos de barreras en las interacciones docente-alumno en el aprendizaje remoto de emergencia. Palabras clave: Covid-19, enseñanza remota de emergencia, aprendizaje pandémico, interacción educativa, interacción maestro-alumno.Barreiras de comunicação no ensino remoto emergencial Apesar da abundância de métodos pedagógicos, materiais e filosofias, e de uma variedade de programas de formação de professores, muitos educadores ainda carecem de habilidades e autoeficácia necessárias para navegar efetivamente nas novas combinações educacionais de ensino a distância, semipresencial e presencial. Uma revisão da literatura sinaliza a natureza perturbada da comunicação professor-aluno. Este artigo aborda uma revisão de literatura focada nas descobertas de 206 artigos publicados em periódicos de acesso aberto sobre a interação educacional professor-aluno durante a pandemia. O objetivo principal da pesquisa atual é fornecer uma indicação inicial do tamanho potencial e da natureza das barreiras de comunicação existentes no aprendizado remoto de emergência. Além disso, os autores tentam tirar conclusões gerais sobre os méritos das proposições ou métodos existentes destinados a superar as barreiras existentes. As reclamações relatadas nas pesquisas incluem barreiras técnicas, psicológicas, pessoais, emocionais, problemas de saúde, falta de feedback, baixo engajamento dos alunos. Este último leva à busca de boas práticas que solucionem as barreiras de interação professor-aluno delineadas, ou reduzir o alcance dessas barreiras. Os achados deste estudo podem oferecer uma contribuição teórica para a compreensão dos diferentes tipos de barreiras nas interações professor-aluno no ensino a distância emergencial. Palavras-chave: Covid-19, ensino remoto de emergência, aprendizagem pandêmica, interação educacional, interação professor-aluno.   Communication barriers in emergency remote education ABSTRACT. Despite the abundance of methods, materials, pedagogical philosophies, and a variety of teacher training programs, many educators still do not have the skills and self-efficacy to effectively navigate the new combinations of distance, blended, and in-classroom learning. The review of literature signals the disrupted nature of teacher-student communication caused by the coronavirus pandemic. This is a literature review focused on the findings of 206 published open-access journal articles on teacher-student educational interaction during the COVID-19 pandemic. The primary goal of the current research is to provide an initial indication of the potential size and nature of the extant communication barriers in emergency remote learning. Furthermore, authors attempt to draw overall conclusions about the merits of existing propositions or methods aimed at overcoming the existing barriers. The complaints reported in the surveys include technical, psychological, personal, emotional, and health issues, lack of feedback, and poor student engagement. The latter prompts us to search for good practices that solve the aforementioned teacher-student interaction barriers or reduce the scope of these barriers. The outcomes of this study can help theorize about the many forms of barriers that exist in teacher-student interactions in emergency remote learning. Keywords: Covid-19, emergency remote teaching, pandemic learning, educational interaction, teacher-student interaction.   Barreras de comunicación en la educación a distancia de emergencia  RESUMEN. A pesar de la abundancia de métodos, materiales y filosofías pedagógicas, una variedad de programas de formación de profesores, muchos educadores aún no tienen las habilidades requeridas para navegar efectivamente en los nuevos espacios educativos. Sin embargo, una revisión de la literatura señala la naturaleza interrumpida de la comunicación entre docentes y alumnus, causada por la pandemia del coronavirus (COVID-19). Esta es una revisión de la literatura centrada en los hallazgos de 206 artículos publicados en revistas de acceso abierto sobre la interacción educativa entre maestros y estudiantes durante la pandemia de COVID-19. El objetivo principal de la investigación actual es proporcionar una indicación inicial del tamaño potencial y la naturaleza de las barreras de comunicación existentes en el aprendizaje remoto de emergencia. Además, los autores intentan sacar conclusiones generales sobre los méritos de las proposiciones o métodos existentes destinados a superar las barreras existentes.  Las quejas reportadas en las encuestas incluyen técnicas, psicológico, personal, emocional, problemas de salud, falta de retroalimentación, poca participación de los estudiantes. Este último incita a buscar buenas prácticas que resuelvan las barreras de interacción profesor-alumno señaladas o reduzcan el alcance de estas barreras. Los hallazgos de este estudio pueden ofrecer una contribución teórica para comprender los diferentes tipos de barreras en las interacciones docente-alumno en el aprendizaje remoto de emergencia. Palabras clave: Covid-19, enseñanza remota de emergencia, aprendizaje pandémico, interacción educativa, interacción maestro-alumno.Barreiras de comunicação no ensino remoto emergencial Apesar da abundância de métodos pedagógicos, materiais e filosofias, e de uma variedade de programas de formação de professores, muitos educadores ainda carecem de habilidades e autoeficácia necessárias para navegar efetivamente nas novas combinações educacionais de ensino a distância, semipresencial e presencial. Uma revisão da literatura sinaliza a natureza perturbada da comunicação professor-aluno. Este artigo aborda uma revisão de literatura focada nas descobertas de 206 artigos publicados em periódicos de acesso aberto sobre a interação educacional professor-aluno durante a pandemia. O objetivo principal da pesquisa atual é fornecer uma indicação inicial do tamanho potencial e da natureza das barreiras de comunicação existentes no aprendizado remoto de emergência. Além disso, os autores tentam tirar conclusões gerais sobre os méritos das proposições ou métodos existentes destinados a superar as barreiras existentes. As reclamações relatadas nas pesquisas incluem barreiras técnicas, psicológicas, pessoais, emocionais, problemas de saúde, falta de feedback, baixo engajamento dos alunos. Este último leva à busca de boas práticas que solucionem as barreiras de interação professor-aluno delineadas, ou reduzir o alcance dessas barreiras. Os achados deste estudo podem oferecer uma contribuição teórica para a compreensão dos diferentes tipos de barreiras nas interações professor-aluno no ensino a distância emergencial. Palavras-chave: Covid-19, ensino remoto de emergência, aprendizagem pandêmica, interação educacional, interação professor-aluno.   Communication barriers in emergency remote education ABSTRACT. Despite the abundance of methods, materials, pedagogical philosophies, and a variety of teacher training programs, many educators still do not have the skills and self-efficacy to effectively navigate the new combinations of distance, blended, and in-classroom learning. The review of literature signals the disrupted nature of teacher-student communication caused by the coronavirus pandemic. This is a literature review focused on the findings of 206 published open-access journal articles on teacher-student educational interaction during the COVID-19 pandemic. The primary goal of the current research is to provide an initial indication of the potential size and nature of the extant communication barriers in emergency remote learning. Furthermore, authors attempt to draw overall conclusions about the merits of existing propositions or methods aimed at overcoming the existing barriers. The complaints reported in the surveys include technical, psychological, personal, emotional, and health issues, lack of feedback, and poor student engagement. The latter prompts us to search for good practices that solve the aforementioned teacher-student interaction barriers or reduce the scope of these barriers. The outcomes of this study can help theorize about the many forms of barriers that exist in teacher-student interactions in emergency remote learning. Keywords: Covid-19, emergency remote teaching, pandemic learning, educational interaction, teacher-student interaction.   Barreras de comunicación en la educación a distancia de emergencia  RESUMEN. A pesar de la abundancia de métodos, materiales y filosofías pedagógicas, una variedad de programas de formación de profesores, muchos educadores aún no tienen las habilidades requeridas para navegar efectivamente en los nuevos espacios educativos. Sin embargo, una revisión de la literatura señala la naturaleza interrumpida de la comunicación entre docentes y alumnus, causada por la pandemia del coronavirus (COVID-19). Esta es una revisión de la literatura centrada en los hallazgos de 206 artículos publicados en revistas de acceso abierto sobre la interacción educativa entre maestros y estudiantes durante la pandemia de COVID-19. El objetivo principal de la investigación actual es proporcionar una indicación inicial del tamaño potencial y la naturaleza de las barreras de comunicación existentes en el aprendizaje remoto de emergencia. Además, los autores intentan sacar conclusiones generales sobre los méritos de las proposiciones o métodos existentes destinados a superar las barreras existentes.  Las quejas reportadas en las encuestas incluyen técnicas, psicológico, personal, emocional, problemas de salud, falta de retroalimentación, poca participación de los estudiantes. Este último incita a buscar buenas prácticas que resuelvan las barreras de interacción profesor-alumno señaladas o reduzcan el alcance de estas barreras. Los hallazgos de este estudio pueden ofrecer una contribución teórica para comprender los diferentes tipos de barreras en las interacciones docente-alumno en el aprendizaje remoto de emergencia. Palabras clave: Covid-19, enseñanza remota de emergencia, aprendizaje pandémico, interacción educativa, interacción maestro-alumno.Barreiras de comunicação no ensino remoto emergencial Apesar da abundância de métodos pedagógicos, materiais e filosofias, e de uma variedade de programas de formação de professores, muitos educadores ainda carecem de habilidades e autoeficácia necessárias para navegar efetivamente nas novas combinações educacionais de ensino a distância, semipresencial e presencial. Uma revisão da literatura sinaliza a natureza perturbada da comunicação professor-aluno. Este artigo aborda uma revisão de literatura focada nas descobertas de 206 artigos publicados em periódicos de acesso aberto sobre a interação educacional professor-aluno durante a pandemia. O objetivo principal da pesquisa atual é fornecer uma indicação inicial do tamanho potencial e da natureza das barreiras de comunicação existentes no aprendizado remoto de emergência. Além disso, os autores tentam tirar conclusões gerais sobre os méritos das proposições ou métodos existentes destinados a superar as barreiras existentes. As reclamações relatadas nas pesquisas incluem barreiras técnicas, psicológicas, pessoais, emocionais, problemas de saúde, falta de feedback, baixo engajamento dos alunos. Este último leva à busca de boas práticas que solucionem as barreiras de interação professor-aluno delineadas, ou reduzir o alcance dessas barreiras. Os achados deste estudo podem oferecer uma contribuição teórica para a compreensão dos diferentes tipos de barreiras nas interações professor-aluno no ensino a distância emergencial. Palavras-chave: Covid-19, ensino remoto de emergência, aprendizagem pandêmica, interação educacional, interação professor-aluno.   Communication barriers in emergency remote education ABSTRACT. Despite the abundance of methods, materials, pedagogical philosophies, and a variety of teacher training programs, many educators still do not have the skills and self-efficacy to effectively navigate the new combinations of distance, blended, and in-classroom learning. The review of literature signals the disrupted nature of teacher-student communication caused by the coronavirus pandemic. This is a literature review focused on the findings of 206 published open-access journal articles on teacher-student educational interaction during the COVID-19 pandemic. The primary goal of the current research is to provide an initial indication of the potential size and nature of the extant communication barriers in emergency remote learning. Furthermore, authors attempt to draw overall conclusions about the merits of existing propositions or methods aimed at overcoming the existing barriers. The complaints reported in the surveys include technical, psychological, personal, emotional, and health issues, lack of feedback, and poor student engagement. The latter prompts us to search for good practices that solve the aforementioned teacher-student interaction barriers or reduce the scope of these barriers. The outcomes of this study can help theorize about the many forms of barriers that exist in teacher-student interactions in emergency remote learning. Keywords: Covid-19, emergency remote teaching, pandemic learning, educational interaction, teacher-student interaction.   Barreras de comunicación en la educación a distancia de emergencia  RESUMEN. A pesar de la abundancia de métodos, materiales y filosofías pedagógicas, una variedad de programas de formación de profesores, muchos educadores aún no tienen las habilidades requeridas para navegar efectivamente en los nuevos espacios educativos. Sin embargo, una revisión de la literatura señala la naturaleza interrumpida de la comunicación entre docentes y alumnus, causada por la pandemia del coronavirus (COVID-19). Esta es una revisión de la literatura centrada en los hallazgos de 206 artículos publicados en revistas de acceso abierto sobre la interacción educativa entre maestros y estudiantes durante la pandemia de COVID-19. El objetivo principal de la investigación actual es proporcionar una indicación inicial del tamaño potencial y la naturaleza de las barreras de comunicación existentes en el aprendizaje remoto de emergencia. Además, los autores intentan sacar conclusiones generales sobre los méritos de las proposiciones o métodos existentes destinados a superar las barreras existentes.  Las quejas reportadas en las encuestas incluyen técnicas, psicológico, personal, emocional, problemas de salud, falta de retroalimentación, poca participación de los estudiantes. Este último incita a buscar buenas prácticas que resuelvan las barreras de interacción profesor-alumno señaladas o reduzcan el alcance de estas barreras. Los hallazgos de este estudio pueden ofrecer una contribución teórica para comprender los diferentes tipos de barreras en las interacciones docente-alumno en el aprendizaje remoto de emergencia. Palabras clave: Covid-19, enseñanza remota de emergencia, aprendizaje pandémico, interacción educativa, interacción maestro-alumno.Barreiras de comunicação no ensino remoto emergencial Apesar da abundância de métodos pedagógicos, materiais e filosofias, e de uma variedade de programas de formação de professores, muitos educadores ainda carecem de habilidades e autoeficácia necessárias para navegar efetivamente nas novas combinações educacionais de ensino a distância, semipresencial e presencial. Uma revisão da literatura sinaliza a natureza perturbada da comunicação professor-aluno. Este artigo aborda uma revisão de literatura focada nas descobertas de 206 artigos publicados em periódicos de acesso aberto sobre a interação educacional professor-aluno durante a pandemia. O objetivo principal da pesquisa atual é fornecer uma indicação inicial do tamanho potencial e da natureza das barreiras de comunicação existentes no aprendizado remoto de emergência. Além disso, os autores tentam tirar conclusões gerais sobre os méritos das proposições ou métodos existentes destinados a superar as barreiras existentes. As reclamações relatadas nas pesquisas incluem barreiras técnicas, psicológicas, pessoais, emocionais, problemas de saúde, falta de feedback, baixo engajamento dos alunos. Este último leva à busca de boas práticas que solucionem as barreiras de interação professor-aluno delineadas, ou reduzir o alcance dessas barreiras. Os achados deste estudo podem oferecer uma contribuição teórica para a compreensão dos diferentes tipos de barreiras nas interações professor-aluno no ensino a distância emergencial. Palavras-chave: Covid-19, ensino remoto de emergência, aprendizagem pandêmica, interação educacional, interação professor-aluno.   Communication barriers in emergency remote education ABSTRACT. Despite the abundance of methods, materials, pedagogical philosophies, and a variety of teacher training programs, many educators still do not have the skills and self-efficacy to effectively navigate the new combinations of distance, blended, and in-classroom learning. The review of literature signals the disrupted nature of teacher-student communication caused by the coronavirus pandemic. This is a literature review focused on the findings of 206 published open-access journal articles on teacher-student educational interaction during the COVID-19 pandemic. The primary goal of the current research is to provide an initial indication of the potential size and nature of the extant communication barriers in emergency remote learning. Furthermore, authors attempt to draw overall conclusions about the merits of existing propositions or methods aimed at overcoming the existing barriers. The complaints reported in the surveys include technical, psychological, personal, emotional, and health issues, lack of feedback, and poor student engagement. The latter prompts us to search for good practices that solve the aforementioned teacher-student interaction barriers or reduce the scope of these barriers. The outcomes of this study can help theorize about the many forms of barriers that exist in teacher-student interactions in emergency remote learning. Keywords: Covid-19, emergency remote teaching, pandemic learning, educational interaction, teacher-student interaction.   Barreras de comunicación en la educación a distancia de emergencia  RESUMEN. A pesar de la abundancia de métodos, materiales y filosofías pedagógicas, una variedad de programas de formación de profesores, muchos educadores aún no tienen las habilidades requeridas para navegar efectivamente en los nuevos espacios educativos. Sin embargo, una revisión de la literatura señala la naturaleza interrumpida de la comunicación entre docentes y alumnus, causada por la pandemia del coronavirus (COVID-19). Esta es una revisión de la literatura centrada en los hallazgos de 206 artículos publicados en revistas de acceso abierto sobre la interacción educativa entre maestros y estudiantes durante la pandemia de COVID-19. El objetivo principal de la investigación actual es proporcionar una indicación inicial del tamaño potencial y la naturaleza de las barreras de comunicación existentes en el aprendizaje remoto de emergencia. Además, los autores intentan sacar conclusiones generales sobre los méritos de las proposiciones o métodos existentes destinados a superar las barreras existentes.  Las quejas reportadas en las encuestas incluyen técnicas, psicológico, personal, emocional, problemas de salud, falta de retroalimentación, poca participación de los estudiantes. Este último incita a buscar buenas prácticas que resuelvan las barreras de interacción profesor-alumno señaladas o reduzcan el alcance de estas barreras. Los hallazgos de este estudio pueden ofrecer una contribución teórica para comprender los diferentes tipos de barreras en las interacciones docente-alumno en el aprendizaje remoto de emergencia. Palabras clave: Covid-19, enseñanza remota de emergencia, aprendizaje pandémico, interacción educativa, interacción maestro-alumno.Universidade Federal do Tocantins2022-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado pelos pares"application/pdftext/htmlhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/1421010.20873/uft.rbec.e14210Brazilian Journal of Rural Education; Bd. 7 (2022): Publicação Contínua / Continuous Publication; e14210Brazilian Journal of Rural Education; Vol. 7 (2022): Publicação Contínua / Continuous Publication; e14210Revista Brasileña de Educación Rural; Vol. 7 (2022): Publicação Contínua / Continuous Publication; e14210Brazilian Journal of Rural Education; Vol. 7 (2022): Publicação Contínua / Continuous Publication; e14210Revista Brasileira de Educação do Campo; v. 7 (2022): Publicação Contínua / Continuous Publication; e142102525-4863reponame:Revista Brasileira de Educação do Campoinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTenghttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/14210/20164https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/14210/20165Copyright (c) 2022 Oleksandra Shevchenko, Vadym Tkachenko, Kateryna Tkachenko, Yuliia Nenkoinfo:eu-repo/semantics/openAccessShevchenko, OleksandraTkachenko, VadymTkachenko, KaterynaNenko, Yuliia2023-01-05T10:55:11Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/14210Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campoPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/oaigustavo.araujo@uft.edu.br||rbec@uft.edu.br||gustavo.araujo@uft.edu.br|| rbec@uft.edu.br2525-48632525-4863opendoar:2023-01-05T10:55:11Revista Brasileira de Educação do Campo - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv Communication barriers in emergency remote education
Communication barriers in emergency remote education
Communication barriers in emergency remote education
Communication barriers in emergency remote education
Communication barriers in emergency remote education
title Communication barriers in emergency remote education
spellingShingle Communication barriers in emergency remote education
Shevchenko, Oleksandra
aprendizaje pandémico
interacción educative
barreras de comunicación
title_short Communication barriers in emergency remote education
title_full Communication barriers in emergency remote education
title_fullStr Communication barriers in emergency remote education
title_full_unstemmed Communication barriers in emergency remote education
title_sort Communication barriers in emergency remote education
author Shevchenko, Oleksandra
author_facet Shevchenko, Oleksandra
Tkachenko, Vadym
Tkachenko, Kateryna
Nenko, Yuliia
author_role author
author2 Tkachenko, Vadym
Tkachenko, Kateryna
Nenko, Yuliia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Shevchenko, Oleksandra
Tkachenko, Vadym
Tkachenko, Kateryna
Nenko, Yuliia
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizaje pandémico
interacción educative
barreras de comunicación
topic aprendizaje pandémico
interacción educative
barreras de comunicación
description Barreiras de comunicação no ensino remoto emergencial Apesar da abundância de métodos pedagógicos, materiais e filosofias, e de uma variedade de programas de formação de professores, muitos educadores ainda carecem de habilidades e autoeficácia necessárias para navegar efetivamente nas novas combinações educacionais de ensino a distância, semipresencial e presencial. Uma revisão da literatura sinaliza a natureza perturbada da comunicação professor-aluno. Este artigo aborda uma revisão de literatura focada nas descobertas de 206 artigos publicados em periódicos de acesso aberto sobre a interação educacional professor-aluno durante a pandemia. O objetivo principal da pesquisa atual é fornecer uma indicação inicial do tamanho potencial e da natureza das barreiras de comunicação existentes no aprendizado remoto de emergência. Além disso, os autores tentam tirar conclusões gerais sobre os méritos das proposições ou métodos existentes destinados a superar as barreiras existentes. As reclamações relatadas nas pesquisas incluem barreiras técnicas, psicológicas, pessoais, emocionais, problemas de saúde, falta de feedback, baixo engajamento dos alunos. Este último leva à busca de boas práticas que solucionem as barreiras de interação professor-aluno delineadas, ou reduzir o alcance dessas barreiras. Os achados deste estudo podem oferecer uma contribuição teórica para a compreensão dos diferentes tipos de barreiras nas interações professor-aluno no ensino a distância emergencial. Palavras-chave: Covid-19, ensino remoto de emergência, aprendizagem pandêmica, interação educacional, interação professor-aluno.   Communication barriers in emergency remote education ABSTRACT. Despite the abundance of methods, materials, pedagogical philosophies, and a variety of teacher training programs, many educators still do not have the skills and self-efficacy to effectively navigate the new combinations of distance, blended, and in-classroom learning. The review of literature signals the disrupted nature of teacher-student communication caused by the coronavirus pandemic. This is a literature review focused on the findings of 206 published open-access journal articles on teacher-student educational interaction during the COVID-19 pandemic. The primary goal of the current research is to provide an initial indication of the potential size and nature of the extant communication barriers in emergency remote learning. Furthermore, authors attempt to draw overall conclusions about the merits of existing propositions or methods aimed at overcoming the existing barriers. The complaints reported in the surveys include technical, psychological, personal, emotional, and health issues, lack of feedback, and poor student engagement. The latter prompts us to search for good practices that solve the aforementioned teacher-student interaction barriers or reduce the scope of these barriers. The outcomes of this study can help theorize about the many forms of barriers that exist in teacher-student interactions in emergency remote learning. Keywords: Covid-19, emergency remote teaching, pandemic learning, educational interaction, teacher-student interaction.   Barreras de comunicación en la educación a distancia de emergencia  RESUMEN. A pesar de la abundancia de métodos, materiales y filosofías pedagógicas, una variedad de programas de formación de profesores, muchos educadores aún no tienen las habilidades requeridas para navegar efectivamente en los nuevos espacios educativos. Sin embargo, una revisión de la literatura señala la naturaleza interrumpida de la comunicación entre docentes y alumnus, causada por la pandemia del coronavirus (COVID-19). Esta es una revisión de la literatura centrada en los hallazgos de 206 artículos publicados en revistas de acceso abierto sobre la interacción educativa entre maestros y estudiantes durante la pandemia de COVID-19. El objetivo principal de la investigación actual es proporcionar una indicación inicial del tamaño potencial y la naturaleza de las barreras de comunicación existentes en el aprendizaje remoto de emergencia. Además, los autores intentan sacar conclusiones generales sobre los méritos de las proposiciones o métodos existentes destinados a superar las barreras existentes.  Las quejas reportadas en las encuestas incluyen técnicas, psicológico, personal, emocional, problemas de salud, falta de retroalimentación, poca participación de los estudiantes. Este último incita a buscar buenas prácticas que resuelvan las barreras de interacción profesor-alumno señaladas o reduzcan el alcance de estas barreras. Los hallazgos de este estudio pueden ofrecer una contribución teórica para comprender los diferentes tipos de barreras en las interacciones docente-alumno en el aprendizaje remoto de emergencia. Palabras clave: Covid-19, enseñanza remota de emergencia, aprendizaje pandémico, interacción educativa, interacción maestro-alumno.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado pelos pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/14210
10.20873/uft.rbec.e14210
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/14210
identifier_str_mv 10.20873/uft.rbec.e14210
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/14210/20164
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/14210/20165
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Oleksandra Shevchenko, Vadym Tkachenko, Kateryna Tkachenko, Yuliia Nenko
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Oleksandra Shevchenko, Vadym Tkachenko, Kateryna Tkachenko, Yuliia Nenko
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Rural Education; Bd. 7 (2022): Publicação Contínua / Continuous Publication; e14210
Brazilian Journal of Rural Education; Vol. 7 (2022): Publicação Contínua / Continuous Publication; e14210
Revista Brasileña de Educación Rural; Vol. 7 (2022): Publicação Contínua / Continuous Publication; e14210
Brazilian Journal of Rural Education; Vol. 7 (2022): Publicação Contínua / Continuous Publication; e14210
Revista Brasileira de Educação do Campo; v. 7 (2022): Publicação Contínua / Continuous Publication; e14210
2525-4863
reponame:Revista Brasileira de Educação do Campo
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str Revista Brasileira de Educação do Campo
collection Revista Brasileira de Educação do Campo
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação do Campo - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv gustavo.araujo@uft.edu.br||rbec@uft.edu.br||gustavo.araujo@uft.edu.br|| rbec@uft.edu.br
_version_ 1798319761073897472