The teaching approach for Ukrainian children affected by war: addressing challenges in the 21st Century

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Budnyk, Olena
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Delenko, Valentyna, Dmytryshchuk, Natalya, Podanovska, Halyna, Kuras, Vitaliy, Fomin, Kateryna
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação do Campo
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/17332
Resumo: A abordagem de ensino para crianças ucranianas afetadas pela guerra: enfrentando os desafios do século XXI                                O artigo examina aspectos históricos, pedagógicos e axiológicos relativos à educação de crianças afetadas pelas consequências traumáticas da invasão total da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022. Com base em uma análise abrangente da literatura científica, o artigo elucida as dimensões antropológicas da guerra russo-ucraniana, destaca as características existenciais dos ucranianos e delineia as circunstâncias atuais das crianças afetadas pelas operações militares. Essas percepções estabelecem a base para a organização do processo educacional no país. O método de uma pesquisa por questionário on-line possibilitou o estudo dos desafios típicos enfrentados pelos professores ucranianos ao trabalhar com alunos em tempos de guerra. Os resultados da pesquisa identificaram vários obstáculos proeminentes no processo educacional, incluindo desafios relacionados à comunicação aluno-professor resultantes de angústia psicoemocional e estados depressivos. Além disso, as condições educacionais instáveis causadas por ataques aéreos periódicos, hostilidades contínuas e interrupções intermitentes de energia, bem como o acesso limitado à Internet de alta velocidade e às TIC necessárias para o aprendizado, foram identificados como obstáculos significativos. Outros desafios dizem respeito à adaptação, à saudade de casa e às opções limitadas para organizar atividades educacionais e cognitivas, entre outros. Usando uma abordagem de análise de dados empíricos, o autor realiza uma avaliação quantitativa e qualitativa abrangente dos resultados da pesquisa. A avaliação permite a identificação dos métodos e técnicas mais eficazes usados pelos professores ucranianos ao trabalhar com crianças afetadas pela guerra. A importância da flexibilidade e da adaptabilidade no planejamento educacional é destacada, incluindo a necessidade de modificar o modo dual de aprendizagem nas instituições educacionais, aplicando a combinação de formatos síncronos e assíncronos nas interações pedagógicas e individualizando as abordagens de ensino. Palavras-chave: crianças de guerra, educação ucraniana em tempos de guerra, processo educacional, métodos de ensino a distância.   The teaching approach for Ukrainian children affected by war: addressing challenges in the 21st Century АBSTRACT. The article examines historical, pedagogical, and axiological aspects concerning the education of children impacted by the traumatic effects of russia's full-scale invasion of Ukraine in February 2022. Based on an in-depth examination of scholarly literature, the anthropological aspects of the Russian-Ukrainian conflict have been explained, along with the existential traits of Ukrainians and the present conditions faced by children impacted by military operations. These insights lay the foundation for organizing the educational process within the country. The implementation of an online questionnaire survey methodology enabled the examination of common challenges experienced by Ukrainian teachers when working with students during times of conflict. The research findings have identified several prominent obstacles in the educational process, including challenges related to student-teacher communication resulting from psycho-emotional distress and depressive disorders. Moreover, unstable educational conditions caused by periodic air raids, ongoing hostilities, and intermittent power outages, as well as limited access to high-speed Internet and necessary ICT for learning, have been identified as significant hurdles. Further challenges revolve around adaptation, homesickness, and limited options for organizing educational and cognitive activities. Using an empirical data analysis approach, the authors conduct a comprehensive quantitative and qualitative assessment of the research findings. The assessment facilitates the identification of the most efficient methods and techniques used by Ukrainian teachers when working with children affected by war. The significance of flexibility and adaptability in educational planning has been highlighted, including the necessity to modify the dual mode of learning in educational institutions, implementing the combination of synchronous and asynchronous formats in pedagogical interactions, and individualizing teaching approaches. Keywords: children of war, Ukrainian wartime education, educational process, distance teaching methods.   Enfoque pedagógico de lós niños ucranianos afectados por La guerra: uma respuesta a lós retos del siglo XXI RESUMEN. El artículo examina aspectos históricos, pedagógicos y axiológicos relativos a la educación de los niños afectados por las traumáticas consecuencias de la invasión a gran escala de Ucrania por parte de Rusia en febrero de 2022. A partir de un análisis exhaustivo de la literatura científica, el artículo dilucida las dimensiones antropológicas de la guerra ruso-ucraniana, destaca las características existenciales de los ucranianos y delinea las circunstancias actuales de los niños afectados por las operaciones militares. Estas percepciones sientan las bases para organizar el proceso educativo en el país. El método de encuesta por cuestionario en línea permitió estudiar los retos típicos a los que se enfrentan los profesores ucranianos al trabajar con alumnos en tiempos de guerra. Los resultados de la investigación han identificado varios obstáculos destacados dentro del proceso educativo, incluidos los retos relacionados con la comunicación entre alumnos y profesores derivados de la angustia psicoemocional y los estados depresivos. Además, se han identificado como obstáculos importantes las condiciones educativas inestables causadas por los ataques aéreos periódicos, las hostilidades en curso y los cortes intermitentes de electricidad, así como el acceso limitado a Internet de alta velocidad y a las TIC necesarias para el aprendizaje. Otros retos se refieren a la adaptación, la nostalgia y las limitadas opciones para organizar actividades educativas y cognitivas, entre otros. Utilizando un enfoque de análisis empírico de datos, el autor lleva a cabo una evaluación cuantitativa y cualitativa exhaustiva de los resultados de la investigación. La evaluación permite identificar los métodos y técnicas más eficaces utilizados por los profesores ucranianos cuando trabajan con niños afectados por la guerra. Se destaca la importancia de la flexibilidad y la adaptabilidad en la planificación educativa, incluida la necesidad de modificar el modo dual de aprendizaje en las instituciones educativas, aplicando la combinación de formatos síncronos y asíncronos en las interacciones pedagógicas e individualizando los enfoques de enseñanza. Palabras clave: niños de la guerra, educación ucraniana en tiempos de guerra, proceso educativo, métodos de enseñanza a distancia.
id UFT-5_b2a53cefb6fa2c5b5485b6347792d5fa
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/17332
network_acronym_str UFT-5
network_name_str Revista Brasileira de Educação do Campo
repository_id_str
spelling The teaching approach for Ukrainian children affected by war: addressing challenges in the 21st CenturyThe teaching approach for Ukrainian children affected by war: addressing challenges in the 21st CenturyThe teaching approach for Ukrainian children affected by war: addressing challenges in the 21st CenturyThe teaching approach for Ukrainian children affected by war: addressing challenges in the 21st CenturyThe teaching approach for Ukrainian children affected by war: addressing challenges in the 21st CenturyA abordagem de ensino para crianças ucranianas afetadas pela guerra: enfrentando os desafios do século XXI                                O artigo examina aspectos históricos, pedagógicos e axiológicos relativos à educação de crianças afetadas pelas consequências traumáticas da invasão total da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022. Com base em uma análise abrangente da literatura científica, o artigo elucida as dimensões antropológicas da guerra russo-ucraniana, destaca as características existenciais dos ucranianos e delineia as circunstâncias atuais das crianças afetadas pelas operações militares. Essas percepções estabelecem a base para a organização do processo educacional no país. O método de uma pesquisa por questionário on-line possibilitou o estudo dos desafios típicos enfrentados pelos professores ucranianos ao trabalhar com alunos em tempos de guerra. Os resultados da pesquisa identificaram vários obstáculos proeminentes no processo educacional, incluindo desafios relacionados à comunicação aluno-professor resultantes de angústia psicoemocional e estados depressivos. Além disso, as condições educacionais instáveis causadas por ataques aéreos periódicos, hostilidades contínuas e interrupções intermitentes de energia, bem como o acesso limitado à Internet de alta velocidade e às TIC necessárias para o aprendizado, foram identificados como obstáculos significativos. Outros desafios dizem respeito à adaptação, à saudade de casa e às opções limitadas para organizar atividades educacionais e cognitivas, entre outros. Usando uma abordagem de análise de dados empíricos, o autor realiza uma avaliação quantitativa e qualitativa abrangente dos resultados da pesquisa. A avaliação permite a identificação dos métodos e técnicas mais eficazes usados pelos professores ucranianos ao trabalhar com crianças afetadas pela guerra. A importância da flexibilidade e da adaptabilidade no planejamento educacional é destacada, incluindo a necessidade de modificar o modo dual de aprendizagem nas instituições educacionais, aplicando a combinação de formatos síncronos e assíncronos nas interações pedagógicas e individualizando as abordagens de ensino. Palavras-chave: crianças de guerra, educação ucraniana em tempos de guerra, processo educacional, métodos de ensino a distância.   The teaching approach for Ukrainian children affected by war: addressing challenges in the 21st Century АBSTRACT. The article examines historical, pedagogical, and axiological aspects concerning the education of children impacted by the traumatic effects of russia's full-scale invasion of Ukraine in February 2022. Based on an in-depth examination of scholarly literature, the anthropological aspects of the Russian-Ukrainian conflict have been explained, along with the existential traits of Ukrainians and the present conditions faced by children impacted by military operations. These insights lay the foundation for organizing the educational process within the country. The implementation of an online questionnaire survey methodology enabled the examination of common challenges experienced by Ukrainian teachers when working with students during times of conflict. The research findings have identified several prominent obstacles in the educational process, including challenges related to student-teacher communication resulting from psycho-emotional distress and depressive disorders. Moreover, unstable educational conditions caused by periodic air raids, ongoing hostilities, and intermittent power outages, as well as limited access to high-speed Internet and necessary ICT for learning, have been identified as significant hurdles. Further challenges revolve around adaptation, homesickness, and limited options for organizing educational and cognitive activities. Using an empirical data analysis approach, the authors conduct a comprehensive quantitative and qualitative assessment of the research findings. The assessment facilitates the identification of the most efficient methods and techniques used by Ukrainian teachers when working with children affected by war. The significance of flexibility and adaptability in educational planning has been highlighted, including the necessity to modify the dual mode of learning in educational institutions, implementing the combination of synchronous and asynchronous formats in pedagogical interactions, and individualizing teaching approaches. Keywords: children of war, Ukrainian wartime education, educational process, distance teaching methods.   Enfoque pedagógico de lós niños ucranianos afectados por La guerra: uma respuesta a lós retos del siglo XXI RESUMEN. El artículo examina aspectos históricos, pedagógicos y axiológicos relativos a la educación de los niños afectados por las traumáticas consecuencias de la invasión a gran escala de Ucrania por parte de Rusia en febrero de 2022. A partir de un análisis exhaustivo de la literatura científica, el artículo dilucida las dimensiones antropológicas de la guerra ruso-ucraniana, destaca las características existenciales de los ucranianos y delinea las circunstancias actuales de los niños afectados por las operaciones militares. Estas percepciones sientan las bases para organizar el proceso educativo en el país. El método de encuesta por cuestionario en línea permitió estudiar los retos típicos a los que se enfrentan los profesores ucranianos al trabajar con alumnos en tiempos de guerra. Los resultados de la investigación han identificado varios obstáculos destacados dentro del proceso educativo, incluidos los retos relacionados con la comunicación entre alumnos y profesores derivados de la angustia psicoemocional y los estados depresivos. Además, se han identificado como obstáculos importantes las condiciones educativas inestables causadas por los ataques aéreos periódicos, las hostilidades en curso y los cortes intermitentes de electricidad, así como el acceso limitado a Internet de alta velocidad y a las TIC necesarias para el aprendizaje. Otros retos se refieren a la adaptación, la nostalgia y las limitadas opciones para organizar actividades educativas y cognitivas, entre otros. Utilizando un enfoque de análisis empírico de datos, el autor lleva a cabo una evaluación cuantitativa y cualitativa exhaustiva de los resultados de la investigación. La evaluación permite identificar los métodos y técnicas más eficaces utilizados por los profesores ucranianos cuando trabajan con niños afectados por la guerra. Se destaca la importancia de la flexibilidad y la adaptabilidad en la planificación educativa, incluida la necesidad de modificar el modo dual de aprendizaje en las instituciones educativas, aplicando la combinación de formatos síncronos y asíncronos en las interacciones pedagógicas e individualizando los enfoques de enseñanza. Palabras clave: niños de la guerra, educación ucraniana en tiempos de guerra, proceso educativo, métodos de enseñanza a distancia.A abordagem de ensino para crianças ucranianas afetadas pela guerra: enfrentando os desafios do século XXI                                O artigo examina aspectos históricos, pedagógicos e axiológicos relativos à educação de crianças afetadas pelas consequências traumáticas da invasão total da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022. Com base em uma análise abrangente da literatura científica, o artigo elucida as dimensões antropológicas da guerra russo-ucraniana, destaca as características existenciais dos ucranianos e delineia as circunstâncias atuais das crianças afetadas pelas operações militares. Essas percepções estabelecem a base para a organização do processo educacional no país. O método de uma pesquisa por questionário on-line possibilitou o estudo dos desafios típicos enfrentados pelos professores ucranianos ao trabalhar com alunos em tempos de guerra. Os resultados da pesquisa identificaram vários obstáculos proeminentes no processo educacional, incluindo desafios relacionados à comunicação aluno-professor resultantes de angústia psicoemocional e estados depressivos. Além disso, as condições educacionais instáveis causadas por ataques aéreos periódicos, hostilidades contínuas e interrupções intermitentes de energia, bem como o acesso limitado à Internet de alta velocidade e às TIC necessárias para o aprendizado, foram identificados como obstáculos significativos. Outros desafios dizem respeito à adaptação, à saudade de casa e às opções limitadas para organizar atividades educacionais e cognitivas, entre outros. Usando uma abordagem de análise de dados empíricos, o autor realiza uma avaliação quantitativa e qualitativa abrangente dos resultados da pesquisa. A avaliação permite a identificação dos métodos e técnicas mais eficazes usados pelos professores ucranianos ao trabalhar com crianças afetadas pela guerra. A importância da flexibilidade e da adaptabilidade no planejamento educacional é destacada, incluindo a necessidade de modificar o modo dual de aprendizagem nas instituições educacionais, aplicando a combinação de formatos síncronos e assíncronos nas interações pedagógicas e individualizando as abordagens de ensino. Palavras-chave: crianças de guerra, educação ucraniana em tempos de guerra, processo educacional, métodos de ensino a distância.   The teaching approach for Ukrainian children affected by war: addressing challenges in the 21st Century АBSTRACT. The article examines historical, pedagogical, and axiological aspects concerning the education of children impacted by the traumatic effects of russia's full-scale invasion of Ukraine in February 2022. Based on an in-depth examination of scholarly literature, the anthropological aspects of the Russian-Ukrainian conflict have been explained, along with the existential traits of Ukrainians and the present conditions faced by children impacted by military operations. These insights lay the foundation for organizing the educational process within the country. The implementation of an online questionnaire survey methodology enabled the examination of common challenges experienced by Ukrainian teachers when working with students during times of conflict. The research findings have identified several prominent obstacles in the educational process, including challenges related to student-teacher communication resulting from psycho-emotional distress and depressive disorders. Moreover, unstable educational conditions caused by periodic air raids, ongoing hostilities, and intermittent power outages, as well as limited access to high-speed Internet and necessary ICT for learning, have been identified as significant hurdles. Further challenges revolve around adaptation, homesickness, and limited options for organizing educational and cognitive activities. Using an empirical data analysis approach, the authors conduct a comprehensive quantitative and qualitative assessment of the research findings. The assessment facilitates the identification of the most efficient methods and techniques used by Ukrainian teachers when working with children affected by war. The significance of flexibility and adaptability in educational planning has been highlighted, including the necessity to modify the dual mode of learning in educational institutions, implementing the combination of synchronous and asynchronous formats in pedagogical interactions, and individualizing teaching approaches. Keywords: children of war, Ukrainian wartime education, educational process, distance teaching methods.   Enfoque pedagógico de lós niños ucranianos afectados por La guerra: uma respuesta a lós retos del siglo XXI RESUMEN. El artículo examina aspectos históricos, pedagógicos y axiológicos relativos a la educación de los niños afectados por las traumáticas consecuencias de la invasión a gran escala de Ucrania por parte de Rusia en febrero de 2022. A partir de un análisis exhaustivo de la literatura científica, el artículo dilucida las dimensiones antropológicas de la guerra ruso-ucraniana, destaca las características existenciales de los ucranianos y delinea las circunstancias actuales de los niños afectados por las operaciones militares. Estas percepciones sientan las bases para organizar el proceso educativo en el país. El método de encuesta por cuestionario en línea permitió estudiar los retos típicos a los que se enfrentan los profesores ucranianos al trabajar con alumnos en tiempos de guerra. Los resultados de la investigación han identificado varios obstáculos destacados dentro del proceso educativo, incluidos los retos relacionados con la comunicación entre alumnos y profesores derivados de la angustia psicoemocional y los estados depresivos. Además, se han identificado como obstáculos importantes las condiciones educativas inestables causadas por los ataques aéreos periódicos, las hostilidades en curso y los cortes intermitentes de electricidad, así como el acceso limitado a Internet de alta velocidad y a las TIC necesarias para el aprendizaje. Otros retos se refieren a la adaptación, la nostalgia y las limitadas opciones para organizar actividades educativas y cognitivas, entre otros. Utilizando un enfoque de análisis empírico de datos, el autor lleva a cabo una evaluación cuantitativa y cualitativa exhaustiva de los resultados de la investigación. La evaluación permite identificar los métodos y técnicas más eficaces utilizados por los profesores ucranianos cuando trabajan con niños afectados por la guerra. Se destaca la importancia de la flexibilidad y la adaptabilidad en la planificación educativa, incluida la necesidad de modificar el modo dual de aprendizaje en las instituciones educativas, aplicando la combinación de formatos síncronos y asíncronos en las interacciones pedagógicas e individualizando los enfoques de enseñanza. Palabras clave: niños de la guerra, educación ucraniana en tiempos de guerra, proceso educativo, métodos de enseñanza a distancia.A abordagem de ensino para crianças ucranianas afetadas pela guerra: enfrentando os desafios do século XXI                                O artigo examina aspectos históricos, pedagógicos e axiológicos relativos à educação de crianças afetadas pelas consequências traumáticas da invasão total da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022. Com base em uma análise abrangente da literatura científica, o artigo elucida as dimensões antropológicas da guerra russo-ucraniana, destaca as características existenciais dos ucranianos e delineia as circunstâncias atuais das crianças afetadas pelas operações militares. Essas percepções estabelecem a base para a organização do processo educacional no país. O método de uma pesquisa por questionário on-line possibilitou o estudo dos desafios típicos enfrentados pelos professores ucranianos ao trabalhar com alunos em tempos de guerra. Os resultados da pesquisa identificaram vários obstáculos proeminentes no processo educacional, incluindo desafios relacionados à comunicação aluno-professor resultantes de angústia psicoemocional e estados depressivos. Além disso, as condições educacionais instáveis causadas por ataques aéreos periódicos, hostilidades contínuas e interrupções intermitentes de energia, bem como o acesso limitado à Internet de alta velocidade e às TIC necessárias para o aprendizado, foram identificados como obstáculos significativos. Outros desafios dizem respeito à adaptação, à saudade de casa e às opções limitadas para organizar atividades educacionais e cognitivas, entre outros. Usando uma abordagem de análise de dados empíricos, o autor realiza uma avaliação quantitativa e qualitativa abrangente dos resultados da pesquisa. A avaliação permite a identificação dos métodos e técnicas mais eficazes usados pelos professores ucranianos ao trabalhar com crianças afetadas pela guerra. A importância da flexibilidade e da adaptabilidade no planejamento educacional é destacada, incluindo a necessidade de modificar o modo dual de aprendizagem nas instituições educacionais, aplicando a combinação de formatos síncronos e assíncronos nas interações pedagógicas e individualizando as abordagens de ensino. Palavras-chave: crianças de guerra, educação ucraniana em tempos de guerra, processo educacional, métodos de ensino a distância.   The teaching approach for Ukrainian children affected by war: addressing challenges in the 21st Century АBSTRACT. The article examines historical, pedagogical, and axiological aspects concerning the education of children impacted by the traumatic effects of russia's full-scale invasion of Ukraine in February 2022. Based on an in-depth examination of scholarly literature, the anthropological aspects of the Russian-Ukrainian conflict have been explained, along with the existential traits of Ukrainians and the present conditions faced by children impacted by military operations. These insights lay the foundation for organizing the educational process within the country. The implementation of an online questionnaire survey methodology enabled the examination of common challenges experienced by Ukrainian teachers when working with students during times of conflict. The research findings have identified several prominent obstacles in the educational process, including challenges related to student-teacher communication resulting from psycho-emotional distress and depressive disorders. Moreover, unstable educational conditions caused by periodic air raids, ongoing hostilities, and intermittent power outages, as well as limited access to high-speed Internet and necessary ICT for learning, have been identified as significant hurdles. Further challenges revolve around adaptation, homesickness, and limited options for organizing educational and cognitive activities. Using an empirical data analysis approach, the authors conduct a comprehensive quantitative and qualitative assessment of the research findings. The assessment facilitates the identification of the most efficient methods and techniques used by Ukrainian teachers when working with children affected by war. The significance of flexibility and adaptability in educational planning has been highlighted, including the necessity to modify the dual mode of learning in educational institutions, implementing the combination of synchronous and asynchronous formats in pedagogical interactions, and individualizing teaching approaches. Keywords: children of war, Ukrainian wartime education, educational process, distance teaching methods.   Enfoque pedagógico de lós niños ucranianos afectados por La guerra: uma respuesta a lós retos del siglo XXI RESUMEN. El artículo examina aspectos históricos, pedagógicos y axiológicos relativos a la educación de los niños afectados por las traumáticas consecuencias de la invasión a gran escala de Ucrania por parte de Rusia en febrero de 2022. A partir de un análisis exhaustivo de la literatura científica, el artículo dilucida las dimensiones antropológicas de la guerra ruso-ucraniana, destaca las características existenciales de los ucranianos y delinea las circunstancias actuales de los niños afectados por las operaciones militares. Estas percepciones sientan las bases para organizar el proceso educativo en el país. El método de encuesta por cuestionario en línea permitió estudiar los retos típicos a los que se enfrentan los profesores ucranianos al trabajar con alumnos en tiempos de guerra. Los resultados de la investigación han identificado varios obstáculos destacados dentro del proceso educativo, incluidos los retos relacionados con la comunicación entre alumnos y profesores derivados de la angustia psicoemocional y los estados depresivos. Además, se han identificado como obstáculos importantes las condiciones educativas inestables causadas por los ataques aéreos periódicos, las hostilidades en curso y los cortes intermitentes de electricidad, así como el acceso limitado a Internet de alta velocidad y a las TIC necesarias para el aprendizaje. Otros retos se refieren a la adaptación, la nostalgia y las limitadas opciones para organizar actividades educativas y cognitivas, entre otros. Utilizando un enfoque de análisis empírico de datos, el autor lleva a cabo una evaluación cuantitativa y cualitativa exhaustiva de los resultados de la investigación. La evaluación permite identificar los métodos y técnicas más eficaces utilizados por los profesores ucranianos cuando trabajan con niños afectados por la guerra. Se destaca la importancia de la flexibilidad y la adaptabilidad en la planificación educativa, incluida la necesidad de modificar el modo dual de aprendizaje en las instituciones educativas, aplicando la combinación de formatos síncronos y asíncronos en las interacciones pedagógicas e individualizando los enfoques de enseñanza. Palabras clave: niños de la guerra, educación ucraniana en tiempos de guerra, proceso educativo, métodos de enseñanza a distancia.A abordagem de ensino para crianças ucranianas afetadas pela guerra: enfrentando os desafios do século XXI                                O artigo examina aspectos históricos, pedagógicos e axiológicos relativos à educação de crianças afetadas pelas consequências traumáticas da invasão total da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022. Com base em uma análise abrangente da literatura científica, o artigo elucida as dimensões antropológicas da guerra russo-ucraniana, destaca as características existenciais dos ucranianos e delineia as circunstâncias atuais das crianças afetadas pelas operações militares. Essas percepções estabelecem a base para a organização do processo educacional no país. O método de uma pesquisa por questionário on-line possibilitou o estudo dos desafios típicos enfrentados pelos professores ucranianos ao trabalhar com alunos em tempos de guerra. Os resultados da pesquisa identificaram vários obstáculos proeminentes no processo educacional, incluindo desafios relacionados à comunicação aluno-professor resultantes de angústia psicoemocional e estados depressivos. Além disso, as condições educacionais instáveis causadas por ataques aéreos periódicos, hostilidades contínuas e interrupções intermitentes de energia, bem como o acesso limitado à Internet de alta velocidade e às TIC necessárias para o aprendizado, foram identificados como obstáculos significativos. Outros desafios dizem respeito à adaptação, à saudade de casa e às opções limitadas para organizar atividades educacionais e cognitivas, entre outros. Usando uma abordagem de análise de dados empíricos, o autor realiza uma avaliação quantitativa e qualitativa abrangente dos resultados da pesquisa. A avaliação permite a identificação dos métodos e técnicas mais eficazes usados pelos professores ucranianos ao trabalhar com crianças afetadas pela guerra. A importância da flexibilidade e da adaptabilidade no planejamento educacional é destacada, incluindo a necessidade de modificar o modo dual de aprendizagem nas instituições educacionais, aplicando a combinação de formatos síncronos e assíncronos nas interações pedagógicas e individualizando as abordagens de ensino. Palavras-chave: crianças de guerra, educação ucraniana em tempos de guerra, processo educacional, métodos de ensino a distância.   The teaching approach for Ukrainian children affected by war: addressing challenges in the 21st Century АBSTRACT. The article examines historical, pedagogical, and axiological aspects concerning the education of children impacted by the traumatic effects of russia's full-scale invasion of Ukraine in February 2022. Based on an in-depth examination of scholarly literature, the anthropological aspects of the Russian-Ukrainian conflict have been explained, along with the existential traits of Ukrainians and the present conditions faced by children impacted by military operations. These insights lay the foundation for organizing the educational process within the country. The implementation of an online questionnaire survey methodology enabled the examination of common challenges experienced by Ukrainian teachers when working with students during times of conflict. The research findings have identified several prominent obstacles in the educational process, including challenges related to student-teacher communication resulting from psycho-emotional distress and depressive disorders. Moreover, unstable educational conditions caused by periodic air raids, ongoing hostilities, and intermittent power outages, as well as limited access to high-speed Internet and necessary ICT for learning, have been identified as significant hurdles. Further challenges revolve around adaptation, homesickness, and limited options for organizing educational and cognitive activities. Using an empirical data analysis approach, the authors conduct a comprehensive quantitative and qualitative assessment of the research findings. The assessment facilitates the identification of the most efficient methods and techniques used by Ukrainian teachers when working with children affected by war. The significance of flexibility and adaptability in educational planning has been highlighted, including the necessity to modify the dual mode of learning in educational institutions, implementing the combination of synchronous and asynchronous formats in pedagogical interactions, and individualizing teaching approaches. Keywords: children of war, Ukrainian wartime education, educational process, distance teaching methods.   Enfoque pedagógico de lós niños ucranianos afectados por La guerra: uma respuesta a lós retos del siglo XXI RESUMEN. El artículo examina aspectos históricos, pedagógicos y axiológicos relativos a la educación de los niños afectados por las traumáticas consecuencias de la invasión a gran escala de Ucrania por parte de Rusia en febrero de 2022. A partir de un análisis exhaustivo de la literatura científica, el artículo dilucida las dimensiones antropológicas de la guerra ruso-ucraniana, destaca las características existenciales de los ucranianos y delinea las circunstancias actuales de los niños afectados por las operaciones militares. Estas percepciones sientan las bases para organizar el proceso educativo en el país. El método de encuesta por cuestionario en línea permitió estudiar los retos típicos a los que se enfrentan los profesores ucranianos al trabajar con alumnos en tiempos de guerra. Los resultados de la investigación han identificado varios obstáculos destacados dentro del proceso educativo, incluidos los retos relacionados con la comunicación entre alumnos y profesores derivados de la angustia psicoemocional y los estados depresivos. Además, se han identificado como obstáculos importantes las condiciones educativas inestables causadas por los ataques aéreos periódicos, las hostilidades en curso y los cortes intermitentes de electricidad, así como el acceso limitado a Internet de alta velocidad y a las TIC necesarias para el aprendizaje. Otros retos se refieren a la adaptación, la nostalgia y las limitadas opciones para organizar actividades educativas y cognitivas, entre otros. Utilizando un enfoque de análisis empírico de datos, el autor lleva a cabo una evaluación cuantitativa y cualitativa exhaustiva de los resultados de la investigación. La evaluación permite identificar los métodos y técnicas más eficaces utilizados por los profesores ucranianos cuando trabajan con niños afectados por la guerra. Se destaca la importancia de la flexibilidad y la adaptabilidad en la planificación educativa, incluida la necesidad de modificar el modo dual de aprendizaje en las instituciones educativas, aplicando la combinación de formatos síncronos y asíncronos en las interacciones pedagógicas e individualizando los enfoques de enseñanza. Palabras clave: niños de la guerra, educación ucraniana en tiempos de guerra, proceso educativo, métodos de enseñanza a distancia.A abordagem de ensino para crianças ucranianas afetadas pela guerra: enfrentando os desafios do século XXI                                O artigo examina aspectos históricos, pedagógicos e axiológicos relativos à educação de crianças afetadas pelas consequências traumáticas da invasão total da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022. Com base em uma análise abrangente da literatura científica, o artigo elucida as dimensões antropológicas da guerra russo-ucraniana, destaca as características existenciais dos ucranianos e delineia as circunstâncias atuais das crianças afetadas pelas operações militares. Essas percepções estabelecem a base para a organização do processo educacional no país. O método de uma pesquisa por questionário on-line possibilitou o estudo dos desafios típicos enfrentados pelos professores ucranianos ao trabalhar com alunos em tempos de guerra. Os resultados da pesquisa identificaram vários obstáculos proeminentes no processo educacional, incluindo desafios relacionados à comunicação aluno-professor resultantes de angústia psicoemocional e estados depressivos. Além disso, as condições educacionais instáveis causadas por ataques aéreos periódicos, hostilidades contínuas e interrupções intermitentes de energia, bem como o acesso limitado à Internet de alta velocidade e às TIC necessárias para o aprendizado, foram identificados como obstáculos significativos. Outros desafios dizem respeito à adaptação, à saudade de casa e às opções limitadas para organizar atividades educacionais e cognitivas, entre outros. Usando uma abordagem de análise de dados empíricos, o autor realiza uma avaliação quantitativa e qualitativa abrangente dos resultados da pesquisa. A avaliação permite a identificação dos métodos e técnicas mais eficazes usados pelos professores ucranianos ao trabalhar com crianças afetadas pela guerra. A importância da flexibilidade e da adaptabilidade no planejamento educacional é destacada, incluindo a necessidade de modificar o modo dual de aprendizagem nas instituições educacionais, aplicando a combinação de formatos síncronos e assíncronos nas interações pedagógicas e individualizando as abordagens de ensino. Palavras-chave: crianças de guerra, educação ucraniana em tempos de guerra, processo educacional, métodos de ensino a distância.   The teaching approach for Ukrainian children affected by war: addressing challenges in the 21st Century АBSTRACT. The article examines historical, pedagogical, and axiological aspects concerning the education of children impacted by the traumatic effects of russia's full-scale invasion of Ukraine in February 2022. Based on an in-depth examination of scholarly literature, the anthropological aspects of the Russian-Ukrainian conflict have been explained, along with the existential traits of Ukrainians and the present conditions faced by children impacted by military operations. These insights lay the foundation for organizing the educational process within the country. The implementation of an online questionnaire survey methodology enabled the examination of common challenges experienced by Ukrainian teachers when working with students during times of conflict. The research findings have identified several prominent obstacles in the educational process, including challenges related to student-teacher communication resulting from psycho-emotional distress and depressive disorders. Moreover, unstable educational conditions caused by periodic air raids, ongoing hostilities, and intermittent power outages, as well as limited access to high-speed Internet and necessary ICT for learning, have been identified as significant hurdles. Further challenges revolve around adaptation, homesickness, and limited options for organizing educational and cognitive activities. Using an empirical data analysis approach, the authors conduct a comprehensive quantitative and qualitative assessment of the research findings. The assessment facilitates the identification of the most efficient methods and techniques used by Ukrainian teachers when working with children affected by war. The significance of flexibility and adaptability in educational planning has been highlighted, including the necessity to modify the dual mode of learning in educational institutions, implementing the combination of synchronous and asynchronous formats in pedagogical interactions, and individualizing teaching approaches. Keywords: children of war, Ukrainian wartime education, educational process, distance teaching methods.   Enfoque pedagógico de lós niños ucranianos afectados por La guerra: uma respuesta a lós retos del siglo XXI RESUMEN. El artículo examina aspectos históricos, pedagógicos y axiológicos relativos a la educación de los niños afectados por las traumáticas consecuencias de la invasión a gran escala de Ucrania por parte de Rusia en febrero de 2022. A partir de un análisis exhaustivo de la literatura científica, el artículo dilucida las dimensiones antropológicas de la guerra ruso-ucraniana, destaca las características existenciales de los ucranianos y delinea las circunstancias actuales de los niños afectados por las operaciones militares. Estas percepciones sientan las bases para organizar el proceso educativo en el país. El método de encuesta por cuestionario en línea permitió estudiar los retos típicos a los que se enfrentan los profesores ucranianos al trabajar con alumnos en tiempos de guerra. Los resultados de la investigación han identificado varios obstáculos destacados dentro del proceso educativo, incluidos los retos relacionados con la comunicación entre alumnos y profesores derivados de la angustia psicoemocional y los estados depresivos. Además, se han identificado como obstáculos importantes las condiciones educativas inestables causadas por los ataques aéreos periódicos, las hostilidades en curso y los cortes intermitentes de electricidad, así como el acceso limitado a Internet de alta velocidad y a las TIC necesarias para el aprendizaje. Otros retos se refieren a la adaptación, la nostalgia y las limitadas opciones para organizar actividades educativas y cognitivas, entre otros. Utilizando un enfoque de análisis empírico de datos, el autor lleva a cabo una evaluación cuantitativa y cualitativa exhaustiva de los resultados de la investigación. La evaluación permite identificar los métodos y técnicas más eficaces utilizados por los profesores ucranianos cuando trabajan con niños afectados por la guerra. Se destaca la importancia de la flexibilidad y la adaptabilidad en la planificación educativa, incluida la necesidad de modificar el modo dual de aprendizaje en las instituciones educativas, aplicando la combinación de formatos síncronos y asíncronos en las interacciones pedagógicas e individualizando los enfoques de enseñanza. Palabras clave: niños de la guerra, educación ucraniana en tiempos de guerra, proceso educativo, métodos de enseñanza a distancia.Universidade Federal do Tocantins2023-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/1733210.20873/uft.rbec.e17332Brazilian Journal of Rural Education; Bd. 8 (2023): Publicação Contínua / Continuous Publication; e17332Brazilian Journal of Rural Education; Vol. 8 (2023): Publicação Contínua / Continuous Publication; e17332Revista Brasileña de Educación Rural; Vol. 8 (2023): Publicação Contínua / Continuous Publication; e17332Brazilian Journal of Rural Education; Vol. 8 (2023): Publicação Contínua / Continuous Publication; e17332Revista Brasileira de Educação do Campo; v. 8 (2023): Publicação Contínua / Continuous Publication; e173322525-4863reponame:Revista Brasileira de Educação do Campoinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTenghttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/17332/21856https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/17332/21857Copyright (c) 2023 Olena Budnyk, Valentyna Delenko, Natalya Dmytryshchuk, Halyna Podanovska, Vitaliy Kuras, Kateryna Fominhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBudnyk, OlenaDelenko, ValentynaDmytryshchuk, NatalyaPodanovska, HalynaKuras, VitaliyFomin, Kateryna2024-03-25T18:08:07Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/17332Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campoPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/oaigustavo.araujo@uft.edu.br||rbec@uft.edu.br||gustavo.araujo@uft.edu.br|| rbec@uft.edu.br2525-48632525-4863opendoar:2024-03-25T18:08:07Revista Brasileira de Educação do Campo - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv The teaching approach for Ukrainian children affected by war: addressing challenges in the 21st Century
The teaching approach for Ukrainian children affected by war: addressing challenges in the 21st Century
The teaching approach for Ukrainian children affected by war: addressing challenges in the 21st Century
The teaching approach for Ukrainian children affected by war: addressing challenges in the 21st Century
The teaching approach for Ukrainian children affected by war: addressing challenges in the 21st Century
title The teaching approach for Ukrainian children affected by war: addressing challenges in the 21st Century
spellingShingle The teaching approach for Ukrainian children affected by war: addressing challenges in the 21st Century
Budnyk, Olena
title_short The teaching approach for Ukrainian children affected by war: addressing challenges in the 21st Century
title_full The teaching approach for Ukrainian children affected by war: addressing challenges in the 21st Century
title_fullStr The teaching approach for Ukrainian children affected by war: addressing challenges in the 21st Century
title_full_unstemmed The teaching approach for Ukrainian children affected by war: addressing challenges in the 21st Century
title_sort The teaching approach for Ukrainian children affected by war: addressing challenges in the 21st Century
author Budnyk, Olena
author_facet Budnyk, Olena
Delenko, Valentyna
Dmytryshchuk, Natalya
Podanovska, Halyna
Kuras, Vitaliy
Fomin, Kateryna
author_role author
author2 Delenko, Valentyna
Dmytryshchuk, Natalya
Podanovska, Halyna
Kuras, Vitaliy
Fomin, Kateryna
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Budnyk, Olena
Delenko, Valentyna
Dmytryshchuk, Natalya
Podanovska, Halyna
Kuras, Vitaliy
Fomin, Kateryna
description A abordagem de ensino para crianças ucranianas afetadas pela guerra: enfrentando os desafios do século XXI                                O artigo examina aspectos históricos, pedagógicos e axiológicos relativos à educação de crianças afetadas pelas consequências traumáticas da invasão total da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022. Com base em uma análise abrangente da literatura científica, o artigo elucida as dimensões antropológicas da guerra russo-ucraniana, destaca as características existenciais dos ucranianos e delineia as circunstâncias atuais das crianças afetadas pelas operações militares. Essas percepções estabelecem a base para a organização do processo educacional no país. O método de uma pesquisa por questionário on-line possibilitou o estudo dos desafios típicos enfrentados pelos professores ucranianos ao trabalhar com alunos em tempos de guerra. Os resultados da pesquisa identificaram vários obstáculos proeminentes no processo educacional, incluindo desafios relacionados à comunicação aluno-professor resultantes de angústia psicoemocional e estados depressivos. Além disso, as condições educacionais instáveis causadas por ataques aéreos periódicos, hostilidades contínuas e interrupções intermitentes de energia, bem como o acesso limitado à Internet de alta velocidade e às TIC necessárias para o aprendizado, foram identificados como obstáculos significativos. Outros desafios dizem respeito à adaptação, à saudade de casa e às opções limitadas para organizar atividades educacionais e cognitivas, entre outros. Usando uma abordagem de análise de dados empíricos, o autor realiza uma avaliação quantitativa e qualitativa abrangente dos resultados da pesquisa. A avaliação permite a identificação dos métodos e técnicas mais eficazes usados pelos professores ucranianos ao trabalhar com crianças afetadas pela guerra. A importância da flexibilidade e da adaptabilidade no planejamento educacional é destacada, incluindo a necessidade de modificar o modo dual de aprendizagem nas instituições educacionais, aplicando a combinação de formatos síncronos e assíncronos nas interações pedagógicas e individualizando as abordagens de ensino. Palavras-chave: crianças de guerra, educação ucraniana em tempos de guerra, processo educacional, métodos de ensino a distância.   The teaching approach for Ukrainian children affected by war: addressing challenges in the 21st Century АBSTRACT. The article examines historical, pedagogical, and axiological aspects concerning the education of children impacted by the traumatic effects of russia's full-scale invasion of Ukraine in February 2022. Based on an in-depth examination of scholarly literature, the anthropological aspects of the Russian-Ukrainian conflict have been explained, along with the existential traits of Ukrainians and the present conditions faced by children impacted by military operations. These insights lay the foundation for organizing the educational process within the country. The implementation of an online questionnaire survey methodology enabled the examination of common challenges experienced by Ukrainian teachers when working with students during times of conflict. The research findings have identified several prominent obstacles in the educational process, including challenges related to student-teacher communication resulting from psycho-emotional distress and depressive disorders. Moreover, unstable educational conditions caused by periodic air raids, ongoing hostilities, and intermittent power outages, as well as limited access to high-speed Internet and necessary ICT for learning, have been identified as significant hurdles. Further challenges revolve around adaptation, homesickness, and limited options for organizing educational and cognitive activities. Using an empirical data analysis approach, the authors conduct a comprehensive quantitative and qualitative assessment of the research findings. The assessment facilitates the identification of the most efficient methods and techniques used by Ukrainian teachers when working with children affected by war. The significance of flexibility and adaptability in educational planning has been highlighted, including the necessity to modify the dual mode of learning in educational institutions, implementing the combination of synchronous and asynchronous formats in pedagogical interactions, and individualizing teaching approaches. Keywords: children of war, Ukrainian wartime education, educational process, distance teaching methods.   Enfoque pedagógico de lós niños ucranianos afectados por La guerra: uma respuesta a lós retos del siglo XXI RESUMEN. El artículo examina aspectos históricos, pedagógicos y axiológicos relativos a la educación de los niños afectados por las traumáticas consecuencias de la invasión a gran escala de Ucrania por parte de Rusia en febrero de 2022. A partir de un análisis exhaustivo de la literatura científica, el artículo dilucida las dimensiones antropológicas de la guerra ruso-ucraniana, destaca las características existenciales de los ucranianos y delinea las circunstancias actuales de los niños afectados por las operaciones militares. Estas percepciones sientan las bases para organizar el proceso educativo en el país. El método de encuesta por cuestionario en línea permitió estudiar los retos típicos a los que se enfrentan los profesores ucranianos al trabajar con alumnos en tiempos de guerra. Los resultados de la investigación han identificado varios obstáculos destacados dentro del proceso educativo, incluidos los retos relacionados con la comunicación entre alumnos y profesores derivados de la angustia psicoemocional y los estados depresivos. Además, se han identificado como obstáculos importantes las condiciones educativas inestables causadas por los ataques aéreos periódicos, las hostilidades en curso y los cortes intermitentes de electricidad, así como el acceso limitado a Internet de alta velocidad y a las TIC necesarias para el aprendizaje. Otros retos se refieren a la adaptación, la nostalgia y las limitadas opciones para organizar actividades educativas y cognitivas, entre otros. Utilizando un enfoque de análisis empírico de datos, el autor lleva a cabo una evaluación cuantitativa y cualitativa exhaustiva de los resultados de la investigación. La evaluación permite identificar los métodos y técnicas más eficaces utilizados por los profesores ucranianos cuando trabajan con niños afectados por la guerra. Se destaca la importancia de la flexibilidad y la adaptabilidad en la planificación educativa, incluida la necesidad de modificar el modo dual de aprendizaje en las instituciones educativas, aplicando la combinación de formatos síncronos y asíncronos en las interacciones pedagógicas e individualizando los enfoques de enseñanza. Palabras clave: niños de la guerra, educación ucraniana en tiempos de guerra, proceso educativo, métodos de enseñanza a distancia.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/17332
10.20873/uft.rbec.e17332
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/17332
identifier_str_mv 10.20873/uft.rbec.e17332
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/17332/21856
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/17332/21857
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Rural Education; Bd. 8 (2023): Publicação Contínua / Continuous Publication; e17332
Brazilian Journal of Rural Education; Vol. 8 (2023): Publicação Contínua / Continuous Publication; e17332
Revista Brasileña de Educación Rural; Vol. 8 (2023): Publicação Contínua / Continuous Publication; e17332
Brazilian Journal of Rural Education; Vol. 8 (2023): Publicação Contínua / Continuous Publication; e17332
Revista Brasileira de Educação do Campo; v. 8 (2023): Publicação Contínua / Continuous Publication; e17332
2525-4863
reponame:Revista Brasileira de Educação do Campo
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str Revista Brasileira de Educação do Campo
collection Revista Brasileira de Educação do Campo
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação do Campo - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv gustavo.araujo@uft.edu.br||rbec@uft.edu.br||gustavo.araujo@uft.edu.br|| rbec@uft.edu.br
_version_ 1798319754734206976